Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Limite DDR2 800mhz


Posts recomendados

Boa Noite Galera !

Participo do fórum a alguns meses e venho aprendendo bastante aqui !

 

Estou com projeto de criar um PC Gamer antigo, mais pra frente comprarei peças de última geração (pelo menos assim espero), esse projeto é mais para aprender, adquirir experiências com plataformas antigas (socket 775, ddr2)

 

Minha dúvida é a seguinte...

Minha Motherboard é uma MSI G31M3-L V2, que suporta pentes de memória RAM ddr2 até 800Mhz, o limite dela é esse. Estou usando dois pentes de memória Kingston ddr2 2Gb, que totalizam 4GB, eles tem 800mhz de frequência, ou seja, o limite dessa placa.

Maaaaaassss, entrando na BIOS, e indo em "ADJUST CPU RATIO" consigo subir o multiplicador do meu processador, aumentando o clock dele, junto vai subindo a frequência da memória RAM.

 

O multiplicador está em 200, e com isso meu processador fica no clock stock de 2.700Mhz (ou 2.7Ghz), e minha memória RAM em 800 Mhz.

Assim chego na conclusão que o multiplicador do processador é 13.5x, e o multiplicador da memória RAM é 4x.

Subindo o ajuste para 201, o processador vai para 2.713Mhz (ou 2.7Ghz), e minha RAM para 804 Mhz...

Subindo o ajuste para 208, o processador vai para 2.808Mhz(ou 2.8Ghz), e minha RAM para 832 Mhz...

Esses dados são diretos da tela do SETUP, não são dados fornecidos programas, nem do tipo nada, as frequências atuais foram verificadas na própria BIOS.

 

Aí vem a dúvida : MINHA placa-mãe TEM SUPORTE A RAM ATÉ 800MHZ, MAS COMO ESSE É UM PENTE DE 800MHZ, MAS COM OVERCLOCK, ELA CONSEGUE UTILIZAR OS 832MHZ ????

 

Isso me deixa louco, pois o pente É DE 800 MHZ, mas com overclock ! Aí vem a dúvida se ela faz uso dos 832Mhz 😅

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor AP Essa plataforma é antiga hoje, mas já é quase inteiramente comum ao que se usa hoje. Apenas mais lenta.

 

Você está subindo o FSB, o barramento, da sua placa-mãe. Em Intel que não é série K (Extreme nessa época aí), é o único jeito de fazer overclock pois eles são bloqueados de mexer no multiplicador do processador.

 

Isso aí funciona desde a antiguidade e até hoje. Mesmo em processadores desbloqueados.

 

Como você já percebeu, os multiplicadores se baseiam nessa frequência base para chegarem nos resultados finais de velocidade.

 

Detalhe: quando você faz isso, até suas portas USB são overclockadas. Não dá para ir muito longe portanto antes que comece a falhar coisas como seu controlador SATA (fazendo seus dados se corromperem ou seu HD não ser reconhecido) ou até sua placa de rede ou som. Mesmo uma placa ligada no PCI/PCI Express é afetada e pode ter problemas.

 

O ideal seria você mexer no multiplicador das suas memórias, aumentando apenas a frequência delas. Se 4x for o máximo, dando 800, aí só pelo FSB mesmo.

 

Você não foi claro sobre os pentes. Eles são 833 ou 800? Se forem 833, você pode sim chegar via FSB alterado nessa frequência e isso não seria overclock de memória, mas o resto do sistema estaria overclockado.

 

Se elas forem 800, você pode tentar chegar a 833. Seria bem possível atingir isso, dado que uns 5% acima do original sempre são algo que pode se esperar de conseguir de um componente!

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, domingos87 disse:

@domingos87 Boa Noite !

Entendi sua explicação, valeu !

Meus pentes de memória são dois Kingston DDR2 2Gb de 800mhz, totalizando em 4Gb.

 

Quero te perguntar uma coisa, já aproveitando o tópico, sei que o assunto é meio diferente...

