Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa-mãe é melhor para o Ryzen ?


Posts recomendados

Estou pensando em aposentar meu FX 8300, e estou querendo pegar um Ryzen 1800x mas n conheço placa mães AM4, quero uma que n me de dor de cabeça e que n seja da gigabyte, pois já tive vários pcs da AMD e Intel, e sempre tive dor de cabeça com placas mãe da gigabyte. Quero uma que aguente memórias 3200mhz CL 14 ou 16, tanto faz, e que de pra fazer overclock sem grandes dificuldades. Estou querendo gastar no máximo 1200 reais.

 

Pensei nestas duas https://www.cissamagazine.com.br/placa-mãe-asrock-atx-am4-x370-fatal1ty-gaming-k4?utm_source=google&utm_medium=Shopping&utm_campaign=placa-mãe-asrock-atx-am4-x370-fatal1ty-gaming-k4&inStock&gclid=CjwKCAiAt4rfBRBKEiwAC678KR06JZvXtGwix6Rk3vxuMHEREEYUfGijWh6nDXEqn2UiGbk3cqNXlhoCNZsQAvD_BwE

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=94190&origem=52&gclid=CjwKCAiAt4rfBRBKEiwAC678KanA1I0UHsfFp3ZkmAvUeJkcdTIjfLXYADSLXyR8R2Z_qbQ7jB9DxBoC0-0QAvD_BwE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeira e segunda geração só pegam 3200MHz pra cima com chips Samsung B-Die, 2x 8GB usadas custam mais de 1200 reais hoje.
Pode pegar placa-mãe da ASUS, AsRock e até Biostar, mesmo eu achando as Giga boas placas, mas você não quer...

 

Só não recomendo MSI, são mais limitadas, atualizações de BIOS tardias, VRM no geral mais fraco, enfim.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx n acho que são placas ruins, só acho que são placas enjoadas, n é que eu n recomende ninguém comprar da gigabyte, pelo contrário, recomendo sim, só que nunca tive uma boa experiência com placas dessa marca. Eu vi aqui e a ASUS ROG STRIX X370-F GAMING é compatível com memorias 3200 da G .skill Tridentz Rgb. Agora vou ver a AsRock, se for compatível também, eu pego a AsRock por ser mas barata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Victor Carlos Pesquise sobre Ryzen e memórias Samsung B-Die. Não é qualquer 3000MHz pra cima que vai funcionar aí, independente da placa-mãe. É limitação do controlador de memória do processador. Tem vários modelos da G.Skill Trident Z, tu tem que ver quais são os chips de memória.

 

Em plataforma Intel não há esta limitação, este pra mim é o único calcanhar de Aquiles dos Ryzen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Victor Carlos Funcionar, ligar a máquina, todas irão funcionar, o problema é atingir os 3200MHz.
Não fica muito atento ao QVL de RAMs nos sites dos fabricantes das placas, fique atento ao chip de memória, pois o controlador de memória tá no processador e não na motherboard, então é apenas uma questão de quais memórias eles testaram ou não, e isto varia muito. Devem existir inúmeras memórias que eles não testaram, que não estão no QVL, mas funcionam numa boa, entende?

 

O principal é o chip, e no caso dos Ryzen, se quer o melhor, tem que ser invariavelmente Samsung B-Die. Não C-Die, não Hynix e muito menos Micron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

23 horas atrás, Phoenyx disse:

@Victor Carlos Não sei se as GTZB CAS 16 são B-Die hein, aonde você confirmou? No Reddit parece que são E-Die: 

 

Eu acabei me confundindo. Seria melhor eu pegar uma que seja GFX né ? Já que ela é otimizada pra ryzen e é  CL 14, o problema é que elas são bem mas caras, qual dessa lista você me recomenda ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Infelizmente tá difícil recomendar, como eu te disse, B-Die 2x8GB tá passando fácil de 1200 usadas, dá uma olhada no ML.

Memória tá muito cara pra ficar escolhendo, hoje eu pegaria um kit qualquer barato e meteria overclock para ~2933MHz. Se sobrar dinheiro investe em placa de vídeo melhor, SSD, esta é minha opinião.

 

Edit: Mais barata que achei: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1134702707-memoria-16gb-ddr4-3466mhz-corsair-samsung-b-die-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...