Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlador Solar Fangpusun 50A MPPT 12/24 V


PPBRVIDA

Posts recomendados

Olá a todos!  Mais uma vez, venho a vocês que tem sido um divisor de água para o meu conhecimento!

 

        Bem, antes de explanar a minha dúvida, vou falar sobre o meu sistema atual!

Tenho duas placas de 325w (canadian) conectados na Controladora de Carga 45A 12V/24V PWM EP Solar - VS4524AU SKU (infelizmente só suportam duas placas), tenho um inversor da marca: Um Mais 24/127v, 1000w, em um banco de bateria (3 bat de 80a cada), cujo sistema é em 24v.

        Chegou o momento de evoluir o sistema, tive que comprar uma controladora (Controlador Solar Fangpusun 50A MPPT 12/24 V, suporta 100v / e 50a ), indicada pelo colega deste fórum, na minha última postagem. No site do Panda Solar, diz que o device suporta 1400w, no sistema de 24v. Comprei também mais uma placa solar do mesmo modelo que possuo, neste caso, serão três placas em paralelo 3x325= 975w. Pretendo comprar mais uma placa solar(update gradativo - pouco money), que nesse caso, ficaria 4x325=1300w. Até aqui tudo bem, como moro em uma região com pouco sol (fraco), mais no verão agora vai bombar. A controladora de 1400w - 1300w (placa solar) = 100w, sobrando 100w da controladora. A Pergunta é: Tem algum problema em adicionar mais uma placa solar? Neste caso ela será ligada em série para ganhar na tensão e não na corrente. Ficaria assim: 4 placas em paralelo + 1 placa em série, que me fornecerá: 1300w e 77 volt. Essa ligação traria problema para a controladora?  Outra pergunta, qual é o limite que posso ter no banco de bateria (quantidade de Amperes e quantidade baterias). Desde já, agradeço pela atenção. Estou aberto em receber sugestões! Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. A controladora aceita qual tensão de entrada? Porque muitas delas não aceitam placas em série, apenas em paralelo.

 

2. Pensando na associação, apenas é possível colocar em série se as placas forem em numero par, teria que ter 6 placas ou seja 3 conjuntos de 2 placas em série para que o sistema passasse a trabalhar a tensão dobrada.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, PPBRVIDA disse:

Bom dia!

 

ela recebe a tensão 12v e 24v. e suporta até 100v. 

 

Já na tua observção 2, sobre a associação, estou totalmente por fora dessa lógica! Por isso, que vim pedir ajuda.

 

 

Se fossem todos os painéis iguais em serie, ficaria show de bola. 

 

Mas painéis em serie, sendo que um deles é de corrente e de tensão diferente, a potência final vai ficar limitada pelo painel de corrente menor. 

Já fica meio ruim.. 

 

Todos eles em paralelo, sendo que um deles tivesse corrente e tensão diferentes, nem sei o que aconteceria😁

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, PPBRVIDA disse:

Controladora de Carga 45A 12V/24V PWM EP Solar - VS4524AU SKU (infelizmente só suportam duas placas)

 

Opa.

 

De onde veio a informação de que esta controladora só suporta duas placas  do modelo que voce possui ??

 

(veja, teoricamente...)

 

Se cada painel fornece 37V  com corrente max de 9A  voce pode ligar em paralelo quantos painéis desejar até se aproximar do limite de CORRENTE que a controladora se dispõe a gerenciar. No caso a controladora é 45A  então quatro painéis de 9A dariam 36A com folga . 

 

Minha calculadora pode estar errada, sei lá ...

 

'_'

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo provavelmente sendo sistema pwm (ou memo o mppt) penso que sua controladora é inteligente o suficiente pra ignorar watts a+. Dá uma olhada no manual dela.

Penso também que um sistema em paralelo tende a ser mais interessante pois imagine que um painel seja ligeiramente diferente, seria algo como o 'elo fraco'. Também um mínimo de sombra - um arame de varal - nele pode 'romper este elo'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, PPBRVIDA disse:

No Site Minha casa solar, me forneceu essa informação, que a controladora de Carga 45A 12V/24V PWM EP Solar - VS4524AU SKU , já estaria trabalhando no máximo com as duas placas de 325w. O problema não está na capacidade de Amper, e sim em suportar o Watts. 

 

Ola, novamente !

 

Informação errada essa do site, desconheço o propósito de divulgarem algo incoerente.

 

Por partes ,  foi dito 'suportar o Watts' , então se traduzindo 'watts' como a relação entre corrente e tensão temos que ... cada painel fornece tensão nominal de 37V por 8,78A  = 325W , certo ?

 

Ligando 2 paineis em paralelo terá 37V por 17,7A  = 645W, certo ?

 

a controladora tem no manual ... Max PV open circuit = 50 Volts ( vamos considerar os 37V do painel, que independente de quantos sejam ligados em paralelo vai manter a tensão em 37V)  e ... Rated charge/discharge current = 45A . ( por precaução vamos considerar uma folga e limitar isso  em  40A  para ela gerenciar )

 

Usando a mesma formula , P= V * I ...   37V * 40A  = 1480 Watts

 

Esses 1480 Watts  entregues por 4 painéis estaria bem abaixo do máximo , que lhe informaram , vamos considerar como potência funcional,   já que a potência nominal  seria 50 * 45 = 2250W .

 

Mas ,,, os painéis não fornecem 10A cada, eles fornecem apenas 8,78A  então temos que  P = 37 * (8,78A de cada um dos 4 painéis )  fica 1299Watts.

 

...........

 

Quanto a sua intenção de ligar painéis com potencias diferentes é altamente 'não recomendado' , exceto nos casos onde consiga equalizar as somas  das malhas série/paralelo . Isso chega a ser um certo desafio devido as especificações dos painéis oriundos de fabricantes diferentes que não permitem calculos redondos de tensão e corrente .

 

Tipo assim, voce poderia ligar  em paralelo a um 325W algum outro par já em série com 2 paineis que espelhassem  a mesma relação de tensão e corrente do painel maior. Muito difícil de se conseguir tal combinação.

 

Alguns instaladores fazem 'adaptações' para tentar nivelar  a malha,  mas fuja desse tipo de oferta.

 

Abcs

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 12/11/2018 às 11:17, Tito Fisher disse:

 

Ola, novamente !

 

Informação errada essa do site, desconheço o propósito de divulgarem algo incoerente.

 

Por partes ,  foi dito 'suportar o Watts' , então se traduzindo 'watts' como a relação entre corrente e tensão temos que ... cada painel fornece tensão nominal de 37V por 8,78A  = 325W , certo ?

 

Ligando 2 paineis em paralelo terá 37V por 17,7A  = 645W, certo ?

 

a controladora tem no manual ... Max PV open circuit = 50 Volts ( vamos considerar os 37V do painel, que independente de quantos sejam ligados em paralelo vai manter a tensão em 37V)  e ... Rated charge/discharge current = 45A . ( por precaução vamos considerar uma folga e limitar isso  em  40A  para ela gerenciar )

 

Usando a mesma formula , P= V * I ...   37V * 40A  = 1480 Watts

 

Esses 1480 Watts  entregues por 4 painéis estaria bem abaixo do máximo , que lhe informaram , vamos considerar como potência funcional,   já que a potência nominal  seria 50 * 45 = 2250W .

 

Mas ,,, os painéis não fornecem 10A cada, eles fornecem apenas 8,78A  então temos que  P = 37 * (8,78A de cada um dos 4 painéis )  fica 1299Watts.

 

...........

 

Quanto a sua intenção de ligar painéis com potencias diferentes é altamente 'não recomendado' , exceto nos casos onde consiga equalizar as somas  das malhas série/paralelo . Isso chega a ser um certo desafio devido as especificações dos painéis oriundos de fabricantes diferentes que não permitem calculos redondos de tensão e corrente .

 

Tipo assim, voce poderia ligar  em paralelo a um 325W algum outro par já em série com 2 paineis que espelhassem  a mesma relação de tensão e corrente do painel maior. Muito difícil de se conseguir tal combinação.

 

Alguns instaladores fazem 'adaptações' para tentar nivelar  a malha,  mas fuja desse tipo de oferta.

 

Abcs

 

Gostei muito da explanação do Tito Fisher; será que poderia me ajudar também Tito?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...