Pretendo comprar um Xeon L5420, para minha placa-mãe 775, para isso é necessário adicionar os Microcodes no arquivo de Bios, e depois atualizar a Bios... Mas encontrei um site para baixar os arquivos Bios Mod já modificados (http://genius239239.myweb.hinet.net/771/). Mas estou com certo receio de atualizar a Bios usando o arquivo do site ! Baixei a Bios Mod desse site, e baixei a Bios original no site da MSI para comparar, os arquivos são exatamente os mesmos, a diferença é que na Bios Mod tem os microcodes para o 771, vendo que os arquivos são iguais me deixou bem mais seguro, mas quero saber o que você acha sobre tal site ?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor AP De nada! Olha, eu não conheço o site. Para mods de BIOS eu recomendo o fórum bios-mods em inglês. Lendo com muita atenção e procurando certo você encontraria o que procura, mas sempre é melhor fazer você mesmo se puder. Nesse caso, siga à risca as instruções na parte de editar e salvar o arquivo, pois um bit errado pode fazer a máquina não dar boot.

 

Eu usaria um Core 2 Quad de qualquer forma. Esses Xenons já foram usados para caramba em servidores (24 horas por dia a 100%).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Sim ! Essa é a desvantagem de adquirir um Xeon, mas já comprei.

Paguei apenas R$100, com Frete Grátis, em um Xeon L5420, 2.50Ghz e 12M de cache.

 

O Vendedor já criou pra mim a BIOS mod, com os microcodes dos processadores Xeon.

Agora é só aguardar o Xeon chegar.

 

Valeu pela atenção !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor AP De nada! Bom, atencioso o vendedor e o negócio realmente é muito bom! Ainda assim eu compraria um Quad, mas vejo sua razão nesse caso. Eles devem ganhar alguma taxa de lixo/de reciclagem ao vender esses processadores, pois com frete isso aí é quase gratuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Venho aqui para reralatar minha experiência com o Xeon L5420.

 

Excelente processador, problema é que ele esquenta um pouquinho mais, mas nada absurdo.

Com o cooler Box Intel, meu Xeon chegou ao máximo nos 71°, com o PC apenas ligado, ele fica em torno de 60° ~ 63°.

Mas pretendo melhorar a refrigeração, colocando um cooler frontal, e um traseiro em meu gabinete, e colocar um CPU Cooler melhor, como um Coolermaster T2, ou TX3.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levou 6 dias para chegar, de Belo-Horizonte até Coromandel - MG.

R$100 com frete grátis + Sachê pasta térmica de Prata + Bios Mod para minha Motherboard.

 

Ganhei muuuuuuuito em desempenho. Virou outro PC. Ele abre programas mais pesados como o Photoshop CC 2017, Android Studio em poucos segundos.

Com o Pentium E5400 por exemplo... o Android Studio levava 1min e alguns segundos para carregar por completo, todas as bibliotecas e ferramentas. Com o Xeon, agora carrega tudo em 13 segundos ! Isso mesmo, é gritante a diferença. Valeu muito a pena.

 

Só atualizei a BIOS com os microcodes que o vendedor me enviou, desliguei o PC, montei o Xeon, liguei... e pronto ! A BIOS já reconheceu o Xeon, e o Windows 7 já detectou de cara os 4 núcleos do processador, não precisei mexer em nada.

Nem precisei cortar nada na placa-mãe e nem no processador, eles já vem cortados certinho, foi só encaixar.

 

Em questão de temperaturas, ele trabalha um pouco mais quente em relação a um Core 2 Quad, mas trabalha em temperaturas aceitáveis ! Eu uso apenas o cooler box Intel, irei adquirir um cooler frontal para eliminar o ar quente, e outro cooler traseiro para jogar ar frio dentro do gabinete, assim vai melhorar um pouco as temperaturas.

Chegou no máximo aos 71°~72°, mas vai muuuito tempo em arga total até ele atingir essa temperatura.

Veja essa imagem para ter nocão das temperaturas :

temperaturas_xeon.thumb.jpg.770c981bd47634393ae190ceab97f0ff.jpg

 

Ele não esquenta muito porque é um Xeon da versão L, que possui 50W de TDP.

Xeon's das linhas E e X esquentam bem mais, na linha E os processadores tem 80W de TDP, e na linha X eles possuem 120W de TDP.

Na linha L, o processador mais forte é o L5430, eu queria um desses, mas não tinha previsão de chegar, e outros vendedores pediam R$150 em um processador desses, sendo que paguei R$100 no meu L5420.

Eu queria no mínimo um E5450, mas infelizmente meu Cooler Box Intel usado anteriormente no Pentium não iria conseguir refrigerar o Xeon da linha E por ter 80W de TDP.

E na linha X não precisa nem pensar KKKK, tem que ter uma refrigeração top das top's para manter um processador desses em temperaturas aceitáveis, nem baixas não posso dizer, porque um processador Xeon da linha X trabalhando em baixas temperaturas é bem difícil de conseguir.

 

Um core 2 Quad Q9550 era o processador que eu iria comprar para minha placa-mãe 775, mas o problema é que um processador desse está na casa dos R$300, acho caro para uma parada que está bem antiga.

Então descobri esses processadores Xeon, e foi a grande solução, peguei logo esse L5420 por custar 3x menos, já vir com pasta térmica de prata, não precisarei quebrar cabeça modificando arquivo de Bios, não precisei cortar nada na placa-mãe nem no processador, e não tem um TDP muito alto.

Então pelo custo benefício hoje, eu acho que não vale a pena comprar mais Quad 2 Core, a não ser que encontre esses processadores por menos de R$200. Mas mesmo assim com R$100 você comprar um Xeon, e sobra mais uma grana prar comprar um bom cooler se quiser, e mesmo assim ainda sobra um troco, pois, um bom cooler box, como o Blizzard T2 está custando em torno de R$70 ~ R$80 já com frete grátis. E mesmo assim é se quiser, não é tããããão necessário um CPU cooler melhor, ainda dá pra usar o Cooler Box nos processadores Xeon da linha L.

E sobre o clock do Xeon L5420 ser 0,33 mais baixo que o Core 2 Quad, com um Overclock simples, eu levo o Xeon L5420 para 2,83Ghz, deixando igual ao Q9550.

E ainda tem a opção de comprar o L5430, que tem 2,66Ghz, mas é beeeeem difícil encontrá-lo custando R$100, eu mesmo encontrei, mas estava por um preço elevado, e quase não dá diferença do L5420 para o L5430.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante ver como os 2 cores extras e o cache enorme do Xenon fazem diferença mesmo num clock mais baixo!

 

Sua placa-mãe permite overclock?

 

De qualquer forma, para manter com cooler box sua escolha foi inteligente. E realmente o pessoal pede valores fora da realidade nos Intel usados no Brasil, infelizmente o valor de mercado deles é esse e acaba sendo aceito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 05/12/2018 às 01:44, Visitante disse:

Interessante ver como os 2 cores extras e o cache enorme do Xenon fazem diferença mesmo num clock mais baixo!

 

Sua placa-mãe permite overclock?

 

De qualquer forma, para manter com cooler box sua escolha foi inteligente. E realmente o pessoal pede valores fora da realidade nos Intel usados no Brasil, infelizmente o valor de mercado deles é esse e acaba sendo aceito...

Mesmo O Xeon L5420 com 2.5Ghz contra os 2.7Ghz do meu Pentium, o Xeon se sai superior por ser 4 núcleos contra apenas 2 núcleos do Pentium E5400, e pelo fato do Xeon ter muito mais memória Cache do que o Pentium.

 

Minha placa-mãe é bem limitada em questão de overclock, mas irei pegar outra mais pra frente, uma placa 775 que já seja ddr3.

Queria pular logo para um 1155, ou ir logo para o 1151, mas fica bem mais caro.

E encontrei placas Gigabyte 775 DDR3 por um preço bem bacana.

 

Sim, estudei bastante, procurei Processadores Xeon com o TDP baixo, para usar o cooler box.

Mesmo assim, daqui uns meses comprarei um CPU cooler melhor, e irei colocar um cooler na parte frontal do gabinete e outro na parte de trás para melhorar a refrigeração.

 

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...