Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Altero frequencia da memoria e nao aceita! 3 bipes


zFolha

Posts recomendados

Boa noite pessoal, seguinte,

Fiz um upgrade recentemente, de Mobo, M.Ram e CPU.

Comprei um ryzen 5 2600, placa-mãe: X370 gt3 da biostar, e 16gb ram 2x8 Corsair de 2667mhz.

 

Ja instalei tudo certo, windows 10 x64 e tal, tudo em ordem, porém... vi pela tela da BIOS, que a memoria ta rodando a 2133mhz.. sendo que comprei o par de 2666.

Ali na propria bios encontrei a parte onde eu altero pra forçar os 2666, tava tudo como (AUTO), alterei manualmente para: (2666 18-16 XPM), acho que era essa sigla, nao lembro ao certo. enfim, salvei e resetei..... Ai o PC beepa 3 vezes rápido e falha, ai renincia beepa novamente 3 vezes e falha dnv... até q ele altera sozinho pra config anterior, ai sim ele consegue ligar... ou seja, permanece os 2133.. nao consegue dar boot quando deixo em 2666 na bios, Eu to esquecendo de alguma coisa? preciso alterar mais algo? 

 

Ja verifiquei, tanto o processador quanto a placa-mãe aceita essa frequencia,  na embalagem da memoria ta tudo certo, mostrando 2667mhz, o que preciso fazer?

 

Modelo das memórias:

Spoiler

0449193_memoria-corsair-vengeance-led-rg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, zFolha disse:

Ali na propria bios encontrei a parte onde eu altero pra forçar os 2666, tava tudo como (AUTO), alterei manualmente para: (2666 18-16 XPM), acho que era essa sigla, nao lembro ao certo. enfim, salvei e resetei..... Ai o PC beepa 3 vezes rápido e falha, ai renincia beepa novamente 3 vezes e falha dnv... até q ele altera sozinho pra config anterior, ai sim ele consegue ligar... ou seja, permanece os 2133.. nao consegue dar boot quando deixo em 2666 na bios, Eu to esquecendo de alguma coisa? preciso alterar mais algo? 

Começando pela parte fácil, o padrão é sempre rodar em 2133. Para conseguir o OC de 2666, tem que ativar o XMP / AMP na BIOS. E por falar nisso, tá aí a sua resposta: não adianta só mudar a frequência, tem que também mudar as latências e a tensão da RAM. Ou, você ativa a opção de XMP / AMP e a placa-mãe muda tudo sozinha para você.

 

Ah, e aproveitando, lembre atualizar a BIOS da sua placa-mãe para a versão mais recente, isso sempre ajuda com RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni  Se eu tivesse comprado a memoria de 2400mhz ela tambem rodaria a 2133 ? ou algum numero menor? e a 2133 roda nativamente a qual frequencia?

 

De 2133 pra 2667 eu teria alguma melhoria considerável de desempenho? ( Costumo jogar games como GTA V, Pubg, Black Desert... e streamando algumas vezes ao mesmo tempo ) caso nao, pra que serve a frequencia mais alta?

 

É Meio frustrante pagar um pouco mais caro optando pela frequencia mais alta da memória e nao ver ela sendo 100% aproveitada, rs... nao que eu queira fazer overclock nela apenas por fazer, mas achei q ela rodaria os 2667 nativamente sem forçar a barra entende? até porque aparentemente era pra ser assim, segundo a info dos hardwares: *segue imagens* ( Ou estou enganado? )

 

 

Usar a memória com frequencias mais altas do que esse padrão 2133 trás algum desgaste maior a ponto de não valer a pena? nesse meu caso onde eu queria apenas utilizar os 2667 que ela suporta...

 

 

 

 

mobo.png

ddr4.png

cpu.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, zFolha disse:

 Se eu tivesse comprado a memoria de 2400mhz ela tambem rodaria a 2133 ? ou algum numero menor? e a 2133 roda nativamente a qual frequencia? 

Sim. Mesma coisa que antes, roda a 2133 até que você habilite o perfil de OC do pente. Qualquer pente com etiqueta que não seja de 2133 roda nessa frequência até que você diga o contrário.

 

8 minutos atrás, zFolha disse:

De 2133 pra 2667 eu teria alguma melhoria considerável de desempenho? ( Costumo jogar games como GTA V, Pubg, Black Desert... e streamando algumas vezes ao mesmo tempo ) caso nao, pra que serve a frequencia mais alta?

