Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer circuito de LEDs


Matheus Rosin

Posts recomendados

Boa tarde!

 

Sou zero à esquerda em eletrônica, e preciso da ajuda de vocês.

 

Preciso ligar 3 tipos diferentes de leds, que são:

  • 1W // 400mA // 2,0~2,8Vdc (dois tipos de led compartilham isso);
  • 1W // 350mA // 2,7~2,9Vdc

 

Vou usar 10 leds de cada tipo (totalizando 30) no meu projeto, e preciso saber como faço para entregar a tensão e corrente adequadas para cada tipo.

 

Suponha que eu tenha uma fonte 12V (corrente fica em aberto qual seria mais adequada), eu deveria usar uma plaquinha com resistores e coisas do tipo? qual exatamente? Sério, não sei nada rss.

 

Eu gostaria (se é que não estou falando bobagem) de que uma única fonte forneça energia para uma plaquinha, e essa plaquinha distribua três saídas diferentes de energia, uma para cada tipo de led (mesmo que dois tipos de led tenham a mesma configuração, como eu mostrei acima); e daí em cada uma dessas três saídas, eu queria ligar um grupo de led em série (ou seria melhor/mais adequado em paralelo??).

 

Não sei se fui claro porque não manjo nada, mas qualquer coisa eu explico melhor...

 

Por favor, me ajudem!! :))

 

EDIT: o ideal seria que os leds ficassem acessos por 5 ou 6 segundos, apagassem por 1 segundo, e repetissem esse esquema. Podem apagar e acender todos ao mesmo tempo, nada de especial aqui.

 

Obrigado e abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minimalisticamente (de nv) você pode usar uma fonte 12V duns 2A (baratin no m.l.) e ligar 4 leds em série

3 horas atrás, Ricardov disse:

existem na internet calculadoras de led

Ilustre amigo, ilustre... Ilustrando...

Alimente com o número de leds. Eu (eu) faria de 4 em 4

Estes leds devem esquentar um pouco. Dissipadores necessários.

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ricardov disse:

pra que vai usar isso?

Fazer uns testes... São uns leds com comprimento de onda bem específicos que, segundo estudos, servem para estimular alguns efeitos em seres vivos; quero testar hehe.

 

28 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Alimente com o número de leds. Eu (eu) faria de 4 em 4

Legal, mas fiquei com a seguinte dúvida: eu preciso de uma fonte 12v 2a para cada 4 leds, ou posso ligar cada conjunto de 4 leds na mesma fonte??

 

30 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Oshi, que da hora esse negocinho rss

 

31 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Estes leds devem esquentar um pouco. Dissipadores necessários.

Falou grego kk como seriam dissipadores? É tipo um cooler, aquele pedacinho de alumínio com um ventilador?

 

Muito obrigado aos dois por enquanto! Me ajuda aê :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Matheus Rosin disse:

Falou grego kk como seriam dissipadores? É tipo um cooler, aquele pedacinho de alumínio com um ventilador?

Exatamente. Mas para os Leds não precisa de ventilador, só o alumínio já basta.

Os leds devem ser colados ou parafusados no alumínio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Matheus Rosin disse:

pasta térmica e um pinguinho de outra cola, tipo cola quente

Sim pode dar certo. Cola quente na lateral e não entre o led e dissipador. Se ele for um pouco mais que pequeno, não deve aquecer a ponto de rederreter a cola. Um pinguinho de super cola - cola rápida - também dá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim pode dar certo. Cola quente na lateral e não entre o led e dissipador. Se ele for um pouco mais que pequeno, não deve aquecer a ponto de rederreter a cola. Um pinguinho de super cola - cola rápida - também dá certo.

Massa...

 

E a questão de os leds piscarem, muito complicado de fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Muuuito massa! Haha nem sabia que tinha esses negócios para calcular online hehe

 

6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Quer um cafezinho também? 😁

Haha desculpa man, sério, sou total zero à esquerda

 

E disso aqui:

18 horas atrás, Matheus Rosin disse:

Legal, mas fiquei com a seguinte dúvida: eu preciso de uma fonte 12v 2a para cada 4 leds, ou posso ligar cada conjunto de 4 leds na mesma fonte??

Acredito que possa ser na mesma fonte, mas melhor conferir rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Matheus Rosin disse:

Acredito que possa ser na mesma fonte, mas melhor conferir rs

Melhor mesmo kk. No seu caso máximo será 400mA cada conjunto de 4 leds. 30/4=7.5   ... 7.5 conjuntos *400mA= 3A. Portanto 1 fonte 12V 3A . eu acho kk.

Se eu fosse você faria arranjos de 4 leds em série total 28 leds=7 arranjos de 4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Melhor mesmo kk. No seu caso máximo será 400mA cada conjunto de 4 leds. 30/4=7.5   ... 7.5 conjuntos *400mA= 3A. Portanto 1 fonte 12V 3A . eu acho kk.

Se eu fosse você faria arranjos de 4 leds em série total 28 leds=7 arranjos de 4

 

Ola.

 

Vou deixar minha contribuição simplinha também :

 

Caso tenha calculado o consumo do circuito na faixa dos 3A então eu usaria uma fonte de 5A.  

 

Acontece que as fontes ( chaveadas ou mesmo de trafo ) tem sua vida útil abreviada se usadas perto da potência máxima, comparando grosseiramente a um carro cujo contagiros marca um teto de 7000 rpm e voce rodar quase o tempo todo com o pé no fundo, ali pelos 6 mil giros.

 

'_'

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pesquisando aqui para entender melhor, mais dúvidas kkk

 

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

easy. Faça com 555 astável + transistor TIPxx

 

Esse transistor TIPxx, tem vários né... pode ser mais espeífico qual seria? :P

 

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

47uF, 150K, 27K se aproximam bem do seu desejo

 

Esses dois resistores, de 150k e 27k, importa se são de 1/4w, 1/2w, 1w...?

E, além disso, procurei o capacitor 47uF no ML, e tem variações (450v, 500v, 16v)... isso importa ou qualquer um vai?

 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Portanto 1 fonte 12V 3A . eu acho kk.

 

Será que seria melhor usar uma fonte chaveada? daí posso regular para 12v e bem certinho para a corrente...

 

 

Agora vou a fundo tentar entender aquele esquema do gif que você mandou, provavelmente mais dúvidas virão kkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Matheus Rosin disse:

Esse transistor TIPxx, tem vários né... pode ser mais espeífico qual seria? :P

Pode ser o TIP41C (A ou B também serve) num bom dissipador.

2 horas atrás, Matheus Rosin disse:

Esses dois resistores, de 150k e 27k, importa se são de 1/4w, 1/2w, 1w...?

Pra esse caso não importa, pode escolher os de menor potência que é mais barato.

2 horas atrás, Matheus Rosin disse:

E, além disso, procurei o capacitor 47uF no ML, e tem variações (450v, 500v, 16v)... isso importa ou qualquer um vai?

Sim, importa. Sua fonte é de 12V, então os de 6 e 10V não servem.

Dê preferência aos de 16 ou 25V.

Os outros de 100, 200, ou 400V também servem mas são maiores e mais caros, são mais úteis em circuitos que manejam altas tensões.

2 horas atrás, Matheus Rosin disse:

Agora vou a fundo tentar entender aquele esquema do gif que você mandou, provavelmente mais dúvidas virão kkk

Eita! Acho que a @Isadora Ferraz confundiu, o circuito do gif apesar de não aparecer por inteiro é apenas um temporizador, não pisca. Apenas acende e apaga uma vez.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Mestre88 disse:

Eita! Acho que a @Isadora Ferraz confundiu, o circuito do gif apesar de não aparecer por inteiro é apenas um temporizador, não pisca. Apenas acende e apaga uma vez.

 

Então, eu dei uma olhada e achei meio diferente da imagem que outros sites dão, mas continuei vendo para conferir se não tinha entendido errado rss massa, vou continuar pesquisando, e obrigado pelas informações!

 

Logo posto minhas dúvidas kkk dando trabalho :P

 

adicionado 42 minutos depois

Uma dúvida que já me surgiu é a seguinte: parte dos meus leds precisa de 400mA, e outra, de 350mA. O NE555 entrega no output só até 200mA.

 

Eu entendi certo? Se sim, faz mal entregar menos corrente para o led do que o recomendado -- digo, pode estragar, ou brilhar menos??

 

Minha principal preocupação é operar os leds na recomendação para eles entregarem exatamente os comprimentos de onda que preciso, na mesma "quantidade"... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Mestre88 disse:

Eita! Acho que a @Isadora Ferraz confundiu, o circuito do gif apesar de não aparecer por inteiro é apenas um temporizador, não pisca. Apenas acende e apaga uma vez.

A ideia era mostrar os transistores. O 555 astável ficou implícito. Mas pela dúvida do amigo...

7 horas atrás, Matheus Rosin disse:

Uma dúvida que já me surgiu é a seguinte: parte dos meus leds precisa de 400mA, e outra, de 350mA. O NE555 entrega no output só até 200mA.

... penso que respostas implícitas (que forçam a pensar um pouco) não são muito suficientes. Então...

 

Amigo, sua inquietação faz todo o sentido... muito bem. Aqueles transistores fazem aumentar a capacidade de corrente exatamente como você precisa. E apesar de não conhecer seus leds (especiais?), não, não vai estragar com menor corrente só vai brilhar menos e provavelmente você nem vai notar a diferença. Acima duns 70% da máxima você nem nota o brilho adicional (a não ser seus leds).. Aliás menor corrente é super-recomendada pra fazer o led durar mais.

 

E já que o 555 entrou na parada, uma alternativa curiosa é fazer o controle de brilho por pwm com 555. (Sorry +1 solução implícita).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz  tenha paciência comigo hahaha

 

Massa, bom saber da questão da corrente menor para aumentar a durabilidade dos leds... 

 

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Aqueles transistores fazem aumentar a capacidade de corrente exatamente como você precisa

Isso aqui você diz daquele TIP que você tinha falado né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim amigo. Paciência é meu sobrenome. kk. Mas claro só com bem humorados = você.

 

Clique aqui e veja vários exemplos com led com transistor.

npn-switch-led.png

Ah sim só pra constar, o que ele faz é: com uma corrente pequena na base, ele controla uma baita corrente no coletor. Algo como você abrindo uma porteira pra boiada passar. você faz pouca força pra abrir a porteira mas as forças dos bois é cavalar.... é pode ser que tenha um equino no meio kk.

 

Mas não aumenta a corrente da fonte não ok? Se ela é de 3Amáx vai manter em 3Amáx.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...