Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HP Compaq nx6110 só inicia com uma viradinha


Gustavo Pinent

Posts recomendados

Peguei esse note velho e resolvi arrumar pra vender. Esse problema ele tem desde o início, quando se liga, ele fica parado na tela de boot, não vai adiante. Aí eu virava de lado e ele iniciava normalmente. Eu até cheguei a deixar ele de lado na bancada para testes - bizarro!

 

O que eu fiz foi comprar outro de sucata e dos dois eu fiz um. O outro tinha um conjunto de placa-mãe e processador melhor, além da tela 100%, então só sobrou a base e a bateria do antigo. Mas o fantasminha camarada continua lá, assombrando meu notebook, só dá o boot com uma viradinha...

 

Minha principal desconfiança é a bateria. O contato está bom, desconfio que haja alguma solda solta dentro. A bateria é bem xarope de abrir, estraga o acabamento, pensei em trocar mesmo para vender com uma bateria em bom estado, mas preciso ter certeza de que o fantasma está lá dentro! Você já teve esse problema? Alguma sugestão?

 

Já que você leu até aqui, vou abusar um pouco. Eu também vou trocar a porta USB que é dupla e nenhuma funciona. Vou colocar da outra placa, só que ao remover, perdi um pino :,-(. Então só terei uma porta USB. Esse conector é 90º mas tem um "rebaixamento" e não achei para vender, tem jeito de mosca branca. Coloquei a foto e também o modelo do note. Você sabe onde encontrar isso?

 

7f2OlN.jpg

 

Valeu!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, domingos87 disse:

Sem a bateria ele liga normal??? Usando só a fonte, digo. Pois se não for o caso, pode ser conector ou a fonte mesmo.

 

Já da USB, bom, acho que teria que pegar outra sucata.

 

Sem bateria ele não dá sinal de vida. Acredito que dependa da bateria para ligar e iniciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2018 às 14:37, domingos87 disse:

@Gustavo Pinent Hum, não conheço HP, mas por exemplo Dell e Acer ligam sem bateria. Pode ter um problema mais grave aí na placa ou na linha de alimentação!

 

Me parece que a placa foi feita para não funcionar sem a bateria. Estou instalando um Windows 7 para ver como ele vai. Descobri que não é preciso virar, apenas dar uma torcida na base do notebook. Durante a instalação ele travou várias vezes e destravou com a torcidinha. O que me intriga é que a base e placa-mãe são novas, inclusive o monitor. Descartando isso, sobra a tampa da base que tem o touchpad e o teclado. Será que esses componentes podem travar-destravar a máquina? Dá algum trabalho mas dá para trocar, veremos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Pinent Se você tem um outro conjunto da base do teclado para testar, tira essa dúvida. Mas isso deveria ser da parte debaixo, especificamente da placa-mãe.

 

A não ser que o teclado esteja dando algum tipo de curto/ficando com as teclas pressionadas o tempo todo?? Isso pode parar inicialização sim.

 

Eu começaria testando deixando o notebook sem nada da parte de cima (base do teclado, touchpad etc.) e só ligando o botão de ligar.

 

Outra coisa que poderia ser é o próprio botão de ligar, comum de ser problemático também!

 

Que ruim esse negócio da bateria... Se ela estraga não dá para usar! Típica coisa para fazer o produto ficar descartável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei a tampa da base que vem com o touchpad, era a última peça remanescente... só que não. O problema continuou, então retirei o HDD porque embora esse seja "novo" tem um adaptador IDE para o conector da placa que é diferente - e essa peça é do antigo conjunto, eu não tenho outra. Eu fiz uma limpeza e apertei os contatos com a pinça mas não resolveu.

 

Para ter certeza, tirei o HDD fora e estou testando com um Lubuntu só no DVD, funciona perfeitamente! Então é essa pecinha maldita. Comprar outra é bastante caro, considerando a idade do note, e corre-se o risco de dar mau contato de novo. Alguma sugestão sobre como melhorar o contato?

 

Outra ideia é comprar um adaptador IDE SATA e colocar um HDD SATA que eu tenho sobrando. Eu teria que soldar o adaptador na placa, não é uma coisa muito prática, mas provavelmente iria melhorar um pouco o desemprenho do notebook. É de pensar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Pinent Nossa, ainda bem que você resolveu testar sem o HD então. Talvez não seja só mau contato e sim um possível curto nesse adaptador? Se você já limpou ele e não ficou bom, pode ser algum problema maior que mau contato.

 

Esse notebook é SATA ou IDE? Ou ele usa algo completamente nada a ver e aí tem que usar o tal adaptador?

 

Daria para usar aqueles trays de HD que substituem o drive de CD como uma alternativa.

 

Será que com outro HD a tal pecinha não funcione melhor?? Um SSD talvez, que é bem mais leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/11/2018 às 00:46, domingos87 disse:

@Gustavo Pinent Nossa, ainda bem que você resolveu testar sem o HD então. Talvez não seja só mau contato e sim um possível curto nesse adaptador? Se você já limpou ele e não ficou bom, pode ser algum problema maior que mau contato.

 

Esse notebook é SATA ou IDE? Ou ele usa algo completamente nada a ver e aí tem que usar o tal adaptador?

 

Daria para usar aqueles trays de HD que substituem o drive de CD como uma alternativa.

 

Será que com outro HD a tal pecinha não funcione melhor?? Um SSD talvez, que é bem mais leve.

 

O HD é IDE. Ele usa um adaptador para um conector 44 vias diferente que tem na placa. Eu notei que tem uma folga no conector, então embuchei com plástico de embalagem, esses transparentes e rígidos. Melhorou muito, o Windows iniciou certinho pelo HD, mas minutos depois começou a travar de novo. Dou uma torcidinha, ou aperto onde fica o HD e ele destrava... O problema também é que o Windows 7 em si trava muito porque é pesado para ele, trava até em notebook moderno, que dirá um dinossauro desses. 

 

Eventualmente eu vou conseguir fazer esse HD funcionar direitinho, e acho que trocar o adaptador (que custa mais caro que o HD) provavelmente não vai resolver. Acho que os plásticos ficam velhos e perdem a função, não dão a pressão para a firmeza necessária. Esse conector que está na placa foi uma péssima ideia da HP Compaq. Vou apenas melhorar a ponto de poder vender uma máquina decente, não passo encrencas adiante.

 

Tem agora a questão do Windows 7 vs Lubuntu 18, mas isso é assunto para outro tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...