Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Magnect

Por onde começar na eletrônica

Recommended Posts

3 horas atrás, domingos87 disse:

@Bills Por isso mesmo acho interessante um SENAC ou algo do tipo, pois é muito mais motivador e legal já ir mexendo nas coisas, inclusive se a pessoa se interessar mesmo ela vai buscar ainda mais a teoria!

@mattaus Logo logo vão usar RAM soldada, já é assim em muitos notebooks de entrada... O usuário não troca nada, mas ao mandar para o técnico ou alguém que saiba, ele irá avaliar como qualquer pessoa o que compensa ou não. Quanto mais complicação desnecessária, maior o orçamento/custo e mais chance de ir para o lixo. Convenhamos que já atingimos miniaturização suficiente e mais que isso só atrapalha.

Puxa cara, você vai ser condecorado pela ONU e ter direito especiais internacionais ( com GREEN CARD grátis e tudo )  inclusive com honrarias da coroa britânica com direito até a passear de carruagem a cavalo e passar a ser cidadão inglês ... kkkkk ...

E atrapalhar é o que os GRINGÃO mais querem inclusive se você poder colaborar para eles dando ideias geniais. Com isso você descola até um emprego no Google lá nos states ... kkkkkk

Depois não se queixe se sua casa for assaltada ou se não tiver condições para bancar um tratamento médico, afinal você é brasileiro de seu país de terceiro mundo e não tem como arrancar isso de sua alma.

Desculpe por te mandar este foguete de know how genuinamente nacional.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou acompanhando esse tópico e estou vendo uma discussão de importados e descartabilidade dos eletrônicos que não contribui com a dúvida do autor! (Por onde começar na eletrônica?)

Por favor, atente-se ao tema do autor!... :thumbsup:

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

@BCP Às vezes o assunto vai indo longe mesmo... Como o dono do tópico não voltou mais, acabou colaborando!

Você chegou a fazer algum curso ou foi 100% aprendizado próprio?

Compartilhar este post

Link para o post

Olha amigo Senai hoje só tem nome,teve um amigo meu que tinha se inscrevido no senai e não teve resultados satisfatorios,ai ele se formou no IUB Instituto Universal Brasileiro que eu também me formei nessa escola em 2002 é por correspodencia muito bom você não tem horario estuda na hora que quiser,se você pretende estudar na area de eletrônica vai em frente e boa sorte.

https://www.institutouniversal.com.br/

Veja qual area da eletronica te interessa.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87 Fiz só um curso técnico em eletrônica em Santa Rita do Sapucaí (Escola Francisco Moreira da Costa).

Infelizmente não tive oportunidade de fazer faculdade!

O ensino começou pelas válvulas foi para os transistores e os CIs da linha TTL e CMOS, não estava incluído os processadores da época (Era outra grade)... Fiz um curso rápido de Assembly e Basic depois de formado só por curiosidade mesmo, o bastante para fazer um pequeno programa que gerava linhas e pontos, num CP300 que tenho até hoje, para me auxiliar no ajuste de convergência dos TV mais antigos!...

adicionado 15 minutos depois

@Dr.Luan Fiz o curso de Relojoeiro no Instituto Universal Brasileiro, que na época se chamava Instituto Nacional de Cursos Técnicos, isso foi em 1977! Os cursos deles são realmente muito bons!...

20181115_002153[1].jpg

Hehehehe!!!! É esse ai era eu!!!! KKKKK....

@domingos87 esse abaixo é o de eletrônica....

20181115_004728.jpg

Editei a última foto Para remover dados pessoais!!! Meu nome e outros dados estão em meu perfil e não é segredo!...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@BCP Caraca,você tem ainda seu certificado o meu ja foi para o lixo,pegou mofo e minha mãe jogou fora🤦‍♀️já faz onze anos,como o tempo voa hehehe parece que 2007 foi ontem kkk,na epoca eu morava em um barraco de madeira ai ja viu né kkk

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Dr.Luan Nosso presidente atual diz ter feito o mesmo curso nesse mesmo instituto! :)

Pede a segunda via do seu diploma!

@BCP Que legal! No seu caso, suponho que faculdade seria só um diploma, pois você já certamente sabe muito mais e tem muito mais experiência e mesmo vocação.

Os cursos via correspondência enviam material para treino? O que eu gostava no SENAC era poder praticar todos os dias de aula, com a parte da leitura ficando para casa.

Engraçado como na cultura popular zombavam desse curso e, pelo visto, todo mundo que fez elogia!!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Dr.Luan Sim! Eles estão em molduras, o único problema é que as lâmpadas fluorescentes apagam as assinaturas! :(

Meus diplomas já estão com as assinaturas dos diretores, secretários e a minha praticamente apagadas! 😭

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87 É verdade nem sabia,bom o Senac eu não conheço mas já vi gente elogiando essa escola,mas se você pensa em estudar eletrônica tipo radio tv,o melhor é o IUB,meu colega que em ensinou eletrônica porque antes de eu fazer curso no IUB eu já estava aprendendo o Básico só não vou contar porque é uma longa história,ele também se formou lá,é um cara inteligente o meu colega que ensinou,sempre que preciso ele me da uma mão até hoje,mas se você pretende em atuar em outra area de eletronica sugiro que você veja no Senac se há alguma coisa que te interesse.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado @domingos87, e sim! A faculdade não me fez falta na vida profissional! Fui feliz em tudo que fiz... 

Quebrei relógios queimei TVs! Mas os que consegui reparar foram muitos! E isso não tem preço!...

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é verdade sim senai só tem nome,fui tentar procurar um curso de mecanica em automoveis no senai esse ano,ai eles ficaram enrolando falando que eu tinha que um fazer tal curso não me recordo os nomes que ele falaram,para depois fazer mecanica,casquei fora agora faço no iub mecanica não penso em trabalhar com mecanica é só para hobbie mesmo,como gosto de carros antigos ninguém quer consertar,eu mesmo conserto,agora restaurar é outra coisa mas pretendo fazer curso de restauração também.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, domingos87 disse:

@BCP :)

Não sabia dessa das lâmpadas. Seria por causa do UV? Nesse caso, exposição ao sol faria o mesmo, não?

@domingos87 Sim! o Sol faz o mesmo efeito!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Dr.Luan Na minha época não tinham pedido nada para fazer o de manutenção de computadores, pena estarem querendo empurrar curso então... O IUB tem curso de restauração??

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@domingos87Já não sei se eles oferecem kits hoje em dia,mas na epoca eu ganhei um kit para montar um video k7 jvc mono que até hoje tenho,ganhei correias esquema eletrico,placa e componentes para montar o circuito.

De restauração de automoveis não.

adicionado 10 minutos depois

@domingos87 E falando em Senai,eu não posso garantir que todos os Senai são assim como falei,mas é por aqui na minha região de São Bernardo do Campo está péssimo muita gente criticando falando senai só tem nome,nunca tem curso que me interessa ficam falado para se increver em outros cursos para depois fazer o curso que te interessa.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Dr.Luan Que bacana! Ao menos a parte de praticar fica possibilitada então.

Do Senac: se eu me lembro, faz tempo, na hora da matrícula tinha tido algum drama, mas não lembro bem do que era. Sei que ao menos não teve essa de ter que fazer outro curso não e o que fiz, bem procurado na época, tinha turma livre logo em seguida.

Pode ser que tenha variação de lugar para lugar sim.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, BCP disse:

Obrigado @domingos87, e sim! A faculdade não me fez falta na vida profissional! Fui feliz em tudo que fiz... 

Quebrei relógios queimei TVs! Mas os que consegui reparar foram muitos! E isso não tem preço!...

Noosssaaa ... ( como diz o mineiro, rsrsrs ).

Parece até a história da NASA tentando ter sucesso com seus foguetes ...

Mas acho curso por correspondência fraco para ensinar, tem que ganhar alguma experiência prática que costuma ser muito diferente.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Henrique - RJRespeito sua opinião,mas não acho fraco não,um colega meu que me ajudou na eletrônica ele fez por correspondecia,tem muitos tecnicos que fizeram presencial não sabe de nada e fica se achando melhor que os outros,tem um japones aqui que é mecanico o cara é muito inteligente sabe tudo de carro e motos e ele fez curso por correspondencia também,não desmerecendo os colegas que fizeram presencial sei que tem muitos tecnicos bons e inteligente que se formaram no presencial,eu nunca me senti satisfeito com presencial só não vou explicar porque é uma longa história.

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Dr.Luan disse:

@Henrique - RJRespeito sua opinião,mas não acho fraco não,um colega meu que me ajudou na eletrônica ele fez por correspondecia,tem muitos tecnicos que fizeram presencial não sabe de nada e fica se achando melhor que os outros,tem um japones aqui que é mecanico o cara é muito inteligente sabe tudo de carro e motos e ele fez curso por correspondencia também,não desmerecendo os colegas que fizeram presencial sei que tem muitos tecnicos bons e inteligente que se formaram no presencial,eu nunca me senti satisfeito com presencial só não vou explicar porque é uma longa história.

Acho que a teoria tem que acompanhar a prática senão fica difícil aprender pra valer sem esta última.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sim concordo,mas é só botar em pratica,eu botava pratica na epoca estava começando,eu fazia a pratica,pegava aparelhos descartados e fazia pratica ja estraguei varias mas foi assim que comecei foi mais ou menos assim com meus companheiros.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isadora Ferraz,

obrigado pela dica e pelo informativo. Eu entrei nesse site agora, e não estou muito ambientado. Por exemplo, diferentemente de outros fóruns, neste, para responder a uma pessoa tendo ou não citado ou mencionado você ( pronome indefinido), voc~e deve mencionar ou citar essa pessoa. E eu não sei bem a diferença entre esses comandos e quando usar.

Quanto ao conteúdo ser complicado, de fato o é, mas nem por isso se deve ter o interesse nisso subtraído. Se para a maioria esse assunto é complicado, para outros é fácil. E é por isso que eu perguntei. Esses que podem responder o devem em um lugar apropriado, que ao meu ver é além de outros ambientes, neste. 

Compartilhar este post

Link para o post
26 minutos atrás, thiagovasco disse:

conteúdo ser complicado, de fato o é, mas nem por isso se deve ter o interesse nisso subtraído

Concordo plenamente amigo. Mas penso que deves ir por partes e não necessariamente querer entender o trajeto dos elétrons de imediato. Um bom começo é você pesquisar sobre a interação entre eletricidade e magnetismo, campo coerente com seu desafiador detetor de metais.

Mas diferentemente do quasi-impossível entendimento da física quântica na qual está envolvido o elétron, acessar recursos deste forum não me parece tão difícil. P.ex. @thiagovasco :cliquei em 'mencionar'. você pode também selecionar uma parte de um texto qualquer dos posts e vai te aparecer 'citar isto'... clique. Criar tópico também não deve ser tão mais diferente do que um clique. sorry... nunca criei pra te explicar.

E sim...

26 minutos atrás, thiagovasco disse:

para outros é fácil. E é por isso que eu perguntei. Esses que podem responder

...podem responder - aguarde... - mas perceba que o moderador...

quis mostrar serv... ops... alertou sobre o desvio de assunto o que de fato não contribui pro andamento.

(Autorizo a ele a apagar-editar este e qualquer post meu)

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos que responderam :D, acho que agora consigo tomar um rumo melhor kkkkkkkk

adicionado 6 minutos depois
21 horas atrás, Dr.Luan disse:

@domingos87 É verdade nem sabia,bom o Senac eu não conheço mas já vi gente elogiando essa escola,mas se você pensa em estudar eletrônica tipo radio tv,o melhor é o IUB,meu colega que em ensinou eletrônica porque antes de eu fazer curso no IUB eu já estava aprendendo o Básico só não vou contar porque é uma longa história,ele também se formou lá,é um cara inteligente o meu colega que ensinou,sempre que preciso ele me da uma mão até hoje,mas se você pretende em atuar em outra area de eletronica sugiro que você veja no Senac se há alguma coisa que te interesse.

Dei uma olhada nesse IUB, eles não tem um voltado apenas pra eletronica analogica que aprofundasse mais no tema, pelo menos pelo que eu vi, eles tem esse de eletronica de radio e tv, eu queria algo mais geral da eletrônica em si, sem ser tão especifico para radio, tv, etc

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Magnect Você se refere a toca discos,fitas k7 tem sim tenho no livro mas não sei onde eles estão tenho eles ainda vou ver se acho qualquer coisa posto aqui

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais