Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer leitura de uma bateria de 16v


Luan Borges

Posts recomendados

Então gente é o seguinte, estou com esse circuito abaixo montado já na placa(o de cima na imagem), acabei de resolver um problema e encontrei outro na hora de ligar tudo,  eu havia colocado os resistores de divisor de tensão lá na entrada do primeiro trimpot RV4 pra transforma logo de cara meu 16v no 5v (o circuito de baixo  da imagem), que queria, antes de entrar no trimpot, tudo certo, mas quando ligo a outra placa q tem os outros dois, simplesmente essa tensão some, cai na verdade, pra menos 0.40mv, dai tirei esses dois resistores e tive na saida do primeiro trimpot 15v, e quando ligo a segunda placa, PUF, vira 1,8v,  o que pra mim já seve, consigo fazer as leituras no dois pic que estou usando, mas o primeiro trimpot RV4 começa a esquenta com o tempo e a tensão começa a descer desestabilizando tudo, Ja olhei em tudo, não é nada que possa esta ligado errado, já troquei os 3 trimpot pra ver se era algum deles, mas nada.. E é só ligar qualquer um dos dois segundos trimpot que acontece isso, a tensão cai significativamente, alguém pode me dizer no que pode esta errado ou o porque disso está acontecendo?? 

Captura de Tela (53).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luan Borges disse:

alguém pode me dizer no que pode esta errado ou o porque disso está acontecendo?? 

Sim, o valor dos seus potenciômetros estão errados.

E Tem uma coisa que você não está levando em consideração: A CORRENTE ELÉTRICA.

Na entrada do circuito temos resistores de valores altos, como 4,7k e o trimpot de 500k. Na saída deles a corrente é mínima, então é obvio que com dois potenciômetros de 200R em paralelo, um total de 100R não vai sobrar nada de tensão.

Os potenciômetros de 200R tem o valor muito baixo, fica complicado fazer esse tipo de circuito com eles porque a corrente fica um pouco alta e pode queimar.

Use potenciômetros com valores entre 1k e 10k, elimine o potenciômetro de 500k e o resistor R11 do segundo esquema.

R5 deve ter um valor adequado de maneira a ter no potenciometro valores entre 1 e 10V, assim o 5V fica no meio do cursor.

 

Eu não entendi pra que vai servir os 5V e 3,3V encontrados na saída dos potenciômetros, se for apenas pra referência basta apenas esse tipo de circuito.

Se for pra alimentar outros circuitos cogite transistores e reguladores de tensão, pois estes podem fornecer mais corrente sem risco de queima.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim, o valor dos seus potenciômetros estão errados.

E Tem uma coisa que você não está levando em consideração: A CORRENTE ELÉTRICA.

Na entrada do circuito temos resistores de valores altos, como 4,7k e o trimpot de 500k. Na saída deles a corrente é mínima, então é obvio que com dois potenciômetros de 200R em paralelo, um total de 100R não vai sobrar nada de tensão.

Os potenciômetros de 200R tem o valor muito baixo, fica complicado fazer esse tipo de circuito com eles porque a corrente fica um pouco alta e pode queimar.

Use potenciômetros com valores entre 1k e 10k, elimine o potenciômetro de 500k e o resistor R11 do segundo esquema.

R5 deve ter um valor adequado de maneira a ter no potenciometro valores entre 1 e 10V, assim o 5V fica no meio do cursor.

 

Eu não entendi pra que vai servir os 5V e 3,3V encontrados na saída dos potenciômetros, se for apenas pra referência basta apenas esse tipo de circuito.

Se for pra alimentar outros circuitos cogite transistores e reguladores de tensão, pois estes podem fornecer mais corrente sem risco de queima.

