Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura de Ryzen 7 1800X


PedraX

Posts recomendados

Alguém sabe se o "BUG" do sensor de temperatura do 1800X ainda persiste?

Estou com a seguinte configuração: MB AsRock X470 Master SLI, Ryzen 1800X, 16GB RAM Hyper X 2933 Mhz, e o cooler é o air cooler Lucifer V.2(especificado para TDP de 300W).

Na BIOS da AMD aparece 66 graus de temperatura a 3,6Ghz na CPU e 2933Mhz na RAM

No HWmonitor a CPU aparece com 65 graus

tempRyzen.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está em automático, mas 1,5 é o normal, não? E não é em todos os cores, estou práticamente em idle agora, só internet.

adicionado 2 minutos depois

Esse Vcore de 1,5 é o máximo em cada um deles, mas como sou novato em Ryzen queria entender essas leituras.

Quando coloquei em 4,0Ghz e fui zipar alguns arquivos o sistema rebootou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ali tá marcando que já atingiu 1.5 em todos os cores. Não é normal não, sua mobo deve estar jogando os valores pra cima, ou está com algum ajuste de overclock automático. Pra ter noção 1.45v é o máximo recomendado pra rodar no dia a dia em overclock nestes 14nm. Normalmente, sem overclock, não deve passar dos ~1.3v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

E tá estável com este vcore?

Pior que não. Fui zipar algumas pastas e derrubou na hora. Vou voltar aos 3,6Ghz, agora não vai dar para ficar fazendo testes.

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, Evandro disse:

que bug?

Algum tempo atrás lí sobre um bug no sensor de temperaturas dos Ryzen de 1a geração, estava dando 20 graus a mais se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Se ele está dando reboot ao zipar arquivos, a máquina não deve estar aguentando nenhum teste de estabilidade decente. E com essas temperaturas e vcore, ou é bug do programa de sensores ou o processador já está além do limite.

 

@PedraX Além desse bug seria bom usar outros programas de monitoramento para ver se suas voltagens estão sendo reportadas corretamente.

 

Pessoalmente acho que seu processador está fora do limite. Clock alto demais, mesmo sem vcore absurdo, também aumenta muito o aquecimento.

 

Em processador muito forte, atingir o boost o tempo todo via overclock não só não é garantido como pode ser impossível. Não só por calor e consumo, como também porque vem sem margem de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Ainda assim, a AMD tinha prometido que ia arrumar essa diferença de leitura da temperatura dos 1800 nas BIOS subsequentes, via microcode ou via algum acordo com as fabricantes de placa-mãe para que ajustassem a leitura no caso de ser usado esse processador em específico.

 

Vale à pena checar isso se você já não fez. Observação: atualize a BIOS com tudo em stock para evitar problemas de gravar de maneira corrompida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei outro programa, o HWinfo64 e está bem melhor, 56 graus de máxima

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Phoenyx disse:

verifique a fixação do cooler, deve ser aí o problema.

Vou fazer no feriado, pode ser que ficou mal instalado mesmo, já que não conhecia bem o sistema de suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, PedraX disse:

Usei outro programa, o HWinfo64 e está bem melhor, 56 graus de máxima

adicionado 1 minuto depois

Vou fazer no feriado, pode ser que ficou mal instalado mesmo, já que não conhecia bem o sistema de suporte.

 

Acho que perguntar para a ASRock seria mesmo a solução mais segura para saber quem está apresentando a leitura correta.

 

Na BIOS o que é indicado? Você pode por carga no sistema, esperar esquentar, e reiniciar rapidamente para a BIOS. Lá você veria o que de fato está sendo medido, eliminando a possibilidade de incompatibilidade com o programa de monitoramento que você está usando.

 

Porém, quando a leitura é errada por parte da própria placa-mãe, ver pela BIOS não adianta muito também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando HWinfo64 que vários sites falam ser mais preciso:

                             minima         maxima

CPU (TCTL)           48                   57,3

CPU (Tdie)             27,8                 37,3

 

Na BIOS da placa-mãe: CPU: 65,5 graus

 

Vou consultar a ASROck sobre o bug do sensor do processador.

Tudo sem aplicativo gráfico aberto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só dando um retorno sobre os sensores de temperatura, isso porque aconteceu um fato relevante.

Descobrí que minha cópia de Windows não estava ativada, depois de várias tentativas de restaurar(porque minha cópia era original BOX(não é  O&M) e rodava ativada na minha antiga configuração, antes de trocar Intel por AMD). Entrei em contato com a Microsoft e através deles conseguí ativar o W10. Pois bem, com a cópia ativada a temperatura caiu para 38 graus  de máxima(com 3,9 Ghz CPU e 2933 Mhz na memória). No software Ryzen Master a queda é maior ainda, cravou 28,5 graus com tensão de 1,35 V . Vamos ver agora que parece que a temperatura ambiente começa a aumentar. No momento 21 graus em SP.

adicionado 3 minutos depois

temperaturas em Idle, algumas páginas de navegador abertas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...