Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NET reduz velocidade quando conectamos a um roteador?


Posts recomendados

Se você contratou 240Mbps, deve verificar se o Modem fornecido pela Empresa NET possuí suas portas em Gigabit

 

Seu Roteador precisa ter portas Gigabit e ser Dual Band em Wireless de 2.4 e 5GHz

 

A Placa de Rede da sua Máquina precisa ser Gigabit no equivalente 10/100/1000

 

Seu Cabeamento precisa ser pelo menos em CAT5E

 

A configuração mais recomendada é que o Modem fique sempre no modo de operação Bridge e que o Roteador trabalhe com o modo Dinâmico e com o Clone de MAC Adrress habilitado, feito isso basta efetuar a configuração do Wireless e efetuar a ligação dos Equipamentos que são cabo de rede vindo do Modem até a porta WAN do Roteador e cabo de rede da porta lan do roteador até a placa de rede da Máquina...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Tails disse:

Se você contratou 240Mbps, deve verificar se o Modem fornecido pela Empresa NET possuí suas portas em Gigabit

 

Seu Roteador precisa ter portas Gigabit e ser Dual Band em Wireless de 2.4 e 5GHz

 

A Placa de Rede da sua Máquina precisa ser Gigabit no equivalente 10/100/1000

 

Seu Cabeamento precisa ser pelo menos em CAT5E

 

A configuração mais recomendada é que o Modem fique sempre no modo de operação Bridge e que o Roteador trabalhe com o modo Dinâmico e com o Clone de MAC Adrress habilitado, feito isso basta efetuar a configuração do Wireless e efetuar a ligação dos Equipamentos que são cabo de rede vindo do Modem até a porta WAN do Roteador e cabo de rede da porta lan do roteador até a placa de rede da Máquina...

Boa tarde e seja bem vindo ao fórum.

 

O roteador que o @mike_flarethy  está usando já é giga lan.

https://www.linksys.com/us/p/P-EA4500/

Esse teste está sendo realizado só pelo celular ou também no computador?

No celular a maioria dos modelo que mexi na rede 2.4Ghz nem um eu vi passar dos 72Mbps, já na rede 5Ghz já vi conectar a 433Mbps ou mais.

Para saber em qual velocidade está conectado é só usar o aplicativo para android "IP Tools" https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ddm.iptools&hl=pt-BR

E no wireless dificilmente você vai conseguir usar 100% da sua capacidade.

Usando o sinal de 2.4Ghz conectado a 70Mbps mesmo se você colocar do lado do roteador você vai conseguir em média entre 40 ~ 60Mbps.

Em casa possuo 120Mb da Net juntamente com um roteador ac750 archer c2  da Tp-Link ( https://www.tp-link.com/pt/products/details/cat-9_Archer-C2.html  ) e todas as portas são giga lan, e conectando pelo meu celular (LG G6) na rede 2.4Ghz consigo esse resultado.

Capture+_2018-07-04-11-42-49.png

E conectando na rede 5Ghz consigo esse resultado.

Capture+_2018-07-04-11-43-03.png

Roteador Sagemcom meia boca da net configurado em modo bridge.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mike_flarethy Você só pode desativar o DHCP do do linksys se o modem da net não estiver operando em modo bridge.

Assim que você habilita o modo bridge no roteador da net, ele passa de roteador para um modem comum com 100% de liberação.

Coloque o modem da net em bridge e use o linksys com o DHCP ligado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Equipamento da NET como o ARRIS TG1692A por exemplo chega em 450Mbps, o que é relativamente bom para Ambientes como Apartamentos planos, pois seu sinal wireless chega bem dimensionado, já para Casas de 2 Andares o mesmo não consegue atingir com um bom sinal todos os lugares

 

O mais utilizado diante disso é o Modem em bridge e o Roteador fazendo a função de distribuição  de IP´s tendo seu Servidor DHCP ativo rodando a conexão de modo dinâmico e com wireless configurado

 

Se o DHCP do Roteador for desativado, obrigatoriamente o Modem precisa estar em modo router

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@mike_flarethy Você só pode desativar o DHCP do do linksys se o modem da net não estiver operando em modo bridge.

Assim que você habilita o modo bridge no roteador da net, ele passa de roteador para um modem comum com 100% de liberação.

Coloque o modem da net em bridge e use o linksys com o DHCP ligado.

 

O modem da NET mesmo em bridge deve permitir o lease de dois IPs válidos, ele deverá conseguir testar pelo menos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, muito obrigado pelas  dicas, apesar de testar todas, nao consigo extrair mais que 110-120 do Linksys.

outra ideia que me passou eh ligar um computador em rede diretamente no modem da Net para saber se destas portas realmente saem os 240 ou mais.

Infelizmente verifiquei q meu notebook a porta de rede eh de 100 e apenas a de wifi é 1000.

Vou ver se  consigo um note de 1000 para fqzer este teste.

Agradeço mais uma vez o auxilio e colaboraçao de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde!

