Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD muito quente. Será o sensor ou tenho problemas?


Salvinha
Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Prezados, bom dia.

 

Recentemente montei uma máquina, e apesar de alguns contratempos, consegui resolver todos e agora está tudo certo.

Entretanto tenho notado uma coisa, o SSD em que fica instalado o sistema operacional fica muito quente. Ele fica cerca de 10 graus mais quente que outro SSD que fica ao lado dele. Não sei o que pode ser. Ambos ficam na entrada de ar do PC, conforme imagem em anexo.

Não sei o que pode ser, pois eu uso ambos com frequência, rodo jogos pesados no EVO 850 (o preto de baixo) e mesmo assim ele permanece muito mais frio que o WD Green, que é onde fica o OS. Acham que pode ser algum problema de sensor?

Pois quando eu coloco a mão em ambos, há diferença de temperatura sim, mas nada que pareça ser 10 graus de diferença.

OBS: Quando o computador liga, o SSD do sistema já inicia com cerca de 5 graus acima do outro SSD, e até mesmo mais quente que os outros 2 HDs que tenho no PC.

OBS 2: Trocando ambos de lugar dá no mesmo.

 

Temperatura dos SSDs em Idle:

WD Green: 37~38 graus

Evo 850: 31~33 graus

 

Temperatura dos SSDs em Load:

WD Green: 41~43 graus

Evo 850: 33~35 graus

Entendo que 43 graus não é uma temperatura saudável pra um SSD.

 

 

sss.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue os manuais, pressione CTRL + F e encontrar temperaturas, você verá as taxas que você tem ainda estão sob as taxas de trabalho aceitáveis de acordo com os fabricantes:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Ele fica mais quente porque o acesso deve ser mais constante, logo é normal.

 

Se você trocar o SO para o outro verá que ele também passará a trabalhar mais quentinho.

 

Apesar de estar dentro da faixa de trabalho, se ainda desejar reduzir a temperatura, recomendo usar aqueles "shim cooper" principalmente na controladora, que é onde o calor geralmente se concentra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas pessoal. Gostaria de agradecer por retirar a dúvida.

Já tinha lido o manual do WD Green. Mas como vi o pessoal falar que supostamente quanto maior a temperatura, menor o tempo de vida útil, eu fiquei alarmado.

Não vou mais me alarmar com tópicos do tipo. Valeu! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Salvinha reduz se estiver chegando próximo ou acima da faixa de trabalho. Muitas controladoras por exemplo aplicam Throttle, assim como nos processadores para não causar problemas, reduzindo a performance.

 

Nas controladoras SATA são mais raros esses efeitos, mas no NVME são comuns. Por isto sempre recomendo uso dos dissipadores para estes SSDs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro não há de quê! E bem, no final a temperatura afeta todos os componentes do computador, como mencionado acima, se está chegando perto ou acima da faixa de trabalho, procure por sistemas/métodos de refrigeração. Se você achar que precisa de mais resfriamento, se o seu gabinete não puder manter esse nivel, procure na Internet e insira as palavras "Drive bay cooling kit", isso ajuda com todas as temperaturas do gabinete do seu computador. Se você tem resfriamento adequado, provavelmente não é necessário.

 

A resposta para a pergunta "Quanto a temperatura operacional afeta as taxas de falhas das unidades de disco?", é:  Não muito. No geral, não há muita correlação entre a temperatura de operação e as taxas de falha. Contanto que você execute unidades de tensão e calor dentro de suas faixas de temperatura permitidas, mantê-las mais frias não vai fazer maior diferença.

 

Para ver os outros atributos existentes do S.M.A.R.T. details além de temperaturas clique neste link, a grande maioria desses detalhes é informativa, mas os que realmente determinam uma falha iminente são marcados com um triângulo vermelho e um ponto de exclamação, esses são os que você realmente precisa prestar atenção: https://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.#Known_ATA_S.M.A.R.T._attributes 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Se você for até a página do fabricante, verá que as temperaturas dos discos rígidos da Seagate e dos outros componentes estão dentro dos limites aceitáveis, mas se você quiser melhorar esses números, procure lugares mais ventilados, de preferência que a máquina não esteja em um lugar onde os raios do sol caiam diretamente no topo dela. Verifique também os coolers e, se possível, troque-os por outros melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...