Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 2600 ou 1700


Ir à solução Resolvido por domingos87,

Posts recomendados

Pessoal, estou nos últimos dias da minha decisão de qual processador pegar. O 2600 ou o 1700. Pra jogos a decisão seria mais fácil, mas eu trabalho com edição e também por hobby gravo vídeos e faço algumas lives. 12 threads do 2600 já é bem bom. Mas vocês acham que precisa do 1700 no meu caso? Ambos estão o mesmo preço. Por isso está tão difícil de escolher. A diferença nos jogos é tão grande? Eu não me preocupo de rodar a 80 ao invés de 90, mas me preocupo com os 1%. de cair pra menos de 60 enquanto o 2600 talvez segurasse. Eu também não queria perder desempenho que tenho agora com o i5 6600, né. No máximo uns 4 frames na média.

Se eu pegar o 1700, posso até comprar a b350 pra fazer um overclock e chegar no mesmo nível do 2600. Posso fazer com o stock cooler wraith spire? Só não pego essa mobo e o 2600 porque não está claro se ela está atualizada.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo mesmo preço e para as suas tarefas, o 1700 obviamente. Na verdade o 2600 é que precisaria de um belo overclock pra compensar a falta dos 2 núcleos e 4 threads.

Dá pra fazer over com o wraith spire sim, só não pode exagerar, além de possuir um gabinete bem ventilado.

 

Qual placa de vídeo irá comprar? Se for do nível da RX580 ou GTX 1060, em fps, tanto faz qual destes CPUs você vai escolher aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Phoenyx disse:

Pelo mesmo preço e para as suas tarefas, o 1700 obviamente. Na verdade o 2600 é que precisaria de um belo overclock pra compensar a falta dos 2 núcleos e 4 threads.

Dá pra fazer over com o wraith spire sim, só não pode exagerar, além de possuir um gabinete bem ventilado.

 

Qual placa de vídeo irá comprar? Se for do nível da RX580 ou GTX 1060, em fps, tanto faz qual destes CPUs você vai escolher aí.

Hahah eu já tenho a 1060. Olha aí. Pois é. Eu tinha lido que se quanto ''mais fraca'' a placa, menor a diferença. Tenho que lembrar também que nos testes eles usam 1080 ti.

Bom, normalmente nas dúvidas do pessoal o 2600 tá sempre um pouco mais barato. No meu caso, os dois tão no mesmo preço. Eu até pensei em 8 núcleos também, mas várias pessoas falam do 2600 sendo mais novo e melhor ipc e meno latência. Eu sei montar um pc, mas não manjo disso kkk nem sei se pra mim faria muita diferença. Um até falou que muitos cores com clocks baixos são inúteis. Poxa... kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mr.Furball 69 disse:

Eu até pensei em 8 núcleos também, mas várias pessoas falam do 2600 sendo mais novo e melhor ipc e meno latência.

O IPC dos dois é igual, o que muda é que o 2600 tem maior potencial de OC por ser de 2a geração (e obviamente por ter menos núcleos). Compatibilidade e facilidade de OC de RAM também é maior, mas de qualquer forma, IPC é o mesmo.

 

De qualquer forma, se for pegar o 1700, lembre de pegar uma X370 / X470. E se possível, um cooler também, outro dia tinha um WC de 240mm por 250R$, que eu aposto que volta na Black Friday.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, o 2600 é mais novo, mas seu IPC é o mesmo, a diferença é que com os "12nn" houve um impulso de cerca de 5% nos clocks.

Agora, trocar 5% por 1/4, ou seja, 25% a menos de processamento pelo menor número de núcleos, não me parece sensato concorda?

E para esta 1060 honestamente tanto faz em relação a framerate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Imakuni disse:

O IPC dos dois é igual, o que muda é que o 2600 tem maior potencial de OC por ser de 2a geração (e obviamente por ter menos núcleos). Compatibilidade e facilidade de OC de RAM também é maior, mas de qualquer forma, IPC é o mesmo.

 

De qualquer forma, se for pegar o 1700, lembre de pegar uma X370 / X470. E se possível, um cooler também, outro dia tinha um WC de 240mm por 250R$, que eu aposto que volta na Black Friday.

Mas ouvi dizer bem do Wraith Spire... Eu também não tenho condições de comprar o cooler nem a x370. A b350m, na vdd, já é estourando o orçamento. Ficaria até um pouco menos apertado com a a320m. Bom, tem uma que posso comprar que é a x370 no terabyteshop (se bem que a promoção já vai acabar) da biostar. Fora essa, realmente sem condições.

Por que teria que ser a x370? A b350m já possibilita overclock, não?

adicionado 1 minuto depois
7 minutos atrás, Phoenyx disse:

Então, o 2600 é mais novo, mas seu IPC é o mesmo, a diferença é que com os "12nn" houve um impulso de cerca de 5% nos clocks.

Agora, trocar 5% por 1/4, ou seja, 25% a menos de processamento pelo menor número de núcleos, não me parece sensato concorda?

E para esta 1060 honestamente tanto faz em relação a framerate.

Concordo. Mas mesmo não overclockando? É bom saber que é possível com a b350m, mas nunca me interessei tanto por, para falar a verdade. Se ainda sim não fizer diferença, tudo bem. Aí, vai o 1700 mesmo. Já comprei os dois sem pagar o boleto por risco de acabar kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Mr.Furball 69 disse:

Mas ouvi dizer bem do Wraith Spire... Mas eu não tenho condições de comprar o cooler nem a x370. A b350m, na vdd, já é estourando o orçamento. Ficaria até um pouco menos apertado com a a320m. Bom, tem uma que posso comprar que é a x370 no terabyteshop (se bem que a promoção já vai acabar) da biostar. Fora essa, realmente sem condições.

Se orçamento é um problema, pegue um Ryzen 1600, que por 630R$, é consideravelmente mais barato que ambos o 2600 e o 1700.

 

1 minuto atrás, Mr.Furball 69 disse:

Por que teria que ser a x370? A b350m já possibilita overclock, não?

Por ter um VRM mais decente para aguentar os 8 núcleos com OC. Não que isso dependa do chipset, afinal tem algumas X370 que na verdade são B350m disfarçadas... mas acontece que nenhuma B350 fica plenamente confortável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Se orçamento é um problema, pegue um Ryzen 1600, que por 630R$, é consideravelmente mais barato que ambos o 2600 e o 1700.

 

Por ter um VRM mais decente para aguentar os 8 núcleos com OC. Não que isso dependa do chipset, afinal tem algumas X370 que na verdade são B350m disfarçadas... mas acontece que nenhuma B350 fica plenamente confortável.

Hmm plenamente confortável com os 8 núcleos em OC? Se não, tudo bem?

É meio ***** perguntar pros gringos mesmo convertendo em dolares porque para eles não faz diferença. Pra nós 200 reais a menos do 1600 realmente é interessante, mas convertendo 50 dolares para eles ainda é pouca diferença. Eu pensei nele antes, e talvez devesse pagar 200 a menos quando era contra o 2600, mas se for contra o 1700... que seja o 1700 de uma vez kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mr.Furball 69 disse:

Hmm plenamente confortável com os 8 núcleos em OC? Se não, tudo bem?

Sim, para aguentar direito os 8 núcleos em OC sem se preocupar muito. Sem OC, não teria problema com a placa-mãe, mas aí teria problema de baixo desempenho por causa da relativa falta de clock dos Ryzen, em especial da primeira geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

X370/X470 boas, com bom VRM e dissipação, são feitas para overclock nos 8 núcleos. B350, TODAS, não são indicadas para espremer o caldo, o VRM "frita". Se o OC for leve e a B350 for de qualidade (VRM bom, dissipador sobre os mosfets, etc), gabinete ventilado para boa refrigeração dá pra brincar, mesmo com ela e mesmo com wraith spire.

 

Agora, se você me pegar uma B350 de entrada que mais parece A320 e me tacar num gabinete apertado sem ventilação, nem pense em overclock, mesmo em stock já vai estar fritando os componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Imakuni disse:

Sim, para aguentar direito os 8 núcleos em OC sem se preocupar muito. Sem OC, não teria problema com a placa-mãe, mas aí teria problema de baixo desempenho por causa da relativa falta de clock dos Ryzen, em especial da primeira geração.

Pelo que Phoenyx comentou e pelo que vi por aí, com placas não alto desempenho, como a 1060, a diferença ficar bem menor em fator do processador.

adicionado 2 minutos depois. Hm, mas você também concorda no meu caso entre 2600 e 1700?
7 minutos atrás, Phoenyx disse:

X370/X470 boas, com bom VRM e dissipação, são feitas para overclock nos 8 núcleos. B350, TODAS, não são indicadas para espremer o caldo, VRM "frita". Se o OC for leve e a B350 for de qualidade (VRM bom, dissipador sobre os mosfets, etc), gabinete ventilado para boa refrigeração dá pra brincar, mesmo com ela e mesmo com wraith spire.

 

Agora, se você me pegar uma B350 de entrada que mais parece A320 e me tacar num gabinete apertado sem ventilação, nem pense em overclock, mesmo em stock já vai estar fritando os componentes.

Realmente posso descartar overclock, porque nunca quis ficar fazendo. Meu foco é mais uma placa com 4 slots de ram do que OC, já que a amd falou que planeja manter compatibilidade até 2020. Meu gabinete é decente com dois fans e circula bem aqui

e essa b350m parece boa.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=86356

 

Se ignorar OC poderia até pegar uma a320, certo? Só não pego porque a única com 4 slots está no mesmo preço que essa aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Mr.Furball 69 Não tem sequer um dissipador nos mosfets, escolheria outra.

Mas sem OC? Acho que esse é o sinal. Com meu i5, comprei a placa-mãe mais básica, a H110m. Ela também não deve ter e nunca tinha ouvido falar de mosfets.

Essa é minha outra opção. Lembrando, sem OC

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1049177445-placa-mãe-gigabyte-a320ma-m2-am4-vga-dvi-hdmi-ddr4-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mr.Furball 69 disse:

Mas sem OC?

Vai por mim, se comprar uma placa A320, você vai se arrepender... eu também achava que nunca na minha vida eu ia fazer overclock, mas vi como eu estava enganado. Engula esses ~200R$ de diferença (que você economiza pegando o 1600 ao em vez do 2600) e pegue uma placa B.

 

4 minutos atrás, Mr.Furball 69 disse:

Com meu i5, comprei a placa-mãe mais básica, a H110m. Ela também não deve ter e nunca tinha ouvido falar de mosfets

É um processador quad core, sem Hyper Threading, com clock e consumo de energia relativamente baixos. Naquela época, você realmente podia comprar qualquer placa que não fazia a menor diferença

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Mr.Furball 69 Todas tem. Mosfets são os "quadradinhos" pretos perto das bobinas (quadrados pretos maiores em volta do soquete).

Pega uma placa que tenha dissipador em cima deles, existem diversas por menos de 500 reais.

Pode me mandar algum link, por favor?

adicionado 2 minutos depois
22 minutos atrás, Imakuni disse:

Vai por mim, se comprar uma placa A320, você vai se arrepender... eu também achava que nunca na minha vida eu ia fazer overclock, mas vi como eu estava enganado. Engula esses ~200R$ de diferença (que você economiza pegando o 1600 ao em vez do 2600) e pegue uma placa B.

 

É um processador quad core, sem Hyper Threading, com clock e consumo de energia relativamente baixos. Não dá nem para comparar, é maça com banana aqui.

Então, o clock dele é mais alto que o 1700 e mesmo não sendo hyper threading o tdp é o mesmo, e o 6700 também funcionaria nela. É que eu já montei meu pc há dois anos e desde então venho jogando e editando bastante, claro que com essa mobo e essa cpu eu nem posso, mas nunca quis fazer overclock. De verdade. Eu até queria comprar aquela b350, já que a única 320 com 4 slots estava o mesmo preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, Phoenyx disse:

Eu vi essas duas, mas o pessoal fica com pé atrás com biostar. E originalmente elas são acima de 500. Agora sei o que são os dissipadores. Queria saber sobre a durabilidade principalmente. Gostaria de manter por uns 3 a 4 anos a placa, pelo menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Phoenyx disse:

Cara, são melhores que as B350 de entrada pode ter certeza, o preço tá bom e possuem refrigeração no VRM. Melhor que isso vai ter que coçar o bolso.

Mesmo sem nada de overclock? Eu até ia comprá-las antes de ver a recomendação de alguns. Eu tinha visto que o preço está ótimo, mais barato que a 320, mas ao mesmo tempo dá um medo exatamente por estar tão barata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É que você tá olhando para marca e não os recursos oferecidos. Só por possuir 6 portas sata, 6 canais de audio traseiro com codec razoável e outras coisas mais dá pra perceber que estas Biostar são bem melhores que estas ASUS citadas. Eu mesmo tenho uma ASUS com um 1700, mas daí pra chegar nela tu gasta uma grana maior. E não a peguei por ser ASUS, peguei por ser a mais barata e confiável para OC em 8 núcleos disponível na épóca. Enfim, tem que unir o útil ao bolso, e este trabalho é você quem deve fazer.

 

Biostar, Leadtek e outras marcas são bem conhecidas lá fora, mas aqui a galera só houve falar de ASUS, MSI, AsRock e Gigabyte. Aliás, não curto MSI mas a galera do fórum adora esta marca... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Phoenyx disse:

É que você tá olhando para marca e não os recursos oferecidos. Só por possuir 6 portas sata, 6 canais de audio traseiro com codec razoável e outras coisas mais dá pra perceber que estas Biostar são bem melhores que estas ASUS citadas. Eu mesmo tenho uma ASUS com um 1700, mas daí pra chegar nela tu gasta uma grana maior. E não a peguei por ser ASUS, peguei por ser a mais barata e confiável para OC em 8 núcleos disponível na épóca. Enfim, tem que unir o útil ao bolso, e este trabalho é você quem deve fazer.

 

Biostar, Leadtek e outras marcas são bem conhecidas lá fora, mas aqui a galera só houve falar de ASUS, MSI, AsRock e Gigabyte. Aliás, não curto MSI mas a galera do fórum adora esta marca... rs

Eu também prefiro não olhar para marca. Eu vi realmente muitos recursos, e eu não gosto de julgar apenas pela marca, mas é que nunca tinha ouvido falar dela. E pelo que vi, o pessoal lá fora tem mais preconceito do que aqui com a marca. É que nem placa de vídeo zotac, pcyes. Pessoal prefere não comprar, mas na prática duvido que seja ruim. Mas realmente é uma função minha agora decidir. Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mr.Furball 69 PCYes! é nacional, só remarca as placas, não fabrica nada, apenas gabinetes. Senão me engano as placas deles são da HIS.

Zotac, PNY, Zogis, Sapphire, Powercolor, enfim, tem um monte de marcas desconhecidas da maioria do público brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Mr.Furball 69 Biostar nunca foi ruim e teve aqui no Brasil há uns 20 anos, depois sumiu e agora voltou. Eu não compraria porque não sei se tem RMA aqui (ASRock também não tem para consumidor final, apesar de também muito boa).

 

Você não vai precisar de overclock com nenhuma dessas duas CPUs e seu uso pede mais o octa do que o hexa.

 

Nenhum deles vai te deixar com saudade do i5 também. E no máximo poderia haver alguma perda irrelevante de FPS em jogos específicos.

 

Essa Gigabyte que você está vendo, a com o chipset 320, tem um VRM dos mais interessantes entre as placas mais baratas e melhor do que a de muitas placas 350 (ainda que não tenha dissipadores, ela tem 4 + 3 fases no lugar de apenas 3 + 3).

 

Dado que overclock é interessante só se não for para gastar mais dinheiro e que com ambos esses processadores vocẽ não vai conseguir muito mais do que a fábrica homologa, afinal a AMD não é instituição de caridade e esses são modelos já bem fortes, se for para ter que estourar ainda bem mais seu orçamento só para tirar 10% de clock eu levaria essa Gigabyte mesmo.

 

Ninguém vai aparecer com um processador desse chegando em 5 GHz, se chegar provavelmente a máquina é inutilizável de tão instável e se for estável é porque torrou dinheiro com peças caras voltadas a esse fim, o que nunca compensa (com o dinheiro gasto você compra coisa melhor simplesmente...).

 

Detalhe: em outras lojas se acha essa Gigabyte por 420 Reais mais ou menos, 100 a menos que uma 350 decente.

 

Se for comprar uma B350, não vai entrando nessa de water cooler porque se depender do pessoal aqui você já chegou com o orçamento estourado e vai terminar uns 1000 a 2000 Reais acima, muitas vezes por diferença nenhuma.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...