Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar Water Cooler fora do cômodo


Posts recomendados

Boa dia,

 

Alguem sabe me informar se é possível e eficiente instalar o radiador do water cooler fora do cômodo.

 

Por exemplo, meu pc costuma esquentar muito meu quarto. Se eu instalasse o radiador pra fora do meu quarto, aumentando um pouco as mangueiras do radiador e o cabo de energia da fan, teria algum impacto significativo na temperatura do meu quarto e pc?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, XRIKD disse:

Se eu instalasse o radiador pra fora do meu quarto,

Existe alguns  problemas técnicos: durante o "transporte" do líquido refrigerante até o radiador haverá uma transferencia de calor do meio ambiente á tubulação, e deve ser colocada um isolamento termico ao longo de toda essa tubulação . Em segundo lugar a bomba não foi dimensionada para essa distancia a mais(existe uma perda de carga=potencia negativa que deve ser compensada por uma bomba maior). Portanto é possível, mas teria que trocar quase tudo nesse Watercooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual sua configuração? O seu PC teria que ser um forno à lenha para que haja diferença notável de temperatura no seu quarto caso coloque o radiador do lado de fora.

Seria melhor utilizar um ventilador ou comprar um ar condicionado, pois como citado acima, não é somente aumentar os fios e mangueiras e sim um projeto novo, sendo que você terá que trocar a bomba por uma de maior vazão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, PedraX disse:

Existe alguns  problemas técnicos: durante o "transporte" do líquido refrigerante até o radiador haverá uma transferencia de calor do meio ambiente á tubulação, e deve ser colocada um isolamento termico ao longo de toda essa tubulação . Em segundo lugar a bomba não foi dimensionada para essa distancia a mais(existe uma perda de carga=potencia negativa que deve ser compensada por uma bomba maior). Portanto é possível, mas teria que trocar quase tudo nesse Watercooler.

Existe algum tutorial de como fazer isso? Pois no meu caso acho que aumentaria uns 40cm a mais mangueira e quero ver o quanto eu gastaria pra implementar isso. 

adicionado 1 minuto depois
5 minutos atrás, Phoenyx disse:

Qual sua configuração? O seu PC teria que ser um forno à lenha para que haja diferença notável de temperatura no seu quarto caso coloque o radiador do lado de fora.

Seria melhor utilizar um ventilador ou comprar um ar condicionado, pois como citado acima, não é somente aumentar os fios e mangueiras e sim um projeto novo, sendo que você terá que trocar a bomba por uma de maior vazão.

Minha intenção é nao ter que usar sempre o arcondicionado para que meu quarto esteja com uma temperatura agradável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, XRIKD disse:

Existe algum tutorial de como fazer isso? Pois no meu caso acho que aumentaria uns 40cm a mais mangueira e quero ver o quanto eu gastaria pra implementar isso. 

É complicado dizer. Digo o seguinte: teria que primeiro fazer um "projetinho", ver a geometria real da instalação(parecida com um ar condicionado moderno, desses tipo split). Teria que ver o tipo de isolamento a ser colocado nessa "tubulação extra", mas se você diz que 40cm resolve, então seriam 40x2=80cm(ida e volta). Teria que trocar o radiador e a bomba, mas onde encontrar isso no Brasil ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Phoenyx disse:

Qual a configuração do seu PC?!

Core i7 3930k
8GB RAM
GeForce GTX 760

adicionado 2 minutos depois
3 horas atrás, PedraX disse:

É complicado dizer. Digo o seguinte: teria que primeiro fazer um "projetinho", ver a geometria real da instalação(parecida com um ar condicionado moderno, desses tipo split). Teria que ver o tipo de isolamento a ser colocado nessa "tubulação extra", mas se você diz que 40cm resolve, então seriam 40x2=80cm(ida e volta). Teria que trocar o radiador e a bomba, mas onde encontrar isso no Brasil ?

Pois é, não sei como está essa questão de customização de pc's. Mas pelo visto ainda é uma área muito pouco difundido, ou seja, ainda tá muito caro investir nesse meu "problema" xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual o watercooler? Um muito básico vai realmente esquentar bastante, já que estamos falando de um CPU de 130W.
Seria melhor trocar o resfriamento aí do que perder tempo em gambiarra, passa pra frente este seu atual e pega outro, mais parrudo (a depender do seu gabinete).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Phoenyx disse:

Qual o watercooler? Um muito básico vai realmente esquentar bastante, já que estamos falando de um CPU de 130W.
Seria melhor trocar o resfriamento aí do que perder tempo em gambiarra, passa pra frente este seu atual e pega outro, mais parrudo (a depender do seu gabinete).

O watercooler é da intel, que tem só um fan. Meu pc fica em torno de 62°C normalmente. Mas vou ver a possibilidade de trocar o watercooler por um mais eficiente. 
Mas obrigado pela ajuda 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Phoenyx disse:

@XRIKD 62ºC em idle, só navegando como aqui por exemplo? Muito alto, deve passar o Tcase facilmente (~67ºC) quando estressado. Pega um watercooler melhor, veja se tem espaço no gabinete para pelo menos um radiador de 240mm.

 

Sim, sem usar muito processamento ele fica nessa temperatura. O gabinete tem espaço pra um radiador de 240mm, vou pesquisar um watercooler pra trocar o meu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...