Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de waterblock


sledgehammer

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, há algum tempo atrás decidi projetar e construir o meu próprio waterblock (e depois o watercooler completo).

Como o waterblock é a parte mais sensível do watercooler (se você fizer besteira pode ficar ruim ou até estragar seu processador), antes eu pensava em comprar um waterblock de qualidade reconhecida (Swiftech ou Danger Den). Mas como trazer iria custar mais de R$200 (quando o dólar nem estava tão alto), achei melhor fazer o meu, que além de divertido, se aprende (ou se põe em prática) muitas coisas.

Conversei bastante com o Braun já, mas a parte crítica ainda não fechei. A fixação do cooler. Não toda, pois o posicionamento dos 4 furos na motherboard se encontra na documentação técnica. O problema é a pressão a ser exercida. Esqueci agora o valor, mas também está na documentação da AMD. Pretendo usar molas para distruibuir bem a pressão (solução usada por quase todos os coolers/waterblocks que usam os 4 furos).

Ainda preciso procurar essas molas (aqui em SP devo encontra na rua Florêncio de Abreu) e depois testar para descobrir a constante elástica delas, e calcular quanto deve ser a compressão delas para que fique com as pressões recomendadas pela AMD (lembrem que pouca pressão vai ter mal contato e o processador irá esquentar ou até queimar, e muita pressão pode trincar o core, ou arrebentar a placa).

Esse tópico é só pra mostrar como andam as coisas e colher opiniões gerais. Quando terminar (falta pouco), irei disponibilizar os desenhos e possivelmente organizar possíveis compradores pra mandar fazer com menor custo. Antes irei fazer um para testes e avaliação dos resultados.

Radiador e bomba já tenho bons pretendentes. Reservatório vou procurar algo legal e de boa aparência (se possível até com vedação).

Bom, vou postar alguns desenhos e links com fotos de outros wb e o provável radiador usado (além da bomba).

O projeto é claramente inspirado no Maze 3 da Danger Den (é basicamente um Maze 3 usando espiral quadrada).

Fotos do Maze3:

http://www.sledgehammer.kit.net/wc/maze3.jpg

http://www.sledgehammer.kit.net/wc/maze3a_large.gif

Os desenhos do "nosso" waterblock:

http://www.sledgehammer.kit.net/wc/waterblock1.png

http://www.sledgehammer.kit.net/wc/waterblock2.png

http://www.sledgehammer.kit.net/wc/waterblock3.png

Esse último é só o esquema de furação (formando pinos entre os furos) que irei fazer para criar turbulência e aumentar a área na região que fica em cima do processador.

O resultado final dessa região irá ser próximo disso (só que aqui foi feito com fresa, o que complica um pouco):

http://www.sledgehammer.kit.net/wc/pinos.jpg

Levei em consideração que a massa de cobre não deveria ser inferior a 300g (estimei em 320-330g, numa conta rápida). A base tem 5 mm, mas na região acima do processador a distância é de apenas 2 mm nos furos. O volume de água nos dutos é de cerca de 17,5 ml de água (pequeno se comparado ao Swiftech, com 69 ml, mas um pouco maior que do Maze3, que tem por volta de 16 ml).

A massa com o acrílico e conexões deve ser inferior a 400g. É até leve portanto. Tem air-cooler com quase 900g.

Inclusive pensei até aumentar a base para ganhar um pouco mais de massa.  O que acham?

O radiador deverá ser este daqui (já usado pelo MadMax, mas sem essa ventoinha):  http://www.sledgehammer.kit.net/wc/radext.jpg

A área útil do radiador é 36x22cm. Grande mas nem tanto (só não dá pra usar dentro do gabinete). Vou procurar outras opções para quem quer montar dentro do gabinete (isso vai pesar no desempenho).

E bomba, as baratinhas da Sarlo-Better (650l/h): http://www.sledgehammer.kit.net/wc/better.jpg

Aqui tem um esquema da montagem como ficaria (sem os insulators, pois não precisa): http://quarq.ath.cx/compcooling_2.shtml

Opiniões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito, muito interessante esse projeto!

gostei muito mesmo, eu também estou afim de fazer um water pra mim, só q iria comprar aquele block da watercool...

mas pelo projeito e os detalhes q você falou sobre o block q tá contruindo são muito interessantes.

eu não tenho como acrecentar nada no seu projeto :0)... e nem precisa hehe.

Bom vou aguardar mais detalhes, e sobre organização de compradores pra diminuir os custo, pode contar comigo!

