Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7-3840QM é compatível com Notebook Acer Aspire E1-471-6_BR149 ?


Posts recomendados

Olá, eu tenho um notebook Acer Aspire E1-471-6_BR149 e ele possui um processador Intel Core i3-2328M e pretendo fazer upgrade do processador para o mais rápido possível, pesquisando eu encontrei esse i7-3840QM que parece ser o mais rápido possível pra essa placa-mãe, mas posso estar enganado pois não entendo tanto disso. Se caso esse processador não for compatível poderiam me indicar o melhor processador possível que seja compatível com esse notebook/placa-mãe?

Link Acer: https://www.acer.com/ac/en/US/content/support-product/4086?b=1&pn=NX.M23AL.012
Link Core i3: https://ark.intel.com/pt-br/products/70927/Intel-Core-i3-2328M-Processor-3M-Cache-2-20-GHz-
LInk Core i7: https://ark.intel.com/pt-br/products/70846/Intel-Core-i7-3840QM-Processor-8M-Cache-up-to-3-80-GHz-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:jump:

Seguinte, eu estou no mesmo caso que você, mas para fazer a troca em seu notebook você tem que ter algumas certezas em mão, A placa-mãe contem o mesmo socket do processador novo, o TDP do processador novo não pode ser diferente do antigo pois isso causaria um superaquecimento, como o seu é Acer deve existir um modelo especifico da placa-mãe, se você der uma pesquisada sobre sua placa-mãe e o i7 pode ser possível a troca, outra coisa muito importante é saber se o Chipset de sua mobo é compatível com esse i7, você pode conferir as informações todas no CPU-Z ou no Speccy, se tiver alguma duvida manda algumas prints da sua config aqui com o CPU-Z aberto nas abas CPU e MAINBOARD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Socket = FCPGA988 = OK
Chipset = HM77 = OK
TDP = 35 W vs 45 W = Problema aqui...


Esse Core i7-3840QM possui TDP de 45 W enquanto o Core i3 2328-M atual possui TDP de 35 W, essa diferença de 10 W que pode causar o superaquecimento pode ser evitada de alguma forma? Colocar pasta térmica de maior qualidade + cooler interno mais potente + cooler externo + alguma outra coisa?

Se nada disso acima for possível então pelo que vi aqui na lista de processadores da Intel o i7-3632QM seria o mais recomendado pois ele tem TDP de 35 W igual ao i3.

Informações:
 

    description: Notebook
    product: Aspire E1-471 (Type1Sku0)
    vendor: Acer
    version: V1.18
    serial: NXM23AL012237008AC7900
    width: 64 bits
    capabilities: smbios-2.7 dmi-2.7 vsyscall32
    configuration: chassis=notebook family=Type1Family sku=Type1Sku0 uuid=4BDCCCCF-488E-4CB5-A132-089E01134EBF
  *-core
       description: Motherboard
       product: EA40_HC
       vendor: Acer
       physical id: 0
       version: Type2 - Board Version
       serial: 2351G0QTMBSA006D5
       slot: Type2 - Board Chassis Location
     *-firmware
          description: BIOS
          vendor: Insyde Corp.
          physical id: 0
          version: V1.18
          date: 05/02/2012
          size: 128KiB
          capacity: 4032KiB
          capabilities: pci upgrade shadowing cdboot bootselect edd int13floppynec int13floppytoshiba int13floppy360 int13floppy1200 int13floppy720 int13floppy2880 int9keyboard int10video acpi usb biosbootspecification uefi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:aplausos:
Pelo visto apenas o TDP não bateu, ou seja não vale o risco(te garanto porque ja queimei mobo assim KKK), mas a solução alternativa que você achou do i7-3632QM é uma ótima, estou atras dele também para minha mobo, mas talvez não role. O upgrade que você ta fazendo vale a pena lembrar que não vai fazer nenhum milagre caso queira mexer com gráficos 3d (Jogos e e e etc) Pois a HD Graphics 4000 é fraquissima (roda alguns joguinhos por conta da CPU mas ainda continua fraca), mas em questão de processamento você vai ter um monstrinho quad-core com 8 Threads. Agora basta você ver se sua placa-mãe não vai simplesmente rejeitar ela por conta de drivers, mas pelo visto ta tudo tranquilo geralmente tem drivers, pois marcas como (Acer, Dell, Asus) tem uma ótima qualidade quando a questão é drivers e suporte! Então boa sorte com seu UP ai mano, caso der tudo certo volte aqui e me da um toque!   

