Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto fonte ATX potente


Posts recomendados

 Bom dia à todos! Antes de mais nada, estou postando no fórum Eletrônica pois acredito ser o mais adequado por ser um projeto que requer um mínimo conhecimento de eletrônica, e não simplesmente um DIY ou receita de bolo.
 Pois bem, começando com as críticas, entendo que o projeto não compensa nem do ponto de vista financeiro, nem do ponto prático, MAS possuo muitas sucatas de fontes e vários componentes 'reciclados', além de todas as ferramentas necessárias (trabalho como técnico e com restauração de TVs e rádios antigos, como pode se comprovar com posts mais antigos). Com isso dito, vamos ao projeto:
 Desde 2008 utilizava a mesma fonte no meu computador do escritório, no caso, a Mtek ATX-550, que nada mais é do que uma Macron 400W, que hoje ficou sobrando pois tudo foi trocado. Ao mesmo tempo, tenho um outro computador (i5 3330 + GTX580) sem fonte, que gostaria de utilizar, mas não possuo nenhuma fonte que suporte ao menos 35A na linha 12V para utilizar em games, então pensei na hipótese de modificar a fonte para suportar 40A na linha 12V, já que as demais já suprem mais do que o necessário. Abaixo segue as especificações reais da fonte:

12V = utiliza dois retificadores de 12A cada
5V e 3V3 = utiliza um retificador de 30A

Ponte retificadora = KBL06 de 4A ou 500W em 125V

Trafo da linha 12V e 5V = MP-9912T1-1 (não consegui achar nenhuma descrição sobre)

*Possui bobinas e capacitores de filtro no primário, mas NÃO POSSUI PFC ATIVO

PWM TL494 em conjunto com LM339

 

 A princípio pensei em aumentar a capacitância dos eletrolas do dobrador de tensão (680uF para 1000uF), usar uma ponte de diodos de 10A e trocar os dois F12C20C por F20C20C e só! Alguém saberia me dizer se o trafo aguentaria tal corrente? Qualquer sugestão é bem vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que isso funcione, a primeira coisa é ter um trafo maior para conseguir enrolar um fio de cobre mais grosso na linha de 12V. 

Isso não é uma tarefa fácil, mas se tiver um trafo de sucata que suporte a corrente que quer já é meio caminho andado. 

A segunda coisa é trocar os transistores de saída do oscilador por outros mais potentes. 

Sobre as pontes retificadoras da saída é óbvio que tem que trocar. 

Não vejo necessidade de trocar os capacitores do dobrador, 680uF já é um bom valor. Talvez nem caiba 1000uF na placa. 

36 minutos atrás, Johnny Bravoo disse:

em conjunto com LM339

Apenas por curiosidade mesmo, o lm339 é apenas pra fazer funcionar o sinal de Power good, o TL494 faz o trabalho de funcionar a fonte sozinho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Johnny Bravoo disse:

40A na linha 12V

Um off meio on... digamos que a cpu é alimentada com 1,8V e este advem dos 12 a consumir 40A idealmente chaveado, qual a corrente que circula no chip? E pior... qual a potência em W (calor) que fica dentro dele?  Naquele espacinhoo?? Sinistro... ok tem a placa de video pra dividir... mas mesmo assim...

 

2 horas atrás, Mestre88 disse:

Isso não é uma tarefa fácil

de fato, chega a ser  difícil beirando as raias do dificílimo e quase no limite do possível pra meros mortais (=eu)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Um off meio on... digamos que a cpu é alimentada com 1,8V e este advem dos 12 a consumir 40A idealmente chaveado, qual a corrente que circula no chip? E pior... qual a potência em W (calor) que fica dentro dele?  Naquele espacinhoo?? Sinistro... ok tem a placa de video pra dividir... mas mesmo assim...

 

de fato, chega a ser  difícil beirando as raias do dificílimo e quase no limite do possível pra meros mortais (=eu)

Uma vez eu inventei de testar qual a corrente que um PC consome nas linhas de baixa tensão.

A cobaia na época foi um Pentium III de apenas 800MHz, coloquei um conector de fonte ATX na Placa, liguei todos os negativos no amperímetro e os positivos em suas respectivas tensões diferentes. O negativo do amperímetro no terra da fonte.

O resultado foi de 5A somente com a placa-mãe ligada, sem HD, sem placa de vídeo externa e somente a mensagem "Boot failure" na tela do monitor.

Qualquer dia faço de novo esse teste com uma placa-mãe moderna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2018 às 12:41, Mestre88 disse:

 Não vejo necessidade de trocar os capacitores do dobrador, 680uF já é um bom valor. Talvez nem caiba 1000uF na placa. 

Em 02/11/2018 às 12:04, Johnny Bravoo disse:

 Medi com capameter, estão medindo 425uF cada, provavelmente desgastados pelo tempo de uso. Além disso, os 1000uF cabem por serem mais altos, mas de mesmo diâmetro.

 

Em 02/11/2018 às 18:25, Mestre88 disse:

Um off meio on... digamos que a cpu é alimentada com 1,8V e este advem dos 12 a consumir 40A idealmente chaveado, qual a corrente que circula no chip? E pior... qual a potência em W (calor) que fica dentro dele?  Naquele espacinhoo?? Sinistro... ok tem a placa de video pra dividir... mas mesmo assim...

 

 A GPU sozinha consegue desligar uma fonte de 300W em full load. A temperatura de funcionamento dela gira em torno dos 80~84ºC. A única fonte que consegui fazer segurá-la foi uma Corsair 750W (uma verdadeira usina de força!) 

 Quanto ao trafo, até pensei em trocá-lo, mas a bitola dos fios me parece ser ideal (se comparado à uma fonte de 600W queimada que tenho aqui), infelizmente não consegui nenhum datasheet ou menção deste trafo, pra ter uma ideia do máximo que suportaria. Já desmontei a fonte e estou juntando os componentes pra começar a modificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
53 minutos atrás, Johnny Bravoo disse:

não consegui nenhum datasheet ou menção deste trafo, pra ter uma ideia do máximo que suportaria

Localizar infos: tarefa hercúlea. Estes trafos são casados com o circuito da fonte mais especificamente com o ci controlador e algo como personalizado pra aquele fabricante que não tem interesse em divulgar tais dados.

 

Descubra qual é o ci da que pretendes explod... ops! - modificar -  e estude a aplicação típica que tipicamente consta em seu d.s. Não é muito mas é uma referência esquemática pra não fazeres nada às cegas.

 

Dobrar a potência de uma fonte já projetada penso que tende a dar dor de cabeça até pros phd's em chaveados. Mas pode ser só uma questão de troca de trafo, transistores e diodos... ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...