Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Bernardo Lansing

RESOLVIDO Pente de memória não utilizável após entortar pino do processador

Recommended Posts

Boa noite gente.

Ontem eu estava limpando meu PC e cometi a burrice de tirar o processador para limpá-lo, como se tivesse alguma sujeira lá dentro, dãããr. Enfim, na hora de encaixá-lo de novo, acabei entortando um pino. Consegui desentortá-lo e ele está funcionando, meu PC está normal. Quer dizer, talvez tenha ocorrido uma pequena queda de desempenho, segundo o que aponta o benchmark que eu fiz, mas ainda assim está dentro da margem de erro.

O que aconteceu foi que agora o sistema está conseguindo reconhecer os dois pentes, só que só um deles é utilizável.

image.thumb.png.a1c119772db91fd2ee293b85df58a35e.png

Já limpei os módulos e troquei eles de slot. O que pode estar acontecendo? Não encontrei nada relacionado na internet. As especificações do meu PC estão ali na esquerda, no meu perfil.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

@Bernardo Lansing Cara, isso acontece. Sua máquina tem tempo e uma limpeza às vezes é necessária para que a máquina não estrague. Ao mesmo tempo, todo procedimento tem seu risco. Eu também já perdi uma máquina porque, ao limpar (estava precisando muito), caiu sujeira no soquete e uma das centenas de perninhas ficou torta ao tirar a sujeira....

Em AMD isso é mais difícil pois ainda se usa a técnica mais tradicional dos pinos no processador, que é muito mais robusta, porém ainda assim pode acontecer.

Existem relatos parecidos com o seu por aqui em processadores Intel. O que acontece é que já há mais de 10 anos todos os processadores têm o controlador de memória embutido neles, não mais no chipset da placa-mãe, e como consequência a parte elétrica toda disso aí foi para o processador.

Se o pino entortado corresponde a um dos acessos/controles da memória, está explicado. Tente com muito cuidado desentortar direito, tentando não arrancar o pino e nem quebrar a solda.

Alguns recomendam fazer isso com a ponta de uma lapiseira (encaixando o pino no buraco da ponta).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu desentortei e pareceu que tinha ficado perfeitamente reto. Eu usei os dedos e a ponta da chave de fenda para desentortar. O pino que entortou ficava bem ao lado da marca indicadora (aquela que a gente olha pra saber como encaixar), não sei se tem como saber se esse era o pino responsável pelo gerenciamento de RAM.

Mas, tipo assim, não tem nenhum jeito mesmo de consertar?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@Bernardo Lansing Talvez tentando com muito cuidado mexer nele de novo um pouco? Às vezes não ficou perfeitamente reto mesmo ou às vezes a solda trincou e se você mexer um pouco novamente volta a dar contato.

Enquanto não arrancar ele tem jeito, especialmente se você sabe qual pino é (e esse aí está numa localização mais fácil). Ainda poderia tentar reforçar a solda que fica na base do pino com uma quantidade bem pequenininha! Não deixe nesse caso a solda encostar nos pinos e soldas vizinhos, claro, pois daria um belo curto!

É comum também o pessoal relatar que alguns slots de memória param de funcionar nessas placas para Phenom/FX. Porém no seu caso deve ser o tal pino mesmo (especialmente se ele estiver do lado próximo aos slots de memória).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87 Ok, vou tentar fazer isso amanhã e depois eu posto o resultado. Muito obrigado pelas dicas!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Então gente. Fui ver como estava o processador, e realmente o pino estava bem retinho. O problema é que tinha outro pino entortado. Eu tinha levado um susto tão grande que nem cheguei a procurar por outros pinos tortos. Tentai dar uma ajeitada, foi bem difícil, mas consegui deixar ele reto. No entanto, acabei entortando vários outros pinos enquanto eu mexia. Depois de deixar tudo mais ou menos certinho, tentei ligar e não deu. Aí fui ver, e não parecia nada de errado, mas fui tentar dar mais um ajustezinho naquele pino que tinha entortado, e ele acabou caindo fora.

Então, acho que agora já era né. Ou será que tem como o processador funcionar sem um pino? Acho que não né... Bom, muito obrigado por todos que tentaram me ajudar, mas acabou não dando certo né, infelizmente. Affes, se eu soubesse o problema todo que iria dar tirar o processador para "limpar".... Bom, pelo menos eu aprendi a lição.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@Bernardo Lansing Poxa, que triste 😕. Mas ao menos os FX estão em oferta agora, dá para substituir seu Phenom sem tomar tanto prejuízo ou ter que trocar tudo.

Olha, sem pino só se tiver extrema sorte de ser pino sem função (alguns são). Mas a questão aí é: como entortaram tantos? Você apoiou em algum lugar ou colocou peso em cima?

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87 Para a minha surpresa, o computador está "funcionando" ainda. Funcionando entre aspas, porque tá MUITO LENTO. Sério, tá surreal. Eu uso o UserBenchmark pra fazer os testes de desempenho, e ele apontou que o meu processador é o de menor desempenho entre todos os Phenom II 850, provavelmente. Enquanto a média de desempenho é de 42%, eu até conseguia 45%, 47% com overclock, mas agora tá 26%. Sério, tá tenebroso, lento pra fazer qualquer coisa.

E tá superaquecido também, não sei se tem alguma relação. Tá marcando 65ºC enquanto ocioso e 84ºC em full load. Isso pode até ser perigoso. Acho que eu teria que comprar um FX-6300 e mais um par de RAMs, porque as minhas estão com um pé e meio na cova.

6 horas atrás, domingos87 disse:

Mas a questão aí é: como entortaram tantos? Você apoiou em algum lugar ou colocou peso em cima?

Pois é, achei que esses pinos fossem mais resistentes... Fiquei segurando (pressionando com o dedo) com força em cima deles enquanto eu tentava ajeitar aquele pino.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@Bernardo Lansing Suas RAMs estão falhando também?? Isso já acontecia antes do processador, não?

Pode ser que os pinos danificados fossem de controle de tensão e/ou frequência, por exemplo. Em tempos onde não tinha muitos recursos de overclock ou em processadores travados como os Intel, muitas vezes tinha esse tipo de truque para aumentar tensão ou alterar frequência.

E não cara, eles são soldados com quantidades ínfimas de solda, então se soltam fácil. Além disso são de ouro maciço e ouro é muito macio, dobra fácil. Pressionando com o dedo ia zoar mesmo, tem que segurar sempre pelos lados.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 10/11/2018 às 00:10, domingos87 disse:

Suas RAMs estão falhando também?? Isso já acontecia antes do processador, não?

Começaram a falhar depois de eu entortar o pino.

O CPU-Z identifica a frequência normal do processador, mas ele está muito mais lento, não sei o que pode estar acontecido. Acho que se eu mexer mais ainda, vai estragar completamente. Melhor deixar assim.

Em 10/11/2018 às 00:10, domingos87 disse:

Além disso são de ouro maciço

Sério? São de ouro? Que louco, não sabia disso.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Se começou só depois do pino, suas memórias devem estar boas.

Sim, os pinos são de ouro! As perninhas usadas nos Intel, que ficam na placa-mãe, acho que são só banhadas, mas não tenho certeza. Ao menos quando quebrei uma não pareceu ser maciça.

Dependendo do caso os pinos são só banhados em ouro também. De qualquer forma, sempre são usados metais muito macios nessa área e ainda por cima são muito finos. Por isso são tão sensíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, as memórias não estão estragadas, mas estão quase lá também.

image.png.b760e86de9025c188325a1e03654d8a2.png

Antes mesmo de eu estragar o processador, meu computador era muito lento. Demorava, tipo, uns 6 ou 7 segundos pra abrir o Opera, e uns 15 pra abrir o Chrome. Então, provavelmente isso se devia à RAM. Ou então ao HD, que está conectado a uma porta Sata de 3 GB/s, mas não sei se é essa realmente a causa do problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@Bernardo Lansing Normal, meu Core 2 Duo era assim também nos tempos de abertura desses programas.

Esquece esse benchmark, que deve juntar um monte de memória de velocidade diferente nessa média ainda por cima. Se sua memória não apresenta erros no Memtest 86, a provável maior causa de desempenho baixo dela, se é o caso mesmo, é o controlador de memória do seu Phenom.

Seu HD, também. Poderia estar numa SATA I, para HD isso não faz diferença.

Simplesmente é questão da idade do seu conjunto e do seu processador em maior parte.

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87 Certo, vou comprar um processador novo. Acho que vai ser um FX-8300. Ele é bem parecido com o FX-6300, aparentemente o desempenho é o mesmo, mas como a diferença de preço é bem pequena vou comprá-lo pra ter a garantia de um desempenho melhor. Sinceramente, muito obrigado por ter me ajudado cara!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

De nada! Diga se ficou bom depois e se deu muita diferença! O 8300 em tarefas mais pesadas que gostam de muitos cores tem uma diferença grande de potência para o 6300, se for pouca coisa a mais vale pegar ele sim!

É o que tem aí de melhor para essa plataforma que você usa sem gastar muito e ainda valendo a pena.

Se conseguir encontrar um 8350 ou 8370 também por preço parecido, melhor ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87 O FX-8300 chegou hoje, já estou usando. Cara, a diferença é nítida, sobretudo pelo fato de que agora eu consigo jogar de novo. Os 8 GB de RAM voltaram a ser reconhecidos; as temperaturas, até agora, não passaram de 55ºC, mesmo com o Turbo Boost no máximo (4,2 GHZ). O cooler que vem junto alcança até 5600 RPM e é bem barulhento. Pelo menos já vem com pasta térmica aplicada, eu não sabia disso e comprei um tubinho caro de quase cinquenta reais, mas faz parte.

Quanto ao desempenho geral e em jogos, notei uma boa melhora. Ainda farei mais testes e tudo mais, mas não agora porque pretendo formatar o computador, que é uma trabalheira. Enfim, obrigado pelo apoio de todos!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@Bernardo Lansing Pasta de 50 Reais é exploração, mas agora que comprou ou devolva ou guarde bem fechada em algum lugar protegido para não perder a pasta por envelhecimento ou ressecamento.

Que legal que teve toda essa diferença e funcionou bem! Tente regular a velocidade do fan pelas opções da BIOS da sua placa-mãe!

E a memória era a questão do pino mesmo então!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais