Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de waterblock


sledgehammer

Posts recomendados

  • 3 semanas depois...

olá to começando a montar meu WC e queria saber qual a bomba mais indicada pra eu colocar, e também se o bloco moringa é bom tanto como comentado e qual seu valor? valeu até +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por MATS@03 Julho 2003,20:42

Aí, Sledge, beleza, cara?

Quando você terminar o projeto, vai informar aqui no Forum, né? :-BEER

Claro que vou. Mas por enquanto já tem gente que está pensando que vou terminar ele apenas no dia de São Nunca..... São Nunca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

to querendo faze o meu mas essas coisas de usinagens e tal aqui no japaum é difícil se fosse no brasil onde eutrampava tinha torno freza e tudo eu era até frezador de induzido ,mas voltando ao assunto tenho um cooler chamado kamakaze, ele dissipa bem o calor e a base e fundida com cobre e aluminio suponho as astes que sobem do dissipador são bem flexiveis coisa bem esquisita o fato é que deixa meu amd a uns 40 a 42 graus não sei se é bom ou ruim , bom eu estava pensando em fazer um unico furo atravessando o centro da base do dissipador e criar as saidas gostaria de saber se vocês acham um projeto legal, e se tem idéias a base não medi ainda mas deve ter de 6 a 8 mm acredito seira suficiente para a aguá resfriar ?

espero idéias creio q o mais difícil seja o radiador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Postado Originalmente por hanazono@25 Julho 2003,13:17

to querendo faze o meu mas essas coisas de usinagens e tal aqui no japaum é difícil se fosse no brasil onde eutrampava tinha torno freza e tudo eu era até frezador de induzido ,mas voltando ao assunto tenho um cooler chamado kamakaze, ele dissipa bem o calor e a base e fundida com cobre e aluminio suponho as astes que sobem do dissipador são bem flexiveis coisa bem esquisita o fato é que deixa meu amd a uns 40 a 42 graus não sei se é bom ou ruim , bom eu estava pensando em fazer um unico furo atravessando o centro da base do dissipador e criar as saidas gostaria de saber se vocês acham um projeto legal, e se tem idéias a base não medi ainda mas deve ter de 6 a 8 mm acredito seira suficiente para a aguá resfriar ?

espero idéias creio q o mais difícil seja o radiador

:-BEER  

Uma dica!!! tenta comprar uma barra de cobre, ou até mesmo de alumínio, com as medidas da base de seu dissipador e com uma altura de 1,5 cm, então faz 3 furos próximos do centro , ligue um com o outro com a mangueira, fazendo uma espiral, e ligua com o radiador e toda a parafernalha necessária (bombas, etc), fiz essa gravura agora, é uma ideia de como eu pretendo fazer o meu primeiro WaterCooler, mas na verdade eu predento fazer ele com uma barra de cobre maior e com vários furos ao invés de 3, mas pra começar tá ótimo!

eu acho que se for aproveidada a refrigeração normal de um bom cooler, apenas a passagem de um pouco de água pelos furos já bai dar conta do negócio, afinal o cooler está lá e o radiador pode muito bem ser feido com o mesmo sistema!, uma barra de alumínio ou cobre e um cooler (c/ dissipador).

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.marcelokeller.hpg.com.br/imagem.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

sai barato e é fácil de fazer!     :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Como sugestão aos moderadores, acho que já está na hora de abrir um tópico fixo a respeito de watercooler, o que vocês. acham?

Mainchip, a primeira definição é se a bomba vai funcionar "inline", nesse caso estão recomendando as bombas Better 2000, Maxijet 1200, Eheim 1048 ou 1250, Via Aqua e MagDrive. A minha Atman foi uma furada, apesar do alto fluxo e bom torque, ela não trabalha seca e gera bastante caloria na água, haja radiador... Ah! O Moringa é um bom block e está na faixa de R$ 130,00, o único senão, na minha opinião, está na utilização dos tubos de 3/8, prefiro os de 1/2 polegada.

Mkeller, acho que esse teu block vai dar dor de cabeça e pouco resultado. Só para vedar os "buracos" você. terá um problema imenso. Os blocks mais eficientes seguem um conceito semelhante ao projeto do Sledgehammer, interface térmica fina (superfície de contato com o die do processador), grande área de contato entre a água e a interface térmica (repare que as paredes dos canais são bem estreitas) e finalmente, a geração de turbulência no interior do block.

Sledgehammer me corrija por favor se eu estiver errado ok!

Desculpem o post longo.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 5 semanas depois...

