Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de Fonte - Custo x benefício


Posts recomendados

Bom dia pessoal!

Segunda-feira no final da tarde, quando cheguei em casa, me deparei com um forte cheiro de borracha queimada (minha filha passou a tarde utilizando o computador). Após procurar e olhar tudo, vi que a fonte do pc estava demasiadamente quente e ao retirar o cabo de energia percebi que o mesmo havia derretido um pouco, inclusive na fonte onde conecto o cabo também derreteu. Retirei a fonte (que já tinha 6 anos - uma corsair de 700w) e levei a um amigo que entende de elétrica e eletrônica, o mesmo me ligou hoje dizendo que provavelmente o cooler dela estava parado e eu não tinha percebido, também disse que não compensa arrumar, visto que ela já tem bom tempo de uso também.

Ele também me sugeriu que não utilizasse estabilizador e nem filtro de linha, e que ligasse o pc diretamente na tomada. Minha casa é nova, fiação toda nova, nunca percebi picos de energia.

Atualmente não estou em condições de gastar mais que R$ 450,00 numa boa fonte.

Gostaria da opinião de vocês, que entendem muito mais do assunto do que eu rss... Qual fonte me indicariam? De preferência uma fonte modular ou semi-modular.

 

Minha configuração atual e periféricos utilizados são:

placa-mãe: Gigabyte 970a-ds3p

Processador: Phenom II X6 1100T

Memória: 2x8gb 1333mhz kingston DDR3

Vídeo: ATI Radeon ddr3 HD6570 4Gb PCI-e

HD Samsung 500Gb 7200rpm - SATA

Teclado e mouse comum - USB

Gravador de DVD SATA - LG

1 impressora multifuncional jato de tinta Epson (utilizando 1 USB)

1 impressora Xerox Phaser laser (utilizando 1 USB)

Cx. de som c/ Subwoofer de 20w (utilizando 1 USB)

O gabinete tem 4 fans...

 

Vi esse modelo num preço legal no Mercado Livre (R$ 394,00 com o frete): Fonte 650w Real 80plus Gamer C3 Tech Ps-650 Modular (Ela é boa?)

Quanto a informação sobre ligar direto na tomada, procede?

 

Desde já, muito obrigada pela colaboração de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esqueça esta C3Tech. Se quer economizar pega uma VS500 ou CX550 da Corsair, ou Thermaltake Smart de 500W. Tem tmb a linha Electro da PCYes!

Enfim, entre 500~550W já é suficiente pra ti.

 

Agora, se a sua fonte atual está em bom estado, eu só trocaria o FAN mesmo, já que é barato. Se houver problemas após a troca aí eu pegaria outra fonte. Mas é minha opinião de mão de vaca somente.... heuehuehuehehe

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Gikamiessa disse:

 

Vi esse modelo num preço legal no Mercado Livre (R$ 394,00 com o frete): Fonte 650w Real 80plus Gamer C3 Tech Ps-650 Modular (Ela é boa?)

Quanto a informação sobre ligar direto na tomada, procede?

 

 

Acredito que uma boa fonte de 500w já segura com bastante folga essa sua configuração.

Fonte Corsair CX-550w

 

Sim, não se deve utilizar estabilizadores de tensão eles só atrapalham o funcionamento da fonte, o ideal é usar um bom filtro de linha como os da marca Clamper!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Phoenyx disse:

Esqueça esta C3Tech. Se quer economizar pega uma VS500 ou CX550 da Corsair, ou Thermaltake Smart de 500W. Tem tmb a linha Electro da PCYes!

Enfim, entre 500~550W já é suficiente pra ti.

 

Agora, se a sua fonte atual está em bom estado, eu só trocaria o FAN mesmo, já que é barato. Se houver problemas após a troca aí eu pegaria outra fonte. Mas é minha opinião de mão de vaca somente.... heuehuehuehehe

 

E você não gasta nem 300 reais nesses modelos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahaha Phoenyx sempre me ajudando por aqui rsss... sabe que também ando "mão de vaca", ainda mais final de ano chegando rss... Então uma de 550w é suficiente? Puxa, pensei que teria que usar uma de no mínimo 650w rss... já me animei!

