Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Incompatibilidade da Memória RAM com a placa-mãe.


Alonecry

Posts recomendados

Bom dia galera, estou um problemas há algumas semanas e gostaria de solucionar e entender o porque desse problema.

 

Possuo uma placa-mãe (ASUS H87M-PRO) e 2x Memória RAM (Kingston HyperX FURY 4GB 1866Mhz DDR3 CL10 Red - HX318C10FR/4).

Por algum motivo algumas semanas atrás o computador parou, sem nenhuma razão, então levei ao técnico. Ele analisou e mexeu na máquina e disse que havia algo errado ou com a memória RAM ou com o processador.


PROBLEMA: Estranhamente o computador não estava ligando com os 2 pentes de memória ao mesmo tempo, conseguimos fazer voltar a funcionar deixando apenas 1 memória de 4GB. Ele não soube explicar o motivo, comentou algo em sobre o processador ter queimado parcialmente O.o e não estar suportando os 2 pentes de 4gb.

 

QUESTIONAMENTOS E RELATOS: 

- Testamos as duas memórias em todos os slots, deixando em dual-channel e também não, mas sempre ou uma ou outra funcionava sozinha. Ele também testou o funcionamento de uma das minhas memórias com uma memória simples dele de 2gb e funcionou. Reparamos que as minhas duas memórias com a frequência de 1866Mhz não estavam funcionando juntas e quando ele pôs uma dele com frequência menor, funcionou. Por isso identificamos alguma incompatibilidade da placa-mãe.

- Fui ver nas especificações da minha placa e vi que ela suportava memórias de até 1600Mhz, mas usei anos com as duas memórias de 1866Mhz e um amigo meu que me vendeu a placa-mãe comentou que mesmo a frequência passando a placa-mãe reduzia para manter em 1600Mhz, mas não faria a memória ser irreconhecível. 

- Pesquisei e mexi um pouco da Bios para saber se tinha algo para configurar para suportar a memórias, mas não achei nada que eu ativasse que fizesse as duas memórias funcionarem juntas. Resetei ela, mas nada resolveu. E as memórias funcionaram sempre, mesmo sem alterar nada na bios da placa-mãe.

- Alguns dias antes do computador parar de vez eu percebi que a Bios reiniciou, e isso aconteceu outras vezes depois que passei a usar apenas uma memória, do nada. Não sei se teve algo haver.

 

Gostaria de ajuda ou de algum esclarecimento sobre esse meu problema, estou perdido e perdi metade do desempenho pela falta de uma das memórias.

 

 

Agradecido desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alonecry Antes de dar esse problema, você lembra qual a frequência que as memórias estavam trabalhando?

Vamos fazer uns testes, deixe somente 1 memória instalada e confira os dados da memória (frequência, etc). Pode conferir pela BIOS, como CPU-Z, Aida64, etc.

Troque de memória e repita. Esse teste é apenas para ver como elas trabalham sozinhas.

 

Manual da placa-mãe:

https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1150/H87M-PRO/E7919_H87M-PRO.pdf?_ga=2.158653626.1416617838.1542408666-1215006466.1500847533

 

Página 1-14

MemOK! button, próximo dos slots de memórias e do conector 20+4 pinos.

Ligue o PC com as 2 memórias conectadas corretamente, caso não ligue, aperte e mantenha pressionado o MemOK! button até que o DRAM_LED comece a piscar para começar a ajuste de compatibilidade de memória para inicialização bem-sucedida. Esse ajuste é automático, o sistema vai setar as memórias de uma forma que seja possível ligar o computador, geralmente baixando a frequência delas.

 

Veja se isso funciona.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Shredder AMI disse:

@Alonecry Antes de dar esse problema, você lembra qual a frequência que as memórias estavam trabalhando?

Vamos fazer uns testes, deixe somente 1 memória instalada e confira os dados da memória (frequência, etc). Pode conferir pela BIOS, como CPU-Z, Aida64, etc.

Troque de memória e repita. Esse teste é apenas para ver como elas trabalham sozinhas.

 

Manual da placa-mãe:

https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1150/H87M-PRO/E7919_H87M-PRO.pdf?_ga=2.158653626.1416617838.1542408666-1215006466.1500847533

 

Página 1-14

MemOK! button, próximo dos slots de memórias e do conector 20+4 pinos.

Ligue o PC com as 2 memórias conectadas corretamente, caso não ligue, aperte e mantenha pressionado o MemOK! button até que o DRAM_LED comece a piscar para começar a ajuste de compatibilidade de memória para inicialização bem-sucedida. Esse ajuste é automático, o sistema vai setar as memórias de uma forma que seja possível ligar o computador, geralmente baixando a frequência delas.

 

Veja se isso funciona.

 

 

 

Testei as memórias e elas aparecem assim... na descrição mostra a referência de uma memória ddr3 de frequência 1866Mhz e em cima mostra que tá funcionando em 1600Mhz.

 

Quando coloco as duas memórias o computador sempre liga e desliga na mesma hora e fica fazendo esse loop, como algo tivesse impedindo que o computador ligasse, então ele desliga/reenicia.

 

Antes que eu apertasse o botão power pra ligar pela primeira vez eu fiquei segurando o botão MemOK! e ele não começa a piscar, tentei ligar ele e depois segurar o botão, mas como ele fica em loop, ligando e desligando, o botão também não pisca, e também tentei segurar o botão assim que ele liga, mas prontamente algo faz o computador reiniciar. 

 

FJIMG_20181117_182549.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser realmente que o problema esteja no processador, já que a controladora de memória é integrado no cpu.

A propósito, qual o processador e qual a fonte que você usa?

 

Você já testou deixar o computador tentando ligar? Quando eu aumentei a quantidade de memória, o computador ficou reiniciando em loop, nem dava tela, mas acabou  ligando e funcionando "normalmente" (reservou metade da memória total e liberou a outra metade para uso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Shredder AMI disse:

Pode ser realmente que o problema esteja no processador, já que a controladora de memória é integrado no cpu.

A propósito, qual o processador e qual a fonte que você usa?

 

Você já testou deixar o computador tentando ligar? Quando eu aumentei a quantidade de memória, o computador ficou reiniciando em loop, nem dava tela, mas acabou  ligando e funcionando "normalmente" (reservou metade da memória total e liberou a outra metade para uso).

 

Uso uma fonte da PcYes de 600W é o meu processador é um i5-4590 de 3.30GHz.

 

Há outra maneira de tentar o botão do MemOk? Ou tem como ter certeza se é de fato o processador?

 

Tentei deixar ligado um pouco, mas não acontece nada além do computador ficar ligando e reiniciando sem dar tela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Formatar o sistema não vai adiantar, pois a BIOS se encrencou com as memórias. Por mais que antes estavam funcionando, algo aconteceu.

Pela foto a BIOS já está na versão mais atual (2102). Pelo que você falou, já foi verificado com um técnico, efetuaram alguns testes e não funcionou as suas memórias em conjunto. Acredito que já foi feito um reset na BIOS, quem sabe até foi reinstalado, qualquer coisa você pode tentar isso.

Já testou as suas memórias em outro computador? Veja com algum amigo, familiar, vizinho, etc. Teste as suas memórias em outro computador e outras memórias no seu computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shredder AMI disse:

Formatar o sistema não vai adiantar, pois a BIOS se encrencou com as memórias. Por mais que antes estavam funcionando, algo aconteceu.

Pela foto a BIOS já está na versão mais atual (2102). Pelo que você falou, já foi verificado com um técnico, efetuaram alguns testes e não funcionou as suas memórias em conjunto. Acredito que já foi feito um reset na BIOS, quem sabe até foi reinstalado, qualquer coisa você pode tentar isso.

Já testou as suas memórias em outro computador? Veja com algum amigo, familiar, vizinho, etc. Teste as suas memórias em outro computador e outras memórias no seu computador.

 

A BIOS já foi resetada quando estava com o técnico, mas não reinstalada... De fato não fiz o teste das minhas memórias em outro computador e vice-versa. Ele só restou a minha memória com outra dela e dois pentes funcionaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alonecry

 

Algumas possibilidades ...

 

1. Talvez tenha setado um clock menor o que fez as memórias funcionarem.

 

2. Pode ter testado as memórias em posições diferentes até encontrar a posição aceita pelo BIOS.

 

3. Pode ter limpo algum resíduo de pasta térmica do processador ou soquete que estava causando o problema.

 

4. Pode ter desempenado algum dos filamentos do processador ou soquete que estava torto.

 

5. Pode ter reinstalado o cooler.

 

6. Pode ter ativado algum item no BIOS como um tal de " hole " ( buraco ) ou " remap '.

 

7. Pode ter esfregado um lápis borracha nos contatos das memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...