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C Jogo da velha PC vs Player


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Bom eu já fiz esse algoritmo ais n estou conseguindo fazer a parte de jogar contra o PC eu quero retirar a parte do player 2 e colocar a do PC.

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>


char tela[3][3];
int i, j, x, y, teste=1, pl, velha=0;

void disp(void);
void testa(int pl);
void play1(void);
void play2(void); 

void main()
{
   for(i=0;i<3;i++)
      for(j=0;j<3;j++)
         tela[j]=' ';
      
      while(teste!=0)
      {
          
         if(teste!=0)
         {
                  
            play1();
            if(tela[x][y]==' ')
            {
               tela[x][y]='X';
               system("cls");
               velha++;
               testa(pl);      
            }
            else
            {
               system("cls");
               printf("Esta posicao já esta em uso!!\n"); 
               printf("Pressione qualquer tecla para entrar novo valor\n");
               getch();
               system("cls");
               play1();
            }
         
         
         }
         if(teste!=0)
         {
                     
            play2();
            if(tela[x][y]==' ')
            {
               velha++;
               tela[x][y]='O';
               system("cls");
               testa(pl);   
            }
            else
            {
               system("cls");
               printf("Esta posicao já esta em uso!!\n"); 
               printf("Pressione qualquer tecla para entrar novo valor\n");
               getch();
               system("cls");
               play2();
            }
         
         
         }
       
        }

}

void disp(void)
{
   printf("   1   2   3   Y\n");
   printf(" 1 %c | %c | %c \n",tela[0][0],tela[0][1],tela[0][2]);
   printf("  ---|---|--- \n ");
   printf("2 %c | %c | %c \n",tela[1][0],tela[1][1],tela[1][2]);
   printf("  ---|---|--- \n ");
   printf("3 %c | %c | %c \n",tela[2][0],tela[2][1],tela[2][2]);

   printf("X\n");


}

void testa(int pl)
{
         if(x==0)
         if((tela[0][0]==tela[0][1]) && (tela[0][1]==tela[0][2]))
         {
            disp();
            printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl);
         teste=0;
         }
         
         if(x==1)
         if((tela[1][0]==tela[1][1]) && (tela[1][1]==tela[1][2]))
         {
            disp();
            printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl);
            teste=0;
         }
         if(x==2)
         if((tela[2][0]==tela[2][1]) && (tela[2][1]==tela[2][2]))
         {
            disp();
            printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl);
            teste=0;
         }
        

         if(y==0)
         if((tela[0][0]==tela[1][0]) && (tela[1][0]==tela[2][0]))
         {
            disp();
            printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl);
            teste=0;
         }
         
         if(y==1)
         if((tela[0][1]==tela[1][1]) && (tela[1][1]==tela[2][1]))
         {
            disp();
            printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl);
            teste=0;
         }
         if(y==2)
         if((tela[0][2]==tela[1][2]) && (tela[1][2]==tela[2][2]))
         {
            disp();
            printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl);
            teste=0;
         }
         
          
         if(((x==0)&&(y==0))||((x==1)&&(y==1))||((x==2)&&(y==2)))
         {
         if((tela[0][0]==tela[1][1]) && (tela[0][0]==tela[2][2]))
         {
            disp();
            printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl);
            teste=0;
         }
         }
         
         
         if(((x==0)&&(y==2))||((x==1)&&(y==1))||((x==2)&&(y==0)))
         {
         if((tela[0][2]==tela[1][1]) && (tela[0][2]==tela[2][0]))
         {
            disp();
            printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl);
            teste=0;
         }
         }

}

void play1(void)
{
   disp();
   printf("Jogador 1: Escolha uma linha: ");
   scanf("%i",&x);
   printf("Jogador 1: Escolha uma coluna: ");
   scanf("%i",&y);
   pl=1;
   x--;
   y--;
      
}

void play2(void)
{
   disp();      
   printf("Jogador 2: Escolha uma linha: ");
   scanf("%i",&x);
   printf("Jogador 2: ERscolha uma coluna: ");
   scanf("%i",&y);
   pl=2;
   x--;
   y--;

}

 

<>  

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Claramente código copiado com apenas algumas strings modificadas:

https://www.vivaolinux.com.br/script/Jogo-da-Velha-Bem-simples

(postado em 2003)

 

E para fazer o computador jogar pesquise sobre algoritmo Minimax, ou no caso de jogo da velha também dá pra usar o algoritmo Negamax que é uma simplificação do Minimax.

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