Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como regravar o microcontrolador da BIOS?


Posts recomendados

Essa e a terceira vez que venho publicar aqui sobre o mesmo problema. Entao, depois de muitas tentativas dessa vez deu *****. Minha placa-mãe e uma Asus P8H77-M.

 

Fazia muitos meses que minha placa-mãe estava dando um problema que, pelo que pude encontrar na internet, chamam de cold boot. O computador liga, todos os coolers giram, os LEDs acendem, mas ele nao da sinal de video algum (impedindo inclusive acesso a BIOS, ja que nem o Setup aparece), depois de alguns segundos ele reinicia e fica preso nesse loop ate do nada ligar como se nada tivesse acontecido. Era estranho que isso so acontecia se eu tentasse ligar o computador depois de desligar, se eu deixasse ele em hibernacao ou reiniciasse ele ligava SEMPRE. Da ultima vez que isso aconteceu depois de varios dias sem o computador ligar resolvi leva-lo ao meu trabalho (trabalho com manutencao justamente) onde eu sabia que haveriam outras pecas que eu pudesse usar para testar. Troquei todas as minhas pecas e nada resolvia o problema, a unica coisa que nao consegui trocar foi justamente a placa-mãe, ja que nao consegui encontrar outra placa-mãe com socket LGA 1155. Ja havia desistido, levei o computador de volta pra casa e no dia seguinte ele simplesmente ligou.

 

Entao, cansado de tudo isso resolvi dar solucionar isso definitivamente. Pesquisei na internet e encontrei uma publicacao no Adrenaline de um cara descrevendo um problema identico ao meu, com uma placa-mãe do mesmo socket. Ele disse que resolveu reflashando a BIOS. Tentei fazer a mesma coisa no meu, fui no site da Asus, baixei a BIOS, coloquei no pendrive, abri a BIOS, abri o utilitario de flash da BIOS e flashei a BIOS. Desde entao o computador continua com o mesmo problema, mas nunca mais saiu desse bootloop. Acredito que se trata de BIOS corrompida.

 

Localizei o microcontrolador da BIOS na placa-mãe, como o controlador nao e soldado, consegui remove-lo com a mao mesmo. Agora, como faco pra regravar a BIOS? Preciso comprar um microcontrolador novo (ja encontrei o modelo do controlador no Mercado Livre)? Preciso de algum software pra isso? Qual hardware uso pra regravar o controlador? Preciso de algum conhecimento especifico pra isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito provavelmente o seu problema era solda fria no chipset. O computador só permanece ligado após esquentar, correto? Reiniciar ok, ligar e desligar ok, mas se ficar meia hora ou mais desligado, frio, ele ficava nesta enrolação aí.

 

Se este for o caso você precisa fazer reballing ou ao menos reflow no chipset.

 

Quanto a regravar o BIOS, existem programadores específicos, ou você já compra o EEPROM já gravado no ML, ou faz um hotswap em placa-mãe compatível (liga a máquina, retira o chip, coloca o seu e regrava com comandos específicos para relevar a placa usada em questão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Phoenyx disse:

Muito provavelmente o seu problema era solda fria no chipset. O computador só permanece ligado após esquentar, correto? Reiniciar ok, ligar e desligar ok, mas se ficar meia hora ou mais desligado, frio, ele ficava nesta enrolação aí.

 

Se este for o caso você precisa fazer reballing ou ao menos reflow no chipset.

 

Quanto a regravar o BIOS, existem programadores específicos, ou você já compra o EEPROM já gravado no ML, ou faz um hotswap em placa-mãe compatível (liga a máquina, retira o chip, coloca o seu e regrava com comandos específicos para relevar a placa usada em questão).

Po, como vou encontrar isso ja gravado no mercado livre?

 

A proposito, nao acho que era problema de solda pra esquentar. Ate porque variava, as vezes ele ligava direto, as vezes ligava em minutos, as vezes demorava horas e ja aconteceu de eu deixar ele ligado durante uma semana e so depois da semana inteira ligava. E nao acontecia so quando esfriava. As vezes acontecia de eu desligar o computador (estou falando de clicar no botao de desligar do sistema mesmo) e imediatamente apos desligar eu aperto o botao pra ligar e acontece isso de novo. Agora se eu clico no botao de reiniciar do sistema ele sempre ligava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existem diversos vendedores que já mandam o EEPROM gravado por 10, 20 reais.

