Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desliga / reinicia em jogos. Cooler faz muito barulho


Posts recomendados

Bom dia gente!

 

Estou com um problema há um bom tempo no computador, e não consigo resolver. O PC roda tranquilo as atividades normais, mas não dá pra jogar.

Entro no jogo, e um tempo depois ou o PC reinicia, ou desliga, ou desliga os monitores e continua rodando e saindo som por um tempo, ou simplesmente fecha o jogo. Isso acontece com o CS GO por exemplo, após 5 minutos de jogo. Na beta do Blackout do BO4, não dava nem esses 5 minutos. Com Realm Royale acontece com menos frequência, mas geralmente em alguma situação mais frenética do jogo, o PC reinicia também.

 

Já testei uma fonte mais forte, de 600W, e aconteceu a mesma coisa. Descobri que pode ser o cooler (uso o que veio com o processador), mas a temperatura do computador nem está tão alta. Enquanto os jogos estão rodando, o processador fica por volta de 40 a 50°C. O barulho do cooler me incomoda bastante, é realmente muito alto. Roda entre 4500 e 6000 rpm.

 

Peguei emprestado um processador AMD FX4300 3.8GHZ pra testar, troquei a pasta térmica também, e consegui rodar o CS por uns 20 minutos sem reiniciar o computador, mas aí já fechei porque estava bem travado, não sei se o processador mais fraco deixou meu PC lento.

 

Minha configuração:

Processador: AMD FX8320e 3,2GHZ Octa Core (Cooler box original)

Placa de vídeo: AMD RX 470 Powercolor 4GB DDR5

RAM: HyperX Fury 8GB DDR4

Fonte: Gigabyte 450W

Gabinete: PCYES Dragon Full tower

 

Será que é o cooler mesmo? Ou pode ser algum outro problema no PC? Uma hipótese que me surgiu é que como coloquei o processador inferior, ele exigiu menos do cooler e não travou o computador. Não sei se isso faz sentido.

 

Desde já, agradeço, e qualquer sugestão será bem vinda.

 

Att.

 

Matheus Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Angeloz disse:

Bom dia gente!

 

Estou com um problema há um bom tempo no computador, e não consigo resolver. O PC roda tranquilo as atividades normais, mas não dá pra jogar.

Entro no jogo, e um tempo depois ou o PC reinicia, ou desliga, ou desliga os monitores e continua rodando e saindo som por um tempo, ou simplesmente fecha o jogo. Isso acontece com o CS GO por exemplo, após 5 minutos de jogo. Na beta do Blackout do BO4, não dava nem esses 5 minutos. Com Realm Royale acontece com menos frequência, mas geralmente em alguma situação mais frenética do jogo, o PC reinicia também.

 

Já testei uma fonte mais forte, de 600W, e aconteceu a mesma coisa. Descobri que pode ser o cooler (uso o que veio com o processador), mas a temperatura do computador nem está tão alta. Enquanto os jogos estão rodando, o processador fica por volta de 40 a 50°C. O barulho do cooler me incomoda bastante, é realmente muito alto. Roda entre 4500 e 6000 rpm.

 

Peguei emprestado um processador AMD FX4300 3.8GHZ pra testar, troquei a pasta térmica também, e consegui rodar o CS por uns 20 minutos sem reiniciar o computador, mas aí já fechei porque estava bem travado, não sei se o processador mais fraco deixou meu PC lento.

 

Minha configuração:

Processador: AMD FX8320e 3,2GHZ Octa Core (Cooler box original)

Placa de vídeo: AMD RX 470 Powercolor 4GB DDR5

RAM: HyperX Fury 8GB DDR4

Fonte: Gigabyte 450W

Gabinete: PCYES Dragon Full tower

 

Será que é o cooler mesmo? Ou pode ser algum outro problema no PC? Uma hipótese que me surgiu é que como coloquei o processador inferior, ele exigiu menos do cooler e não travou o computador. Não sei se isso faz sentido.

 

Desde já, agradeço, e qualquer sugestão será bem vinda.

 

Att.

 

Matheus Souza

Está com cara de ser o cooler mesmo, geralmente esses FX esquentam bastante, tanto é que esses dias eu vi um vídeo de um cara refrigerando um FX com ventilador  kk

Como está a ventilação no seu gabinete? você tem alguma fan frontal, traseira etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, RedSkyy disse:

Está com cara de ser o cooler mesmo, geralmente esses FX esquentam bastante, tanto é que esses dias eu vi um vídeo de um cara refrigerando um FX com ventilador  kk

Como está a ventilação no seu gabinete? você tem alguma fan frontal, traseira etc?

Então, mas a temperatura está ok... Tenho um fan traseiro, só.

adicionado 0 minutos depois
4 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Angeloz qual placa-mãe?

utiliza estabilizador?

 

 

OBS: o cooler está funcionando normalmente, a temperatura não está alta para um FX, esse cooler que é barulhento mesmo rs

Ah esqueci da placa-mãe, é uma Gigabyte GA-78LMT-USB3, Chipset AMD 760G, Socket AMD AM3+. Não uso estabilizador. Esse RPM é normal então?

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Angeloz Bom dia

 

Os FXs são meio quente, abra o gabinete e troque a pasta térmica e faz um novo teste com o gabinete aberto para ver se resolve.

Já está com a pasta térmica nova e o gabinete aberto, o problema persiste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Angeloz disse:

Então, mas a temperatura está ok... Tenho um fan traseiro, só.

adicionado 0 minutos depois

Ah esqueci da placa-mãe, é uma Gigabyte GA-78LMT-USB3, Chipset AMD 760G, Socket AMD AM3+. Não uso estabilizador. Esse RPM é normal então?

Cara, essa chipset é feito pros Phenon com uma gambiara pra funcionar os FXs

provavelmente seu vrm está fritando durante jogos, ai o computador reinicia/desliga para evitar danos maiores.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

Cara, essa chipset é feito pros Phenon com uma gambiara pra funcionar os FXs

provavelmente seu vrm está fritando durante jogos, ai o computador reinicia/desliga para evitar danos maiores.

 

 

Então a solução seria uma placa-mãe nova, já que os processadores Phenom são ultrapassados? Como não entendo dessas coisas, comprei o PC pronto na Pichau e não sabia dessa gambiarra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, Angeloz disse:

Então a solução seria uma placa-mãe nova, já que os processadores Phenom são ultrapassados? Como não entendo dessas coisas, comprei o PC pronto na Pichau e não sabia dessa gambiarra.

Faz muito tempo que você comprou esse PC?

A Pichau é uma excelente loja, só que muitas lojas estão preocupadas mais em vender e com toda razão porque eles sobrevivem disso.

Se eles venderem um produto que dura exatamente um ano e meio, eles estão no lucro.

Essa linha FX esta sendo um tanto problemática, pode pesquisar no fórum e no Google que você vai achar.

Um colega do meu serviço tinha um FX não lembro o modelo e da placa-mãe também, e esta com o mesmo problema que você.

Em uso normal era mil maravilhas era só começar a jogar que a maquina desligava, a fonte que ele tinha era de qualidade acho que uma corsair 450.

E tentei fazer de tudo, só resolveu quando troquei a placa e processador, tinha visto um i7 de 3ª, 4ª ou 5ª no mercado livre não lembro o certo com placa-mãe por um preço bom, troquei e nunca mais o cara teve esse problema. 

No seu caso recomendo fazer o mesmo, se tiver com pouco dinheiro faça o mesmo que o meu colega fez.

Agora se você pode investir um pouco mais, pegue a 8ª ou 9ª geração dos core i3 ou i5 da intel ou AMD Ryzen e 1ª ou 2ª geração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angeloz Só para deixar bem claro. O Chipset 760G foi projetado para os processadores Athlon e Phenom (que é uma linha anterior à FX) porém a AMD permitiu que esse chipset antigo suportasse a linha FX através de um update de BIOS.

Só que os processadores da linha FX possuem requisitos diferentes, o circuito responsável por entregar energia ao processador (VRM) não dá conta da demanda e superaquece. Quando ele ultrapassa uma temperatura limite o clock do processador é abaixado para preservar a placa-mãe e diminuir as temperaturas, nessa hora o clock que está lá na casa dos 4ghz cai para 1ghz e você sente a queda de FPS. Passado alguns segundos a temperatura normaliza e o clock sobe à sua faixa de operação normal até esquentar demais e cair de novo, repetindo várias e várias vezes até você parar de jogar.

 

No seu caso parece que já está em uma situação mais complexa em que o VRM não consegue manter a estabilidade do sistema causando os congelamentos, desligamentos, etc. No seu caso você pode tentar atualizar a BIOS para a última versão disponível pelo fabricante e desativar o Turbo Boost (também na BIOS), faça isso e veja se nota alguma diferença.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico @felipecardoso9 @grievous Entendi, pelo jeito é essa questão da placa-mãe mesmo. Hoje vou comprar um cooler novo, até pela questão do barulho, e fazer os procedimentos citados pelo @grievous . Trago os resultados aqui. Por enquanto, muito obrigado pela ajuda, e bom feriado pra vocês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angeloz Só um detalhe: se o cooler for do tipo torre pode piorar a situação. O cooler que joga ar de cima para baixo é o ideal pois parte desse ar resfria outros componentes próximo ao processador como o VRM, memórias, etc.

 

top_down_cooling_003.jpg

 

Lembrando que quem superaquece é o VRM e não o processador. Se você colocar um watercooler no processador o problema continuará. Se a temperatura do seu processador está aceitável talvez não seja necessário trocar o cooler.

 

Caso não saiba o VRM é o conjunto de componentes que ficam ao lado do processador, são indutores, mosfets e capacitores

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous opa, obrigado pela dica. Pensei em comprar o CoolerMaster Blizzard T2 (https://www.kabum.com.br/produto/33609/cooler-para-processador-coolermaster-blizzard-t2-amd-intel-rr-t2-22fp-r1), preço bem interessante. Não acha uma boa opção? Aproveitando, sugere algum que não fuja muito dessa faixa de preço, até uns R$150,00?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Angeloz Se o seu gabinete tirar aquela entrada de ar lateral bem em cima do processador tente colocar um cooler jogando ar de fora pra dentro do gabinete.

E teria como tirar um foto dentro do gabinete para gente ter uma ideia do que da pra fazer?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipecardoso9 @grievous @Edvaldo J. Frederico Eu ia comprar um cooler novo hoje, mas deixo pra outro dia e já vejo essa questão dos dissipadores também. Mais tarde tiro fotos do gabinete e posto aqui, para vermos uma solução específica pro que dá pra fazer ali. Mais uma vez agradeço, daqui a pouco posto as imagens.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
11 minutos atrás, Angeloz disse:

Bom dia amigos, @felipecardoso9 @Edvaldo J. Frederico @grievous! Perdão pela demora, estive de mudança, e só agora tive acesso ao computador. Por algum motivo o post não abria no celular. Estou anexando as fotos do meu gabinete, agradeço desde já por qualquer sugestão.

 

 

 

WhatsApp Image 2018-11-23 at 09.26.06.jpeg

 

Bom dia @Angeloz

 

A ventoinha desse cooler do processador esta instalado da maneira correta?

Porque normalmente a parte aonde tem o adesivo (o adesivo que fica parado rsrs) é aonde sai o ar.

images?q=tbn:ANd9GcQx7xjPxTXlhx2fc9tGVTR

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Bom dia @Angeloz

 

A ventoinha desse cooler do processador esta instalado da maneira correta?

Porque normalmente a parte aonde tem o adesivo (o adesivo que fica parado rsrs) é aonde sai o ar.

images?q=tbn:ANd9GcQx7xjPxTXlhx2fc9tGVTR

 

 

Olá! Acredito que está sim, é como veio da loja e é o jeito que os parafusos encaixam. É o cooler original do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...