Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
João Victor AP

Overclock Limite DDR2 800mhz

Recommended Posts

Boa Noite Galera !

Participo do fórum a alguns meses e venho aprendendo bastante aqui !

 

Estou com projeto de criar um PC Gamer antigo, mais pra frente comprarei peças de última geração (pelo menos assim espero), esse projeto é mais para aprender, adquirir experiências com plataformas antigas (socket 775, ddr2)

 

Minha dúvida é a seguinte...

Minha Motherboard é uma MSI G31M3-L V2, que suporta pentes de memória RAM ddr2 até 800Mhz, o limite dela é esse. Estou usando dois pentes de memória Kingston ddr2 2Gb, que totalizam 4GB, eles tem 800mhz de frequência, ou seja, o limite dessa placa.

Maaaaaassss, entrando na BIOS, e indo em "ADJUST CPU RATIO" consigo subir o multiplicador do meu processador, aumentando o clock dele, junto vai subindo a frequência da memória RAM.

 

O multiplicador está em 200, e com isso meu processador fica no clock stock de 2.700Mhz (ou 2.7Ghz), e minha memória RAM em 800 Mhz.

Assim chego na conclusão que o multiplicador do processador é 13.5x, e o multiplicador da memória RAM é 4x.

Subindo o ajuste para 201, o processador vai para 2.713Mhz (ou 2.7Ghz), e minha RAM para 804 Mhz...

Subindo o ajuste para 208, o processador vai para 2.808Mhz(ou 2.8Ghz), e minha RAM para 832 Mhz...

Esses dados são diretos da tela do SETUP, não são dados fornecidos programas, nem do tipo nada, as frequências atuais foram verificadas na própria BIOS.

 

Aí vem a dúvida : MINHA placa-mãe TEM SUPORTE A RAM ATÉ 800MHZ, MAS COMO ESSE É UM PENTE DE 800MHZ, MAS COM OVERCLOCK, ELA CONSEGUE UTILIZAR OS 832MHZ ????

 

Isso me deixa louco, pois o pente É DE 800 MHZ, mas com overclock ! Aí vem a dúvida se ela faz uso dos 832Mhz 😅

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@João Victor AP Essa plataforma é antiga hoje, mas já é quase inteiramente comum ao que se usa hoje. Apenas mais lenta.

 

Você está subindo o FSB, o barramento, da sua placa-mãe. Em Intel que não é série K (Extreme nessa época aí), é o único jeito de fazer overclock pois eles são bloqueados de mexer no multiplicador do processador.

 

Isso aí funciona desde a antiguidade e até hoje. Mesmo em processadores desbloqueados.

 

Como você já percebeu, os multiplicadores se baseiam nessa frequência base para chegarem nos resultados finais de velocidade.

 

Detalhe: quando você faz isso, até suas portas USB são overclockadas. Não dá para ir muito longe portanto antes que comece a falhar coisas como seu controlador SATA (fazendo seus dados se corromperem ou seu HD não ser reconhecido) ou até sua placa de rede ou som. Mesmo uma placa ligada no PCI/PCI Express é afetada e pode ter problemas.

 

O ideal seria você mexer no multiplicador das suas memórias, aumentando apenas a frequência delas. Se 4x for o máximo, dando 800, aí só pelo FSB mesmo.

 

Você não foi claro sobre os pentes. Eles são 833 ou 800? Se forem 833, você pode sim chegar via FSB alterado nessa frequência e isso não seria overclock de memória, mas o resto do sistema estaria overclockado.

 

Se elas forem 800, você pode tentar chegar a 833. Seria bem possível atingir isso, dado que uns 5% acima do original sempre são algo que pode se esperar de conseguir de um componente!

  • Amei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, domingos87 disse:

@domingos87 Boa Noite !

Entendi sua explicação, valeu !

Meus pentes de memória são dois Kingston DDR2 2Gb de 800mhz, totalizando em 4Gb.

 

Quero te perguntar uma coisa, já aproveitando o tópico, sei que o assunto é meio diferente...

Pretendo comprar um Xeon L5420, para minha placa-mãe 775, para isso é necessário adicionar os Microcodes no arquivo de Bios, e depois atualizar a Bios... Mas encontrei um site para baixar os arquivos Bios Mod já modificados (http://genius239239.myweb.hinet.net/771/). Mas estou com certo receio de atualizar a Bios usando o arquivo do site ! Baixei a Bios Mod desse site, e baixei a Bios original no site da MSI para comparar, os arquivos são exatamente os mesmos, a diferença é que na Bios Mod tem os microcodes para o 771, vendo que os arquivos são iguais me deixou bem mais seguro, mas quero saber o que você acha sobre tal site ?????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@João Victor AP De nada! Olha, eu não conheço o site. Para mods de BIOS eu recomendo o fórum bios-mods em inglês. Lendo com muita atenção e procurando certo você encontraria o que procura, mas sempre é melhor fazer você mesmo se puder. Nesse caso, siga à risca as instruções na parte de editar e salvar o arquivo, pois um bit errado pode fazer a máquina não dar boot.

 

Eu usaria um Core 2 Quad de qualquer forma. Esses Xenons já foram usados para caramba em servidores (24 horas por dia a 100%).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Sim ! Essa é a desvantagem de adquirir um Xeon, mas já comprei.

Paguei apenas R$100, com Frete Grátis, em um Xeon L5420, 2.50Ghz e 12M de cache.

 

O Vendedor já criou pra mim a BIOS mod, com os microcodes dos processadores Xeon.

Agora é só aguardar o Xeon chegar.

 

Valeu pela atenção !

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@João Victor AP De nada! Bom, atencioso o vendedor e o negócio realmente é muito bom! Ainda assim eu compraria um Quad, mas vejo sua razão nesse caso. Eles devem ganhar alguma taxa de lixo/de reciclagem ao vender esses processadores, pois com frete isso aí é quase gratuito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×