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por felipe.bizam@11 Fev. 2003,19:16

Muito bom sledge !

acho melhor não aumentar a massa não, alem de ficar caro, acho que começa a ficar pesado p/ a placa-mãe, tem gente que gosta de leva o micro por tudo quanto é lugar, intão não é bom tem algo muito pesado pendendo na placa-mãe.

Valeu !

De qualquer forma essa fixação nos 4 furos não é recomendada que se fique carregando o gabinete para lá e para cá.

Diferentemente da presilha, que é firme, essa fixação pode balançar se o block for muito pesado.

Até o Volcano 7 eu não acharia legar transportar no carro com ele fixo. Um tranco maior é capaz de ele levar tudo (um risco no core, que tal?).

Andei vendo o peso de vários waterblocks ( http://www.procooling.com/reviews....2_0.php ), a maioria pesa em torno de 250-300g. Então está bom, inclusive o que teve melhor desempenho tinha 350g (claro que não tem relação tão forte assim, mas pra quem é fã dos cooler Swiftech que só a base de cobre já pesa 500g, fora os pinos de alumínio, acho os outros muito leves :o).

Só a titulo de comparação, o Volcano 7 pesa cerca de 400 gramas também (eu li, ainda não pesei o meu). Já o Volcano 7+ pesa 460 gramas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hehe. Por isso que foi a escolhida previamente. Se não ficar boa não vai doer no bolso.

Eu estimei que o gasto será entre R$200 e R$250.

Comprei mangueira transparente de 3/8" (5 metros pra sobrar) e 4 conectores e 4 braçadeiras. Como estava fazendo umas compras de outra coisa pro trampo, o cara fez tudo por R$10, mas iria sair R$15 (e não precisa de 5 metros de mangueira, que custa R$1,30 o metro).

Já cotei o preço do bloco de cobre (uma pedaço barra chata de 80 x 57 x 16 mm) e sai R$11 e uns quebrados. O cobre eletrolítico C110.

O radiador o Mad disse que na cidade dele ele pagou R$40. Aqui em SP devo achar mais barato.

Como reservatório vou procurar uma dessas caixas de eletrônicos (não lembro o nome daquele plástico). Não é caro também. Talvez algum outro que seja completamente vedado.

Falta eu passar numa oficina e ver o custo da usinagem do bloco. Eu só conheço oficinas grandes. Estou procurando uma que aceite apenas um serviço.

Fica faltando o acrílico (com 4 furos passantes, 4 para prender no bloco, um anel o-ring e fixar os conectores).

O sistema de fixação na placa é pelos 4 furos na board (algumas placas não tem esses 4 furos, não pretendo fazer por encaixe no soquete).

Lá irão 4 parafusos M4 x 50, 8 anéis, 4 molas (tenho que definir quais) e 4 borboletas.

E as ventoinhas para colocar no radiador fica por conta de cada um. 4 ventoinhas de 8cm está mais do que bom e não faz tanto barulho.

Depois organizo um grupo para quem quiser comprar, pelo menos o bloco e a fixação.

Vai ficar só um pouco mais caro que um Volcano 7+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achou barato o cobre ein sledge, vai ficar bem legal, quanto ao radiador acho que vou procurar por aqui p/ ver se acho algum lugar que faça por encomenda, queria um p/ por bem em cima do bainete, tirava a tampa de cima e colocava ele parafusado no chassis. acho que ficaria legal, mas preciso ver se encontro algum lugar que faça isso e ver se o preço compensa !

bom se ficar pronto depois de abril eu também quero um, por enquanto to liso !falido ! ....  :(

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito interessante o projeco colega (como já lhe disse por e-mail) só não acho muito boa a opcao de usar os furos da placa-mãe, é complicado de se achar essas epcinhas (pelo menos aqui) e ajustar a pressao do parafuso no braco é arriscado..

Eu estou desenhando um projeto para usar os grampos do soquete..

O desenho interno do bloco está muito bem pensado..

só fique bem de olho no fresador e faca cotagens dos centros dos furos (posicao) e a medida da broca, assim ele provavelmente fara mais rápido hehe..

E como você pretende fechar ele?? o meu eu não fiz duto para a junta, eu deixei liso mesmo, eu vedei com silicone de aquario e tampei com acrílico transparente, ficou, na minha modesta opiniao, parecendo trabalho profissional eheh)

quero ver se posto fotos logo..

mas vai fundo que está no caminho certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Braun, a pressão exercida pelas molas eu vou controlar pela compressão delas. Eu irei medir com um paquimetro isso, e depois posso informar em números de voltas na borboleta após encostar na mola.

