Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Albertowl

Projeto circuito com transistor

Recommended Posts

Estou querendo fazer um circuitinho com um transistor para aumentar a corrente de um micro motor que tenho. O motor é de 12volts e consome 10mA  e eu gostaria de aumentar essa corrente para aproximadamente 120mA, só que não sei como começar a pensar para dar o primeiro passo no projeto, tipo, por onde começar? como pensar o transistor que irei usar?, etc... São passo a passo simples que não estou conseguindo organizar para dar o primeiro passo no projeto. Alguém poderia me ajudar nesse passo a passo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo você está com dificuldade em formular a pergunta pois o que você (pensa que) quer fazer é eletricamente inviável pois pode danificar o motor. você quer

-aumentar a velocidade do motor: não pode. tem que respeitar o limite dele

-aumentar o torque: com motorredutor é melhor

-controlar a velocidade: aí sim. um transistor e um controle pwm com 555 simples.

Controle-de-Motor-DC-com-PWM.png

Sempre respeitando as características do seu motor. Qual é ele?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@manrique ,

Contato pessoal não é a nossa norma aqui, a finalidade de todos nós é a de deixarmos as informações aqui para que no futuro outros possam se beneficiar do conhecimento, entendeu ?

Pode fazer as perguntas por aqui, afinal não é motivo de nenhuma vergonha você estar aprendendo ! 

Tem muita gente aqui que apareceu sem nenhuma noção de Eletrônica, fizeram muitas perguntas aparentemente simples demais, e hoje são profissionais ou continuam aqui ajudando a outros iniciantes !

Pode perguntar que eu não mordo kkkk !

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, aphawk disse:

@manrique ,

Contato pessoal não é a nossa norma aqui, a finalidade de todos nós é a de deixarmos as informações aqui para que no futuro outros possam se beneficiar do conhecimento, entendeu ?

Pode fazer as perguntas por aqui, afinal não é motivo de nenhuma vergonha você estar aprendendo ! 

Tem muita gente aqui que apareceu sem nenhuma noção de Eletrônica, fizeram muitas perguntas aparentemente simples demais, e hoje são profissionais ou continuam aqui ajudando a outros iniciantes !

Pode perguntar que eu não mordo kkkk !

Paulo

adicionado 1 minuto depois

Entendo amigo, porém é algo mais doque voce está acostumado ao dia a dia, e tambem é de seu interesse, caso queira deixar o contato , por favor. Tambem não mordo, caso '' insista '' desculpe tomar seu tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

@manrique ,

kkkk ainda bem, assim não precisamos usar focinheiras !!!

Meu amigo, eu estou aposentado, o que eu gosto de fazer é curtir a vida e repassar o conheçimento, e ensinar se possível.

Não estou mais aceitando serviços, nem desenvolvendo produtos sob encomenda, mas sempre me disponho a ajudar a quem me pedir ajuda !

Caso tenha alguma dúvida na qual eu possa te ajudar, estou por aqui, ok ?

Paulo

• Curtir 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, aphawk disse:

@manrique ,

kkkk ainda bem, assim não precisamos usar focinheiras !!!

Meu amigo, eu estou aposentado, o que eu gosto de fazer é curtir a vida e repassar o conheçimento, e ensinar se possível.

Não estou mais aceitando serviços, nem desenvolvendo produtos sob encomenda, mas sempre me disponho a ajudar a quem me pedir ajuda !

Caso tenha alguma dúvida na qual eu possa te ajudar, estou por aqui, ok ?

Paulo

adicionado 1 minuto depois

Entendo.. desculpe lhe incomodar, aproveitando. Consigo camuflar 100% um ip.. ou ao menos dificultar a busca ? quais sao os passos 

Compartilhar este post

Link para o post

@manrique ,

Olha, não sei se é possível. O que sei é que normalmente os hackers acabam acessando um computador de terceiros, e colocam nele um programa que acaba sendo o responsável pelo uso desse computador, e o IP que aparece é o desse computador !

