Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Flavia Dutra

Boletim 1.743 – 23/10/2018

Recommended Posts

Boletim 1.743 – 23/10/2018
Boletim 1.743 – 23/10/2018
Editado por Flavia Dutra
Enviado para
Proibido Copiar ou Republicar


Índice

 

1. Apple é processada por suposta violação de patente no sistema de videochamadas FaceTime

2. Samsung compra a Zhilabs, empresa de análise de dados de rede

3. Huawei é acusada de apropriação da tecnologia de SSDs de pequena empresa norte-americana

4. Pesquisa revela que 92% dos brasileiros usam smartphones

5. Samsung anuncia as tecnologias Exynos Auto e ISOCELL Auto para carros inteligentes

 

1. Apple é processada por suposta violação de patente no sistema de videochamadas FaceTime


A companhia Uniloc, conhecida como uma “troll de patentes”, está processando a Apple por violação de patete no sistema de videochamadas FaceTime.

 

Segundo informações do processo, a Uniloc acusa a Apple de usar a mesma estrutura de comunicação descrita no documento de 552 páginas da patente, registrada em 2003 e que se refere a dois dispositivos que se comunicam por meio de uma rede baseada em pacotes. Originalmente, ela foi solicitada pela 3Com, repassada para a HP em 2010, em 2011 passou para a responsabilidade da Hewlett Packard Development e em 2017 tornou-se propriedade da Uniloc.

 

A Uniloc comentou que os servidores do FaceTime se comunicam com outros dispositivos por meio de redes baseadas em pacotes como WiFi, 3G ou LTE.

 

Com isso, a Uniloc requisita indenização e reembolso dos custos do processo, alegando que todos os dispositivos a partir do iPhone 4, iPad Mini, iPod Touch de quarta geração e MacBooks com o OS X infringem sua patente.

 

A Apple já foi processada três vezes pela Uniloc, que também já acionou empresas como Activision Blizzard, Electronic Arts, Microsoft, Sony, Sega e Symantec.

 

Troll de patentes é considerada uma companhia proprietária de várias patentes que tenta emplacar processos contra outras empresas.

 

2. Samsung compra a Zhilabs, empresa de análise de dados de rede

 

A Samsung Electronics revelou a aquisição da Zhilabs, empresa espanhola de análise de dados de rede, porém o valor do negócio não foi divulgado.

 

Com a compra, a Zhilabs continuará a operar de forma independente. Ela deverá auxiliar a Samsung na transição para equipamentos mais novos de rede 5G, visto que utiliza inteligência artificial para analisar dados de rede.

 

A companhia sul-coreana anunciou em agosto deste ano um investimento de US$ 22,23 bilhões em inteligência artificial, rede 5G, componentes eletrônicos para automóveis e produtos biofarmacêuticos.

 

A Zhilabs foi fundada em 2008 e oferece análises de condições de rede, desempenho e tráfego de dados para aproximadamente 50 empresas de telecomunicações.

 

3. Huawei é acusada de apropriação da tecnologia de SSDs de pequena empresa norte-americana

 

A pequena empresa norte-americana CNEX está acusando a Huawei de apropriação de uma tecnologia protegida por suas patentes.

 

Conforme informações de Yiren Huang, ex-funcionário da Huawei e fundador da CNEX, a companhia chinesa demonstrou interesse em se tornar sua cliente desde a criação, em 2013, porém não concretizou a parceria porque pretendia apenas adquirir sua tecnologia de SSDs.

 

No entanto, em 2017 a Huawei acusou a CNEX de roubar sua tecnologia de construção de SSDs, bem como 14 funcionários para trabalhar em seu sistema adquirido ilegalmente.

 

Agora, com as acusações da CNEX, um porta-voz da Huawei comentou que a empresa está ansiosa para defender sua propriedade intelectual nos tribunais.

 

A Huawei vem enfrentando diversos problemas recentemente nos EUA: o congresso pressionou a operadora AT&T a desistir de vender smartphones da marca no país; o departamento de segurança começou a banir seus dispositivos de bases militares e impedir a compra deles por instituições públicas; e o órgão de telecomunicações impediu que empresas usassem equipamentos da rede chinesa.

 

4. Pesquisa revela que 92% dos brasileiros usam smartphones

 

Pesquisa realizada pela consultoria Deloitte mostra que 92% dos brasileiros possuem ou utilizam com frequência smartphones, um crescimento de 5% nos últimos 12 meses.

 

O estudo revela ainda que 97% dos consumidores afirmaram terem usado seus telefones celulares nas últimas 24 horas.

 

Além disso, a pesquisa indica que 70% dos consumidores usam notebooks e 64% deles, computadores de mesa.

 

A empresa entrevistou duas mil pessoas no Brasil por meio de um questionário virtual de múltipla escolha. Os participantes deveriam marcar quantas respostas desejassem, de acordo com os equipamentos disponíveis em casa.

 

5. Samsung anuncia as tecnologias Exynos Auto e ISOCELL Auto para carros inteligentes


A Samsung revelou o lançamento da Exynos Auto e ISOCELL Auto, suas duas novas marcas de soluções em tecnologias para automóveis inteligentes.

 

A linha Exynos Auto será composta por três processadores: Exynos Auto A, dedicados à assistência na direção; Auto V, voltados para o infoentretenimento; e Auto T, aplicados à telemática.

 

E a série ISOCELL Auto será composta por lentes especiais adaptadas às necessidades de um carro em movimento, fornecendo a melhor visibilidade possível em uma estrada, independente da condição climática e do trânsito.

 

A empresa não revelou quando as novas tecnologias serão implementadas nos automóveis.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×