Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade ideal até R$4.000,00 (com uma RX 480)


Posts recomendados

Olá amigos do CDH como estão ?

 

A questão é a seguinte, eu planejo um upgrade no meu PC, utilizando pouco do atual (O "coração" dele é  i5 6500 / 8GB DDR4 / RX 480 Strix 8GB / PSU XFX 500W )

 

Eu planejo mudar para o Ryzen, já que sempre usei AMD e mudei para Intel numa emergência

 

Primeiramente, eu planejo montar o kit novo dentro de um Aerocool DS Cube (se eu conseguir encontrar um para comprar)

http://aerocool.com.tw/au/chssis/ds/ds-cube

 

Para isso eu preciso de uma Mobo MicroATX para AM4, já que o gabinete só comporta ela , qual o melhor modelo e principalmente o melhor Chipset e principalmente que suporte a série 2 do Ryzen de fábrica sem precisar de atualização de bios ?

Vale a pena pegar o Ryzen 7 2700X ou o Ryzen 5 2600x já da conta do recado para jogar tranquilamente no 1080p ? E mais importante eu planejo usar minha RX480, acredito que no Ryzen 7 ele de um leve gargalo, ou não ?

 

A PSU de 500w suportaria a nova config ? Ou seria melhor aumentar 100w e pegar uma de 600 ? Possivelmente modular por causa do gabinete.

Vale a pena colocar um H100i para o Ryzen ou um Air Cooler melhor que o box já ajuda ?

 

Essa são as perguntas iniciais, quem puder me dar uma luz, fico eternamente grato

O orçamento está na casa dos R$ 4000 (vou usar meu I5 atual para trabalho por isso estou montando outro pra games, é possivel que eu pegue 16gb de memória e use meus 8 atuais para deixar no i5 mesmo tb)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@LuisGustavo23 Olá,

 

Chipset nativo da série 2000 do Ryzen seria B450 ou X470. Processador o Ryzen 5 já dá conta sim, os Ryzen 7 são mais voltados para multitarefa, porém se preferir, gargalo não é uma preocupação. Este "problema" afeta mais quando tem muita placa de vídeo para pouco processador, quando é ao contrário (especialmente com uma GPU boa como a 480) você não deverá ver nenhum tipo de queda ou stuttering.

 

500w basta se for boa qualidade, creio que a XFX faz boas fontes, mas recomendo pesquisar o modelo exato da sua para não ter problemas.

 

É um bom up se já pensa em pegar uma GPU melhor, pois na maioria das situações o seu i5 deve ser capaz de acompanhar a RX 480, mas se curte jogos de mundo aberto (que são CPU bound) deverá ver uma melhor estabilidade neles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LuisGustavo23 disse:

Para isso eu preciso de uma Mobo MicroATX para AM4, já que o gabinete só comporta ela , qual o melhor modelo e principalmente o melhor Chipset e principalmente que suporte a série 2 do Ryzen de fábrica sem precisar de atualização de bios ?

Dá uma olhada nessa aqui ó, ela é menor ainda Mini ITX: placa-mãe Biostar Racing X470GTN DDR4 AMD AM4

Chipsets A320, B350 e X370 são Zen(1° Gen), sendo necessário somente a atualização de Bios p/ suporte a Zen+(2° Gen).

Chipsets A420, B450 e X470 são feitos p/ Zen+, mas retroatidos p/ Zen.

 

2 horas atrás, LuisGustavo23 disse:

Vale a pena pegar o Ryzen 7 2700X ou o Ryzen 5 2600x já da conta do recado para jogar tranquilamente no 1080p ? E mais importante eu planejo usar minha RX480, acredito que no Ryzen 7 ele de um leve gargalo, ou não ?

Na maioria dos games que eu vi, o sweetspot é o R5 2600x. Oriento pegá-lo pois ano que vem teremos a arquitetura Zen 2(7nm), dai sim valerá o seu up p/ o R5 3600x ou R7 3700x quando os preços normalizarem, creio que somnete no 2° semestre de 2019.

Até você você pode até fazer o contrário, deixar o R5 2600x pra trabalho e partir direto pro R7 3700x(vendendo o i5 o quanto antes, já que um i3 8° Gen tem mais desempenho e ele irá desvalorizar rápido).

Quanto ao gargalo não se preocupe, tanto o R5 2600 quanto o R7 2700 levam de boas essa GPU.

 

2 horas atrás, LuisGustavo23 disse:

A PSU de 500w suportaria a nova config ? Ou seria melhor aumentar 100w e pegar uma de 600 ? Possivelmente modular por causa do gabinete.

Vale a pena colocar um H100i para o Ryzen ou um Air Cooler melhor que o box já ajuda ?

Ref. a demanda de enegria, fique tranquilo pois leva de boas. Mas por conta do gabinete seria uma boa uma fonte modular já que o gabinete é bem apertado.

 

Quanto ao WC, realmente não vale a pena a ser que já tenho. AInda mais pegando os modelos "x" que vem com um excelente cooler box equivalente aos NOCTUA, aguentam um OC moderaro mantendo as temp. abaixo de 80°C.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obirgado pelas respostas @Kris Wannieg e @Pietro Luigi o problema é justamente os games cpu bound como o Assassins Creed Odyssey que o I5 6500 penou feio por ser um quad-core

 

Vou fazer um orçamento aqui com o Ryzen 5 2600x então e uma mobo B450 ou X470 , dependendo a dificuldade de encontrar o gabinete não fico preso na necessidade de ser mini-itx ou micro atx obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@LuisGustavo23 Sim, possuo uma configuração similar (i5 6600 + 1060 6gb) e no Odyssey realmente há partes que o i5 sofre bastante, então nesses casos específicos conseguirá ver uma melhora, especialmente na estabilidade, mas é importante lembrar que em jogo o fator mais importante é a GPU, então não espere algo gigantesco. Considero um bom up, até porque nessa linha de CPU (i5 6/7º) uma GPU mais forte acabaria sub utilizada então até a longo prazo é uma boa, porém é bom ter em mente que a mudança, apesar de visível, não será tão drástica.

 

Quanto ao processador em si, eu iria em um Ryzen 5 2600 (non X) considerando preço/desempenho, especialmente se sentir confortável em fazer um leve OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...