Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer dual channel???


Posts recomendados

Bom dia reis tudo certo?

 

Preciso de uma ajuda, quero fazer um dual channel nesta placa mas não sei como fazer... preciso de umas orientações.

No momento tenho uma memoria ram de 8gb ddr4 2400hz.... eu teria que ter exatamente a mesma ou posso ter uma de 4GB mas o resto igual?

E caso de para fazer assim, essa placa vai fazer automaticamente isso ou faço manualmente e como? rss

 

Grato 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideia é que tenham pelo menos a mesma capacidade.. não sei se AMD implementa isso também, mas no processadores Intel você pode ter um Dual Channel assíncrona.... com memorias de tamanho diferente, no caso os 8GB seriam acessados em dual channel (4Gb de um pente + 4GB do outro pente de 8GB) e os outros 4GB do pente de 8GB seria acessado em single channel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sei que da hyper x faz isso automaticamente, outras marcas não saberia dizer, o mais importante para ter dual channel é que os pentes de memoria tenham a mesma frequência, se tiver um pente de 4gb e outro de 8gb, os dois deveriam ter 2400 mhz ou outras que sejam a mesma frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Israel Victorio Rocha Mach disse:

sei que da hyper x faz isso automaticamente, outras marcas não saberia dizer, o mais importante para ter dual channel é que os pentes de memoria tenham a mesma frequência, se tiver um pente de 4gb e outro de 8gb, os dois deveriam ter 2400 mhz ou outras que sejam a mesma frequência.

Dual channel independe de marca, e a frequência é o menor dos problemas (memorias de frequências diferentes vão funcionar na velocidade da menor). O maior fator de incompatibilidade são as latências.. por isso se recomenda que sejam iguais... embora em minha experiencia é muito raro o problema de incompatibilidade.. mas acontece..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Maikon Cruz disse:

Então o mais recomendado é pegar uma outra memoria igual para não ocorrer problemas?...e essa placa-mãe vai fazer automaticamente???

 

Sim.. se tiver dois slots basta ter memorias nos dois... se tiver 4... se instala em slots alternados (normalmente tem cores diferentes para cada canal)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maikon Cruz Sim, o recomendado é ser um pente igual. Na prática, especialmente para os Intel, funciona quase qualquer combinação como o @bngomes bem mencionou.

 

É bom evitar latências diferentes na mesma frequência se quiser que funcione com eficiência total e para fugir de qualquer possibilidade que não funcione.

 

Empatando latência funciona garantido com qualquer combinação. AMD se não me engano não muda muita coisa nisso aí, só a chance de ter incompatibilidade é um pouco maior (se empatar latência aposto que igualmente aceita todo o resto de possíveis alternativas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...