Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rafael Rodriguessk8

Carregado eletrônico de celular

Recommended Posts

Boa noite!!!

 preciso de ajuda para desenvolve um carregador de celular, que possa corta o fornecimento de energia assim que

o usuário desbloqueia o celular para o uso.

se alguem souber como faço isso,se tiver algum esquema eletrônico que tenha essa característica

obrigado    

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que é mais fácil deligar o cabo do celular, pois ao criar um corte de circuito toda vez que desbloquear o aparelho pode causar problemas na bateria do aparelho(Viciar a Bateria), pois se ficar recebendo ligações ou mensagem fazendo com que o mesmo acenda irá ficar cortando toda hora o circuito .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você precisa fazer alguma coisa de software que faça com que o celular quando seja desbloqueado, mande algum sinal via wifi ou pelo usb, e tenha algum receptor que controla um carregador de 5v, se esse receptor recebe o sinal, dai ele libera os 5v, se não recebe, não libera. Essa é a logica que voce precisa seguir, mas como fazer isso exatamente, tu vai precisar usar bastante o google.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um norte:

monitore a corrente que entra no celular. Se ela mudar bruscamente, bloqueie o carregamento por digamos 5 minutos. Ao final ligue e reverifique rapidinho se diminuiu. Se não, desligue. Se sim religue.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, CafeComLeiteOficial disse:

toda vez que desbloquear o aparelho pode causar problemas na bateria do aparelho(Viciar a Bateria)

Praticamente todos os celulares (99,999999999%) dos celulares de hoje em dia não possuem mais o problema de vício,ocorrências de sensores descalibrados são reais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

quando a tela do smart esta acesa, o consumo aumenta bastante

De fato ela deve aumentar internamente mas nem tanto pro carregador . O pulo do gato estaria em fazer as medições e passa-las pro 'banco de dados' do controlador. Claro ele mesmo faria isso inteligentemente com alguns filtros e etc. Só conceito teórico mas ... menos desnorteado agora? kk

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz e sobre fazer alguma coisa via software pra quando o celular seja desbloqueado ele mande algum sinal via wifi, bluetooth, ou pelo cabo usb mesmo, acha possivel e talvez viavel até (considerando muito tempo livre claro).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa também. Mas aí tem que dominar ramos distintos: da eletronica básica, da quase avançada, da programação em baixo e em alto nível. E sim o tal...

7 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

tempo livre

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Me parece que a ideia do requerente é criar um sistema de proteção para que a bateria não esteja recebendo carga na hora que a pessoa for atender uma ligação e eventualmente decepar a orelha com uma explosão do treco.

 

É uma precaução válida, mas estaria associada a disciplina do usuário ou a cultura de utilização de equipamentos que bem sabemos pouca gente foca na segurança como deveria.   
 
No meu parco entendimento o voto vai para o opção do @K.e.V. T.a.G    : criar um software que monitore o aparelho durante a carga e que faça a interrupção de energia quando a tela for desbloqueada para uso do aparelho.

 

Acontece nos aparelhos  essa caixinha ligada na tomada é apenas um fornecedor de tensão/corrente, todo o processo de gerenciamento da carga , a parte inteligente do carregamento está dentro do aparelho.

 

Prova disso que voce pode ligar o cabo USB em qualquer porta 5V com aprox 1A ( do carro, do PC, do controlador eolico, etc ) e o aparelho administra a carga sem qualquer problema.

 

Existem já várias opções de monitoramento de carga, onde os aplicativos avisam o usuario quando algum preset foi atingido.  O novo software faria então um monitoramento de desbloqueio para uso e providenciaria o corte na alimentação até que o aparelho entrasse novamente em repouso.

 

Opções para corte :  uma delas é como o Kev falou,  criar um link entre o aparelho e o provedor de carga, para acionar um interruptor no segundo.

Só funcionaria com o esse carregador dedicado, e com o software ativado no aparelho.

A outra opção já existe parcialmente, que não requer conexão entre o telefone e o carregador, são os limitadores de carga que atuam diretamente no hardware do celular e cortam a energia conforme atingido um determinado parâmetro.

Essa segunda opção é feita com aplicativo dependente de "root" , uma opção de desbloqueio do hardware para o usuario já que o sistema android só libera por default a parte de software para os desenvolvedores de App.

 

A maioria dos usuários nem imagina como funcionam as entranhas do seu 'smartinho'  e não querem fuçar nisso, porque requer certo conhecimento pra não fazer caquinhas.

 

Já a opção da @Isadora Ferraz de monitorar apenas o provedor de tensão/corrente não parece eficiente  para este propósito,  o aparelho celular faz um carregamento em 3 estágios onde faz variar/ estabilizar tensão e corrente em cada estágio independente do aparelho estar ou não em uso com tela acesa, com ligação ou até mesmo com o aparelho em absoluto "OFF".  Essas variações implícitas enganariam os radares externos.


'_'

 

( corrijam se falei hortifruti , batatinhas , cebolinhas e afins . )

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De fato minha abordagem foi "de pobre" e nem chega aos pés da com sw - moleza. Mas admitamos que seria mais desafiadora ao tentar fazer o sistema inteligentemente suficiente pra avaliar variações mínimas e/ou bruscas da corrente sem precisar de comando externo.

Falando em pobreza, lá vai mais uma: um sensor de movimento qualquer no cabo e perto da entrada: um movimento mínimo, desliga por algum tempo. Movimento durante este tempo, mais tempo.

Ou ambos... pobreza dupla.

  • Curtir 1
  • Amei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×