Não só o sistema influencia como tmb a temperatura ambiente. Em dias frios pode demorar ainda mais a ligar, em dias quentes será mais rápido.

 

De qualquer forma, porque tu não pega uma B75 e esquece isso? Porque se for mesmo reballing do chipset, e se você já testou todas as outras as variáveis excetuando-se placa-mãe, isso não vai morrer por menos de 100 reais, fora o BIOS. Mesmo que for algum mosfet em curto, algum capacitor, vai sair uma graninha pra consertar que eu não sei se compensa. No Aliexpress você encontra estas placas mãe por menos de 200 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Phoenyx disse:

Existem diversos vendedores que já mandam o EEPROM gravado por 10, 20 reais.

Não só o sistema influencia como tmb a temperatura ambiente. Em dias frios pode demorar ainda mais a ligar, em dias quentes será mais rápido.

 

De qualquer forma, porque tu não pega uma B75 e esquece isso? Porque se for mesmo reballing do chipset, e se você já testou todas as outras as variáveis excetuando-se placa-mãe, isso não vai morrer por menos de 100 reais, fora o BIOS. Mesmo que for algum mosfet em curto, algum capacitor, vai sair uma graninha pra consertar que eu não sei se compensa. No Aliexpress você encontra estas placas mãe por menos de 200 reais.

Tenho certeza que nao tem nenhum problema de capacitor, ja verifiquei isso. Nao pode ser chipset B75 porque esse chipset nao tem Sata 6Gbp/s, so Sata 3Gbp/s, e eu tenho SSD no meu PC. Alem disso preciso de 4 slots de RAM e nao tenho dinheiro pra comprar uma nova.

 

Mas como eu encontro o EEPROM especifico pro modelo da minha placa-mãe? Tipo, tem que ter gravado os binarios corretos, ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@loumier Tem sim, geralmente dependendo do fabricante 2 portas 6Gbps. Quanto a RAM, aí vai ter que pesquisar mais então. No Ali deve achar z/h77.

 

Tem que ver o modelo do seu EEPROM, mas numa pesquisa rápida achei isso:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-847226664-ci-memoria-flash-ad2610-regravada-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-815296689-memorias-regravo-bios-e-outros-tipos-_JM

 

Se você for em SP, Sta.Ifigênia, regrava na hora e economiza no chip. Aí na baixada deve ter algum local que faça isso tmb.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@loumier Tem sim, geralmente dependendo do fabricante 2 portas 6Gbps. Quanto a RAM, aí vai ter que pesquisar mais então. No Ali deve achar z/h77.

 

Tem que ver o modelo do seu EEPROM, mas numa pesquisa rápida achei isso:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-847226664-ci-memoria-flash-ad2610-regravada-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-815296689-memorias-regravo-bios-e-outros-tipos-_JM

Entao, mas eu nao compro no AliExpress porque preciso da placa pra ontem. Eu ja compro muitas coisas da China (minha ultima aquisicao foi um Xiaomi), mas so quando nao preciso com urgencia. Se nao fosse por isso eu ja teria comprado.

 

Nesse anuncio e so pedir que o vendedor ja manda o EEPROM gravado com a BIOS correta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Phoenyx disse:

@loumier Você direciona o modelo do EEPROM e o arquivo a ser gravado.

Entao, eu vi aqui que o modelo de EEPROM da minha placa-mãe e o winbond 25q64bvaig, mas ao final ele tem a numeracao 1304. Exatamente o que e essa numeracao no final? E qual arquivo eu tenho que mandar? O arquivo da BIOS que ta no site da Asus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso, redireciona o BIOS que você quer gravado e passa todo o modelo escrito no chip. Não sei exatamente o que é esta versão no final, pode indicar densidade?!  Passa tudo pro cara, se ele tiver gravadora compatível ele pega um chip igual e regrava, ou você manda seu chip pra ele.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Phoenyx cara, vim aqui te agradecer. Comprei um circuito integrado no Mercado Livre, chegou na segunda-feira, cheguei hoje de manhã em casa (passei o feriado fora de casa), apenas coloquei o circuito novo na placa e ligou de primeira. Tá ligado até agora.

 

Muito obrigado pelas dicas. Me salvou de gastar mais de 500 reais numa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...