Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
caduguedes

Baixo FPS PUBG Notebook Dell Inspiron 17 7773

Recommended Posts

Bom dia.

Tenho um notebook Dell Inspiron 7773, com as seguintes características:

Processador i7 8550U

16 GB RAM

NVIDIA MX150 2 GB

500 GB SSd

Carregador original Dell 65W

Um review do notebook está disponível nesse link https://www.notebookcheck.net/Dell-Inspiron-17-7773-i7-8550U-16-GB-17-Touch-Convertible-Review.263146.0.html

O jogo PUBG roda com FPS em torno de 20 e as vezes cai pra menos de 10.

Sei que o ideal para jogos não é um notebook, mas sim um Desktop, mas vi um video no YouTube de um notebook igual ao meu rodando com FPS em média 40 e batendo as vezes em 60.

Percebo que o notebook esquenta muito quando jogo esse jogo.

Desconfio que a fonte deveria ser de 90W pois o notebook tem uma placa de vídeo offboard.

Estou com o último driver da placa de vídeo (416.81) atualizado automaticamente pelo GeForce Experience e o Windows Update está em dia.

Coisas que já fiz:

No painel de controle da NVIDIA coloquei para customizar o jogo em alta performance, desabilitei todas as melhorias de visual.

As configurações no jogo estão todas no mínimo (pior visual e melhor desempenho).

Já habilitei o alto desempenho no uso da bateria e nas Propriedades do Sistema do Windows coloquei em alta performance.

Se puderem me ajudar a configurar o notebook para rodar pelo menos próximo ao do vídeo ficaria muito agradecido.

O link do video do YouTube é esse 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jovem. Acho que o jogo não está rodando pela offboard, mas sim pela onboard. Verifique isso. Use o o GPU-Z.

Cheque as configurações gráficas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Math.Pi disse:

Jovem. Acho que o jogo não está rodando pela offboard, mas sim pela onboard. Verifique isso. Use o o GPU-Z.

Cheque as configurações gráficas.

Obrigado pela dica.

Vou baixar o GPU-Z e fazer o teste.

Assim que fizer posto uma screenshot.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente a placa de vídeo offboard está sendo usada.

Segue em anexo a screenshot.

1.jpg

adicionado 4 minutos depois

Outras sugestões que já executei pra tentar melhorar o FPS foram:

Na BIOS, desabilitar o Enable Intel Speedstep

Rodar o Steam em modo administrador

Vi algumas sugestões de editar arquivos no regedit, mas disseram que se fizer ********** pode inutilizar a máquina, então não mexi.

Estou pensando em fazer um Fresh Start.

Compartilhar este post

Link para o post

Só conseguiu tirar essa print depois desse tempo todo? Achei que chegariam várias prints das abas, de vários ângulos, programas. Que pena!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, não seja por isso.

Seguem screenshots das abas do GPU-Z e CPU-Z durante o jogo.

3.jpg

4.jpg

adicionado 3 minutos depois

Com esses programas de monitoramento abertos o jogo chegou a cair pra 5 FPS.

5.jpg

adicionado 8 minutos depois

E no painel da NVIDIA está assim

6.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Agora dá pra perceber a temperatura da GPU alta.

Consegue testar outro jogo sem ser o PUBG? Fortnite é bem parecido mas parece melhor otimizado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

60FPS? Desative o V-sync.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Math.Pi disse:

60FPS? Desative o V-sync.

Desativei, as configurações do CS-GO estão no mínimo e mesmo assim continua na casa dos 60.

Por sinal hoje teve uma atualização do driver da placa de vídeo (416.94). Atualizei mas continua do mesmo jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Mínimo não. Poe médio e alto.

adicionado 0 minutos depois

Aliás, acho que o V-Sync pode estar ativado também no gerenciador da nVidia (Experience se não me engano).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, Math.Pi disse:

Mínimo não. Poe médio e alto.

Aliás, acho que o V-Sync pode estar ativado também no gerenciador da nVidia (Experience se não me engano).

Bom, quando eu disse mínimo eu quis dizer pior visual, ou seja, melhor performance (FPS), mas tudo bem, coloquei no médio e o FPS médio do CS ficou em 40 e caindo pra 20 nos tiroteios.

O V-Sync está desabilitado tanto dentro do jogo quanto no Painel da NVIDIA. No  Experience parece que não é possível alterar cada item separadamente, apenas otimizar de modo geral, parece que ele apenas exibe o que foi selecionado no Painel NVIDIA.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, mick.07 disse:

Os notebooks da Dell costumam ter problema de desempenho em razão do thermal throttling: https://www.dell.com/community/Inspiron-Notebooks/Thermal-Throttling-7560-e-7572/td-p/6071186

Veja se não é o seu caso.

Li esse post e parte de um outro post referenciado dentro desse (não li inteiro porque era mais de 300 páginas de comentários) e a solução que o pessoal encontrou foi desinstalar os drivers do Intel Dynamic Platform and Thermal Framework e desabilitar o dispositivo (na verdade o conjunto de dispositivos) no gerenciador de dispositivos. Fiz isso mas o dispositivo volta a ser instalado automaticamente no gerenciador de dispositivos.

O pessoal deu uma solução pra desabilitar a instalação automática desse driver (através do programa Policy Plus), mas não deu certo, não aparecem pra mim as opções que aparecem no tutorial, talvez porque o tutorial seja pro Inspiron 7560/7572 e o meu seja 7773.

Como eu poderia fazer pra impedir o Windows de instalar automaticamente esses drivers?