Devem existir hoje outras maneiras, mas estou fora dessa área faz muito tempo, e

não tenho conheçimento atualizado ... experimente perguntar no Fórum de Informática ou de Computadores !

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
23 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo você está com dificuldade em formular a pergunta pois o que você (pensa que) quer fazer é eletricamente inviável pois pode danificar o motor. você quer

-aumentar a velocidade do motor: não pode. tem que respeitar o limite dele

-aumentar o torque: com motorredutor é melhor

-controlar a velocidade: aí sim. um transistor e um controle pwm com 555 simples.

Controle-de-Motor-DC-com-PWM.png

Sempre respeitando as características do seu motor. Qual é ele?

Ah, sim, claro! é um pequeno motor (micro motor). Os dados que tenho dele são apenas a sua tensão 12 volts e a corrente de 10mA, só isso 

adicionado 3 minutos depois
23 horas atrás, aphawk disse:

@Albertowl ,

Se o motor consome apenas 10 mA, não adianta ....

Paulo

Ok, Paulo; compreendi! não tem como ele consumir mais corrente além de seu limite, claro. Obrigado pelo esclarecimento!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Consome mais corrente sim se colocar maior tensão mas tem os riscos supramencionados. A não ser que seja um motor com limitação ou controle de corrente. De fato não conheço mas...

Conheci um semelhante há muitos e muitos anos (passado sempre presente). Era um motor de tocadiscos. Um sistema curioso que usava a força centrífuga pra limitar a corrente que ia pro rotor. Tinha até ajuste com parafusinho. Algo como: ao girar rápido, abria o contato. O objetivo (penso que) era manter velocidade constante pro disco rodar nos rpm's corretos. Me lembro que certa feita subi a V e vi faisquinhas la dentro.

O preço que cobro por participar do forum... of tópics kk.. então lá vai +1...

[off on]

Ah Paulão me lembrei agora de comentar... Nem sabia que você teve um contato com o submundo da computação. De fato eu tive também na era preinternet e um pouco depois. Conseguia craquear alguns programas mas era só hobbie mesmo. A maioria era só mexer no registro do windows. Mas alguns mexia no código do .exe mesmo! A sensação era boa d+! Mas parei. Hj em dia mal consigo abrir um cadeado de segredo.

E você? Conseguiu invadir o .. ENIAC .. kk

[off off]

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Em 08/11/2018 às 20:41, Isadora Ferraz disse:

Consome mais corrente sim se colocar maior tensão mas tem os riscos supramencionados. A não ser que seja um motor com limitação ou controle de corrente. De fato não conheço mas...

Conheci um semelhante há muitos e muitos anos (passado sempre presente). Era um motor de tocadiscos. Um sistema curioso que usava a força centrífuga pra limitar a corrente que ia pro rotor. Tinha até ajuste com parafusinho. Algo como: ao girar rápido, abria o contato. O objetivo (penso que) era manter velocidade constante pro disco rodar nos rpm's corretos. Me lembro que certa feita subi a V e vi faisquinhas la dentro.

O preço que cobro por participar do forum... of tópics kk.. então lá vai +1...

[off on]

Ah Paulão me lembrei agora de comentar... Nem sabia que você teve um contato com o submundo da computação. De fato eu tive também na era preinternet e um pouco depois. Conseguia craquear alguns programas mas era só hobbie mesmo. A maioria era só mexer no registro do windows. Mas alguns mexia no código do .exe mesmo! A sensação era boa d+! Mas parei. Hj em dia mal consigo abrir um cadeado de segredo.

E você? Conseguiu invadir o .. ENIAC .. kk

[off off]

Obrigado, Isadora! valeu muito a ajuda!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Isadora Ferraz ,

Kkkkk coitado do MS-DOS .... virou submundo ....

[off on]

Eu fiz algumas coisas interessantes, por exemplo junto com um colega modificamos o CPM/80 do Apple para trabalhar com 3 trilhas extras no sistema de disco.