Ai sledge, como c ta cara?

também sou de sampa, estava vendo esse seu projeto e não entendo muito, foi o primeiro contato com water cooler que eu tive, antes só sabia que existia...

queira saber em que parte você ta, se já fez a usinagem e tal...

bom, não sei se pode ajudar, mais meu pai trabalha em uma empresa especializada em estampagem em chapas de ferro, mais tem uma area bem completa, inclusive contato com puncionadeiras, prensas... por isso queria saber qual seria a forma mais eficiente de se fazer isso, que não saisse caro, sem se contar com mão de obra, pois pra coisa pequena eu arranjo que façam... me fala de que maquinas são necessarias, e agente ve o que pode fazer...

a fábrica fica em Varzea paulista, e entre outras coisas, fabrica ferramentas pra corte de metais...

enfim, tem uma parte bem completa, e se não tiver o que você precisa, acho que consigo arranjar alguem que faça pra gente, sem cobrar muito caro... da uma especificação boa do que é necessario e eu vejo o que posso fazer...

de repente da até pra achar uma solução para a construção de muitos de uma vez só...

eu sei que meu post ta meio atrasado, e talvez você já tenha até mesmo terminado o seu, mais se precisar de alguma coisa, é so dar um toque...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, dei uma olhada, perguntei... e acho que se o povo estiver disponivel posso ajudar muito...

a parte de fresagem vai sair muito fácil pra gente, pois tenho disponibilidade de fresadoras, inclusive cnc, só não sei se arranjo mão de obra, mais em ultimo caso agente acha alguem que saiba mexer... e outra, por ter cnc, nem dá muito trabalho, programa uma vez e deixa rodando todas...

o chato é que precisa de alguem que entenda do projeto, pra ficar de olho né?

bom, nisso agente pode ver, pelo menos para acompanhar o protótipo né?

talvez agente passa pra alguem mais de perto, ou alguem vai lá pra acompanhar... isso agente ve depois, só quero saber se o povo ainda tem interesse nisso, pois sem a usinagem vai sair bem mais barato, creio que bem mais barato que o volcano 7+...

abração, e qualquer coisa, mandem uma mp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado Originalmente por Wladyslaw@18 jan 2004, 04:01

Bom, dei uma olhada, perguntei... e acho que se o povo estiver disponivel posso ajudar muito...

a parte de fresagem vai sair muito fácil pra gente, pois tenho disponibilidade de fresadoras, inclusive cnc, só não sei se arranjo mão de obra, mais em ultimo caso agente acha alguem que saiba mexer... e outra, por ter cnc, nem dá muito trabalho, programa uma vez e deixa rodando todas...

o chato é que precisa de alguem que entenda do projeto, pra ficar de olho né?

bom, nisso agente pode ver, pelo menos para acompanhar o protótipo né?

talvez agente passa pra alguem mais de perto, ou alguem vai lá pra acompanhar... isso agente ve depois, só quero saber se o povo ainda tem interesse nisso, pois sem a usinagem vai sair bem mais barato, creio que bem mais barato que o volcano 7+...

abração, e qualquer coisa, mandem uma mp

Opa, já conversei com você em MP e te incentivei a pegar esses desenhos e tentar fazer um protótipo desse mesmo ou tentar melhorar-lo (posso ajudar) e até pensar em produzir.

Se você fizer um preço justo, com certeza irá vender bem. Acho que ninguém se importa de pagar um preço justo. O problema é que aqui no Brasil todo mundo quer ganhar uma bolada de uma vez (e cobram caro pra danar) e não trabalhar e ganhar pela quantidade.

Não tem nada de errado você lucrar com a produção dos blocos. Precisa ver se aparecem interessados pra poder fazer um preço bacana (já que quanto mais cópias, mais fácil fica produzir).

Há uns 10 anos atrás eu cheguei a fazer programação (coisa básica) de fresa CNC. Realmente é fácil. Só precisa entender um pouco de geometria e ler o manual para ter os comandos do equipamento, e ter experiência com máquinas operatrizes.

Agita ai.

Bem, o block sai mais barato, mas tem a bomba (no mínimo uma de 600l/h) e o radiador. Sai mais caro, mas no geral compensa (um dia os air-coolers irão ficar inviáveis mesmo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, vou ver se consigo, afinal de contas, nunca mexi em fresa, nem cnc nem normal... mais acho que posso pedir pros funcionarios de lá fazerem numa boa... você que já mexeu com isso, acha que se mostrar esse desenho pro cara, ele vai entender? ou vou ter que ficar explicando pra ele?

preço? hum, acho que preço de custo ta bom cara... tenho o intuito de fazer isso apenas como aprendizado... é bom pra testar como funciona melhor... afinal de contas, estou fazendo engenharia né? portanto pra mim, entender como isso funciona já é lucro...

bom, eu vou pegar esse seu desenho e ver se o cara intende ele junto com uma peça de cobre, vou ver se ele consegue fazer direitinho, dps posso postar uma foto de como ficou a produção dele...

aonde você acha que posso encontrar peças de cobre? e outra coisa, quais as medidas ideais para ela?

vou tentar fazer isso até semana q vem, dps postar as fotos...

porém sou bem leigo nisso, então dps que a peça estiver pronta, nem sei o que devo fazer com ela... mais dai posto aqui e agente ve o que faz...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caras, depois de ter lido sobre o projeto aí aprendi bastante sobre WCs nos ultimos 3 meses, e partindo da ideia de vocês estou bolando um projeto de um water block para processadores da AMD que sejam presos na placa-mãe não por parafusos na furação, mas no proprio soquete.

Tambem estou bolando um projeto de uma Water Box.

Eu tenho varios conhecidos que tem todo o maquinario preciso e conhecimento necessario. Se der certo vou postar aqui em breve.

O meu block sera com a cobertura de acrílico como a linha Maze da DangerDen e sera preso como eu disse pelo soquete da placa-mãe e não por parafusos porque não sao todas as placas-mãe q tem a furaçao.

A water box eu acho q sera mais fácil de fazer.

Desejem-me sorte.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

:-BEER:-BEER

SLEDGE PARABÉNS PELO SEU PROJETO, TÁ MUITO LEGAL DE ACOMPANHAR, EU ESTOU PROCURANDO UM LOCAL PARA COMPRAR UM BLOCO DE COBRE PARA ACOMPANHAR O PROJETO, TENHO UM AMIGO QUE TEM UMA RETIFICA DE MOTORES AUTOMOTIVOS, TENHO TOTAL ACESSO A FERRAMENTAS E MAQUINAS, SE EU PUDER AJUDAR EM ALGO ... INICIANDO, TE APRESENTANDO A ELE, OU APRESENTANDO O PROJETO E TENTANDO UMA PARCERIA ONDE FARIAMOS A USINAGEM TODA LÁ ... PODE CONTAR COMIGO, ADORO HARDWARE , E SEU PROJETO ESTÁ MUITO BOM, MAIS UMA VEZ PARABÉNS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa, logo eu vou atualizar os desenho que estão nesse tópico. Eu já alterei ele duas vezes. Eu tinha exagerado nas curvas e ficou complicado de ser fabricado. Agora está bem melhor e mais fácil de produzir. Amanhã eu atualizo.

Olha, quem quiser pode pegar os desenhos e fazer a sua versão, fabricar para os amigos, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha sledge..tenho uma pergunta e uma sugestão ... a sugestão eu diria q é precária!!...

Bom...vamos lá...

Uma bomba como essa q você esta utilizando...650l/hrs certo? você tem d usar mangueiras d 2/5" ???

Agora a sugestão...Iremos supor você utilizando mangueiras d 2/5"... se você confiar na vedagem e na segurança geral do block você pode reduzir os diametros dos tubos "internos" do block... ~ .3" ...e arredondando os cantos dos mesmos... a água adquiriria uma pressão maior... consequentemente + velocidade e resfriamento...

Dependendo do sistema isso pode dar certo !!! ( Nesse caso...quanto menor ele for

maior a pressão !!! )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Cafs@04 mar 2004, 03:53

Olha sledge..tenho uma pergunta e uma sugestão ... a sugestão   eu diria q é precária!!...

Bom...vamos lá...

Uma bomba como essa q você  esta  utilizando...650l/hrs certo? você tem d usar  mangueiras d 2/5"  ???

Agora  a  sugestão...Iremos supor você utilizando mangueiras d 2/5"... se  você confiar na vedagem e na  segurança geral do block você pode reduzir os diametros dos tubos "internos" do block... ~ .3" ...e arredondando os cantos dos mesmos... a água adquiriria uma pressão maior... consequentemente + velocidade e resfriamento...

Dependendo do sistema  isso pode dar certo !!!  ( Nesse caso...quanto menor ele for

maior a pressão !!!  )

Bem, eu não estou usando nenhuma, pois eu nunca fiz esse block.

Pode-se usar mangueiras maiores do que 3/8" (1/2"por exemplo), isso diminui um pouco a restrição do sistema.

Reduzir os dutos você cria maior restrição a passagem da água, esse é o problema. Não que isso seja ruim, mas te força a usar uma bomba melhor.

A sugestão de bomba de 650l/h é só pra começar, montar e fazer os primeiros testes sem que a pessoa gaste muito dinheiro. O ideal é pelo menos uma bomba Better 2000.

A última versão dos desenhos (no CorelDraw) estão aqui: http://www.cleberlr.hpg.com.br/wb-mod2.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cafs@07 mar 2004, 01:57

Eu vi em algum lugar uma bomba 2000L/Hora ...

Por 100 reais ... acho q isso foi no casemod BR ..mais no fórum...

Enfim ...

Acredito q não seja asua intenção mesmo...

Se eu montar meu block vou tentar investir pouco ...

NOssa to achando muito cara essas bombas. Tem uma bomba de poço q eu acho q serve perfeitamente pra water cooler. É uma anauger q custa 58 reais e parece q é 2000 litros hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...