É possível danificar o notebook de tanto esquentar?

Aparentemente são eles que fazem o processador diminuir a frequência quando a temperatura aumenta.

Compartilhar este post

Link para o post
32 minutos atrás, caduguedes disse:

Aparentemente são eles que fazem o processador diminuir a frequência quando a temperatura aumenta.

A maioria das fabricantes estipulam uma temperatura limite pra bloquear o clock e evitar superaquecimento.

Se você tiver mais paciência pra ler, me parece que na época a Dell disponibilizou uma atualização do BIOS que desativada o Intel Turbo Boost, não lembro bem, faz tempo que li. 

34 minutos atrás, caduguedes disse:

É possível danificar o notebook de tanto esquentar?

Sim, com o tempo você vai diminuir a vida útil dos componentes.

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, mick.07 disse:

Se você tiver mais paciência pra ler, me parece que na época a Dell disponibilizou uma atualização do BIOS que desativada o Intel Turbo Boost, não lembro bem, faz tempo que li

Mas desativar o Intel Turbo Boost vai fazer a frequência do CPU cair e, consequentemente, diminuir o FPS dos jogos, correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Não necessariamente. Se a temperatura subir muito, o clock do processador vai cair muito pra diminuir a temperatura, e consequentemente o FPS cai junto. Se a temperatura ficar estável, o clock também fica estável e o FPS se mantém. Também pode fazer um undevolt pra tentar estabilizar essa temperatura e usar um cooler pad.

Leia os comentários do link e vai ver que tem gente falando que, apesar de desativar o Turbo, melhorou a performance. Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, mick.07 disse:

Não necessariamente. Se a temperatura subir muito, o clock do processador vai cair muito pra diminuir a temperatura, e consequentemente o FPS cai junto. Se a temperatura ficar estável, o clock também fica estável e o FPS se mantém. Também pode fazer um undevolt pra tentar estabilizar essa temperatura e usar um cooler pad.

Leia os comentários do link e vai ver que tem gente falando que, apesar de desativar o Turbo, melhorou a performance. Abraço.

Acabei de ver, já tentei isso antes, é a desativação do Intel Speed Step pela BIOS, não funcionou. 

Essa parte do undervolt como eu posso fazer?

Teria alguma sugestão de cooler pad para um notebook de 17"? Juro que procurei e não encontrei nenhum. Os que dizem que aceitam até 17 na verdade ficam pequenos pra um de 15.6"

Compartilhar este post

Link para o post

Então seu problema não deve ser thermal throttling. Você monitorou clock e temperatura durante os jogos?

Use o Afterburner pra fazer isso.

Veja os modelos da Dell com o thermal throttling:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, instalei o MSI Afterburn e o RivaTuner Statistics Server.

Abri o jogo e logo vi que o CPU estava próximo dos 100ºC.

Nunca mexi no clock de uma máquina, quanto devo diminuir a tensão pra fazer o undervolt?

1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem um valor específico, até mesmo notebooks de mesmo modelo possuem valor de undervolt diferentes. Você tem que ir testando até encontrar um valor que deixe o processador estável. Se ele ainda está na garantia, entre em contato com o suporte da Dell pra eles fazerem alguns testes e acharem uma solução.

Compartilhar este post

Link para o post
Em ‎14‎/‎11‎/‎2018 às 20:26, mick.07 disse:

Não tem um valor específico, até mesmo notebooks de mesmo modelo possuem valor de undervolt diferentes. Você tem que ir testando até encontrar um valor que deixe o processador estável. Se ele ainda está na garantia, entre em contato com o suporte da Dell pra eles fazerem alguns testes e acharem uma solução.

Pelo que vi em outro fórum, outras pessoas tiveram problemas semelhantes com notebooks da linha 7000 da Dell, e sugeriram fazer 2 coisas:

1) Elevar o limite de temperatura da MX150 usando o ASUS GPU Tweak II pois parece que a partir de 67ºC ela diminui o próprio desempenho, sendo que ela aguenta temperaturas mais elevadas.

2) Undervolt da CPU pelo mesmo motivo usando o ThrottleStop.

Acontece que não estou conseguindo elevar esse limite da GPU, no forum disseram que o programa é bem auto-explicativo mas não parece rss. Qual opção devo alterar para elevar esse limite?

Quanto ao suporte da Dell eu já tentei, mas eles alegam que o notebook não é específico para jogos portanto não podem garantir uma performance adequada.

2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria mais seguro utilizar o Intel Extreme Tuning Utility pra fazer o undervolt? Pois é uma ferramenta da própria Intel.

Edit: Tentei instalar o Intel Extreme Tuning Utility mas não deu certo, na hora da instalação ele diz que a plataforma não suporta.

Compartilhar este post

Link para o post

Tentei essa saída, fiz o undervolt da CPU e liberei o limite de temperatura da GPU, mas tudo o que aconteceu foi a temperatura da GPU ir aos céus e nada da performance aumentar.

Talvez seja o caso mudar a solução, tenho um desktop que comprei em 2013 mas não fica muito pra trás, gostaria de dicas para um upgrade nele, talvez seja o caso até mudar o tópico de seção.

As configurações atuais dele são:

i5 4570

Gigabyte H87M-HD3

8 GB DDR3 em Dual Channel

AMD Radeon HD 7700 1 GB

SSD 256 GB 

HD 500 GB

Com aproximadamente R$1.000,00 o que seria viável alterar pra jogos como PUBG e CS-GO ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais