Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendem cpu cooler silencioso.


Ir à solução Resolvido por Henrique - RJ,

Posts recomendados

@Danielrocha43

 

Também tenho um 775 com cooler box padrão e é silencioso.

 

O teu cooler está com pasta térmica aplicada direitinho ?

 

Ele não está com alguma presilha quebrada ou mal encaixada ( elas são muito chatas de fixar ) ?

 

Esse cooler por acaso não está muito sujo ?

 

Essas coisas podem acabar causando o aumento da temperatura demais fazendo aumentar muito o ruído.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Danielrocha43

 

Também tenho um 775 com cooler box padrão e é silencioso.

 

O teu cooler está com pasta térmica aplicada direitinho ?

 

Ele não está com alguma presilha quebrada ou mal encaixada ( elas são muito chatas de fixar ) ?

 

Esse cooler por acaso não está muito sujo ?

 

Essas coisas podem acabar causando o aumento da temperatura demais fazendo aumentar muito o ruído.

 

sim, as presilhas estão com alguns pinos quebrados, mais ela encaixa normal, fica bem preso o cooler . eu nunca limpei ele. a pasta tá nova.

adicionado 6 minutos depois

Eu nunca limpei ele porque as presilhas tão quebradas , é é um saco pra colocar depois que tira.... Tem como tirar o cooler do dissipador sem precisar remover as presilhas? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Danielrocha43

 

Tenta com um pincel, por entre as pás do cooler do processador, ir limpando devagar e com paciência que deve ficar bom ( não 100% mas bem aceitável ).

 

Se ainda assim continuar a mesma situação, então são essas presilhas quebradas que de algum modo estão dando diferença na pressão exercida sobre o processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Danielrocha43 disse:

Tirei o adesivo do cooler, Coloquei um pouco de óleo lubrificante, Limpei as pás. O barulho continua. vou ter que arrumar outro mesmo.

 

Não será alguma pá da ventoinha encostando em algum ponto da armação precisando só de uma desempenada ?

 

Não é só limpar as pás, tem que ir futucando o dissipador em baixo delas, suas aletas.

 

E como escrevi ali atrás, tem tudo pra serem essas presilhas quebradas que, embora não pareça, fazem muita diferença na pressão sobre o processador ( tem delas á venda no Mercado Livre baratinhas ).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

 

Não será alguma pá da ventoinha encostando em algum ponto da armação precisando só de uma desempenada ?

 

Não é só limpar as pás, tem que ir futucando o dissipador em baixo delas, suas aletas.

 

E como escrevi ali atrás, tem tudo pra serem essas presilhas quebradas que, embora não pareça, fazem muita diferença na pressão sobre o processador ( tem delas á venda no Mercado Livre baratinhas ).

Por ser as presilhas mesmo, mais As presilhas Estão Mais ou menos o preço de um cooler master, que Vem com parafuso , acho mais em conta pegar um desse. Valeu

adicionado 1 minuto depois

Verifiquei as pás, mais elas não estão encostando na armação

adicionado 2 minutos depois

Vou tentar enviar Um Video pra você Ouvir.

adicionado 22 minutos depois

https://mega.nz/#!zvZhEYqb!cv-MZsQs9sVzFeFcLUXQgl45rW_odTDSbMScYseWOCQ

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danielrocha43

 

Esse ruído não vem do cooler da fonte ?

 

Esse cooler box não faz esse ruído de aspirador de pó no meu 775. Ele deve estar tentando compensar um possível aumento excessivo de temperatura devido a essas presilhas.

 

Já procurou nas lojinhas aí de Santos ou em alguma que venda sucata se tem esse cooler usado ou suas presilhas á venda ? Vi ele no Mercado Livre a 12 reais que com frete deve ir a 40 reais.

 

Pode ser que tenha esse cooler box antigo até em algum ferro-velho perto de você ( o meu achei no lixo ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando me repassaram o pc , faz 3 anos já, Sempre fez esse Barulho. Eu achava que era a fonte no começo , mais ai vi que era o fan da cpu Mesmo.. Vou procurar por aqui na cidade, pra ver se encontro um cooler velho , ou as travas.. Mais esse cooler tem bem mais de 3 anos de uso já. eu tava lendo em outros foruns, que A rolagem desses coolers  , ou algo do tipo , pode tá Velha ou desgastada já, Pelo tempo dele ... talvez seja isso...

 

Vou ver o que faço por aqui, e depois eu falo o que eu resovi. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Esse barulho dele não é rolamento não, o cooler está saudável. Mas está em rotação muito alta. A presilha quebrada deve estar causando esse problema mesmo, a placa-mãe entende que precisa subir a rotação sem saber que está mal encaixado.

 

@Danielrocha43 Se trocar as presilhas dá o preço de um novo, vale mais o novo mesmo... Mas realmente isso seria possível de achar em sucata por nada ou quase nada.

 

De idade, enquanto o rolamento não roncar e atingir a rotação máxima de maneira estável, o fan está em ordem. Eles duram muitos anos mesmo. Geralmente os que são ruins ou tem problema apresentam isso logo no começo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Danielrocha43 disse:

Qual seria uma rotação "normal" para um cooler desse , com o pc ocioso? Andei monitorando as rotaçoes, é Com o Pc ocioso E com o "smart Fan" desabilitado os RPM estão de 2600 a 2800... com o smart fan hablitado tá entre 2200 é 2300, ocioso.

 

Essa rotação não me parece alta mas para o ruído que está fazendo ela deve estar bem acima disso, talvez até quase 4 mil rpm ( tem que ver em que site tem á venda e ver suas características técnicas para saber o limite ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danielrocha43 Numa ventoinha/fan desse tamanho o normal seria uns 2000 RPM mesmo e o máximo varia muito, algumas chegam a 4 mil e outras a 5 ou mais. Pelo barulho ela está sim a mais de 3 com certeza!

 

Pensando nisso, talvez sua placa-mãe esteja acelerando ele sem propósito e lendo a rotação errada? Qual temperatura o sistema te diz quando ele está fazendo barulho assim?

 

Se for baixa, talvez haja problema na sua placa-mãe ou na plaquinha do fan mesmo e o controle da velocidade esteja falho.

 

Se tiver um fan de 4 fios aí sobrando, qualquer um, coloque no lugar desse e teste para ver se dá a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...