Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7 6700k + maximus viii hero dores de cabeça :/


Posts recomendados

Tenho um setup i7 6700k + MAXIMUS VIII HERO + h100i v2 + 16 gb RAM DDR4 2400MHZ hyperx + gtx 1060 6gb + ssd kingston 120gb + hd 1 tb + fonte evga 650W plus bronze (instalei nova tem 3 dias) 

Um setup bom, certo? Bom, na teoria sim, mas na prática é outra história.

Durante mais de 1 ano eu venho enfrentando um problema que gera vários problemas e assim sucessivamente criando uma bola de neve especificamente com o processador e a placa-mãe.

Eu instalei o kit no inicio do ano passado e logo de cara achei algo estranho, a cpu ficava muito quente, não conseguia entender porque, o h100 era novo, eu usei em outro cpu e tava tranquilo, mas nesse as temperaturas batiam 50 graus só de iniciar o pc, eu chegava a ficar com o coração na mão, imagina pra jogar?! Pois é, não jogava, o pc reiniciava antes, quer dizer, quando ele chegava no windows, né, porque nesse momento eu conheci os 3 bips de cooler não instalado. O que eu fiz? Chequei o cooler, claro! Com certeza coloquei no lugar errado, mas pra minha surpresa eu tinha montado o pc muito bem, foram 3h dedicadas a montagem sem erros, inclusive na pasta térmica, e falando nela; logo em seguida eu pensei "passei pouca pasta? Pois bem, vou desmontar e checar tudo", e pra minha surpresa a quantidade de pasta tava certa, mas a gente refaz o trabalho, né, uma, duas, três... Sempre pensei que na terceira dava sorte, mas nem na quinta vez a temperatura abaixou, fazer o que, e os 3 bips infernizando  a minha vida. Ah, mas espera, então o problema pode não ser com o hardware! Vamos checar a bios. Tudo no padrão, a 80 graus, a essa altura do campeonato eu já estava acostumado, fui mexendo na bios, e depois de umas 4h eu cheguei a uma config que estabilizava o pc em 30 graus, ufa! Agora eu posso usar o pc em paz... Quem me dera... 

A config que achei era com os hertz dos núcleos setados no padrão (4.0), memórias de 2400MHZ em 2133MHZ, sem hyper threading, sem turbo mode, sem intel shift speed, sem core c6, basicamente todas as características que tornam um i7 6700k num i7 6700k desativadas, ou seja, eu to, há quase dois anos, rodando um i5 6600 na minha máquina, provavelmente o i5 6600 mais caro da minha vida. e só fui perceber o quão azarado eu fui em receber esse processador com uma placa-mãe que pode usar 100% dele, sendo que n posso usar 100%. AH! Sem dizer que se eu tentar mudar alguma configuração na bios pra usar +1% do processador o pc da tela azul, esquenta demais, trava, da erro no windows. Só ontem formatei o pc 3 vezes pra tentar usar pelo menos 60% da CPU.

Bom, depois dessa história toda, que eu espero que todos tenham lido pra se contextualizarem, eu gostaria de saber se, agora, vale a pena trocar a placa-mãe e o processador que tenho por um kit i5 8600k + Z370M AORUS GAMING, mantendo as memórias, watercooler e todo o resto, mudando esse setup base apenas pra poder usar o pc com temperaturas mais tranquilas e podendo esperar que no futuro eu possa fazer um overclock pra segurar mais um ano (pretendo levar o setup por mais uns 4 anos, a grana é contada aqui), e também queria destacar que o intuito é usar pra jogos como LOL, CS, BATTLEFIELD 1, BATTLEFIELD 5 e ANTHEM. 

Aguardo respostas e agradeço as ajudas desde já.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deveria ter testado memórias e processador com o Memtest 86 e o Intel Burn Test respectivamente e ter feito a troca dos componentes ainda na garantia.

 

Seu processador talvez ainda esteja e memória depende da marca. Muitos Intels nos últimos anos saíram com aquecimento inexplicável, inclusive especialmente os i7.

 

Pode ser placa-mãe também, claro, mas acho que já saiu da garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, domingos87 disse:

Você deveria ter testado memórias e processador com o Memtest 86 e o Intel Burn Test respectivamente e ter feito a troca dos componentes ainda na garantia.

 

Seu processador talvez ainda esteja e memória depende da marca. Muitos Intels nos últimos anos saíram com aquecimento inexplicável, inclusive especialmente os i7.

 

Pode ser placa-mãe também, claro, mas acho que já saiu da garantia.

Bom, eu posso testar uma por vez ainda, mas como faço esse teste? Retiro uma e jogo ou tento ativar o hypertreading? algo do tipo? 
Nada está na garanti mais, infelizmente, comprei o kit pronto no mercado livre de um vendedor, veio tudo lacrado, mas eu realmente acho que o problema central possa ser o processador. A respeito da troca, se não forem as memórias, acha que vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste com tudo em stock, o computador tem que funcionar ao menos de maneira estável com tudo no original.

 

Valer a pena a troca envolve um monte de coisa. Se quer continuar na linha Intel, se linha K é necessária mesmo para você (pois custa muito mais caro no total), se seu foco é só jogos, seu orçamento etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, domingos87 disse:

Teste com tudo em stock, o computador tem que funcionar ao menos de maneira estável com tudo no original.

 

Valer a pena a troca envolve um monte de coisa. Se quer continuar na linha Intel, se linha K é necessária mesmo para você (pois custa muito mais caro no total), se seu foco é só jogos, seu orçamento etc.

Beleza, vou testar em stock assim que der e respondo.

 

EU tive amd por muito tempo e foi só dor de cabeça, sempre tive essa sorte com processadores e placas mãe dando desempenho abaixo do esperado, mas eu fiz umas pesquisas, e se quero garantir um processador por mais uns 4 anos, com base no meu orçamento e histórico, o 8600k é a melhor opção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive uns 6 AMD já. Dor de cabeça só com um que a culpa era do fabricante que colocou um mísero dissipador sem sequer ter pasta térmica aplicada.

 

Geralmente AMD dá dor de cabeça porque o pessoal alopra colocando só tudo do mais barato que encontrar sem dimensionar nada, sem nem ver se serve a peça ou se é de mínima qualidade.

 

Tem 8700 com 16 GB de optane por 1900 Reais na Kabum e a versão K sem o Optane pelo mesmo preço. Se nem overclock você faz acho que o K não vale nada à pena.

 

placa-mãe para o K custa entre 300 e 1000 Reais a mais também.

 

Veja isso aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, domingos87 disse:

Tive uns 6 AMD já. Dor de cabeça só com um que a culpa era do fabricante que colocou um mísero dissipador sem sequer ter pasta térmica aplicada.

 

Geralmente AMD dá dor de cabeça porque o pessoal alopra colocando só tudo do mais barato que encontrar sem dimensionar nada, sem nem ver se serve a peça ou se é de mínima qualidade.

 

Tem 8700 com 16 GB de optane por 1900 Reais na Kabum e a versão K sem o Optane pelo mesmo preço. Se nem overclock você faz acho que o K não vale nada à pena.

 

placa-mãe para o K custa entre 300 e 1000 Reais a mais também.

 

Veja isso aí!

Mas então, a minha ideia é ter o K justamente por causa do overclock, mas eu quero fazer o over apenas quando sentir necessidade, não sou dos que usa um processador a 100% 24/7, mas quando precisar usar a 100% eu vou querer usar a 100%, como está acontecendo com o i7 6700k agora, só que eu não posso fazer over nele, até onde sei.\

 

E editando rapidamente, ouvi dizer que o optane da mais trabalho pra funcionar do que retorno, procede, comandante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente quando você sentir necessidade mesmo já estaria sendo a hora de trocar ele e o over não resolveria seu problema, mas dá sim para tirar algo legal a mais. Só que se compensa ou não seria com você.

 

Se a máquina estiver muito pra trás num programa ou jogo, dado que raramente se consegue muito overclock, isso certamente não compensa. Se for só para melhorar alguma coisa ou tirar um pouco mais de performance, aí sim.

 

Porém, colocando na balança o resto (possibilidade de comprar com Optane ou não, por exemplo).

 

De dar trabalho: não sei. Mas você tem que dividir a instalação em 2: OS no Optane e todo o resto no seu SSD ou HD. Isso é facilitado pelo Windows 10, mas pode sim dar dor de cabeça (em geral se você orientar manualmente os instaladores sempre para o SSD ou HD não vai dar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, domingos87 disse:

Provavelmente quando você sentir necessidade mesmo já estaria sendo a hora de trocar ele e o over não resolveria seu problema, mas dá sim para tirar algo legal a mais. Só que se compensa ou não seria com você.

 

Se a máquina estiver muito pra trás num programa ou jogo, dado que raramente se consegue muito overclock, isso certamente não compensa. Se for só para melhorar alguma coisa ou tirar um pouco mais de performance, aí sim.

 

Porém, colocando na balança o resto (possibilidade de comprar com Optane ou não, por exemplo).

 

De dar trabalho: não sei. Mas você tem que dividir a instalação em 2: OS no Optane e todo o resto no seu SSD ou HD. Isso é facilitado pelo Windows 10, mas pode sim dar dor de cabeça (em geral se você orientar manualmente os instaladores sempre para o SSD ou HD não vai dar).

Entendi como funciona o optane, e entendi o que você quis dizer com o processador. 

Mas eu encontrei um i5 8600k por cerca de 1400 na kabum mesmo, só compraria outro se me entregasse basicamente o que esse entregaria e sem problemas, pensei no 8400, mas acho 2,8ghz baixo, e eu to tão traumatizado com essa questão de placa-mãe e processador que tenho medo de compra-lo e o turbo pra 4.0ghz não funcionar. 

adicionado 59 minutos depois
1 hora atrás, domingos87 disse:

Teste com tudo em stock, o computador tem que funcionar ao menos de maneira estável com tudo no original.

 

Valer a pena a troca envolve um monte de coisa. Se quer continuar na linha Intel, se linha K é necessária mesmo para você (pois custa muito mais caro no total), se seu foco é só jogos, seu orçamento etc.

Estou nesse exato momento realizando os testes com tudo normal, em stock como você disse, e não obtive nada abaixo dos 50 graus e até tive picos de 71 graus com 5% do cpu em uso. Testei cada memória em cada slot da placa-mãe pra ter certeza de que não era na placa nem na memória, e ai está, memórias 100%.
Detalhe: quando as uso juntas obtenho as mesmas temperaturas de quando utilizadas sozinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso com o Memtest? Deixou completar pelo menos 1 teste inteiro (leva coisa de 1 hora)? As duas (os dois pentes)?

 

O que você fez tem que dar boot pelo pendrive, correto?

 

Menos mal então!!! Suas memórias estão ok se foi isso mesmo. E no Intel Burn Test, o que deu? Esse que não passou de 5%? Teria que bater 100 o tempo inteiro!

 

Talvez seja sua placa-mãe mesmo, caso memória esteja eliminada.

 

E sim, na Kabum alguns K estão com preço "bom". Considerando que um i5 normal desse clock aí não vai sair por menos de 1200... Apesar que tem i5 com Optane por esse preço também, mas é o 8400 (que já é 4 GHz no entanto...)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, domingos87 disse:

Isso com o Memtest? Deixou completar pelo menos 1 teste inteiro (leva coisa de 1 hora)? As duas (os dois pentes)?

 

O que você fez tem que dar boot pelo pendrive, correto?

 

Menos mal então!!! Suas memórias estão ok se foi isso mesmo. E no Intel Burn Test, o que deu? Esse que não passou de 5%? Teria que bater 100 o tempo inteiro!

 

Talvez seja sua placa-mãe mesmo, caso memória esteja eliminada.

 

E sim, na Kabum alguns K estão com preço "bom". Considerando que um i5 normal desse clock aí não vai sair por menos de 1200... Apesar que tem i5 com Optane por esse preço também, mas é o 8400 (que já é 4 GHz no entanto...)!

Eu tentei rodar o teste de estresse, mas o pc travou e tive que desligar manualmente.

 

Eu to vendo um i5 9600k por 1299 na kabum, queria saber se vale a pena pegar ele e qual placa-mãe pegar?

adicionado 0 minutos depois
4 horas atrás, Fokas disse:

Putz, que coisa chata!

 

Você deveria ter trocado tudo na época. Não brigue com PC novo. Comprou e está com problema? Garantia nele!

Pois é, infelizmente demorei pra ahira, mas agora surgiu a oportunidade de comprar um kit novo.

 

TO vendo na kabum um i5 9600k, acha que vale a pena comprar? Se sim, qual placa-mãe compor pra acompanhar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Lemes Silva O stress do IBT? Travou logo de cara?

 

De preço: considerando linha Intel, considerando linha K, considerando ser o 9 já, está bom sim. placa-mãe não posso te dizer, sou completamente por fora das K e o preço varia muito. Tem umas que são quase 5 mil e a mais barata é lá pelos 1700 acho.

 

Dado que nenhuma deve ser ruim, salvo alguma coisa contra que você encontre, eu pegaria a mais barata. Já deve ser suficiente e a economia é muito grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...