Não tem risco, só preciso encontrar as molas adequadas.

Eu prefiro usar um o-ring e parafusos. Mas se alguém quiser usar além disso silicone, melhor. Fica ao gosto do cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Braun@15 Fev. 2003,01:59

Poxa sledge, gostei bastante da ideia que você me deu sobre as presilhas, era o que  faltava no novo bloco, vou comecar a faze-lo ainda semana q vem já hehe..

e aí, conseguiu o pedaco de cobre lá??

Não deu pra ir comprar hoje. Segunda eu compro.

R$11 e uns quebrados. Depois conto. O maior custo será mesmo a produção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem colega, se você ainda segunda feira por produzir o bloco, uma dica que acho valiosa é se puder acompanhe todo o processo colega, não quanto ai, mas aqui isso foi necessario para que o bloco ficasse de acordo com as especidicacoes..

e quanto as cotagens, se o frezeiro usar uma freza efrramenteira, é muito bom indicar a posicaodo centro dos furos e abroca a ser usada, segundo o frezador daqui é mais rápido de trabalhar (vai entender)..

Mas espero que fique pronto logo o seu hehe para fazer-mos comparacoes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Braun@16 Fev. 2003,16:52

Bem colega, se você ainda segunda feira por produzir o bloco, uma dica que acho valiosa é se puder acompanhe todo o processo colega, não quanto ai, mas aqui isso foi necessario para que o bloco ficasse de acordo com as especidicacoes..

e quanto as cotagens, se o frezeiro usar uma freza efrramenteira, é muito bom indicar a posicaodo centro dos furos e abroca a ser usada, segundo o frezador daqui é mais rápido de trabalhar (vai entender)..

Mas espero que fique pronto logo o seu hehe para fazer-mos comparacoes..

Quanto a isso fique tranquilo.

Eu tenho um desenho com todos os centros. Acho que você lembra que falei que tinha cogitado em ver o preço que sairia para fazer em uma fresa CNC (o modelo anterior, com espiral circular). Então fiz o desenho e vou fazer a programação de movimentos e troca de ferramenta para o cara não fazer burrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Braun@17 Fev. 2003,00:28

Que ótimo colega, ah por curiosidade, você já viu quanto sai a hora da freza ai aonde você mora?? (não sei se cobram por hora de servico como aqui, mas imagino que não seja diferente).

Ainda não. Tá difícil encontrar um empresa que faça serviços pequenos. Tá certo que algumas nem perguntei porque fiquei com vergonha (empresa maior do que pensei).

Na terça vou tentar ver isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a brincadeira, mas essa é a desvantagem de morar em cidade grande ehehe (brincadeira)

Bem colega, nessas horas o q vale é o papo hehe, fala q você está idealizando um prototipo para 1000 desses e gostaria de ver um sendo fabricado ehehe, quem sabe fica de graca hehe..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Braun@18 Fev. 2003,01:15

Desculpa a brincadeira, mas essa é a desvantagem de morar em cidade grande ehehe (brincadeira)

Bem colega, nessas horas o q vale é o papo hehe, fala q você está idealizando um prototipo para 1000 desses e gostaria de ver um sendo fabricado ehehe, quem sabe fica de graca hehe..

Mas é o que vou fazer. Só que não vou dizer 1000. Vou dizer que tenho pretensão de fabricar pelo menos uns 100 desses (acho que umas 20 pessoas é capaz de ser verdade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, comprei hoje dois blocos de cobre C110, com dimensões de 57x80x16. Se soubesse que a barra era tão lisa, deixaria algumas medidas mais próximas (tinha uma com 76,2 de largura que já estaria pronta, nem precisaria usinar). O problema é que não pude ver o material, e sempre melhor pra mais do que pra menos. Talvez aumente diga pro cara que não precisa cortar as bordas tanto assim e deixe um pouco maior. A peça bruta pesa 650gramas  :o

Nas próximas já sei que o material é bom e não precisa ter que usinar. O cara cortou e uma hora depois ainda estava quente, tamanho a capacidade térmica de 1,3kg de cobre (2 peças).

Vou ver se amanhã passo em uma oficina.

Preço total: R$22,80 (o corte representa boa parte disso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa colega sledge, que ótimo.. com o cobre em maos fazer o bloco é só um passinho hhee

estamos no aguardo do seu projeto.. ah,s e tudo der certo, sexta feixa publicarei as fotos do meu ehhe

estou animado, até q enfim hehe

mas vamos nessa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...