 

 

adicionado 1 minuto depois
agora, Luan Borges disse:

Eu não entendi pra que vai servir os 5V e 3,3V

porque estou usando dois pic, um sua alimentação máxima é de 3.3 e o outro de 5. E como estou usando as entradas ADC's deles, não posso violar essas tensões, assim que termina de arruma as coisas aqui vou fazer como você disse ali em cima e ver no que dar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Luan Borges disse:

porque estou usando dois pic, um sua alimentação máxima é de 3.3 e o outro de 5. E como estou usando as entradas ADC's deles, não posso violar essas tensões, assim que termina de arruma as coisas aqui vou fazer como você disse ali em cima e ver no que dar 

Entendi, tá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Mestre88 disse:

Entendi, tá certo.

opa, boa noite, tive tempo de ver isso só agora, mas é assim que você fala? Optei por 6v pra não ter riscos de gira isso pro lado errado sem querer e queima mais nada kkk Porque o que eu ja queimei de coisa nesse projeto... Rapaaaaz... kkk

Captura de Tela (54).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Luan Borges disse:

mas é assim que você fala?

Pode ser...

Agora que já pegou um pouco o jeito de como isso funciona, veja como faz pra calcular a tensão de saída com o divisor de resistores:

Sem+t%C3%ADtulo.png

Escolha R2 de acordo com um valor de corrente que lhe seja satisfatório, de acordo com o valor de entrada que você tem e o de saída que você deseja você calcula R1 através da fórmula.

Faça experiências aí no Proteus pra ver como funciona.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Mestre88 disse:

Pode ser...

Agora que já pegou um pouco o jeito de como isso funciona, veja como faz pra calcular a tensão de saída com o divisor de resistores:

Sem+t%C3%ADtulo.png

Escolha R2 de acordo com um valor de corrente que lhe seja satisfatório, de acordo com o valor de entrada que você tem e o de saída que você deseja você calcula R1 através da fórmula.

Faça experiências aí no Proteus pra ver como funciona.

aaah, nunca consegui entender esse calculo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Luan Borges disse:

aaah, nunca consegui entender esse calculo 

Vou fazer com o seu próprio exemplo, a gente já sabe o resultado mas vai servir pra você entender:

Vout = ____R2____ x Vin

               R1 + R2

Seus dois potenciômetros de 1K em paralelo formam um único resistor de 500R e você queria um tensão máxima de 6V a partir dos 16 que você já tem, então através da fórmula vamos descobrir o valor do R5 do seu circuito:

6 =___500___ x 16

      R + 500

6 =__8000__

      R + 500

6(R + 500) = 8000

6R + 3000 = 8000

6R = 8000 - 3000

6R = 5000

R = 5000 = 833,33333 ohm (Resistor comercial aproximado é de 820R)

         6

 

Não entendi porque no Proteus deu 6V, de fato com resistor de 1k e 500R nos potenciômetros era pra ter um terço dos 16V (aproximadamente 5,33V), talvez ele esteja levando em consideração o capacitor (coisa que não faz sentido).

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Mestre88 disse:

Vou fazer com o seu próprio exemplo, a gente já sabe o resultado mas vai servir pra você entender:

Vout = ____R2____ x Vin

               R1 + R2

Seus dois potenciômetros de 1K em paralelo formam um único resistor de 500R e você queria um tensão máxima de 6V a partir dos 16 que você já tem, então através da fórmula vamos descobrir o valor do R5 do seu circuito:

6 =___500___ x 16

      R + 500

6 =__8000__

      R + 500

6(R + 500) = 8000

6R + 3000 = 8000

6R = 8000 - 3000

6R = 5000

R = 5000 = 833,33333 ohm (Resistor comercial aproximado é de 820R)

         6

 

Não entendi porque no Proteus deu 6V, de fato com resistor de 1k e 500R nos potenciômetros era pra ter um terço dos 16V (aproximadamente 5,33V), talvez ele esteja levando em consideração o capacitor (coisa que não faz sentido).

 

 

 

é, deu pra entender legal kkk,amanhã a noite eu tento fazer essas modificações e ver no que dar, mas até então, muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...