Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho entre i5 e i7 de Oitava geração


Garrett-

Posts recomendados

Fala Galera! Minha primeira vez por aqui, espero que possam me ajudar, vamos lá:

Eu possuo um i5-8600k junto com uma Gtx 1070 ti, eu jogo em 144hz e em todos os jogos consigo mais do que o FPS necessário com essa dupla.

Porém, em jogos um pouco mais pesados como RainbowSix ou Black Ops 4, o uso do processador sempre fica entre 77% até 88%, e eu acredito que esse uso elevado do processador esteja criando o famoso ''stuttering'' ou ''micro-stuttering'', pois sempre que o jogo dá aquela travadinha chata, é quando o uso do processador dá um pico mais forte.

Pois bem, pensando nisso e vendo comparativos na internet, eu vi que em relação ao FPS, praticamente não existe diferença entre o i7-8700k e o i5-8600k, por conta desse fator não faria sentido a troca, porém, enquanto o i7-8700k trabalha em média entre 40/65% para entregar aquele FPS, o i5-8600K está trabalhando em no mínimo 70% o tempo todo.

Minha dúvida é, trocando do i5 para o i7, resolveria os stutterings? Pelo i7 trabalhar em uma porcentagem muito menor que o i5? Vocês acham que vale a pena a troca?

Agradeço a opinião de todos! Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i7 é uma boa por conta dos threads adicionais, no caso do i7 8700/8700K ser 6 core e 12 threads. Só prepara o bolso porque esse upgrade não é barato.

 

Mas se puder pegar o i7 seria ótimo, essa sua 1070Ti ia ficar com um desempenho de avião mesmo. Se você tiver 16GB de RAM ou mais e um SSD então, fecha o pacote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i7 vai informar um uso menor por causa do HT, o que é um pouco enganoso. Como se divide em mais threads, o dobro deles, cada thread anuncia metade do uso. Mas não é bem a realidade e o processador chegaria ao máximo muito antes do que parece.

 

HT irá dar até 15% de diferença em performance, em cima disso você coloca o clock extra do 8700, que é uns 10% (um pouco menos) maior.

 

São 25% de diferença na melhor das hipóteses. Pode ser sim que resolva seu problema, mas talvez não seria o caso da placa de vídeo ser trocada ou então de um leve overclock no seu i5 k???

 

Parece um gasto muito grande por uma diferença que pode ou não resolver seu problema pegar o i7 k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Não entendi o porque de trocar a placa de video nesse caso? Sobre o OC, eu realmente acabei nao testando, não sou muito fã de mexer com OC. E não sei, é só pelos comparativos que eu vi na internet, se o i7 ficar nessa faixa de porcentagem de uso do CPU que eu olhei nos testes, em tese deveria resolver totalmente, porque quando o i5 está em 65 / 70% o jogo já roda totalmente liso, se o i7 chega no MÁXIMO em 70 / 75%, estaria bem tranquilo, foi isso que eu imaginei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque pode ser a placa de vídeo e não o processador, mesmo parecendo ser processador.

 

Para que comprou um k se não for nem para leve overclock???

 

Sim, o i7 pode ficar suficientemente mais folgado a ponto de resolver. Mas não seria certeza. Teria que ver um com uma placa de vídeo parecida e ver nesse jogo se roda liso, como em algum vídeo ou avaliação.

 

Como disse, por causa do HT a percentagem de utilização do i7 é um tanto enganosa e não dá para se basear só nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é caro de trocar de processador, imagine de uma 1070ti pra outra rs.. E no caso do K, é por conta de na época o valor entre o K e o não K não era praticamente nada. E eu acredito que se fosse pra resolver esse problema, teria que fazer um OC mais pesado, coisa que eu não fico confortável de fazer, fazer um OC leve muito dificilmente iria mudar muito drasticamente o uso da CPU, que eu acredito ser a causa das travadinhas.. Vou ter que esperar a BF pra decidir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Garrett- Sim, teria que trocar na 1080 e similares. A placa-mãe para o seu k não saiu absurdos de caro???

 

E sim, talvez tivesse de ser um over maior. Pesquise alguém que tenha um vídeo desse jogo numa CPU igual ou parecida com a sua e veja se o problema se repete. Se não for, veja qual placa de vídeo o cidadão usa.

 

Detalhe: tudo aí, inclusive o jogo em si, está atualizado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Então, no momento não vou ter como trocar a GPU, a única opção no momento seria o processador mesmo.

 

Pelos vídeos que eu vi, o i5-k em OC, inclusive em 5ghz, o uso da CPU continuou o mesmo em comparação ao stock, deu uma levíssima aumentada no FPS apenas, pelo jeito não vale muito a pena fazer OC nesse processador, agora, no 8700k realmente fez uma diferença considerável, tanto no ganho de fps como na diminuição do uso de CPU.

 

E nos vídeos que eu encontrei com a mesma config que a minha (são poucos vídeos que tem no youtube), o processador fica exatamente no mesmo perfil de uso que o meu caso, e nos vídeos com a 1070ti e o 8700k no lugar, o uso da cpu realmente diminui BEM. Acho que irei mesmo vender o i5 e investir no 8700k, de toda forma ele parece ser um processador que vai aguentar os jogos por uns bons anos.

 

E sobre estar tudo atualizado, está sim, procuro manter tudo sempre em dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Garrett-

 

No seu caso, OC é "de graça", pois seu PC tá pronto pra tal.. Placa-mãe, CPU, refrigeração.. Tá tudo pronto pra isso.. Um 8700K, tá quase 2000 reais..

 

O 8600K deve operar entre 4 e 4.2GHz, em todos os núcleos, em stock.. Um OC, pra 4.5GHz, por exemplo, deve ser bem tranquilo aí.. As vezes, a solução tá aí..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87  Pior que nos vídeos é meio difícil de ver.

 

@RS Faria Então, talvez.. Mas pelo menos nos vídeos que eu vi, o uso da CPU continuou o mesmo, mesmo em um OC de 5Ghz, enquanto o 8700k em OC abaixou ainda mais o uso da CPU que já era baixo. Mas vou ver se faço um OC só como teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 @RS Faria

É galera, vocês tinham razão! Fiz um simples Overclock aqui pra 4.5Ghz e o Stuttering desapareceu em 95%, se não for total!

Fiquei até assustado em como o jogo ficou mais liso, e foi bem o que o domingos disse, porque o CPU continuou com a mesma porcentagem, mas só do clock ter aumentado o stuttering parou, mesmo a temperatura ter dado uma subida, por consequência, valeu a pena! Devia ter sido menos cabeça dura, mas quando é a primeira vez sempre dá aquele medo kkk. Enfim, valeu pela ajuda rapaziada!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seja, o 8700k teria resolvido seu problema então também (pelos 4,7 GHz e o HT), mas com 2 mil Reais de custo!!!

 

Vá trabalhando em tensão versus freqüência, talvez encontre um ponto ótimo aí entre calor e desempenho!

 

De repente dar uma ajustada nos recursos de economia de energia/esquema de energia do Windows ajude também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Aproveitando amigo, já que você citou. O clock do 8700k em stock deveria ser 4.7Ghz correto? Mas eu achei estranho que em comparativos que eu vi do 8700k em stock, mostrava que ele estava trabalhando em 4.3Ghz! Afinal de contas qual é a frequência em stock dele?

 

Ah, e sobre a temperatura do i5, em 4.5Ghz não está passando dos 56c, acho que tá bem tranquilo né?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Garrett- Sim, ótima temperatura se for com carga. Ele está dando os 4,5 nos jogos ou estaciona em menos?

 

Os 4,7 são de turbo boost, no original é normal que atinja isso por poucos segundos e estacione na frequência de base. Se forçar via overclock ou regulagem que ele fica no boost o tempo todo, mas nem sempre aguenta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Hum certo, entendi, só achei estranho por no vídeo que eu vi, o clock não ter passado de 4.3Ghz por nenhum momento, achei bem estranho.

 

E sobre o meu processador, ele tá cravado em 4.5Ghz não oscila em nenhum momento, e mantém a temperatura sem passar dos 55/56 como eu citei acima

adicionado 4 minutos depois

@domingos87 Vou mostrar um dos vídeos como exemplo, vê como o 8700k não passa de 4.3Ghz em stock?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí, viu como o stock varia um tanto a frequência e o com over fica fixo? Isso ajuda também!

 

E deu muita diferença, não só menos variação como uns 20 FPS a mais! Esse tipo de jogo acho que falta cavalaria mesmo, o clock a mais é necessário pelo visto.

 

Deve ter sido o seu caso com o seu jogo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Então, mas você viu no vídeo como o stock só variou de 4295 para 4395? Não subiu mais que isso, ele em stock não chega nem perto dos 4.7Ghz se for automaticamente? No caso teria que deixar fixo fazendo Oc pra ele chegar em 4.5/4.6/4.7 etc? Eu pensava que ele chegava automaticamente nesses 4.7Ghz, sem precisar mexer com OC para tal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Garrett-

 

Os 4.7GHz é o Turbo Boost em um ÚNICO núcleo.. Pra aplicações aonde apenas um núcleo é muito usado, o sistema gerencia o clock da CPU dessa forma.. O clock vai caindo, conforme mais núcleos são usados em um processo.. 4.3GHz é o Turbo em todos os núcleos ao mesmo tempo..

 

Contudo, tem uma função que foi adicionada as MOBOs pra Coffee Lake chamada "MCE" ou “Multi-Core Enhancement”, que força todos os núcleos a usarem o clock máximo do Turbo Boost.. O teste do vídeo deve ter sido feito com essa opção desligada, na BIOS.. Pra quem tem a chance de fazer OC, é melhor fazer manualmente, do que usar essa função...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...