Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas antigas - Qual modelo usar?


Posts recomendados

Olá

Tenho um PC antigo aqui que estou fazendo funcionar e tenho as duas placas:

XFX MD-A72P-7509 nForce 750a SLI com 4x 2GB Super Talent 800MHz DDR2

ASRock N68-VS3 FX nForce 630a com 1x 4GB DDR3 1333MHz

 

O processador é o AMD Phenom II x4 945

Placa video HD 6950 2GB

Windows 10

 

Eu particularmente acho o design da XFX muito mais bonita que o da ASRock...mas em questão de desempenho qual seria melhor?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desing não muda nada e inclusive bonitas eram as placas antigas mesmo, sem tanta pintura preta quanto usam hoje, em que era possível enxergar os componentes sem ter que iluminar com LED.

 

Teoricamente a XFX é coincidentemente com a sua preferência a melhor opção, pois as placas de entrada para Phenom e FX como essa ASRock não eram muito boas na parte elétrica e tinham chipsets bem antigos com recursos hoje não muito convenientes (eram só SATA II por exemplo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

Esta XFX não suporta AM3, então vai ter que ir com a N68 que não é lá muito boa tmb.

http://www.cpu-upgrade.com/mb-XFX/MDA72P7509.html

O Phenom II x4 945 funcionou normalmente na XFX.

 

O que reparei é que a XFX parece ter o HT maior da N68 5200 vs 2000 é isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certeza? Phenom II é AM3, esta XFX é muito antiga e só suporta AM2+ e DDR2, o que é outro empecilho.

https://www.nvidia.com/object/product_nforce_750a_sli_us.html

Esta placa tem mais de 12 anos! 

 

Sim, o chipset da N68 é bem capado no HT.

 

As duas placas são escolhas ruins para este Phenom II x4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Entre AM2/AM3/AM3+ tem compatibilidade, só se perde alguns recursos como o PCI Express 3.0.

 

Quem faz questão de AM3 é o FX, mas ainda assim não precisa ser o AM3+, pode ser a versão incial mesmo.

 

Acho que para um Phenom X4 tanto isso quanto a DDR 2 não serão empecilhos. Nem deve fazer diferença. E a XFX tem muito mais qualidade que a ASRock nessa versão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@domingos87 PCI-E AM3+ é 2.0. AMD só veio com o 3.0 nos Ryzen.

No site do fabricante do chipset e no fabricante da placa não consta suporte para AM3, apenas AM2+.

AM3+ são exatamente os FX, nem todas as placas AM3 (para Phenom/Athlon II) são compatíveis.

 

De qualquer forma, esquecendo este papo, se funcionar na placa-mãe dele, ok. Só quero ver o que ele irá fazer com no máximo 4GB totais DDR2 desta placa. A N68 suporta 8GB DDR3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Mas FX consegue funcionar em AM3 normal, sem ser AM3+. Isso é informação da própria AMD. Do PCI Express, você está certo.

 

Os Phenom também eram a mesma coisa, sempre podendo usar um soquete anterior. A plataforma FM era a mesma coisa. Processador FM2+ pode funcionar em placa FM2, com menos recursos.

 

E acho que a XFX que ele indicou suporta 4 GB por slot. Tá bom para uma máquina Phenom II também...

 

Não podemos esquecer que é um reaproveitamento de peças. Nem sempre dá para usar o ideal e, tratando-se de coisas antigas, certos recursos novos nem fazem diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A XFX em questão é DDR2 e tem 4 slots e já tem 4 pentes Super Talent de 2GB cada com dissipadores prata totalizando 8GB RAM em dual Channel.. .todos os 4 pentes são idênticos.

E no GPUz a HD 6950 consta PCI-E 16x 2.0 na XFX...

A N68 tem 2 slots DDR3 maximo de 16GB RAM porém consta somente um pente de 4GB 1333Mhz...informei isso no começo do tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ela deve ter 4 slots de memória, totalizando os 8GB (2GB por slot), afinal ainda é uma versão SLI nForce. 

@domingos87 Sim, compreendo, se tá na mão e funcional melhor utilizar pra ver. Se não for gastar nada com isso, comprar DDR2 e etc, tá valendo.

 

@Fernando Ambrosio Barbosa Você tá com as placas e todo o resto a sua disposição? Não vai comprar nada? Então fique com a primeira opção se estiver tudo correto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

Ela deve ter 4 slots de memória, totalizando os 8GB (2GB por slot), afinal ainda é uma versão SLI nForce. 

@domingos87 Sim, compreendo, se tá na mão e funcional melhor utilizar pra ver. Se não for gastar nada com isso, comprar DDR2 e etc, tá valendo.

 

@Fernando Ambrosio Barbosa Você tá com as placas e todo o resto a sua disposição? Não vai comprar nada? Então fique com a primeira opção se estiver tudo correto.

Entendi...agora nesse caso o que estaria limitando o desempenho?

O Phenom II x4 945 ou a Radeon HD 6950 2GB...?

Amanhã vou atrás de uma fonte pois a que tinha aqui para esse kit abriu bico...por aqui encontrei a Aerocool KCAS-500 em um preço legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais o Phenom do que a a Radeon. Mas como um FX só funcionaria na ASRock, que ainda por cima está só com 2 GB de RAM, acho que está valendo investir só na fonte mesmo. Ou se você achar um Phenom X6 a preço muito barato, por exemplo, aí seria interessante...

 

Mas máquina assim é mais para brincar. Investir pesado só se for coisa sentimental/de querer fazer, porque valer a pena não vale.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na real mais a Radeon que o Phenom... rs

Esta Radeon tá no mesmo nível de uma 650TI. Só que aí tem tmb nesta conta as placas mãe com chipset defasado. Em suma, fica elas por elas.

 

Esta Aerocool é bem meia boca, a não ser que esteja muito barata e queira arriscar seria melhor pegar uma VS500 da Corsair ou uma Smart 500W da Thermaltake no mínimo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...