O máximo a se fazer é desabilitar todos os mecanismos de segurança que este equipamento possuir, por exemplo, firewall, IDS, IPS, DPI, etc. Em seguida faça o teste via cabo de rede. A velocidade demonstrada será a velocidade máxima suportada. Este modelo não possui tecnologia AC, logo não chegará a 240mb no Wi-Fi, já sua capacidade via wired ficará limitada ao throughput do equipamento, informação essa geralmente de difícil acesso nestas linhas de equipamentos.

 

Se você adquirir o TP Link Archer 9 por exemplo, sei que te atenderá.

 

Recomendo portanto, colocar o modem em bridge junto com um roteador com tecnologia AC, configurando uma rede Wi-Fi 5G, alcançará o máximo de performance neste cenário.

 

PS. Após desabilitar os mecanismos de segurança para testar a capacidade máxima, habilite-os novamente para que não fique vulnerável.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Correaa obrigado pelas dicas!

pelo Wifi (habilitado no modem NET) eu consigo os 240 Mb.

o problema eh quando ligo nas portas deste modem em meu roteador.

E muitos perguntarao: porque nao usa só o model Net?

por uma simples razal: tenho um servico de VPN contratado e o model Net nao permite configura-lo para tal.

já advirto q os testes q realizei no Linksys o fiz antes de configura-lo para o VPN, já q eh sabido a perda de algubs megas neste tipo de serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 27/12/2018 às 13:38, mike_flarethy disse:

@Correaa obrigado pelas dicas!

pelo Wifi (habilitado no modem NET) eu consigo os 240 Mb.

o problema eh quando ligo nas portas deste modem em meu roteador.

E muitos perguntarao: porque nao usa só o model Net?

por uma simples razal: tenho um servico de VPN contratado e o model Net nao permite configura-lo para tal.

já advirto q os testes q realizei no Linksys o fiz antes de configura-lo para o VPN, já q eh sabido a perda de algubs megas neste tipo de serviço.

 

Conseguiu alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mike_flarethy Boa tarde, vi hoje sua resposta, no dia que postei acreditei que o texto não tinha ido.

 

Então, como te disse, o problema está na limitação do seu roteador, desabilitar os recursos de segurança permitirá você encontrar a velocidade máxima teórica que ele poderá trabalhar e portanto você deverá decidir se abre mão de algum recurso de segurança para ter maior banda. Mas a solução definitiva é a aquisição de um modelo com a capacidade que você precisa. Outro detalhe importante, tem que colocar o modem em bridge, assim o gerenciamento de sua rede ficará a cargo somente do roteador!

 

Quanto ao WIFI da NET: Funciona pois ele tem essa capacidade de throughput.

adicionado 0 minutos depois

@Polones Como está sua configuração e o seu cenário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Correaa disse:

@mike_flarethy Boa tarde, vi hoje sua resposta, no dia que postei acreditei que o texto não tinha ido.

 

Então, como te disse, o problema está na limitação do seu roteador, desabilitar os recursos de segurança permitirá você encontrar a velocidade máxima teórica que ele poderá trabalhar e portanto você deverá decidir se abre mão de algum recurso de segurança para ter maior banda. Mas a solução definitiva é a aquisição de um modelo com a capacidade que você precisa. Outro detalhe importante, tem que colocar o modem em bridge, assim o gerenciamento de sua rede ficará a cargo somente do roteador!

 

Quanto ao WIFI da NET: Funciona pois ele tem essa capacidade de throughput.

adicionado 0 minutos depois

@Polones Como está sua configuração e o seu cenário?

 

Então, o problema é com um colega de outro fórum e vi este tópico e resolvi perguntar.

Ele não consegue de jeito nenhum a velocidade contrata usando o novo roteador dele.

 

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/roteador-asus-rt-ac86u-firmware-oficial-e-merlin.626075/page-20#post-1074035273

 

Resultado com o ASUS ligado no Modem da NET da Marca HUMAX modelo HGB10R-02

8016811705.png

Resultado só ligado no Modem na NET - HUMAX modelo HGB10R-02

8016831700.png
[doublepost=1549399963][/doublepost]Tava verificando aqui, os cabos são todos CAT 5E

Não sei se o ideal é CAT 6E :hmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Correaa nao tentei desabilitar avsegurança dele... mas será que ela faria perder a metade da velocidade?

@Polones bem lembrado. Veja que curioso, neste caso ele perde 25%... se eu aplico esta peoporçao na minha velocidade (240mb) teria que pelo menos ter 180mb. O máximo que consegui foi 125mb.

outro delathe: meu modem é gigabit, entao deveria suportar tranquilo os 240mb...

A vivo me prometeu esta velocidade, mas nao estão com espaço no armario da minha rua. quando trocar de operadora, podemos ter uma ideia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, boa noite.

Estou com o mesmo problema aqui em casa, ou pelo menos um problema similar.

Tenho 120MB contratados na net, um modem HUMAX e um roteador simples, TPLINK WR840N (2.4ghz apenas, fast ethernet).

 

Nos meus dispositivos que tem porta 10/100, tenho recebido apenas 25MB, quando eu deveria estar limitado a 100MB, da porta. Não importa se o computador está ligado diretamente no Modem ou no Roteador, continuo recebendo os mesmos 25 MB.

 

Minha atual configuração de dispositivos é a seguinte.

 

Tenho 2 computadores, com porta gigabit (10/100/1000), conectados ao HUMAX, neles sem problema algum, utilizo normalmente os 120MB.

 

No wifi do Humax, facilmente e sem problemas alcanço velocidade de 80MB a 100MB no 2.4ghz, e 120-130MB no 5Ghz.

 

No roteador TPLINK, tanto  o computador que está conectado por cabo, tanto o wifi, fica limitado a 25MB. Não sai disso.

 

Primeiramente achei que o problema era meu TPLINK, porém, ao conectar meu Notebook (porta 10/100) diretamente no HUMAX constatei que do modem já saia 25MB de todas as portas.

(Lembrando que uso computadores conectados diretamente nesse modem via cabo, e eles recebem os 120MB em qualquer porta. Cheguei a tirar os computadores gigabit citados para testar com o Notebook as portas que eles estavam.)

 

Outro amigo meu tem a mesma configuração de dispositivos que eu, com um computador ligado ao TPLINK (Fast Ethernet 10/100), e ele pega 100MB no cabo nesse computador. Vejam que ainda que exista a limitação da porta Fast Ethernet, ele consegue chegar ao limite dela. O meu problema é que do HUMAX não está saindo nem 100MB, mas somente quando se trata de dispositivos 10/100 (Fast Ethernet).

 

Já testei cabos diferentes, tanto cat5e quanto o cat6, e não houve alteração alguma, tenho certeza que não são os cabos o problema.

Já resetei o modem e o roteador para configuração de fabrica.

Sei que no wifi 2.4Ghz não conseguirei utilizar os 120MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu tava tendo o mesmo problema, então fiz o seguinte:

 

Resetei o modem HGB10R-02 para as configurações de fabrica

Desativei todas as seguranças e ferramentas (Fire, NAT, DMZ, etc)

Desativei DHCP

Desativei o Wireless (as duas bandas)

Em PassthruMac, Coloquei os MAC da Wan do modem, da Wan do router e do PC == > Print

Coloquei o Modem em modo Bridge == > Print

 

No Router D-Link DIR-825 deixei o ip padrão 10.0.0.1

Tipo de Conexão IP DINÂMICO

Host coloquei Client (tirei o nome padrão por medo da net enxergar como router)

DNS Coloquei o DNS Padrão da NET que está no modem.

MTU deixei o Padrão 

Clonei o MAC do PC (o mesmo mac que ta no PassthruMac no modem)

 ==== > PRINT DA CONFIGURAÇÃO NO ROUTER < =======

Screenshot_1.png.3356ac10f0fca68c85dee9b62c718166.png

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Estou com o mesmo problema...

Modem da NET é esse HUMAX HGB10R-02 e por ele funciona tudo "100%" (240 megas)
ao ligar em bridge no meu roteador (DIR-890L) fico com o máximo de 140megas... 

E pra piorar não tenho metade do conhecimento de vocês, vou ficar a espera de um milagre, de alguém resolver isso e postar um passo-a-passo bem detalhado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Filipe Braz Massignan Ja estou mais de 30 dias usando o roteador em vez do modem e está dando os 240mbps, as vezes chega ate 260mbps, eu fiz da forma como ta descrito a baixo, qualquer coisa chama no wpp 62 933001886 

 

Em 21/05/2019 às 17:34, LeonneKelly disse:

Eu tava tendo o mesmo problema, então fiz o seguinte:

 

Resetei o modem HGB10R-02 para as configurações de fabrica

Desativei todas as seguranças e ferramentas (Fire, NAT, DMZ, etc)

Desativei DHCP

Desativei o Wireless (as duas bandas)

Em PassthruMac, Coloquei os MAC da Wan do modem, da Wan do router e do PC == > Print

Coloquei o Modem em modo Bridge == > Print

 

No Router D-Link DIR-825 deixei o ip padrão 10.0.0.1

Tipo de Conexão IP DINÂMICO

Host coloquei Client (tirei o nome padrão por medo da net enxergar como router)

DNS Coloquei o DNS Padrão da NET que está no modem.

MTU deixei o Padrão 

Clonei o MAC do PC (o mesmo mac que ta no PassthruMac no modem)

 ==== > PRINT DA CONFIGURAÇÃO NO ROUTER < =======

Screenshot_1.png.3356ac10f0fca68c85dee9b62c718166.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Estou exatamente com o mesmo problema.

Tinha um plano com 60Mb com cable modem Sagemcon em bridge + Linksys EA2700 + AP Ubiquiti UAP LR funcionando no talo. Daí a NET me ofertou um upgrade pra 120Mb, e aí começaram meus problemas.

Trocaram o modem por um TC7337, que realmente chega os 120Mb, mas ao passar essa encrenca para Bridge e rotear com o Linksys a velocidade não passa de 60Mb com cabo. Já fiz todos os procedimentos citados, clonei MAC, desabilitei Firewall do modem e do router e nada resolvido. Será que a NET limita a velocidade quando passa o modem p bridge?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...