Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar motor 220 corrente continua?


Posts recomendados

gostaria de ligar este motor  sem perder suas propiedades ,ele é do meu mini torno  que deu problema no circuito interno ,então eu queria uma maneira de ligar ele sem precisar daquele circuito interno vou continuar usando ele no meu torno , nem o mostrador de velocidade eu preciso , tambem não preciso inverter a rotação  ,talvez futuramente , eu so preciso ligar ele e controlar a veloxidade alguem sabe alguma maneira fácil de fazer isso?1807156885_WhatsAppImage2018-11-10at16_40_51.thumb.jpeg.beabfb37be091abe81e8280aff849ebb.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Minimalisticamente que tal um dimmer e uma ponte de diodos?

 é q não entendo muito de eletronica só um pouquinho   posso ligar a ponte de diodos direto no 220?  qual diodo usar ou tem pronta pra vender  de dentro do motor esta saindo 3 fios um verde amarelo um marron e o outro azul esse dimer sera q tem no mercado livre?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

 posso ligar a ponte de diodos direto no 220? 

Pode, mas assim vai funcionar numa velocidade só. 

2 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

qual diodo usar ou tem pronta pra vender  

Pode usar 4 diodos 1N5408. 

Também tem pronta pra vender. 

2 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

de dentro do motor esta saindo 3 fios um verde amarelo um marron e o outro azul 

O verde amarelo é terra, vai usar os outros dois pra ligar. 

Apenas invertendo a posição desses dois fios na ponte se tem a inversão de rotação. 

2 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

esse dimer sera q tem no mercado livre?

Tem sim. 

Também deve ter nas lojas grandes de material de construção. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Mestre88 disse:

Pode, mas assim vai funcionar numa velocidade só. 

Pode usar 4 diodos 1N5408. 

Também tem pronta pra vender. 

O verde amarelo é terra, vai usar os outros dois pra ligar. 

Apenas invertendo a posição desses dois fios na ponte se tem a inversão de rotação. 

Tem sim. 

Também deve ter nas lojas grandes de material de construção. 

 mas mesmo com o dimer vai funcionar em uma velocidade só ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Glaysonmestre2014 Bem, eu não entendo lá muita coisa, mas acho que se o diodo estragar nem passa corrente, bem, eu acho , se alguém puder confirmar isso. Uma vez eu tinha uma ponte retificadora na saída de um trafo que eu usava para carregar baterias automotivas, uma hora ela queimou e nem passou mais corrente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Glaysonmestre2014 disse:

se eu montar esse circuito  se algum diodo estragar e mandar corrente alternada para o motor sera que vai estragar o que posso fazer de proteção para isso ?

Os diodos não vão estragar a toa, afinal esses que eu passei suportam mais corrente que o motor consome.

E se acontecer algo de errado os diodos queimam e não funcionam mais, seu motor para. Em alguns casos os diodos até partem ao meio.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

o que posso fazer de proteção para isso ?

Um simples fusível duns 2 ... 5A . De fato é obrigatório.

você pode aproveitar os diodos de uma fonte de pc que quase todo mundo tem alguma de sucatinha em casa. você pode não ter mas creia-me: um ou + de seus amigos tem... ou teve

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

Um simples fusível duns 2 ... 5A . De fato é obrigatório.

você pode aproveitar os diodos de uma fonte de pc que quase todo mundo tem alguma de sucatinha em casa. você pode não ter mas creia-me: um ou + de seus amigos tem... ou teve

fonte eu tenho aqui eu tenho um resistor variavel de 50 k sera q da pra fazer o redutor de velocidade tambem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 minutos atrás, Glaysonmestre2014 disse:

fonte eu tenho aqui

suspeitei desde o princípio.

16 minutos atrás, Glaysonmestre2014 disse:

eu tenho um resistor variavel de 50 k sera q da pra fazer o redutor de velocidade tambem?

So ele não. Tem que ter um triac ou scr e um diac

03_09_02.gifp.ex.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei alguns diodos aqui sei q alguns deles eu tirei de fonte de pc a muito tempo   estou com duvidas ainda se boto eles na energia direta, eu não achei nenhum com a numeraçao citada pelo  Mestre88   (1N5408),    achei esses  Gi9444  ,PR3002     ,SK1708   ,SK4F1/06    ,PK MUR4600225  ,R2KN 6N  ,GI9508  ,PR1504, IN4004,, como se trata da energia de tomada eu fico com medo se fosse baixa tensão eu testaria os diodos sem medo 1418338224_WhatsAppImage2018-11-11at00_16_33.thumb.jpeg.7e0f531f9c517ec69a22658c30d8c5ca.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Glaysonmestre2014 disse:

achei esses  Gi9444  ,PR3002     ,SK1708   ,SK4F1/06    ,PK MUR4600225  ,R2KN 6N  ,GI9508  ,PR1504, IN4004

O 1N4004 pode descartar, é para 200V e 1A, não serve.

Os outros são comuns também (a maioria é diodo rápido, mas pode servir).

Coloque os números deles no Google e pesquise a corrente e tensão máxima deles.

Dê preferência para 4 diodos iguais para formar a ponte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...