Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa de vídeo até R$2.500,00: discussão e acompanhamento


KairanD

Posts recomendados

  • Coordenador

Olá pessoal,

 

após 5 anos, estou finalmente com vontade de trocar minha atual placa de vídeo, a GTX 760 Windforce 2GB. Isso porque acabei adquirindo um monitor Ultrawide (2560x1080p @ 75 Hz) que força demasiadamente a placa de vídeo, que já está antiga e já não mandava muito bem em resolução padrão 1080p 16:9 @ 60 Hz. E, adicionalmente, porque tenho um computador secundário e quero passar a GTX 760 para ele.

 

Enfim, meu computador principal, que tem atualmente a GTX 760 e irá receber a nova placa de vídeo, possui os seguintes componentes:

 

1) Processador Core i5 4670K (estou disposto a fazer overclock até 4.2 GHz);

2) Water cooler: DeepCool Maelstrom 120T;

3) Placa-mãe Gigabyte GA-Z87-D3HP;

4) Memórias: 3 x 4GB Corsair Vengeance DDR3 1600 MHz;

5) Fonte: OCZ ModXStream Pro 600W;

6) SSD Sandisk Plus 240GB e HD Seagate Barracuda 1 TB;

7) Gabinete PCYes! Horse, personalizado com PSU Cover, equipado com 4 fans de 120 mm e apresentando limite de comprimento para placa de vídeo de 30 cm;

 

Estou procurando uma placa de vídeo nova, com limite de preço de R$2.500,00. Pretendo pagar à vista e meu objetivo é conseguir o preço mais baixo possível nessa forma de pagamento. O ideal seria que ficasse perto de R$2.000,00.

 

Não gosto de trocar equipamentos com frequência e, por isso, planejo utilizar a nova placa pelos próximos 5 ou 6 anos, sendo a defasagem tecnológica, portanto, fator importante. Prefiro comprar equipamentos novos, já que será um investimento de valor elevado e a ser utilizado por longo período.

 

Tenho um monitor LG 29UM69G-B, que tem o recurso FreeSync e, dessa forma, minha preferência é voltada às placas de vídeo da AMD. Contudo, aí entra outra questão: como a resolução do monitor não é tão alta (2560x1080p) e planejo jogar apenas em 75 Hz, o FreeSync pode se tornar teoricamente "dispensável" para placas poderosas como as que se pode encontrar na faixa de valor definida, já que dificilmente terei problemas em atingir 75 FPS com tais componentes. Tentarei adquirir um bom modelo na Black Friday, buscando algum negócio que realmente compense.

 

Pensei inicialmente em RX 580, GTX 1070, GTX 1070Ti ou RX Vega 56. Não tenho interesse na GTX 1060 que, por estar no nível da RX 580, não faz muito sentido, já que não é tão poderosa e simultaneamente não possibilita o uso do FreeSync para contornar isso. Considerando que estamos em um momento de troca de gerações, meu interesse é encontrar o negócio que melhor compense e, por isso, citei essa grande faixa com considerável variação de desempenho entre as placas.

 

Minha maior dúvida é a respeito da RTX 2070: não tenho acompanhado a queda de preços. Como pretendo ficar com a placa muito tempo, e a série GTX 10XX - assim como a Vega 56 - está já em fim de carreira, fico pensando em como isso irá impactar a minha experiência ao longo do tempo. É quase impossível prever mas, para quem tem acompanhado os preços desde o lançamento, será que a RTX 2070 alcançará valor decente dentro de poucos meses? Pensei também na hipótese de esperar.

 

Quanto aos componentes do meu computador, o Core i5 4670K vai oferecer alguma limitação em jogos muito CPU bound, mas creio que ainda terei ótima experiência. Até onde vocês iriam com esse processador? Não pretendo trocá-lo. O único upgrade que essa máquina receberá será um último pente de 4GB de memória ram, completando 16GB, e possivelmente mais alguns HDs.

 

Procuro qualquer indicação de placa ou discussão sobre o assunto. Por fim, cabe ressaltar que ligo para a questão estética do meu computador. Considerando isso, o ideal é que a placa escolhida tenha tons em preto e azul, sendo interessante também o cinza. Não ligo para iluminação RGB, mas gostaria que tivesse backplate.

 

Abraços e obrigado.

adicionado 1 minuto depois

Ah, minha fonte de alimentação dispõe apenas de um conector de seis pinos e outro de oito pinos. E detesto a ideia de usar adaptadores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Angern Eu havia visto a Vega 56, por sinal sendo o modelo Red Devil da Power Color. Fiquei interessado, mas além de ter a questão da proximidade com a Black Friday, não acho legais os detalhes em vermelho dela, que ficariam nada a ver no meu computador preto e azul. Fora que ela precisa de dois conectores de 8 pinos, e minha fonte só tem um de 8 pinos e um de 6 pinos, o que exigiria o uso de adaptadores. Não descartei totalmente, contudo.

 

A Vega 64 considerei como gasto desnecessário. É forçar ainda mais a barra do meu processador e não creio que a resolução em que irei jogar (2560x1080p @ 75 Hz) precise disso tudo. Mesmo a Vega 56 já fica exagerada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD mas como você disse que pretende ficar o máximo de tempo possivel com a vga a longo prazo era se sairia melhor, agr pode ser coisa de mais para o procs, mas lá na frente a historia pode vim ser a diferente, sobre a questão da estética pode vim a atrapalhar um pouco ou até muito achar uma vga que se encaixa nisso, podendo até perde possibilidade de adquirir uma boa vga por causa disso, sobre a fonte como você n usaria adaptador e nem trocaria ela, deveria então ver uma 1070ti ou esperar pra ver se acha uma rtx 2070 mais em conta na black, sobre o procs se você conseguir botar um bom OC vai dá pra levar a vga numa boa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KairanD Quanto tempo estaria disposto a esperar?

 

Tenho acompanhado um pouco dos preços lá fora e está tendo uma queda considerável da série 1000 com a vinda das RTX, e o boom dos preços da mineração quase já passou completamente no EUA. Claro que Brasil tem outros detalhes a considerar (valor do dólar, nossas lojas que tem uma dificuldade imensa em baixar preço depois que sobe, etc.) porém, podendo esperar, eu não compraria GPU agora. Esperaria a estabilização das RTX (os problemas de artefato que aconteceu com as primeiras levas) e veria se o fator "novidade" passa. Apesar do Ray Tracing ainda não ser um fator relevante agora, já que quer ficar com a GPU por um bom tempo é algo a considerar. Esperar um pouco para ver se o preço estabiliza para algo próximo da série 1000 ou até fizer o preços dessas baixar (difícil) já vai valer a pena.

 

Não esqueça também da RX590, se vier em um preço semelhante ao da 1060/580 então, pelos testes que estão saindo, já ficará interessante.

 

Para quem tá montando agora não vale a pena esperar, para quem já tem o PC e consegue segurar alguns meses pode valer (é sempre um risco, sabemos disso). 

 

Ah, e quanto ao visual, vi esses dias a RX 580 Nitro+ Special Edition e estou apaixonada, para um PC azul seria show. (Pena que o preço não compensa)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD, acredito que seja ideal garantir a ativação do Free Sync, é um recurso sedutor. Dito isto, teria que selecionar um produto AMD. A Vega 56 anda surpreendendo nos títulos recentes, não sei se viste resultados da mesma no Battlefield V - ela tem alcançado performance nos arredores da GTX 1080. Porém acredito que seria um excesso, tanto em valores e também o componente em si. Apesar de ter trazido a tona esta última informação, acredito que a RX 580 8GB trará o desempenho que busca, permitindo que usufrua do recurso de sincronização de quadros e tenha boas experiências nas horas de jogatina. Há alguns modelos que se enquadram na sua paleta de cores, em sua maioria pela neutralidade das tonalidades utilizadas. Deixo abaixo os que me vieram em pesquisa.

 

MSI Radeon RX 580 ARMOR 8G OC - em minha opinião, a menos interessante;

 

Gigabyte Aorus Radeon RX 580 8GB - a listra laranja fica quase invisível da visão lateral do gabinete;

 

Sapphire Nitro+ Radeon RX 580 8GB Special Edition - lindíssima, ainda que seus valores sejam elevados e não possa afirmar quanto ao tom de azul, se combinaria com o restante do setup;

 

PowerColor Radeon RX 580 Red Dragon 8GB - valor um pouco elevado mas atende os requisitos de cor, por sua simplicidade estética.

