Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver Biostar A320MH PRO


Hyuzumaki

Posts recomendados

Boa tarde galera! 

Entrei no site da fabricante pra poder baixar os drivers pra instalação limpa após o S.O, mas me deparei com alguns arquivos que não vejo com tanto costume assim.

https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=881#download

 

O que seria esses updates "AGESA Pinnacle"? (Cheguei a pesquisar rápido, bem por cima, vi algo sobre melhorias da CPU num fórum da Adrenaline)

 

E esse "Update CPU micro code"?

 

O kit Mobo+ Ryzen 7 1700. Ainda não montei, deve chegar na semana que vem. Outra questão. É necessário atualizar a BIOS mesmo se tudo estiver ok? 

 

Desde já agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Rangel Isso não é driver, isso é update de BIOS. O micro code seria o programa mais básico no computador depois do BIOS e é contido no BIOS, embora o sistema operacional possa carregar uma versão dele também caso considere necessário ou bom.

 

É como se fosse o driver do seu processador, mas não se chama assim, não se instala como driver (a não ser no Linux) e dessa forma aí você está baixando a BIOS da sua placa com esse "driver" e não baixando um programa do Windows que você instala e ele atualiza algo no gerenciador de dispositivos, entende?

 

Esse "driver", um pequeno programa, corrige bugs de baixo nível da sua CPU e também orienta ela com otimizações e até mesmo hoje em dia voltagens, comportamento dos recursos de economia, modo de lidar com as memórias etc.

 

Você instala isso colocando esse arquivo num pendrive, entrando na BIOS e na opção de atualizar ela você aponta para esse arquivo.

 

Não se deve fazer isso em dia que esteja suspeito de cair a luz e nem se deve desligar/reiniciar/resetar a máquina enquanto não aparecer mensagem falando para fazer isso e/ou que a atualização completou e teve sucesso.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Compreendo irmão. Então efetivamente falando, é bem relevante que eu instale-os, correto? Esses updates da BIOS e o Pinnacle.

 

É bom saber pois deixei esses por fora. Não cheguei a baixar. Somente os demais drivers. Vou ver se deixo baixado e chegando, faço esse update.

 

Outra questão, ainda sobre os links lá disponíveis em relação ao Chipset. Essa nomenclatura Bristol, Raven eu desconheço também:

 

Chipset

Sistema Operacional

Windows 7 x64/ 10 x64

17.40.2815.1010
(Bristol/Summit/Pinnacle CPU Only)

2018-07-18

235.52 MB

 

 

Chipset

Sistema Operacional

Windows 10 x64

18.10.20
(Raven CPU only)2018-07-18

199.44 MB

 

 

On-Board VGA

Sistema Operacional

Windows 7 x64/ 10 x64

23.20.808.2816
(Bristol CPU Only)2018-07-18

422.84 MB

 

 

On-Board VGA

Sistema Operacional

Windows 10 x64

24.20.11020.2
(Raven CPU only)2018-07-18

529.79 MB

 

Devo baixar algum, ou se referem a processadores APU? 

 

Sinceramente se soubesse que teria essa dificuldade com a Biostar, teria optado pela Asus 320, que já havia feito um setup com ela pro meu irmão e não vi nada disso na hora dos drivers  😪😪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Rangel Sim, pensava que fossem os drivers do chipset mas na verdade é das APUs com esses nomes. Provavelmente o driver de vídeo. Se você não usa vídeo integrado, nem é para usar esse driver mesmo.

 

A BIOS é sempre bom ter atualizada, mas não é obrigatório e tem que fazer com cuidado. Sempre é bom ler o que elas mexem e se tem alguém que reclamou de problemas com a versão mais atual.

 

Os do chipset mesmo é melhor baixar do site da AMD. Devem estar mais novos e lá você seleciona a sua CPU certinho, não correndo o risco de instalar o pacote para as APUs ou para algum chipset que não seja o seu.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As nomenclaturas se referem a:

 

  • Summit Ridge - são os processadores Ryzen de primeira geração, baseados na micro arquitetura Zen;
  • Bristol Ridge - referente às APU's que foram lançadas para o socket AM4, baseadas na micro arquitetura Excavator;
  • Raven Ridge - são as APU's que sucedem as Bristol Ridge, fruto da união das micro arquiteturas Zen e Vega;
  • Pinnacle Ridge - são os Ryzen de segunda geração, Zen +.

 

Summit Ridge é o codenome da linha de produto do seu Ryzen 1700.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, domingos87 disse:

@mattaus Isso! Além disso, todas essas questões são independentes de ser placa Asus ou de qualquer outro fabricante @Paulo Rangel

 

É então. Isso que achei engraçado até. 

Vi que está mais relacionado ao suporte da própria AMD né. Mas é que meu estranhamento foi por esses tantos updates em datas bem diferentes e essas nomenclaturas que não domino. Montei um micro pro meu irmão com o R3 2200G lá pro mês 5/6 e juro pra vcs, que vi o básico padrão dos drivers sabe. No máximo uma atualização de BIOS consequentemente para dar suporte às APUs Ryzen, que era o instalado. Mas sem essas nomenclaturas, que até então nunca tinha visto mesmo. Mas tá valendo, vivendo e aprendendo kkkk...

 

@mattaus Ja vou deixar baixado no esquema. obrigado galera 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Rangel É normal o fabricante deixar várias versões com datas diferentes da BIOS no site, a Asus também deixa por exemplo. É porque vez ou outra pode ser necessário ou interessante usar uma versão específica e não a mais atual apenas.

 

Dos drivers, a Biostar quis ser bem específica e talvez ficou um pouco confuso se não estiver acostumado. Geralmente deixam tudo mais bagunçado/sem os nomes. Ou deixam um pacote só para tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Fala galera! Chegou hoje as peças e montei o PC finalmente. Fiz a atualização da BIOS tranquilamente. Só me bate a dúvida sobre o que o @mattaus disse, que era baixar a última versão, que foi o que fiz. Mas lá contém um tal de "micro code". Devo subscrever por essa atualização lá na BIOS ou deixar como está? É algo diferente?

 

Outra dúvida repentina que tive. Em relação ao processador, o uso dele. Não sei se é porque tô saindo de um FX 4300 pra um R7, então não sei como se porta um Oito Núcleos. Mas instalando o GTA V por exemplo aqui, o instalador me parece muito demorado (apesar de enorme), vou ver o uso do processador está em 2/3%!

É normal tão pouco uso assim? Não poderia usar mais pra instalar mais rápido por exemplo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Paulo Rangel disse:

@domingos87 Fala galera! Chegou hoje as peças e montei o PC finalmente. Fiz a atualização da BIOS tranquilamente. Só me bate a dúvida sobre o que o @mattaus disse, que era baixar a última versão, que foi o que fiz. Mas lá contém um tal de "micro code". Devo subscrever por essa atualização lá na BIOS ou deixar como está? É algo diferente?

 

Isso apenas indica que naquela atualização, foi atualizado o CPU Microcode (o suporte a novas CPUs). Se atualizou para a mais recente, já inclui as melhorias, pois são cumulativas.

 

O segundo problema, verifique o uso de disco, pode ser que ele seja o gargalo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Rangel, o processador pode ser ultra rápido mas ele precisa aguardar que outros componentes terminem suas tarefas, é um sistema complexo afinal, o processador não é astro único na configuração. Como já mencionado acima, o disco é provavelmente o gargalo de desempenho ao instalar programas, coisa minoritária. Considere, no futuro e sem urgência, a aquisição de um SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ryzen 7 deve mesmo usar menos porcentagem para a instalação que um FX 4300, porém, além do possível gargalo no disco nesse momento de uma instalação, tem coisa que não evolui muito mesmo de uma geração para outra.

 

Coisas básicas como só transferência de arquivos, como nesse caso, são resolvidas por qualquer processador dos últimos 10 anos muito bem.

 

Ainda, o Ryzen pode nesse caso estar aproveitando para economizar energia. Os FX eram regulados/tinham arquitetura com menos importância nisso.

 

Numa tarefa realmente pesada que você teria uma bruta diferença de um para outro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera! Depois de continuar testando alguns jogos e programas tô vendo que o problema pode ser bem maior. 

Ao jogar o Need payback o jogo começou a dar umas travadas significantes até um ponto onde literalmente travou tudo (sendo que minha configuração é mais que o suficiente pra rodar liso, como vi em vídeos no YouTube com a mesma configuração rodando em ultra). Outro jogo (Assassins) mal entrou chegou no menu simplesmente o jogo fechou. O mesmo ocorre com programas leves e até mesmo o gerenciador de tarefas. 

Os drivers estão todos atualizados. Estou receoso de ser hardware. 

No gerenciador de tarefas, abrindo o jogo por exemplo o processador se mantém em 10, o disco em 30 e a memória em 30 também, e mesmo com essas margens o computador totalmente engasgado. Com receio comecei a pesquisar por Programas de teste de hardware, a começar pela memória RAM e já de cara, sequer termina o teste, congela no erro, o computador já reinicia.

Precisava fazer o máximo de testes possíveis pra poder acusar rápido o defeito e acionar a garantia do componente que for, se for.

O que vcs me aconselham?

