Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VisualG Cálculo da média, nota maior e menor, com nomes


Posts recomendados

Estou aprendendo a programar , porém não consigo fazer ainda uma programação referente ao iniciado , alguém poder mim ajudada por favor ou dica  de como fazer.

 

Escreva um algoritmo que leia 250 valores representando a média final dos alunos de Lógica de Programação e o nome do respectivo aluno, neste trimestre. Ao final o algoritmo deve imprimir o nome do aluno que teve a maior nota e o nome do aluno que teve a menor nota.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não me recordo a programação do visualG em si porque faz tempo que não uso, mas a logica q eu usaria seria:

variável da nota maior

variável nota inicia em 0

leia nomedoaluno

leia media

 

se a nota digitada for maior que a que esta na variável nota(anterior) for maior, então ela ocupa o lugar na variável, senão continua para o próximo aluno e "ignora" aquela nota.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Souza Alexandre disse:

Estou aprendendo a programar , porém não consigo fazer ainda uma programação referente ao iniciado , alguém poder mim ajudada por favor ou dica  de como fazer.

 

Escreva um algoritmo que leia 250 valores representando a média final dos alunos de Lógica de Programação e o nome do respectivo aluno, neste trimestre. Ao final o algoritmo deve imprimir o nome do aluno que teve a maior nota e o nome do aluno que teve a menor nota.

 

1#

SOBRE O PROGRAMA QUE VAI "INTERPRETAR O CÓDIGO DO ALGORITMO"

Sugiro utilizar o Visualg versão 3.6.0.5.

Exemplo de link para download:

https://baixe.net/download/4313/visualg/

 

 

 

2#

SOBRE A CRIAÇÃO DA ESTRUTURA BASE DO ALGORITMO
A primeira coisa é criar a base do esqueleto do algoritmo para o Visualg. Com o Visualg 3.6.0.5 já instalado e aberto, crie um novo documento. Vá em ARQUIVO/NOVO.

Algoritmo "semnome"
// Disciplina  :  [Linguagem e Lógica de Programação] 
// Professor   : Antonio Carlos Nicolodi 
// Descrição   : Aqui você descreve o que o programa faz! (função)
// Autor(a)    : Nome do(a) aluno(a)
// Data atual  : 08/11/2018
Var
// Seção de Declarações das variáveis 


Inicio
// Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc... 


Fimalgoritmo

 

Eu acho interessante colocar o enunciado do problema no próprio código. Mas isso é facultativo, ex.:

algoritmo "Média final de alunos"
// Disciplina  : XXXXXXXXXXX
// Professor   : XXXXXXXXXXX
// Autor(a)    : Souza Alexandre
// Data atual  : 08/11/2018
// Descrição   :

//Escreva um algoritmo que leia 250 valores representando a média final dos
//alunos de Lógica de Programação e o nome do respectivo aluno, neste trimestre.
//Ao final o algoritmo deve imprimir o nome do aluno que teve a maior nota e o
//nme do aluno que teve a menor nota.

var


inicio





fimAlgoritmo

A partir disso, vai implementando de acordo com o enunciado.
 


 

3#

SOBRE O DESENVOLVIMENTO EM SI
Pronto. Daí, analise e entenda o problema. Antes de começar a programar, é necessário ter em mente qual a proposta do "programa"... será basicamente uma "interpretação de texto". O quê é para ser feito? quais passos devo implementar no algoritmo para satisfazer o que foi pedido?

 

O enunciado meio que já dar um passo-a-passo... Resumidamente você precisará ler um monte de médias de alguma coisa, e um monte de nomes associados, respectivamente, para cada uma dessas médias. Vai identificar qual a maior média dentre as que foram informadas, e após exibe essa maior média e o respectivo nome relacionado a mesma a ela.

 

Tem pelos menos duas formas tradicionais para implementar:

  1. ler a média e o nome do aluno. Se essa média for a maior, armazena essa média em uma variável separada e também o nome em outra variável separada. Ao final, essas duas variáveis separadas vão está com os dados que você quer. Só exibi-los
  2. ler todos as médias, e todos os nomes, armazenando-os em vetores. Após, analisa as posições do vetor de média  uma a uma para encontrar o maior valor. A medida que vai encontrando, vai atualizando as variáveis separadas que contém os dados da "maior média". No final exibe os dados.

 

Ou seja, para o primeiro, a medida que vai lendo os dados, já vai analisando e encontrando os dados do maior. No segundo, primeiro ler todos os dados do aluno, após analisa estes dados que foram lidos. O resultado final será o mesmo. Fazer de uma forma ou outro depende, por exemplo, do que está estudando momento... se já estudou vetores, muito provavelmente deveria ser feito com eles... se não estuou, não tem porque usar algo que ainda não foi proposto.

 

 

MINHA SUGESTÃO INICIAL

Implemente um programa mais simples. Algo como:

Leia 5 médias e ao final exiba a maior valor dentre eles.

 

Posta o código completo aqui,  e a partir dele damos continuidade posteriomente. 

 

 

***

 

Qualquer dúvida sobre algo que comentei e/ou sobre o algo do problema é só postar.

 

 

No aguardo.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Henrique Ariel AG disse:

Eu não me recordo a programação do visualG em si porque faz tempo que não uso, mas a logica q eu usaria seria:

variável da nota maior

variável nota inicia em 0

leia nomedoaluno

leia media

 

se a nota digitada for maior que a que esta na variável nota(anterior) for maior, então ela ocupa o lugar na variável, senão continua para o próximo aluno e "ignora" aquela nota.

 

 

mais obrigado assim mesmo ajudou ,bastante ,porém precisou apresenta um trabalho com este iniciado e programa ultiliza visualg, porém ainda precisou fazer algumas mudanças no algoritmo pois ainda esta dando muito erros..Mais quero agradece a todos que responderam minha pergunta

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta resposta que montei, o que acharam?

algoritmo "FCdH"
var
   nome :caracter
   nota1,nota2,media,quantidade :real
inicio
// algoritmo que calcula a quantidade de alunos
quantidade:= 0
enquanto nome <>"0" faca
   //informa os nomes do alunos
   escreva("digite o nome do aluno:")
   leia (nome)
   //pede as notas ao usuario e amrmazena nas variveis
   escreva ("digite a primeira nota:")
   leia(nota1)
   escreva("digite a segunda nota:")
   leia (nota2)
   //calcula a media entre as duas notas
   media <- (nota1 + nota2) / 2
   escreva("a media do aluno é:",media)
   //verifica a média informa se aluno foi aprovado ou reprovado
   se media>=6 entao
      escreva("o aluno foi aprovado:")
   senao
      escreva("o aluno foi  reprovado:")
      quantidade := quantidade +1
      escreva("quantidade de aluno:",quantidade)
   fimse
fimenquanto
fimalgoritmo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @Souza Alexandre.

 

Sobre:

46 minutos atrás, Souza Alexandre disse:

Esta resposta que montei, o que acharam?

 

Veja o enunciado:

1 hora atrás, Souza Alexandre disse:

Escreva um algoritmo que leia 250 valores representando a média final dos alunos de Lógica de Programação e o nome do respectivo aluno, neste trimestre. Ao final o algoritmo deve imprimir o nome do aluno que teve a maior nota e o nome do aluno que teve a menor nota.

 

O enunciado não fala algo sobre ser aprovado ou não. Ele quer apenas saber o nome do aluno que teve a maior nota, e o nome do aluno que teve a menor nota.

 

 

No aguardo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2018 às 20:23, Simon Viegas disse:

Olá @Souza Alexandre.

 

Sobre:

 

Veja o enunciado:

 

O enunciado não fala algo sobre ser aprovado ou não. Ele quer apenas saber o nome do aluno que teve a maior nota, e o nome do aluno que teve a menor nota.

 

 

No aguardo.

como você varia , pra fala verdade não estou conseguindo responde este enunciado , você montaria pra eu ver , onde esta meu erro, isso é claro ser você poder, ficou no aguardo e desde ja agradeço as dica , boa noite

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Souza Alexandre disse:

como você varia , pra fala verdade não estou conseguindo responde este enunciado , você montaria pra eu ver , onde esta meu erro, isso é claro ser você poder, ficou no aguardo e desde ja agradeço as dica , boa noite

 

Já comentei sobre no 3#. Dá uma lida lá...

 

RESUMINDO:
Esse código sugere que você entendeu o enunciado da forma errada... ou se entendeu, não está fazendo o que foi pedido :). Por exemplo... se eu pedir um cachorro quente com molho cheddar, o garçom não pode me entregar um hambúrguer com molho cheddar. Pode até ser mais gosto, mas eu quero um cachorro quente!. Da mesma forma que se foi lhe proposto uma implementação para resolver determinado enunciado, não se pode implementar algo que atende a outra coisa. O código pode está bom o que for, mas não é isso que o "cliente quer".

 

Desta forma, a sugestão ainda vale:

Em 08/11/2018 às 10:32, Simon Viegas disse:

Implemente um programa mais simples. Algo como:

Leia 5 médias e ao final exiba a maior valor dentre eles.

 

Posta o código completo aqui,  e a partir dele damos continuidade posteriormente.  

 

Por enquanto faça apenas esse programa. Se tiver dúvida sobre algo dele, é só perguntar.

 

 

No aguardo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...