Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NET reduz velocidade quando conectamos a um roteador?


Posts recomendados

Pessoal,
Tenho internet NET VIRTUA de 240 Mb (testada e conferida) através do modem HUMAX HGB10R-02 instalado pela propria NET..

Após ser instalada a nova velocidade, como de costume, conectei nele (HUMAX) o meu roteador LINKSYS EA4500 DUAL BAND (um ótimo roteador, por sinal).

Ocorre que do roteador LINKSYS só sai 30 Megas (e o spped test nao mexe, só apresenta isso mesmo), mesmo com cabo.
Já vi em outras discussões aqui que a NET, eventualmente, reduziria a velocidade, mas puxa vida, estou perdendo quase 80% do contratado.
Sem contar q no Linksys tenho uma distribuição melhor do wifi e um HD externo q acesso de varios pontos.

Ainda não liguei para a NEt porque além do atendente poder não fizer muito, pode ser q se limite a dizer:se chegou no nosso modem, está ok.

Alguém conseguiu adequar isso

Abaixo posto as imagens das velocidades, a menor com o Linksys e a segunda com o Humax.

Agradeço a quem já tenha enfrentado o problema e encontrado solução.

IMG_8117.PNG

IMG_8116.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se testar com cabo via roteador a velocidade continua nos 30 MB?

 

Porque pode ser alguma limitação de velocidade no wireless. Outro é que a NET em alguns casos limita a velocidade, no passado tinha que clocar o MAC para que ele entendesse ser um PC ou o roteador conectado. Em outros só quando colocava o modem em modo bridge, mas neste modo se tive 3-play pode deixar de funcionar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

17 minutos atrás, dwatashi disse:

Se testar com cabo via roteador a velocidade continua nos 30 MB?

 

Porque pode ser alguma limitação de velocidade no wireless. Outro é que a NET em alguns casos limita a velocidade, no passado tinha que clocar o MAC para que ele entendesse ser um PC ou o roteador conectado. Em outros só quando colocava o modem em modo bridge, mas neste modo se tive 3-play pode deixar de funcionar.

Sim, com td conectado via cabo, no modem dá 246 e no roteador não passa de 30mb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modem está em bridge ou em router? Se está em router pode ser interferência das redes WiFi do Humax e do teu roteador ao mesmo tempo.


Pois se no cabo chega mais de 240 como aqui em casa que tenho esse plano, a NET nada pode fazer. Aqui uso um Arris TG1692A e uso como modem e roteador WiFi também, dá conta de toda a casa muito bem na rede 2.4GHz (na 5GHz não fica muito bom e pouco a uso). 

 

Mas acho que é algum problema de cabeamento, configuração, etc pois a NET não pode limitar a banda só porque o cliente colocou seu próprio roteador. Já vi inúmeros casos da usuários Vírtua usando roteadores próprios na boa, mas com o modem da NET em bridge e com a rede WiFi tanto 2.4 quanto 5GHz desabilitadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ciro-mota disse:

Detalhe como foi feita a configuração do Linksys. Informe se ele está com o firmware mais recente.

Sim  @ciro-mota , foi uma das coisas que verifiquei. Está atualizado o firmware.

Eu até uso configurações de DNS alternativas (de um serviço que assino) e retirei elas para ver se não era este o problema. 

Também alterei a taxa de mtu, tirei o Automático e inseri 1500 para ver se alterava e  nada.

 

Quanto ao cabeamento,

1 hora atrás, simforoso disse:

O modem está em bridge ou em router? Se está em router pode ser interferência das redes WiFi do Humax e do teu roteador ao mesmo tempo.


Pois se no cabo chega mais de 240 como aqui em casa que tenho esse plano, a NET nada pode fazer. Aqui uso um Arris TG1692A e uso como modem e roteador WiFi também, dá conta de toda a casa muito bem na rede 2.4GHz (na 5GHz não fica muito bom e pouco a uso). 

 

Mas acho que é algum problema de cabeamento, configuração, etc pois a NET não pode limitar a banda só porque o cliente colocou seu próprio roteador. Já vi inúmeros casos da usuários Vírtua usando roteadores próprios na boa, mas com o modem da NET em bridge e com a rede WiFi tanto 2.4 quanto 5GHz desabilitadas.

@simforoso , estou utilizando cabos bem curtos com menos de 1m até (e já testei de vários tipos) e com isso cheguei a conclusão que não são eles os culpados.

 

Troço muito fora isso.

 

Vou testar hj à noite deixar ele (Humax) em Bridge e fechar os wifis  (da NET) para ver se modifica algo

 

@domingos87 e será que a NET me passa esta configuração? VLAN... aqueles atendentes não parecem entender muito do q falamos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Troquei , no dia 08/11,minha net de 35Mb por uma de 120Mb e conectei um tplink c3200 ao modem da NET, que configurei em modo bridge e desativei o wifi dele.

Quando Fui medir a velocidade, estava somente com 30Mb , assim como você.A unica coisa que fiz  foi reiniciar o modem da NET e passou a bater os 120Mb sem problemas.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mike_flarethy Quando é coisa de configuração assim eles deixam os procedimentos para os atendentes. Eles sabem que nem todo mundo irá usar o roteador deles. Mas ao mesmo tempo eles podem se esquivar de dar suporte a outros roteadores!

 

Nesse caso eu veria todas as páginas de configuração do roteador da NET e copiaria o que fosse diferente do normal para ver se tem algo que você precisaria replicar no seu roteador.

 

Vez ou outra pela internet você acha tutoriais disso também, até por vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota Foi realizada no modo padrão.

Resetei o Linksys e realizei a configuração automática dele (ele achou a rede e depois inseri os nomes das conexões wifis).

Apenas isso.

Além disso, no linksys, uma alteração que fiz, olhando alguns posts na rede, foi alterar o endereço dele de 192.168.1.1 para 192.168.2.1 (supostamente para nao fazer conflito com o virtua), porém , nao achei diferença pratica com esta configuração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, @ciro-mota , a conexão está por cabo, inclusive até mesmo desabilitei o WIFI do modem da NET (conforme dica do pessoal) .

São pontos realmente curiosos: no modem da NET tem os 240 mb de velocidade, mas o Linksys  (que está atualizado com seu ultimo firmware - pela busca q fiz no propruio SETUP) não consegue reproduzir isso (e como disse, mesmo restaurando as configurações de fábrica - ou seja, não ha nenhuma gambiarra outra q possa estar impedindo a transmissão do sinal).

Estou começando a pensar se existe algum cabo de rede especial que faça transitar esta velocidade. Estou utilizando o cabo de contato do proprio Linksys e já testei com uns 3 outros cabos curtos q tinha em casa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, pessoal.

enfim, realizei todos os procedimentos,

resetei o modem Net, resetei o linksys,  desabilitei o wifi da Net, deixei em modo bridge e ainda adquiri um cabo cat6a para melhorar o desempenho e mesmo assim sou brindado com 111 mbps de download e 23 mbps de upload.

ou seja, nao chega, ou nao sai,

do modem NET outros 130 mbps.

sigo pesquisando para ver o que há.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pois é, pessoal.

enfim, realizei todos os procedimentos,

resetei o modem Net, resetei o linksys,  desabilitei o wifi da Net, deixei em modo bridge e ainda adquiri um cabo cat6a para melhorar o desempenho e mesmo assim sou brindado com 111 mbps de download e 23 mbps de upload.

ou seja, nao chega, ou nao sai,

do modem NET outros 130 mbps.

sigo pesquisando para ver o que há.

adicionado 4 minutos depois

Hoje, 04/12, o tecnico esteve na minha casa. Pasmem: colocou a culpa no cabo de rede, mas nao tinha cabo de rede da NET para testar.

De forma um pouco arrogante ainda disse: a responsabilidade da NET eh pelo modem/ roteador q ela lhe disponibiliza. O sr consegue 240 mb nele, nao nos importa em outro aparelho.

Ai reclamei: sim, só q no modem de vcs nao consigo configurar um servidor de VPN ou de DNS.

Enfim... uma pena.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...