WhatsApp Image 2018-11-16 at 00.37.19.jpeg

adicionado 29 minutos depois

Acabei de fazer outro teste na RAM, dessa vez com o próprio windows no reiniciar, e nada constou sobre erro de memória RAM. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça o teste com o Memtest 86, mas realmente você tem alguma anormalidade. Além disso, outros usuários relataram problemas com Kingston (embora fosse uma 3200 de lote com problema pelo que se descobriu) e um recentemente estava também com um Ryzen onde as memórias estavam com clock abaixo do padrão e o desempenho era muito ruim - ele está inclusive mandando o PC completo para a garantia.

 

O Memtest demora mas é bom e diz definitivamente se o problema é na sua memória. Se não for, deve ser placa-mãe (processador é MUITO raro, na verdade eu nunca vi um caso).

 

Teste também com o pente em outro slot e veja se o problema para. Ainda, rode o Intel Burn Test (funciona com os AMD) e nos mostre o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pse@domingos87 , no começo achei que era as atualizações de windows que sempre são chatinhas.. mas depois de tudo atualizado ainda persistir os gargalos...

 

Vou testar com esses programas que você citou, e já coloquei a memória no outro slot.

 

O Raid funcionou de boa, mas talvez seja relevante salientar, que toda vez que inicia ele aparece aquela tela de configuração (ctrl+R) e depois de um tempo, essa mesma tela some e segue pra carregar o sistema.

Outra coisa que me incomodou foi a porta USB 3.0 não estar funcionando corretamente. Toda hora que conecto algo "USB não reconhecido" e fica nesse loop de mensagens de não reconhecimento na tela. E procurei por tudo e não existe tal driver pra isso.

Será a placa-mãe defeituosa? Com esses indícios. Algum programa de teste para mobo existe?

 

adicionado 11 minutos depois

Teste do IntelBurn:

 

----------------------------
IntelBurnTest v2.54
Created by AgentGOD
----------------------------

Processor: AMD Ryzen 7 1700 Eight-Core Processor          
Clock Speed: 0,42 GHz
Active Physical Cores: 16
Total System Memory: 8143 MB

Stress Level: Maximum (5183 MB)
Testing started on 16/11/2018 10:21:23
Time (s)        Speed (GFlops)        Result
[10:24:46] 169.284    65.3463            3.313444e-002
[10:28:07] 169.261    65.3550            3.313444e-002
[10:31:28] 168.787    65.5387            3.313444e-002
[10:34:48] 168.697    65.5734            3.313444e-002
[10:38:09] 168.881    65.5021            3.313444e-002
[10:41:30] 168.757    65.5502            3.313444e-002
[10:44:50] 168.883    65.5013            3.313444e-002
[10:48:11] 168.783    65.5402            3.313444e-002
[10:51:32] 168.737    65.5579            3.313444e-002
[10:54:52] 168.850    65.5143            3.313444e-002
Testing ended on 16/11/2018 10:54:53
Test Result: Success.
----------------------------
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera. Rodei o MemTest86 no boot e o teste não acusou erro de memória...

 

Mas ao tentar refazer o teste com o Memtest inicializável do Windows o mesmo travou exatamente como da outra vez, quando a memória chega na leitura acima dos 6gb... muito estranho. Não cheguei a reparar pra ver o uso de RAM nos jogos, pra ver se ao consumir acima de 6GB que começa o travamento.. Se for isso o que poderia ser?

 

Como bem disse no início do tópico, havia montado um setup com ryzen 3 2200g para meu irmão com uma Asus modelo 320 também. Vou ver se consigo ir na casa dele e levar o computador pra fazer alguns testes em paralelo, com a memória (ele possui 2x 4 gb mesmo modelo, HyperX 2400Mhz) e placa-mãe dele. 

WhatsApp Image 2018-11-16 at 13.47.15 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 13.47.15.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Rangel, não afirmemos nada por enquanto. Pode ser uma configuração errada, o programa pode estar reportando o clock equivocadamente ou pode haver algum problema de temperatura, que causa drástica redução de desempenho.

 

Use este aplicativo para medir as temperaturas do sistema, sendo este o problema a resolução costuma ser simples.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bryan Sheldon Esse eu já tenho instalado no computador junto de outros pra monitorar.

Usei todos pra fazer uma bateria de testes pra mandar aqui pra vcs verem se está ok ou não:

 

1.png

2.png

3.png

asdasdas.png

asddasda.png

cachemem.png

cpuid.png

dfgdfsgdfgh.png

fdsaefrsedgtsdfse.png

stabilitytest.png

adicionado 2 minutos depois

Sobre a memória, onde circulei. É normal mesmo que estej disponível menos de 8gb?

adicionado 3 minutos depois

HWMonitor.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...