Vou dar uma olhada nessas que me indicou.

E quanto a essa história de ligar direto na tomada, acha que causaria danos? Ou de fato, como disse meu amigo, estabilizador e filtro de linha quando tendo uma boa fonte, só iria atrapalhar rs.

Por ora, muito obrigada pelas dicas 🤗

adicionado 3 minutos depois

Obrigada Tiberio, vou procurar por esse filtro de linha que indicou também. Estou dando uma pesquisada nas fontes, acho que vou pegar uma corsair 550w como você e o Phoenyx sugeriram viu!?

Muitíssimo obrigada pela colaboração 😃

adicionado 5 minutos depois
7 minutos atrás, Math.Pi disse:

 

E você não gasta nem 300 reais nesses modelos.

hahaha fiquei mais animada ainda rsss... Vi o link do Kabum, mas diz não vir com o cabo de energia. Estou com receio de comprar qualquer cabo e o mesmo ficar meio largo ou esquentar, sei lá rss...

Muito obrigada pela colaboração! 😃

adicionado 7 minutos depois
8 minutos atrás, marcelo-kayo disse:

bom dia só pra ilustrar o que o @Phoenyx  recomendou segue o link

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=91022

 

Bom dia Marcelo, vou pegar uma dessa e o filtro de linha que o Tiberio falou.

Muito obrigada pela colaboração! 😘

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gikamiessa Sim, sua config não demanda mais de 200W em full load na realidade. Poderia colocar até uma VS400 ou CX450 por exemplo, mas como os preços são similares joguei um pouco pra cima.

 

Estabilizador só serve de encosto de porta, já filtro de linha vai depender do seu uso, se você precisa de mais tomadas por exemplo. E um bom filtro de linha, como os Clamper Energia, os demais são apenas "réguas" extensoras, sem proteção alguma.

 

Se sua instalação elétrica é nova, se tem DPS no quadro de energia, taca direto na tomada caso não precise de mais tomadas, sem problemas, seu amigo está correto.

 

Qualquer dúvida restante só perguntar, eu e os demais colegas estamos aqui pra ajudar.   ^^

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @Phoenyx

Sim, o quadro de energia tem vários DPS separados por cômodos. Eu utilizo 3 tomadas: pc, monitor e cx. de som. Por isso, acho que vou comprar um filtro de linha clamper como vcs mencionaram rss.

Estou olhando no Kabum fontes corsair que me indicaram, porém modular ou semi, pois moro numa região muito quente e mesmo com 4 fans no gabinete, sempre tenho a impressão de não estar refrigerando o suficiente (pura neura rs)... e quanto menos cabos sobrando melhor a ventilação né!? Bom, agora vcs me nortearam e vou seguir essa linha rs.

Mais uma vez, muitíssimo obrigada 😘

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fontes atuais não vem mais com o cabo de energia por causa do padrão atual brasileiro. É vedada a comercialização do padrão antigo ou americano. Mas basta comprar um cabo qualquer de 20 amperes, custa em torno de ~10 reais, padrão brasileiro.

 

Quanto a ser modular ou não, isso vai do gosto e do seu gabinete. Gabinetes atuais possuem PSU cover, não sendo necessário cabos destacáveis. Aliás é fácil de perder estes cabos, tu enfia na caixa e alguém pode acabar jogando fora sem querer, fora o custo maior desproporcional... rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx hahahaha tens razão quanto a perder os cabos, de vez em quando acho peças guardadas que procurei anos atrás e não achava rss...

Nunca tinha ouvido falar nesse PSU, foi novidade pra mim rsss... Meu gabinete é um PCYES Dwarf rs.

 

adicionado 0 minutos depois

@GabrielLP14 Ajudou sim 😊

adicionado 3 minutos depois

Bem meninos, cheguei aqui perdida e vocês me nortearam, muito obrigada mais uma vez! 😊

Acho que já perceberam que sou novata por aqui, ainda aprendendo a utilizar até as ferramentas do fórum kkkkkkkk

Não sei se tem algum botão para fechar o tópico ou se é necessário apenas informar que está resolvido 😂

Aos poucos vou aprendendo rss.

Grata demais por toda ajuda, tudo de bom pra vcs! 😘

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...