Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receiver technics sa-103 saida queimada substituição


Posts recomendados

Ola amigos venho hj pedir informacao sobre um receiver technics modelo sa-103 que esta com a saida queimada ao desmontalo me deparei com um stk2028

Procurei em todas as lojas e nem registro existe desse stk na internwt pouca informacao sobre ele e em uma datashett q baixei fala q o subistituto seria o stk 2025 ou o 2029 pois trabalha em 40v e 43v mas mesmo assim nao achei o 25 e 29 gostaria de saver se alguem ja se deparou com esse problema ou se conhece algum outro stk q substitua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/11/2018 às 15:46, Ricardo S Ferreira disse:

 

Assim ja tinha visto esse anuncio mas paga 145 pila mais frete nun stk 2028 de 25wrms sendo q aqui na cidade tem stk 4181ii de 45wrms q custa 28 pila e muita sacanagem pagar esse valor pois estou vendo a pcao de montar 2placas de amplificador com tda2050 de 36wrms por canal q o custo dos componentes nao vai passar de 15 reais so estou vendo a possibilidade de usar a mesma alimentacao do sa103 q e de 30v a 43v

adicionado 58 minutos depois
56 minutos atrás, Diogo deba disse:

Assim ja tinha visto esse anuncio mas paga 145 pila mais frete nun stk 2028 de 25wrms sendo q aqui na cidade tem stk 4181ii de 45wrms q custa 28 pila e muita sacanagem pagar esse valor pois estou vendo a pcao de montar 2placas de amplificador com tda2050 de 36wrms por canal q o custo dos componentes nao vai passar de 15 reais so estou vendo a possibilidade de usar a mesma alimentacao do sa103 q e de 30v a lguem sabe me dizer qual a corrente do trafo desse sa103

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Diogo deba disse:

Assim ja tinha visto esse anuncio mas paga 145 pila mais frete nun stk 2028 de 25wrms sendo q aqui na cidade tem stk 4181ii de 45wrms q custa 28 pila e muita sacanagem pagar esse valor pois estou vendo a pcao de montar 2placas de amplificador com tda2050 de 36wrms por canal q o custo dos componentes nao vai passar de 15 reais so estou vendo a possibilidade de usar a mesma alimentacao do sa103 q e de 30v a 43v

adicionado 58 minutos depois

 

Sim! As compras no mercado livre ficaram inviabilizadas depois do reajuste dos fretes pelos correios!

Sua intenção de montar dois amplificadores com o TDA2050, é a melhor opção que encontrei, mesmo tendo que abaixar a tensão da fonte de 42V para 22V...

Use transistores 2N3055 para tensão positiva e 2N2955 para a tensão negativa....

Vai ficar muito bom também!....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, BCP disse:

Sim! As compras no mercado livre ficaram inviabilizadas depois do reajuste dos fretes pelos correios!

Sua intenção de montar dois amplificadores com o TDA2050, é a melhor opção que encontrei, mesmo tendo que abaixar a tensão da fonte de 42V para 22V...

Use transistores 2N3055 para tensão positiva e 2N2955 para a tensão negativa....

Vai ficar muito bom também!....

Hunn n tenho ideia como fazer essa reducao de tencao com esses transistores consegue passar im esquema de montagem disso rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Diogo deba disse:

Hunn n tenho ideia como fazer essa reducao de tencao com esses transistores consegue passar im esquema de montagem disso rsrsrs

O esquema do tda e esse segundo o montador falou q suporta ate 40v somente alterando os capacitores eletroliticos para 63v ai iria usar a mesma alimentacao do sa103 

Screenshot_20181119-115214.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diogo deba O TDA2050 só suporta +25V  e -25V então o prudente seria usar um circuito para reduzir essa tensão para não queima-lo...

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/172734/UTC/TDA2050.html

Tome como parâmetro o esquema abaixo:

Regulador positivo e negativo.png

No seu caso, pode remover os resistores de 5 Ohms em série com os transistores.

No lugar dos diodos de 15V coloque diodos zeners de 22V, e no lugar do TIP 31 use o 2N2055 e no lugar do Tip32 use o 2N2955.

Construa uma plaquinha avulsa e se precisar, faça cortes nas trilhas da fonte para que a tensão já saia menor desde ela... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BCP disse:

@Diogo deba O TDA2050 só suporta +25V  e -25V então o prudente seria usar um circuito para reduzir essa tensão para não queima-lo...

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/172734/UTC/TDA2050.html

Tome como parâmetro o esquema abaixo:

Regulador positivo e negativo.png

No seu caso, pode remover os resistores de 5 Ohms em série com os transistores.

No lugar dos diodos de 15V coloque diodos zeners de 22V, e no lugar do TIP 31 use o 2N2055 e no lugar do Tip32 use o 2N2955.

Construa uma plaquinha avulsa e se precisar, faça cortes nas trilhas da fonte para que a tensão já saia menor desde ela... 

Entendi bou comprar amanha os componentes q faltam para tentar fazer essa reducao

No sa103 ele tem +29v e -29v e o gnd

Com esse redutor nao ficara muito baixo a tensão pois nesse exemplo ele reduzio de 35v para 15 quase 20 v no meu caso com esse 2n3055 e o 2n2955 sera igual

Outra duvida esses transistores vou precisar montar eles num disipador de calor ou nao chegara a esquentar muito

Os capacitores de 470uf pode ser de 50v

adicionado 2 minutos depois
agora, Diogo deba disse:

Entendi bou comprar amanha os componentes q faltam para tentar fazer essa reducao

No sa103 ele tem +29v e -29v e o gnd

Com esse redutor nao ficara muito baixo a tensão pois nesse exemplo ele reduzio de 35v para 15 quase 20 v no meu caso com esse 2n3055 e o 2n2955 sera igual

Outra duvida esses transistores vou precisar montar eles num disipador de calor ou nao chegara a esquentar muito

Os capacitores de 470uf pode ser de 50v

A principio ja montei os 2 amplificadores com o tda 2050 

Testei eles com uma fonte de 12v estabilizada e tocou muito bem sem ruido e com otima qualidade agora resta somente esta reducao de tensão 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, BCP disse:

@Diogo deba O TDA2050 só suporta +25V  e -25V então o prudente seria usar um circuito para reduzir essa tensão para não queima-lo...

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/172734/UTC/TDA2050.html

Tome como parâmetro o esquema abaixo:

Regulador positivo e negativo.png

No seu caso, pode remover os resistores de 5 Ohms em série com os transistores.

No lugar dos diodos de 15V coloque diodos zeners de 22V, e no lugar do TIP 31 use o 2N2055 e no lugar do Tip32 use o 2N2955.

Construa uma plaquinha avulsa e se precisar, faça cortes nas trilhas da fonte para que a tensão já saia menor desde ela... 

Teria como substituir o 2n3055 e por um tip3055 pois os 2n q achei tenq montar com isoladorres tanto no disipador quanto nos parafuzos e 2 emtao ira ficar muito grande no aparelho ou entao to comwndo bola nessa montagem do reditor de tencao os 2n q comprei  sao aquwles com envolcro de metal esta certo isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, pode substituir os 2N pelos Tips sem problemas!...

Quanto a alimentação dos amplificadores, você não terá só 35V, terá mais de 42V e o zener não será de 15V, será de 22V, o resistor, pode manter o de 1K mesmo, pois tanto a tensão de entrada como a do zener foram alteradas para cima!...

Esse redutor da alimentação seria só para os amplificadores com o TDA 2050, deixe o resto do aparelho funcionando como já estava!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, BCP disse:

Sim, pode substituir os 2N pelos Tips sem problemas!...

Quanto a alimentação dos amplificadores, você não terá só 35V, terá mais de 42V e o zener não será de 15V, será de 22V, o resistor, pode manter o de 1K mesmo, pois tanto a tensão de entrada como a do zener foram alteradas para cima!...

Esse redutor da alimentação seria só para os amplificadores com o TDA 2050, deixe o resto do aparelho funcionando como já estava!...

beleza tranquilo o 2n3055 posso por o tip3055 e o 2n2955 pelo tip2955 seria isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/11/2018 às 23:19, BCP disse:

Sim! Sem problemas....

Ola volto pra dar as boas noticias fiz o redutor de tensão e tudo ol montei os 2 circuitos com o tda 2050 e ficou show

talvez trocarei o tda2050 pelo 2051 q parece aer o mesmo so q mais forte em torno de 40wrms o aparelho esta funcionando tudo certinho menos os botões treble e bass pois vi q existe 2 ci an7060 q faz a amplificacao e o controle desses botões q aprincipio está em curto causando a queima do r703 da linnha de 29v q vem alguem saberia de um equivalente para esse an7060

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...