E daí surgiu um sistema de proteção interessante, modificamos como a sequência de bytes de um mesmo arquivo era gravada, junto com o sistema de boot, e complicamos bastante a cópia de nossos discos contendo os controles de processos industriais em que trabalhamos.

Deste trabalho saiu uma placa que fazia o boot no Apple a partir de Eproms e assim conseguimos armazenar programas inteiros que faziam o carregamento no Apple sem precisar do sistema de disquetes.

Um outro colega começou com uma necessidade e fez algo incrível ( pena que já era fora de éloca de se aproveitar comercialmente ), reescreveu as rotinas da placa do CP/M do Apple e assim conseguiu mais de 95% do código de vídeo de 80 colunas rodar no processador Z-80 em vez do 6502 e conseguiu que a placa ficasse de 4 a 5 vezes mais rápida.

Fizemos também uma placa de modem para o Videotexto que era 8 vezes mais barata que a SSC do Apple, mas infelizmente já naquela época já existia esperteza demais na Telesp, que não aprovava de jeito nenhum o programa que fizemos, pediam um monte de modificações dizendo que era a “nova norma”, e mesmo quando cumprimos 2 vezes vieram com mais coisas que eram impossíveis.... quando entendemos que era para “proteger” o sobrinho do diretor resolvemos “doar” o software no famoso clube de distribuição de programas chamado de Applemaniacos, e todos conseguiam acessar o Videotexto sem precisar gastar nada...

Ainda com o MS-DOS, fiz uma placa que permitia a conversa com o sistema de chamada telefônica existente nos aviões ( flightfone), o programa principal era em Basic ( tá explicado né ) , e tinha um programa em Assembly que operava como TSR ( quem usava Apple deve estar adorando isso ), que conversava com o Basic e com o hardware da placa, decodificando o protocolo no tempo exigido. Era muito legal chamar as interrupções do BIOS para fazer quase tudo !

E nesse projeto um colega me trouxe um código em Assembly que ele escreveu que funcionava no AT-286 dele, mas no AT-386 do cliente não rodava... depois de dois dias fazendo o debug descobrimos um bug no 80386 !

Uma sequência de 3 op codes que nao dava o resultado correto apenas nos processadores 80386 ! 

O pior é que funcionava até nos simuladores que tínhamos em mãos !

Eu tive a sorte de ser chamado para um projeto pioneiro, que era fazer um computador padrão IBM-PC para uso em navios, e tivemos que desenvolver quase tudo, inclusive o Bios e um DOS , e isso me deu um conhecimento bem legal tanto de hardware como de software 8086, que juntou com o que eu já conhecia de 6502 ( Apple ) , Z80 que a empresa usava nos controles de processo, e assim ficou fácil projetar hardwares e escrever os programas, inclusive com intercâmbio de informações entre as diferentes plataformas via interface serial RS-232C .

Foram 2 anos muito legais, onde tive contato com um excelente engenheiro espanhol que tentava mesmo passar o conhecimento dele para a gente ( e olha que o cara conheçia muito, inclusive participou do desenvolvimento do sistema GPS na Europa ).

Gastei um bom dinheiro convidando o cara para ir nos barzinhos, boates, o cara adorava encher a cara kkkkk , mas sempre eu era o escolhido para fazer as partes complicadas do IBM-PC, e o cara sentava e explicava pacientemente várias vezes se necessário.

Agora você vai entender o porque detesto C :

Esse cara tinha os fontes para compilar o nosso DOS na versão 3.2 ! 

Os fontes eram em C ....  e eu não conseguia entender nem como alterar os fontes para compilar a nossa versão, muito menos como funcionava o código !

O cara não conseguia entender como eu conseguia entender tão fácil o BIOS, e não conseguia entender 10 linhas de programa em C !

Desde essa época o C virou uma coisa inexplicável para mim !

Vou parar por aqui senão vão me chamar de dinossauro da informática .... 

[off off]

Paulo

• Curtir 1
  • Amei 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais