Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como é o funcionamento deste circuito de detector de metais?


thiagovasco

Posts recomendados

Olá a todos. Bom dia.

Pessoal, eu estou tentando montar um detector de metais, de acordo com vídeos e roteiros, mas não tenho muito conhecimento em eletrônica, embora tenha estudado circuitos, mas acho um campo um pouco difícil.

 

Para ter mais assertividade, acho importante eu entender como se dá o funcionamento do circuito, para ter menos problemas.

 

A questão que eu gostaria de solucionar é simplesmente como ocorre o o funcionamento, como se dá a distribuição, passagem, acionamento, e etc, com detalhes ao máximo, mas bem descrito e com todas as explicações, dos elétrons.

 

Pois como se pode ver, nas placas  inseridas aqui (anexo), os circuitos são complexos, com várias divisões, os meios para os eletrons passarem se dividem, ainda há os capacitores e outros componentes na frente ou depois  do caminho da corrente, e etc, além de comunicações diversas nos setores da placa, o que dificulta saber para onde a corrente vai, se  os elétrons vão por um caminho ou outro, se retornam por certo atalho ou se se deslocam por outra passagem ou pelos dois, e e depois se agregam de novo ou não...

 

Se for possível, quem for explicar, poderia explicar desde a saída dos elétrons do polo negativo da bateria, sendo o início, a sua passagem, (como falei, mencionando e explicando - o que poucos principalmente os professores de eletrônica, física, eletricidade, engenharia, fazem, o que atrapalha e não permite o aprendizado completo) pelos "caminhos" em etapas para facilitar, e o que ocorre quando esses se deparam com as peças, como resistores e etc, até os elétrons "morrerem" de novo no fim do seu caminho, o polo posit.

 

Muito obrigado, de verdade caso haja alguém para me explicar.

O desenho está em anex.

Doc1.docx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo. Cá entre nós, ninguém em sã consciência entende ou explica como determinado circuito funciona em termos de eletrons. (bem as vezes eu vejo um ou outro eletron mas depois que tomei todas.. Ah e explico a fisica quântica deles também kk). Talvez você tenha que remodelar a pergunta pros outros foruns que a lançou ou que pretende lançar. Algo sincero como:

preciso saber como funciona um detetor de metais pra colocar no meu relatório de um trabalho. Tenho pouco conhecimento na área mas disposto a aprender. Alguém pode me explicar o circuito anexo?

 

Penso que um bom começo é você entender aquilo que te falei que foi basicamente 2 osciladores sendo um dependente da indutância que varia de acordo com algo magnético perto. Um sistema inteligente (no caso um mc) sabe diferenciar se houve diferença variável entre uma freq e outra (deduzi isso por intuição técnica).

 

E se esta explicação for pro seu relatório de trabalho de escola, penso que seria melhor admitir...'sem vergonha' (!) ok... não é... tudo bem.

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu não quero saber a essência do equipamento, estatística de partículas, o spin e orientação magnética durante a passagem do eletron pelo circuito... Não quero de deixar bêbada, Isadora hahahah. Viva sóbria que é aconselhável. O meu projeto não é para a escola, sou estudante de Ecologia- Biologia. E não, é para mim apenas, ideia própria, para entretenimento próprio. E o conhecimento desse modelo eu também tenho, muito básico, mas é sufuciente. O campo magnético que sai da bobina de caça, ao passar por um metal de volume aceitável, induz uma corrente nesse metal, que por si, gera outro campo magnético autóctone à bobina, mas que interfere nela e na corrente que passa na bobina. Essa diferença alteração que ocorre na corrente da bobina é registrada no circuito e portanto forma a detecção. Quanto aos osciladores, isso é apenas um dos modelos, os modelos com um ou dois três, quatro osciladores, são se não me engano para conexão com rádio. Mas o meu projeto visa uma ligação a um alto falante.

 

Eu apenas quero saber como ele funciona em termos de direção de corrente. Apenas isso. De onde a corrente sai e para onde vai. No caso se a corrente passa por um componente, se ele é ligado, gerando uma corrente independente, ou se reforça a corrente, ou se barra a corrente, ou se redireciona a corrente, para outro ramo... Não quero saber mais do que isso.  Em certos trechos por exemplo, há uma divisão ou bifurcação da passagem da corrente conforme se ve na placa mais simples do anexo.

 

E em um dos ramos se encontram resistores, ou capacitores. Nesses casos eu queria saber exatamente quando cada um funciona, se funciona quando a corrente passa por ele, no caso do resistor em um dos ramos de uma bifurcação, a corrente livre e outra menor passa pelos resistores... È isso que eu quero saber. seria forçada para o outro ramo ou uma maior parte da corrente vai para o ramo

 

O participante que mencionou levarem horas para me explicar como funciona o 555 não terá esse problema. Eu não quero a fundo saber o conhecimento strictu do funcionamento de cada componente, até porque eu já sei o seu princípio. Eu já estudei circuitos e eletricidade, mas nunca achei fácil. Resistor, capacitor, transistor etc eu sei, digamos pelo conceito, não na prática bem como todos os assuntos sobre ele. Mas isso é o que eu preciso, uma explicação branda mas que dica como se dá o percurso da corrente da origem ate o fim, e os obstáculos que ela enfrenta e o resultado desses encontros por esses obstáculos...

 

Para deixar mais sumário: apenas dizer as trajetorias da corrente até voltar à fonte. Nesse caso apenas mencionando o que ocorre com a corrente ao chegar em um ponto de ramificação de onde saem dois ou mais fios, alguns com componentes e às vezes alguns desses fios com componentes ou não ainda estão interconectados.

´Pode parecer difícil, mas não é. Porque eu já fiz essa pergunta outra vez para um professor, mas era em um circuito menor, e muito mais simples, e ele respondeu rápido. Ele deu uma dica de que para simplificar a análise, deve se observar um evento de cada vez. E como na mecânica de forças de corpos extensos. Se você não analisar tudo de uma vez vai ficar com a mente colapsada. Mas ao seguir uma técnica de análise, resolve -se o problema. 

 

De fato, a pergunta é ruim de ser feita, pois pode ser entendida como explicar todo o conteúdo que se descobriu sobre o circuito com as peças... Mas não.

Não quis dizer para me falaram da historia do capacitor, porque o capacitor eletrolítico é mais adequado em alguns casos, porque o seu polo positivo fica de certo lado, porque o resistor pode ficar em qualquer sentido, quantos elétrons por segundo passam durante a ativação de certo capacitor...Se com o resistor, a tensão se altera ou não...Não é isso...

 

De novo: Simplesmente explicar o que está ocorrendo no circuito quando funciona. Mencionando os efeitos dos capacitores, dos resistores ee os percursos da corrente, se elas se dividem em certo ponto, se reúnem, e etc...

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiagovasco ,

 

Não consigo te explicar o funcionamento em termos de fluxo de corrente, existem várias malhas diferentes, e em muitas delas a corrente se divide nos vários componentes de uma junção, sendo que o fluxo pode se inverter em vários ramos conforme ocorre a oscilação.

 

O efeito que ocorre é a soma de todas essas correntes de diferentes ramos e sentidos variáveis em função do tempo.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, thiagovasco disse:

estudante de Ecologia- Biologia

Isto explica um bocado. Mas você um dom que nem percebeu. Subconscientemente te levou a postar sua dúvida no tópico "por onde começar na eletronica". Isto também explica um bocado. Penso que noções um pouco além de básicas deste ramo ajudariam você a refletir/postular indagações ou autoindagações digamos mais sólidas. Sugiro que compre (aí... quero comissão hein!!) o livro do criador do forum pra ter boas noções de eletrônica...:

O investimento é mínimo mas com lucro máximo pra quem tem [boa] vontade de aprender, que parece ser seu caso.

Garanto que alguns eletrons virarão fótons em sua reflexiva mente.

 

5 horas atrás, thiagovasco disse:

De novo: Simplesmente explicar o que está ocorrendo no circuito quando funciona. Mencionando os efeitos dos capacitores, dos resistores ee os percursos da corrente, se elas se dividem em certo ponto, se reúnem, e etc...

Obrigado.

De fato mesmo assim não se enquadra direito no contexto das explicações técnicas. Parece estar queimando etapas básicas entende?

obs: as observações acima são pessoais (mas transferíveis) e feitas daqui do meu confortável ponto de vista meio cansado e corroído por algumas décadas no ramo. E claro não impedem de alguém entender e te explicar direitinho como você quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...