Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faz Dual Channel com duas memórias HyperX DDR4 8GB 2400Mhz?


knraf2
Ir à solução Resolvido por knraf2,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá, Pessoal.

 

Tenho uma dúvida referente a compatibilidade, quero colocar duas memórias DDR4 Kingston HyperX 8GB 2400Mhz(modelo:HX424C15FB2/8), para totalizar 16GB de RAM em Dual Channel na minha placa-mãe ASUS PRIME A320M-K/BR, gostaria de saber se é compatível? As duas vão funcionar com a frequência de 2400Mhz ou vão para 2133Mhz?

Não tenho intenção de fazer overclock nas memórias.

Ambas memórias são Single Rank (SS/SR - chips de memória de um lado somente) e tem latência CL15 e tem as mesmas especificações 15-15-15 1.2V.

Essa memória não consta na lista QVL da minha placa-mãe, porém consta listada como compatível em placas mãe do mesmo chipset A320 das fabricantes MSI, Asrock e Biostar, inclusive com o visto(marcado) no DIMM1 e DIMM2.

Consultei a lista de compatibilidade de memórias Kingston HyperX com processadores RYZEN no site HyperX, consta esse modelo de memória como compatível com os processadores Ryzen.

 

Observações:

Tenho um processador Ryzen 5 1400 3.2Ghz - Ryzen de primeira geração.

A bios da minha placa-mãe ASUS PRIME A320M-K/BR está atualizada para versão 4023. E tem apenas dois slots para memória.

Uso Windows 10 pro 64 bits atualizado para versão 1803.

Não comprei um KIT 2X8GB(16GB) porque estava mais caro, o kit de 16GB seria esse modelo HX424C15FB2K2/16, porém decidi pegar dois módulos de memória de 8GB separados(HX424C15FB2/8), por estarem mais baratos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se tem apenas 2 slots para memória, creio que não tem a função Dual Channel, somente em placas com 4 slots+
mas sim, iria funcionar, se tivesse 4 slots era só colocar as 2 memórias nos slots de mesma cor (Ex: preto+ preto ou cinza+cinza)

as memórias sendo de mesmo tamanho e mesma frequência, funciona o dual channel sim, é preferível que seja a mesma marca e o mesmo modelo para ter as mesmas configurações de latencia e etc, porém não faz tanta diferença assim, nem a frequência impede que funcione, porém se você colocar 1 pente de 2133mhz e outro de 2400mhz, o pente de 2400mhz vai trabalhar em 2133mhz para manter a mesma frequência do outro pente, ou seja, você só perdeu dinheiro comprando mais frequência.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FIREF0X Já atualizou a BIOS? Atualizou o driver do chipset?

 

@knraf2 A princípio memórias de até 2400MHz não dão dor de cabeça, apesar de ser uma loteria se ela não estar na lista de memórias testadas. Mesmo memórias incompatíveis e/ou com restrição de velocidade podem funcionar normalmente com atualizações de BIOS, e como essa lista raramente é atualizada...

 

Essa placa-mãe possui Dual Channel, tanto que no manual diz:

• Você pode instalar variando os tamanhos da memória no Canal A e Canal B. O sistema mapeia o tamanho total do canal de tamanho inferior para a configuração de canal duplo.

Qualquer excesso de memória do canal de tamanho maior é então mapeado para a operação de canal único.

• Instale DIMMs com a mesma latência CAS. Para uma melhor compatibilidade, recomendamos o uso de módulos de memória da mesma marca ou código de data (D/C) do mesmo fornecedor. Verifique com o revendedor para obter os módulos de memória corretos.

 

O ideal é sempre procurar uma memória que esteja na lista de compatibilidade de memórias. Caso esteja interessado em um modelo que não esteja na lista, entre em contato com o vendedor e veja se caso for incompatível há como trocar o produto, devolver e ficar com crédito para outra compra, etc. Explique a situação, principalmente para memórias de alta frequência.

 

Eu montei meu PC com memórias que não estão na lista de compatibilidade, com o agravante de serem 4 módulos de memória que comprei separadamente, e estão funcionando (após um pequeno contratempo com o Windows).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Enzo Vicente disse:

se tem apenas 2 slots para memória, creio que não tem a função Dual Channel, somente em placas com 4 slots+
mas sim, iria funcionar, se tivesse 4 slots era só colocar as 2 memórias nos slots de mesma cor (Ex: preto+ preto ou cinza+cinza)

as memórias sendo de mesmo tamanho e mesma frequência, funciona o dual channel sim, é preferível que seja a mesma marca e o mesmo modelo para ter as mesmas configurações de latencia e etc, porém não faz tanta diferença assim, nem a frequência impede que funcione, porém se você colocar 1 pente de 2133mhz e outro de 2400mhz, o pente de 2400mhz vai trabalhar em 2133mhz para manter a mesma frequência do outro pente, ou seja, você só perdeu dinheiro comprando mais frequência.

Isso não é verdade em relação ao dual Channel,mesmo tendo apenas dois slots de memória ela pode trabalhar em dual Channel preferivelmente memórias com a mesma latência,frequência e marca. São dois canais separados,canal a e canal b.O manual da placa-mãe diz isso.

Sim referente a frequência li que a plataforma ryzen utiliza a frequência padrão jedec que é 2133mhz tenho que ajustar na placa-mãe o perfil xmp para trabalhar com as duas memórias a 2400Mhz.

adicionado 3 minutos depois
9 horas atrás, FIREF0X disse:

Cara to tendo problema com essa memoria nessa placa-mãe, a minha so quer iniciar o pc se eu deixar a frequencia setada em 1866mhz, se eu deixar no clock padrão o pc não inicia.

Sério? Você está tendo esse problema há quanto tempo? Qual é a versão da bios da sua placa-mãe? Não inicia o Windows?

Se não inicia quais os parâmetros que você setou na bios para a memória? Só mudou a velocidade, e latência?

Para configuração com o processador ryzen são 4 pentes de memoria no maximo a 1866mhz com dual rank - que não é o caso desse modelo de memoria já que é single rank. Para duas memórias com single rank o máximo é 2667mhz. Se fosse só uma memória single rank o máximo é 2667mhz.

Você está utilizando um pente ou dois pentes dessa memória? Qual é o seu processador?

adicionado 9 minutos depois
6 horas atrás, Shredder AMI disse:

@FIREF0X Já atualizou a BIOS? Atualizou o driver do chipset?

 

@knraf2 A princípio memórias de até 2400MHz não dão dor de cabeça, apesar de ser uma loteria se ela não estar na lista de memórias testadas. Mesmo memórias incompatíveis e/ou com restrição de velocidade podem funcionar normalmente com atualizações de BIOS, e como essa lista raramente é atualizada...

 

Essa placa-mãe possui Dual Channel, tanto que no manual diz:

• Você pode instalar variando os tamanhos da memória no Canal A e Canal B. O sistema mapeia o tamanho total do canal de tamanho inferior para a configuração de canal duplo.

Qualquer excesso de memória do canal de tamanho maior é então mapeado para a operação de canal único.

• Instale DIMMs com a mesma latência CAS. Para uma melhor compatibilidade, recomendamos o uso de módulos de memória da mesma marca ou código de data (D/C) do mesmo fornecedor. Verifique com o revendedor para obter os módulos de memória corretos.

 

O ideal é sempre procurar uma memória que esteja na lista de compatibilidade de memórias. Caso esteja interessado em um modelo que não esteja na lista, entre em contato com o vendedor e veja se caso for incompatível há como trocar o produto, devolver e ficar com crédito para outra compra, etc. Explique a situação, principalmente para memórias de alta frequência.

 

Eu montei meu PC com memórias que não estão na lista de compatibilidade, com o agravante de serem 4 módulos de memória que comprei separadamente, e estão funcionando (após um pequeno contratempo com o Windows).

Eu acho estranho que em outras marcas de placa-mãe gigabyte,msi, asrock e biostar com o mesmo chipset a320, esse modelo de memória estar listado no Qvl deles e só na Asus que não. Pra mim, Não faz sentido nenhum. Você é usuário da plataforma ryzen?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, knraf2 disse:

Sério? Você está tendo esse problema há quanto tempo? Qual é a versão da bios da sua placa-mãe? Não inicia o Windows?

Se não inicia quais os parâmetros que você setou na bios para a memória? Só mudou a velocidade, e latência?

Para configuração com o processador ryzen são 4 pentes de memoria no maximo a 1866mhz com dual rank - que não é o caso desse modelo de memoria já que é single rank. Para duas memórias com single rank o máximo é 2667mhz. Se fosse só uma memória single rank o máximo é 2667mhz.

Você está utilizando um pente ou dois pentes dessa memória? Qual é o seu processador?

 

Cara eu tive o problema desde que comprei ela, o cara testou em outro pc em placa-mãe diferente e ela não apresentou a falha, eu testei num pc de um colega com a mesma placa-mãe (asus prime a320m-k/br) e primeiro ele crashou e não iniciou o win, mas depois na segunda tentativa funcionou normal.

 

Obs1: a bios e 3803, e a placa do meu colega esta na mesma versão de bios.

 

obs2: O modelo (modelo:HX424C15FB2/8) realmente não consta na lista, porém o (modelo:HX424C15FB/8) consta na lista de memorias compatíveis. 

 

obs3: Estou usando Ryzen 5 2400g e apenas 1 pente de memoria.

image.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você comprou aonde essa memória? Instalou o Windows com as últimas atualizações? Fez a atualização do Chipset através do site da AMD? Eu atualizei o bios para a versão 4023. Veja se resolve o problema, entrei em contato com o sac da Kingston e me disseram que desde que a bios esteja atualizada as memorias funcionarão. 

 

4 horas atrás, FIREF0X disse:

 

Cara eu tive o problema desde que comprei ela, o cara testou em outro pc em placa-mãe diferente e ela não apresentou a falha, eu testei num pc de um colega com a mesma placa-mãe (asus prime a320m-k/br) e primeiro ele crashou e não iniciou o win, mas depois na segunda tentativa funcionou normal.

 

Obs1: a bios e 3803, e a placa do meu colega esta na mesma versão de bios.

 

obs2: O modelo (modelo:HX424C15FB2/8) realmente não consta na lista, porém o (modelo:HX424C15FB/8) consta na lista de memorias compatíveis. 

 

obs3: Estou usando Ryzen 5 2400g e apenas 1 pente de memoria.

image.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chegou uma das memórias HyperX 8GB 2400Mhz(HX424C15FB2/8) e já instalei na placa-mãe ASUS A320M-K/BR, apenas no slot A, pois a minha placa-mãe tem apenas dois slots, instalei no slot que está mais perto do processador, ele detectou a memória com todos seus parâmetros e colocou o perfil XMP nela, está rodando a 1200Mhz em Single Channel - pois tem somente uma memória instalada, a bios reconhece que tem frequência de 2400Mhz.

Coloquei os prints do CPU-Z, do processador, da placa-mãe, da memória e da placa de vídeo para vocês olharem, agora terei que testar a estabilidade dessa memória, rodando algum jogo pesado.

 

No programa Cpu-Z, esta é a aba da CPU com informações sobre o processador.

processador.jpg

 

Esta é aba da placa-mãe, o bios está atualizada para última versão 4023(no momento dessa postagem).

placa mae.jpg

 

Esta é aba da Memoria, está em single channel, pois só tem um modulo instalado e frequência é 1200mhz

timings da memoria.jpg

 

Este aba SPD, com informações sobre timings e latência da memoria, reconheceu como Kingston o part. number como KHX2400C15/8G, o perfil está como XMP 2.0. Ranks: Está como Single, pois a memória só tem chips de um lado só.

Modelo de memória:HX424C15FB2/8

 

412170297_memoria01cpuz.jpg.d505ec14fab94e55ca8fdb6d9ca26e63.jpg

 

Ainda na aba SPD, para mostrar que não há nada no slot2. Ainda não chegou a segunda memória, pois eu comprei separado.

slot2 memoria.jpg

 

Na aba Graphics, mostra a placa de vídeo.

placa de video.jpg

 

O sistema operacional Windows 10 64 Bits

 

 

windows10.jpg

 

Essa é uma foto tirada com a câmera do celular, onde mostra a versão da BIOS 4023(08/20/2018) e o total de memoria reconhecida pela BIOS de 8192MB(DDR4) com a frequência de 2400Mhz. Desculpem a foto tremida.

 

bios.jpg

 

Foto tirada com a câmera do celular da Bios, ao lado direito mostra a memoria com frequência e tensão. Desculpe pela foto tremida.

 

bios02.jpg

 

Aqui segue o SPD da memoria com informações, foto tirada da Bios com o celular.

1098166295_memoria01naBIOS.jpg.58c30833dd9bdce89379b0399053ee86.jpg

 

Segue a resposta por e-mail do suporte da Kingston Brazil, retirei alguns textos como dados de contato e endereço.

 

[email protected]

12:41 (Há 6 horas)

para eu

Olá R*, 

Boa tarde!! 

Desde de que a BIOS da sua placa-mãe esteja atualizada, as memórias irão funcionar sim. 

Qualquer outra duvida estamos a disposição. 

Obrigado!! 


Atenciosamente,

Leonardo
Kingston Brasil
Suporte Técnico

******************************************************
Por favor, inclua todo o histórico do e-mail quando responder.

******************************************************

 

Minha pergunta a Kingston Brazil.

Informação sobre soluções para o problema:Quero uma informação gostaria de saber se essa placa-mãe ASUS A320M-K/BR se irá funcionar e são compatíveis com duas memorias Kingston HyperX 8GB 2400mhz modelo HX424C15FB2/8? Quero saber se irá totalizar a quantidade de 16GB de RAM e se vão funcionar em dual channel. Não comprei o KIT de 2X8GB(16Gb) HX424C15FB2K2/16 por estar mais caro. Comprei as duas memorias separadas por ser mais barato. Pois pretendo trocar uma memoria Micron de 8GB 2400 mhz DDR4 que tenho por essas duas memorias de 8GB 2400 mhz da HyperX Kingston HX424C15FB2/8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Shredder AMI disse:

@knraf2 Meu setup, é o mesmo do link Meu PC <<<<:

Ryzen 7 1700

Gigabyte GA-AB350M-Gaming 3 BIOS: F10 (não é a última, sei que tem a F23)

4x8GB 2400MHz Crucial Ballistix Sport BLS8G4D240FSC

 

Testei jogando o jogo Dying Light  por uma hora, me parece que está tudo bem, não deu travadas ou qualquer tela azul, por enquanto testando com uma memória. Você tem 32GB de memória?

 

20181112195246_1.jpg

20181112193821_1.jpg

 

Testei o CS Go, rodou bem, sem travadas. Usando o computador para navegar na internet, ver videos no Youtube,está rodando bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Chegou a segunda memória do mesmo modelo HX424C15FB2/8, e instalei na placa-mãe ASUS A320M-K/BR, segue os prints do CPU-Z.

 

Mostras as memórias em Dual Channel com 16GB de RAM e timings da memória.

2000511645_duasmemoriasdual.jpg.81f0115235e54578d985c5e1b96694f1.jpg

 

Está usando o perfil XMP nas duas memorias HX424C15FB2/8 a 2400Mhz.

263754626_memoria02nocpuz.jpg.83c4bce37586085eb740cd695b7e13fe.jpg

 

Terei que testar a estabilidade em algum jogo agora. Volto a postar aqui.

Esse perfil XMP foi ajustado automaticamente para as memórias, quando coloquei a primeira já estava em XMP e coloquei as duas continuou em XMP.

 

Segue a informação da tela inicial da BIOS com 16GB de memória. Foto Tirada com o celular.

1952111401_bios16GB.thumb.jpg.e8fc8ba140579115af1bd40e2b5a8c77.jpg

 

A foto com SPD da segunda memória na BIOS. Foto tirada com o celular. DIMM_B1.

 

182107334_Biosmemoria2(16GB).thumb.jpg.85a8691fa168d83310d31b01cf7da840.jpg

Pesquisando na internet,para instalar as memórias, segui esse padrão para processadores Ryzen, retirado do manual da placa-mãe com o mesmo chipset a320 da fabricante Biostar. Pois a minha placa-mãe tem apenas dois slots de memória, então entende-se como "DIMMA1" e "DIMMB1".

memorias.thumb.JPG.8993a1759080e2e66f3b678d6762ee1a.JPG

REPITO. Essa tabela se aplica as placas mães que tem apenas dois slots de memória, para processadores RYZEN.

 

Segundo a Fabricante da placa-mãe, para memórias single rank(com um chips de um lado só), colocando duas memórias single rank, a frequência que podem atingir é o máximo de 2667Mhz,que é a frequência máxima da primeira geração dos processadores Ryzen, se colocar duas memórias dual rank(que tem chips dos dois lados) o máximo é 2400Mhz.

 

Informação a respeito da configuração da memórias e tabela abaixo retirados de um site alemão:

(http://www.pcgameshardware.de/Ryzen-5-1600X-CPU-265842/Tests/R5-1500X-Review-Mainstream-1225280/3/)

 

Ryzen-5-Memory_AMD-RG-pcgh.PNG.40a07c27830fcb21f21f30681e24d13c.PNG

Na tabela é DRAM Ranks: É single rank ou dual Rank

 

Blog da AMD com a tabela da configuração das memórias para processadores Ryzen.

(https://community.amd.com/community/gaming/blog/2017/03/14/tips-for-building-a-better-amd-ryzen-system)

 

Testei o jogo Dying Light por 1 hora, com as duas memórias, e rodou bem, sem qualquer travada. O Windows iniciou normalmente com os 16GB de memória.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...