Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino R_AVR_7_PCREL against `no symbol'


Posts recomendados

Tenho uma impressora 3D que usa uma placa Gen7 (processador ATMEGA 1284p).

 

Estou tentando subir o firmware na minha impressora, mas toda vez que verifico o código ele me retorna esse erro:

 

C:\Users\apren\AppData\Local\Temp\ccBbHVpl.ltrans0.ltrans.o: In function `zigzag':

C:\Users\apren\AppData\Local\Temp\arduino_build_817137\sketch/nozzle.h:120:(.text+0xcc8): relocation truncated to fit: R_AVR_7_PCREL against `no symbol'

collect2.exe: error: ld returned 1 exit status

 

Já verifiquei o nozzle.h na linha 120 e não tem erro algum. Alguma sugestão?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chute serve?

Parece que ele não achou o símbolo mencionado. Parece que é um registro do mc. Talvez o mc não o possua e você está tentando compilar de outro que possui. .. (esquece.. ndv)

Se preferir não aguardar, dá uma olhada no d.s. do mc ou aguarde alguém do ramo arduineiro te orientar. Também pode tentar googlar o erro

"relocation truncated to fit: R_AVR_7_PCREL against `no symbol'"

ou simplesmente arduino pcrel error

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguns cliques no google imagens e ... Legal esta placa. É 1/2 que uma "concorrente" do arduíno né?

1 hora atrás, Leoveira disse:

mudar para o ATmega1284P-PU de 16MHz

Já é uma pista. Mas como assim mudar? você tem mos 2 mc's e troca uma pelo outro? você troca nas configurações de compilação? você está compilando o arquivo pra depois gravar na placa?  Ou manda gravar e aparece algum erro? Ela tem algum boot loader? Talvez seja algum setup de baud rate ou algo do gênero. Acho que num tô entendendo nada... Só sei que nada sei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leoveira ,

 

Verifique com cuidado o oscilador de sua placa Gen7Br2 ... se foi projetada para ser usada com a Ide do Arduíno, acredito que o clock deve ter sido mantido em 16 Mhz, senão um monte de temporização vai dar errado !

 

Outra coisa, verifique esse seu arquivo fonte , com qual versão da IDE do Arduíno ele deve ser compilado...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

@Leoveira ,

 

Verifique com cuidado o oscilador de sua placa Gen7Br2 ... se foi projetada para ser usada com a Ide do Arduíno, acredito que o clock deve ter sido mantido em 16 Mhz, senão um monte de temporização vai dar errado !

 

Outra coisa, verifique esse seu arquivo fonte , com qual versão da IDE do Arduíno ele deve ser compilado...

 

Paulo

Então, descobri isso do 16 Mhz fazendo uns testes aqui, o cara que montou essa impressora me disse que era 20Mhz com toda a certeza. E realmente o erro não acontece mais na hora de compilar depois que mudei, porém parece que aconteceu algum erro quando subi o código e a placa não e mais reconhecida pelo computador.

 

Pelo visto vou ter que gravar o bootloader novamente no  ATmega1284P-PU.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leoveira ,

 

Se você tem um gravador ICSP, tipo um UsbAsp, é bem simples, essa sua plaquinha deve ter o conector no padrão, basta ligar o cabo e seguir às instruções dos poucos sites que ensinam a regravar o bootloader. Vai ser duro achar o .hex do 1284 ....

 

Se não tiver, pode usar uma placa Arduino para simular o gravador, mas terá de fazer o seu próprio cabo, e isso é bem chato ...

 

Pelo menos tem bastante sites que ensinam a fazer isso usando Arduino...

 

Paulo

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...