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho bastante medo disso de superaquecimento kkkkk não vou correr o risco a não ser tenha alguma forma de contornar isso, eu mandei a pergunta para um amigo meu que trabalha há anos com notebook pra ver o que ele me diz, mas é quase certo que eu pegue o outro i7 um pouco inferior com TDP de 35 W por segurança mesmo, pra não ter risco e também vou entrar em contato com a Acer pra ver se consigo alguma informação com eles embora ache difícil, mas não custa nada kkkkkk.

No meu caso eu não uso para jogos a não ser emuladores, mas isso é de boa até o i3 atual dá conta inclusive de rodar jogo de PS2 (alguns pequenos obviamente, nada pesadão) e não vou trabalhar com programas de edição de imagem/vídeo, então tô de boa em relação a isso.

Além desse processador eu vou por também um SSD pra melhorar mais ainda 🤩 Quando realizar as compras e instalações dos componentes eu posto aqui o resultado, obrigado pelas respostas e a ajuda amigo, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Humberto Castelo Branco disse:

Eu tenho bastante medo disso de superaquecimento kkkkk não vou correr o risco a não ser tenha alguma forma de contornar isso, eu mandei a pergunta para um amigo meu que trabalha há anos com notebook pra ver o que ele me diz, mas é quase certo que eu pegue o outro i7 um pouco inferior com TDP de 35 W por segurança mesmo, pra não ter risco e também vou entrar em contato com a Acer pra ver se consigo alguma informação com eles embora ache difícil, mas não custa nada kkkkkk.

No meu caso eu não uso para jogos a não ser emuladores, mas isso é de boa até o i3 atual dá conta inclusive de rodar jogo de PS2 (alguns pequenos obviamente, nada pesadão) e não vou trabalhar com programas de edição de imagem/vídeo, então tô de boa em relação a isso.

Além desse processador eu vou por também um SSD pra melhorar mais ainda 🤩 Quando realizar as compras e instalações dos componentes eu posto aqui o resultado, obrigado pelas respostas e a ajuda amigo, valeu.

Boooa! Haha, espero que seu amigo não te considere colocar algo com TDP maior que suportado pela placa haha, mas fica minha dica pra você espero que tenha um desempenho fantastico pelo i7, pois é um processador de geração antiga que da pau em muito "pentium" da vida de 8° geração haha, em caso dos jogos se você quiser da uma arriscadinha as vezes kk , ele foi bem no GTA V em 720p no grafico normal, rodando com a taxa de Fps de um PS3 e Xbox, quer mais? Kkkkk, com o SSD então vai voar, qualquer duvida tamo ai!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Humberto Castelo Branco Melhorar o cooler original seria uma opção, mas isso é difícil visto que não é padrão. Teria que achar um cooler compatível de um Acer que saiu com processadores mais quentes.

 

E ainda assim a placa-mãe pode não aguentar pois os VRMs podem ser dimensionados para os modelos mais econômicos. Teria que comparar com a placa de um modelo parecido que saiu com modelos mais gastões também.

 

E a primeira coisa a ver é se sua placa-mãe usa soquete ou é processador soldado na placa. Se for soldado, provavelmente não vale a pena e você terá muita dificuldade em achar um processador assim sendo vendido aqui no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 O processador atual não é soldado na placa-mãe, ainda bem 🤣, inclusive já peguei ele na minha mão, a princípio eu irei comprar o i7 mais fraco que possui 35 W, eu fui procurar em fontes oficiais da Acer e achei que esse i7 é o mais potente que pode ser instalado de forma segura por causa do TDP, também vi que é possível colocar o de 45 W, mas em conjunto eu precisaria do cooler apropriado que vem junto do processador de 45 W, aí eu teria que fazer 2 compras e entraria nessa questão dos VRMs que você citou que poderia não ser compatível. Obrigado pela resposta e ajuda 😎

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Fernando VI Deu certo sim, eu utilizei o i7-3632QM e instalei o SSD 860 EVO de 500 GB da Samsung, ficou rápido demais com essas melhorias, o que achei mais legal desse i7 em relação ao i3 é que mesmo sendo mais rápido ele esquentava menos e quando ele subia a temperatura ela baixava bem mais rápido também, comprei esse notebook em novembro de 2012 e tenho ele até hoje, esse notebook durou/está durando muito e olha que sou heavy user e uso o notebook mais de 12 horas por dia e ele fica 24 horas por dia ligado seja ativo ou em descanso, usei dessa forma durante 6 anos, o único problema que deu nele nesse tempo todo foi no teclado que troquei e na dobradiça da tela que tá meio quebrado até hoje, mas isso nunca atrapalhou em nada, visualmente falando a placa-mãe parece zero e bem conservada, preciso inclusive abrir e dar uma limpada pra não ficar parado 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...