Não espere milagres do tipo "dobro de FPS", mas aumentar a frequência da RAM traz uma melhora até que razoável em certos casos, em particular com os Ryzen. No caso deles, não é nem tanto por causa da RAM em si, mas porque OC nelas também aplica um OC interno no processador que acaba ajudando no desempenho.

 

11 minutos atrás, zFolha disse:

É Meio frustrante pagar um pouco mais caro optando pela frequencia mais alta da memória e nao ver ela sendo 100% aproveitada, rs... nao que eu queira fazer overclock nela apenas por fazer, mas achei q ela rodaria os 2667 nativamente sem forçar a barra entende? até porque aparentemente era pra ser assim, segundo a info dos hardwares: *segue imagens* ( Ou estou enganado? )

É que você está misturando conceitos. Veja, tem duas coisas aqui: o OC na RAM e a frequência que o processador suporta. Os dois são diferentes, e de certa forma, sem relação um com o outro.

 

No caso de uma "RAM 2666", o que na verdade existe é um pente 2133 mhz normal. Mas antes de embalar, o fabricante testa um OC nela de 2666mhz e vê que o pente aguentou, então ele guarda essa informação em um perfil - o XMP / AMP - e coloca uma etiqueta para poder cobrar mais caro. Você não paga pelo pente de frequência maior, mas sim a garantia de que, se tentar um OC adequado, vai conseguir. É isso que seu pente é: um normal de 2133, como qualquer outro, só que já foi testado com frequências maiores.

 

Já a frequência que o processador suporta é outra história. Só porque um pente consiga fazer, digamos, 4000mhz, não quer dizer que o processador aguente tudo isso. Quando a página diz que o processador suporta RAM 2666mhz nativamente, o que ela realmente quer dizer é que a AMD garante, 100% de certeza que O PROCESSADOR vai aguentar um overclock adequado para aquela frequência. Não que não aguente mais, e inclusive geralmente passa disso. Mas é só que a AMD está garantindo uma certa frequência, se colocada de forma adequada. Independente disso, qualquer coisa acima de 2133 continua sendo um OC por parte da RAM.

 

Quanto a rodar direto, o padrão é sempre rodar em 2133 até que o usuário mude para aumentar a compatibilidade.

 

19 minutos atrás, zFolha disse:

Usar a memória com frequencias mais altas do que esse padrão 2133 trás algum desgaste maior a ponto de não valer a pena? nesse meu caso onde eu queria apenas utilizar os 2667 que ela suporta...

Se por "desgaste" você diz reduzir a vida útil de algum componente, a resposta é não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni  Acho que não conseguiria uma explicação tão resumida e detalhada ao mesmo tempo, em outro lugar, MUITO obrigado pelo tempo e pela atenção, de verdade.. venho aqui no forum sempre com dúvidas e fico tentando entender o pessoal que vem sanar as dúvidas, acho isso muito nobre! consegui entender principalmente pela linguagem que você usa;

 

mas ainda me resta uma dúvida... Eu vou querer ver esses 2666 rodando, assim como dar uma aumentada na performance do cpu se possível/necessário(?) não sei ainda se um depende do outro, ou atuam juntos nessa questao de OC.. mas seria muito difícil de fazer isso? Teria que adicionar algum componente melhor de refrigeração ou apenas ir aumentando aos poucos a voltageem, pra um resultado nao estão extremo? 

 

No caso do processador, o cooler stock que vem nele da conta de algum over baixo? ou melhor nem arriscar?

 

Eu sai de um i5 4670K (nunca fiz over nele) com 16gb ddr3 1666mhz, agora to nesse ryzen 5 2600 c/ ddr4, tenho a impressao de nao ser um up estão relevante... devo ganhar alguns 20+ frames a mais nos jogos mais pesados, ou nem isso em alguns casos.. mas optei por esse kit pelo custo/benefício, vendendo meu kit anterior terei feito um investimento baixo, pra ter um CPU que aguenta mais tarefas de uma vez... e uma leve melhora na performance single nos games... ( Ou ele é REALMENTE muito superior ao i54670k? )

 

ai fico no empasse, talvez eu nem precise fazer over nada, apenas usar tudo em stock ja vou ter um desempenho e qualidade bem legais.. por outro lado, comprei peças que garantem a possibilidade de aumentar o desempenho "sem prejudicar nada" por que não fazer né? entao fica a pergunta, eu como leigo no assunto, vale a pena tentar aumentar ou melhor nao arriscar? se for simples eu tento, se tiver muito risco ou envolver investimento extra deixo pra um futuro, rs ( Lembrando que montei o pc novo e ainda nem testei nos games.... )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, zFolha disse:

Eu vou querer ver esses 2666 rodando, assim como dar uma aumentada na performance do cpu se possível/necessário(?) não sei ainda se um depende do outro, ou atuam juntos nessa questao de OC.. mas seria muito difícil de fazer isso? Teria que adicionar algum componente melhor de refrigeração ou apenas ir aumentando aos poucos a voltageem, pra um resultado nao estão extremo? 

Procure uma opção que diz Xtreme / Advanced Memory Profile (XMP / AMP), deve ser algo do tipo Enable / Disable. Em tese, habilitando essa opção, sua RAM vai rodar em 2666.

 

2 horas atrás, zFolha disse:

No caso do processador, o cooler stock que vem nele da conta de algum over baixo? ou melhor nem arriscar?

O cooler padrão dá conta de um over básico de um ou dois no multiplicador sim.

 

2 horas atrás, zFolha disse:

Eu sai de um i5 4670K (nunca fiz over nele) com 16gb ddr3 1666mhz, agora to nesse ryzen 5 2600 c/ ddr4, tenho a impressao de nao ser um up estão relevante... devo ganhar alguns 20+ frames a mais nos jogos mais pesados, ou nem isso em alguns casos.. mas optei por esse kit pelo custo/benefício, vendendo meu kit anterior terei feito um investimento baixo, pra ter um CPU que aguenta mais tarefas de uma vez... e uma leve melhora na performance single nos games... ( Ou ele é REALMENTE muito superior ao i54670k? )

Esse ryzen seria mais ou menos igual a um i7 de 4a geração, em questão de FPS bruto, por isso que não deve sentir uma mudança tão grande. E tem também a placa de vídeo, qualquer coisa menor que uma Gtx 1060 6gb e você realmente não vai ver um pulo.

 

Mas como você próprio falou, o principal do 2600 é a possibilidade de multitarefas (streaming sendo um bom exemplo) e o custo benefício pelos anos a frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2018 às 23:41, Imakuni disse:

Procure uma opção que diz Xtreme / Advanced Memory Profile (XMP / AMP), deve ser algo do tipo Enable / Disable. Em tese, habilitando essa opção, sua RAM vai rodar em 2666. 

Encontrei a opção de XMP e selecionei, tinha opção também de deixar o clock em auto ou escolher a frequência desejada...(tudo isso depois de selecionar XMP) E tinha também como selecionar MANUAL e escolher 2667 mhz, ao invés do xmp,  tentei das 2 formas e nenhuma funcionou... sempre a mesma coisa, o PC beepa 3 vezes e não liga até setar automático pra auto(2133) novamente.

 

Segue imagem:

Spoiler

970868937_WhatsAppImage2018-11-06at16_58_25.thumb.jpg.d1743d5aeb9a42ccca3d22d5c1dae5b5.jpg

 

 

Tem também a opção pra mexer na tensão das memórias, lembro de ter testado adicionando 0.150 na tensão.. e foi a mesma coisa... 3 beeps após salvar..

Spoiler

875990438_Semttul3o.png.3d9af39cb9d531be353669c00819a295.png

 

 

o que preciso fazer será pra conseguir aceitar os 2666hz? Será que tenho q ir testando esse lance de aumentar tensão da memória? Será que tenho que fazer clock no processador também pra conseguir? to perdido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, @Shredder AMI  e @Imakuni

 

Creio que descobri o "Problema".

 

A Bios estava realmente desatualizada, estava na versão 417 e a mais atual é essa 807 que você citou, atualizei aqui, porém continuei não conseguindo ativar o XMP.

 

Após quebrar a cabeça, tentar ativar de várias formas lá a opção XMP... manualmente e etç.. tudo sem sucesso.

> Acabei pegando pra ler o manual e encontrei isso:

628903183_suportememoria.thumb.jpg.f976955fbd7796838da88e73e83c47f8.jpg

Ou seja, como eu liguei minhas memórias no DIMMA2 e DIMMB2, comparei com a tabela, e a única opção com DR nessas casas é a: (DDR-2400), na quarta linha.

 

> Então fui la na BIOS e selecionei a opção MANUAL e selecionei 2400 como frequência, e bingo! finalmente o PC aceitou a alteração e ligou normalmente, chequei e realmente está rodando a 2400. ( Já tinha tentando manual ativar 2667 e não dava boot ).

 

Pergunta: E agora, como ativar dual channel e rodar os 2667 obedecendo a essa tabela? ou pelo jeito não vai aceitar essa opção? Quais são minhas opções?

 

OBS: Na terceira linha da tabela temos a opção de SR/SR... teria como ativar os 2667 rodando em single channel, mesmo usando os 2 pentes? perderia MUITO desempenho? o que seria melhor... 2400 em DR ou 2667 em SR?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SR = Single Rank

DR = Dual Rank

Isso é sobre o módulo de memórias, a disposição dos chips de memória, se estão somente de um lado (SR) ou se tem chips de memória nos dois lados (DR).

memoria-ram-4gb-ddr3-D_NQ_NP_953738-MLB2

 

Single Channel e Dual Channel é sobre a banda de memória, se irá transferir dados em 64 ou 128 bits. Quando se usa vídeo integrado é perceptível a vantagem em se usar Dual Channel, pois a memória RAM será usada como memória de vídeo. Por isso as GT 1030 DDR4 são mais lentas que as GT 1030 GDDR5.

Quando se usa placa de vídeo e a memória RAM é usada somente para o sistema, não se percebe diferença no desempenho geral.


A lista de compatibilidade de memórias da fabricante da sua placa-mãe é muito pequena, mas é apenas um ponto de referência, se a memória não está nessa lista ou ela é incompatível ou simplesmente não foi testada. E convenhamos, que lista pequena...

 

Voltando ao seu caso, já testou somente com 1 módulo de memória?

Acho estranho esse problema com uma frequência abaixo da recomendada para o processador. O mais provável é incompatibilidade de memória.

 

O jeito é informar a loja que você comprou a memória, talvez eles tenham a solução ou então negocie a troca por outra memória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shredder AMI  Realmente, então acabei confundindo SR/DR com single/dual channel. Obrigado pela explicação!

 

Sobre o teste com apenas 1 pente, Testei sim e funcionou... ativei o XMP usando apenas 1x8 e deu boot normalmente, entrei na bios e comprovei, estava 2667mhz. (Acredito que ligou até mais rápido estando 1x8 2667 do que quando 2x8 2400). pode ter sido impressao, mas senti isso.

 

Agora nao sei mais o que fazer... por padrão fica 2133mhz. se eu ativar 2400mhz manual funciona! Mas os 2667 com os 2 pentes nao consegui fazer funcionar de jeito nenhum, nem manual e nem com XMP..

 

> Alguma ideia?    devo tentar over?

 

obs: Ativei opção de energia do windows pra Alto desempenho, já atualizei a bios.. e já testei com apenas 1 pente.

 

o que eu ainda nao fiz é mudar os pentes de memória de slot... No momento estou usando assim: | |   |x|   | |   |x|

sera q isso influencia em algo? 😩

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, então com 1 slot reconheceu o XMP.

Tente o seguinte, deixe somente com 1 módulo de memória (0 X 0 0), configure o XMP para 2667, salve e inicie o computador. Com o sistema totalmente carregado, reinicie, deixe carregar totalmente o sistema e desligue.

Troque a memória de posição (0 0 0 X), e repita o procedimento.

Depois disso coloque o outro módulo de memória (0 X 0 X) e teste o dual channel.

Se não reconhecer o XMP, coloque na posição (X X 0 0 ou 0 0 X X) para testar o single channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @Shredder AMI  Acabei de fazer os testes seguindo à risca o passo a passo q você passou.

 

A Mobo só aceita os malditos 2667mhz quando está apenas 1 pente conectado. com 2 pentes tentei das 2 formas e nada, fiz o lance de por 1 de cada vez reininciando, e também em em single ( X X 0 0 ), ela insiste em dar erro no boot ( 3 beeps ).

 

to ficando meio desanimado já, será q vou ter q me contentar com os 2400mhz...?

 

será q se eu forçar manualmente copiando os numeros de quando ela está em XMP, e mexer no over do CPU também não resolva? precisarei de uma ajuda pois sou completamente leigo à respeito disso...

 

OBS: Percebi que quando com XMP ativo, ela passa de 1.177 pra 1.344 (tensão da memória ram)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não manjo de OC, mas dá para configurar manualmente, anote todos os parâmetros da memória em 2667MHZ, habilite o OC na BIOS (tem esse item na sua placa-mãe) e preencha manualmente os parâmetros com os 2 pentes instalados.

 

Se não der certo, a saída é comunicar a loja que você comprou as memórias e negociar a troca das memórias por outro modelo, de preferência que esteja na lista de compatibilidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei mensagem até para o suport gringo da Biostar, me disseram que infelizmente essa placa não vai aceitar xmp em dupla se a memória for dual rank... aquele lance que você explicou.

 

A pergunta é: de 2400mhz pra 2667 vou ter alguma diferença significativa? Uso o pc pra jogar... gta v por exemplo

 

( vou tentar o over e também contatar o cara... ***** q comprei no mercado livre )

 

Estou pensando aqui agora, não sei se troco as memórias por pares 2400mhz pra usar o XMP... ou se tento algum outro modelo que seja 2666mhz e funcione! a diferença na performance nesse caso, pra jogos seria útil ?!

usar 2400mhz MANUAL e XMP, tem diferença? em XMP ela fica melhor otimizada com o processador, algo assim?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zFolha XMP geralmente é problemático, eu leria o manual/especificações da memória e deixaria tudo no manual. Porém, no seu caso existe limitação intencional por parte da placa-mãe e como você mesmo e o @Shredder AMI mataram a questão, sua placa só sobe acima de 2400 se for usando pentes single rank/um só lado de chips no pente.

 

Isso é coisa de estabilidade. Pente duplo sempre foi mais complicado e geralmente mais lento, pois são muitos bancos por memória e mais interferência/consumo dentro de um mesmo pente.

 

Aliás, talvez a Biostar esteja cumprindo à risca uma recomendação que pode ser da própria AMD. Por exemplo, oficialmente as gerações passadas para usar dual channel deveriam usar também pentes que não fossem duplos, sob pena de não funcionar ou funcionar com problemas.

 

Lógico, na prática muita gente conseguia fazer funcionar normal, mas aí entra um pouco de sorte e pode haver perda de desempenho ou estabilidade.

 

Ryzen acima de 2400 tem muito relato de problema. A Biostar deve ter sido mais conservadora e já corta a possibilidade de uso acima disso com mais de 1 pente que seja do tipo dual rank/duplo.

 

Aí não adianta trocar as memórias por outra marca ou modelo, não vai funcionar. Mas de repente isso muda em alguma atualização de BIOS!!

 

Agora, se você não usa vídeo onboard, relaxe com isso. Não vai fazer quase nada de diferença, pois 2400 em dual channel já vai bem nos Ryzen.

 

Você poderia tentar brincar com tensão e frequência do controlador de memória também, mas dado que a limitação é por parte da sua BIOS talvez não funcione também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, domingos87 disse:

Agora, se você não usa vídeo onboard, relaxe com isso. Não vai fazer quase nada de diferença, pois 2400 em dual channel já vai bem nos Ryzen.

Nao uso video onboard, Sobre a questão da performance, andei vendo uns videos no youtube sobre comparação e muda coisa de 5 FPS, em alguns casos fica igual, outros casos pouco a menos ou a mais disso, realmente nao me importaria em continuar com 2400....

o que me incomoda é o fato de ter pago um pouco a mais pela memória 2666 e nao poder usar, poderia ter pego uma 2400 e usar com XMP ativo e pronto. estaria usando o que paguei entende?

 

3 horas atrás, domingos87 disse:

 

Você poderia tentar brincar com tensão e frequência do controlador de memória também, mas dado que a limitação é por parte da sua BIOS talvez não funcione também.

Sobre essa questão da tensão, andei olhando nas opções da BIOS, e nao encontrei muita coisa pra alterar.. apenas tensão do CPU, Memória e outras opções como VPP e num sei mais o que lá... inclusive tentei aumentar frequencia da memória... do cpu.. dos 2 juntos... selecionando 2666, nao aceita nem F%¨&...

 

A Solução vai ser continuar com a memória e usar em 2400 Manual.... ou trocar por pentes que sejam 2400 "nativos" e usar pelo XMP, vou ter alguma diferença nesse caso? OOOU, tentar alguma outra memoria que seja 2666 mas funcione!! (teria que ser SR né?) o que vcs me sugerem? o que fariam?

 

obs: comprei a memoria no mercado livre, ainda ta em tempo de devolver ou trocar... mas paguei parcelado e tal, nao sei ao certo como seria a devolucao do dinheiro, mas sei q dá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zFolha O controlador nas BIOS de AMD costumava ser o "NB Frequency/North Bridge Frequency" e costumava ficar junto dos clocks da CPU, mas isso nas gerações passadas. Não sei se mudou. Mas mais provável que não te ajude também.

 

Entendo sim. Infelizmente é comum esse tipo de coisa com memória mais rápida que o comum, tanto que por muito tempo foi algo para quem queria só "torrar dinheiro". Hoje com os vídeos integrados mais potentes e as novas gerações passou a fazer sentido gastar com isso, mas ainda assim tem problemas.

 

É overclock mesmo. Você pode gastar um monte numa peça dimensionada para isso mas não ter o resultado esperado, pois existe alguma outra limitação.

 

No caso de trocar, se você não gastou muito com isso eu deixaria como está. Você vai trabalhar nos 2400 com pouca tensão, o que é bom (inclusive ajuda no desempenho, embora pouca coisa dependendo do caso).

 

Para os 2600, só trocando por uma single rank/single side mesmo. E ainda pode dar azar do seu Ryzen não gostar da memória (seria bom pesquisar relatos do modelo que você pretenderia trocar, portanto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, tailsk1 disse:

Eu vou ter problemas pra usar a minha memória no clock de 3000mhz?

Rapaz, pelo que tudo indica... só não terá problemas se essas memórias forem SR(Single Rank).

Por conta disso tudo entrei no site da Biostar e pesquisei a tabela de frequência máxima que elas aceitam em stock.. dessa séria de placa, GT3, GT5 e GT7 são todas iguais... ou seja, pra aceitar frequencias mais altas, devem ser SR....

Mas boa sorte, assim que chegar relata aqui pra gente! ( se você ainda nao pegou a placa, fora isso, indico, gostei bastante )

 

@domingos87  Agradeço a atenção! acho que vou fazer isso mesmo, aquetar e ficar com as memórias em 2400... talvez eu consiga chegar nos 2666mhz fazendo um over no cpu e nelas junto... mas ai vou ter q procurar certinho como fazer da melhor maneira, e SE tem como fazer isso com o cooler stock do r5.2600. 

 

Sobre trocar elas, acho que vai ser mais dor de cabeça à toa... ter q mandar de volta ,esperar voltar outras... e como você disse, corre o risco de piorar a situação... rs

 

Por enquanto é isso, agradeço ai a atenção de todo mundo que tentou ajudar! tamo junto, qualquer informação dou uma postada por aqui !!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zFolha De nada! Outra opção seria você trocar os dois pentes por 1 de 16 do mesmo tipo e acabar com esse problema.

 

Ou então, para não ter todo esse trabalho para talvez nada, tentar usar latências menores no modo 2400, que também te darão um extra em desempenho (possivelmente empatando com as 2600 na prática!).

 

De repente as latências que ela tem no SPD dela para 2200 ou coisa similar funcionem a 2400!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, domingos87 disse:

Ou então, para não ter todo esse trabalho para talvez nada, tentar usar latências menores no modo 2400, que também te darão um extra em desempenho (possivelmente empatando com as 2600 na prática!).

 

De repente as latências que ela tem no SPD dela para 2200 ou coisa similar funcionem a 2400!

Isso é fácil fazer? é Seguro, estável? porque se for e valer a pena, realmente pode ser uma boa opção, 🤔...

Devo começar por onde? e procurar por qual informaçao na bios? ( Vou atrás de uns videos pra aprender sobre... )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zFolha Na prática é a mesma coisa que um overclock, inclusive pode pedir mais tensão para funcionar bem.

 

Na BIOS sua deve ter uma tabela com várias latências, você usaria as latências do modo 2200. Ou então usaria um programa como o CPU-Z ou AIDA que te mostrariam todas as tabelas de latências e frequências possíveis para a sua memória.

 

Aí você anota as usadas oficialmente para frequências menores que as atuais (recomendo um passo abaixo só, como 2200 ou algo similar) e insere manualmente na BIOS.

 

Se ficar instável em alguma situação você sobe um pouco a tensão. Se nem der boot provavelmente é exagerado e precisaria de muita tensão extra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...