Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto fonte ATX potente


Posts recomendados

 Bom dia à todos! Antes de mais nada, estou postando no fórum Eletrônica pois acredito ser o mais adequado por ser um projeto que requer um mínimo conhecimento de eletrônica, e não simplesmente um DIY ou receita de bolo.
 Pois bem, começando com as críticas, entendo que o projeto não compensa nem do ponto de vista financeiro, nem do ponto prático, MAS possuo muitas sucatas de fontes e vários componentes 'reciclados', além de todas as ferramentas necessárias (trabalho como técnico e com restauração de TVs e rádios antigos, como pode se comprovar com posts mais antigos). Com isso dito, vamos ao projeto:
 Desde 2008 utilizava a mesma fonte no meu computador do escritório, no caso, a Mtek ATX-550, que nada mais é do que uma Macron 400W, que hoje ficou sobrando pois tudo foi trocado. Ao mesmo tempo, tenho um outro computador (i5 3330 + GTX580) sem fonte, que gostaria de utilizar, mas não possuo nenhuma fonte que suporte ao menos 35A na linha 12V para utilizar em games, então pensei na hipótese de modificar a fonte para suportar 40A na linha 12V, já que as demais já suprem mais do que o necessário. Abaixo segue as especificações reais da fonte:

12V = utiliza dois retificadores de 12A cada
5V e 3V3 = utiliza um retificador de 30A

Ponte retificadora = KBL06 de 4A ou 500W em 125V

Trafo da linha 12V e 5V = MP-9912T1-1 (não consegui achar nenhuma descrição sobre)

*Possui bobinas e capacitores de filtro no primário, mas NÃO POSSUI PFC ATIVO

PWM TL494 em conjunto com LM339

 

 A princípio pensei em aumentar a capacitância dos eletrolas do dobrador de tensão (680uF para 1000uF), usar uma ponte de diodos de 10A e trocar os dois F12C20C por F20C20C e só! Alguém saberia me dizer se o trafo aguentaria tal corrente? Qualquer sugestão é bem vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites