Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como programar no Mikro C, para utilizar o oscilador interno do PIC 18F4550?


Posts recomendados

Bom dia,  escrevi um programa para o PIC 18F4550,  o  qual realiza uma contagem de 0 a 9 para um display de sete segmentos. Estou ligando na protoboard,  somente o pic,  o display e resistor no gnd,  e alimentando com  os 5v e gnd  de uma placa Arduino. Nos "fuses"  do Mikroc,  deixei o oscilador como "HS" pois pensava que esta seria a configuração para uso do oscilador interno do 4550,  mas ao ligar o circuito,  e observar que o display permaneceu apagado, constatei que não era esta a configuração correta. Gostaria de saber qual configuração eu utilizo,  mais adequada lá,  pois existem varias lá. Não estou utilizando na USB  no circuito,  apenas quero acionar o display.

1541941088554-533606423.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

de memória: tenho a impressão que este mc não tem osc interno. Se tivesse seria INTOSCIO ou algo do gênero.

High Speed = cristal>4Mhz. Dá uma olhadela no datasheet na seção oscilador. Se não tiver cristal, pode tentar algo como EXTRC ou algo do gênero... (de memória). Vai ter que colocar um R e um C nos pinos de cristal .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para alimentar o clock do sistema através de um oscilador interno, no PIC18F4550 há os registradores de 8 bits CONFIG1H (fuse bits FOSCn), definido em tempo de gravação, e OSCCON para controles em tempo de execução F5Rua4D.gif.

 

 

 

https://www.embarcados.com.br/pic18-e-seu-sistema-de-clock/

 

 

 

No site acima há explicações facilitadas e um exemplo em código usando INTOSCIO_EC que, diferente de HS, é uma configuração que aplica oscilador interno. 

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...