 

Mudando o assunto para a nova geração da Nvidia, não espere encontrar alguma vantagem substancial nas mesmas tão cedo. Além dos valores altos, que devem se prolongar pela falta de previsão de lançamento da concorrente nos próximos meses, elas tem dado muitos problemas. Seus maiores chamativos, Ray Tracing e DLSS, ainda não estão presentes em muitos títulos. O Ray Tracing destrói a performance geral do componente em troca dos raios de luz e o DLSS ainda não foi visto em ação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu cheguei muito perto de pagar r$100 a mais na 1060 por causa da beleza, mas como foi mamãe quem comprou, ela chorou e acabei pegando a Galax OC feinha mesmo. Provavelmente pelo melhor, meu gabinete tem acrílico, mas anda tão bagunçado, até o enganação decable management que estava quando foi montado já foi pro ralo muito tempo atrás 😂😂😂

 

Mas dado os preços atuais 1.099 não está ruim e também acho ela mais bonita que a Gigabyte.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, KairanD disse:

@Angern @Kris Wannieg @Bakura Ryo Galera, encontrei uma RX 580 Nitro+ 4GB por R$1.100,00. Ela é bem linda. Mas o preço não está tão atrativo, né?

 

https://www.cissamagazine.com.br/placa-video-sapphire-radeon-rx-580-

 

Não é o melhor preço mas ainda vale a pena.

 

14 minutos atrás, KairanD disse:

O boleto veio com o vencimento para amanhã já. Vou tentar ir boletando todo dia enquanto estiver lá para ver se consigo chegar até a data da Black Friday. 😎

 

Haha, bem esperto de sua parte. 😂

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Kris Wannieg Vi que você tem um Core i5 6600. Como tem sido a sua experiência em jogos com a GTX 1060? Observou o comportamento da máquina com o MSI Afterburner? Presenciou gargalo em alguma situação? Você joga em 1920x1080p?

 

6 minutos atrás, Kris Wannieg disse:

Mas dado os preços atuais 1.099 não está ruim e também acho ela mais bonita que a Gigabyte.

Pois é, tô pensando isso.

 

2 minutos atrás, Bakura Ryo disse:

Não é o melhor preço mas ainda vale a pena.

Pela beleza da placa eu topava até pagar um pouco mais, haha. Minha única preocupação é a defasagem tecnológica, mas a AMD parece que ainda vai manter a Polaris viva por algum tempo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KairanD Jogo em Full HD sim. Sempre uso o MSI por alguns dias quando começo algum jogo novo.

 

Na maioria dos jogos o combo fica excelente, mas alguns jogos muito CPU Bound tem limitação. Assassins Creed Odyssey é o que estou jogando agora, quando comecei configurei no meu padrão (mistura de muito alto e ultra mas com poucos filtros e coisas como nuvem/grama/água no médio) e nesse modo o uso da GPU ficou em 60% com a CPU já travada em 100 na média de 45 fps, agora já aumentei todas essas coisas que deixava no médio pro alto, não alterou meu FPS e a 1060 ficou com 90%+ de uso, mas mesmo assim tem umas horas que uso dela cai, ás vezes o fps vai junto (especialmente em cidades), mas processador sempre a 100.

 

Outro jogo que também notei dificuldade por parte do processador foi o Mass Effect Andromeda, certos momentos eu via o uso dele subir todo e o da GPU baixar, especialmente logo que iniciava uma batalha.

 

De forma geral eu gosto do combo, mas definitivamente terei de fazer upgrade nele antes de pegar uma GPU mais forte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Continua com o mesmo preço... É, acho que vou conseguir usar a estratégia dos boletos diários. 😎

 

Estou gostando muito da ideia de comprar esse modelo. Mesmo sendo mais caro que o da Gigabyte.

adicionado 23 minutos depois

@Kris Wannieg Desculpa te incomodar de novo, mas e o uso de VRAM, você observou? 😁

adicionado 31 minutos depois

@Atretador O que achas deste magnífico espécime de RX 580 4GB da Sapphire? 😆

 

15 horas atrás, KairanD disse:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez seria mais sensato pegar o modelo de 8gb?

Já que a ideia é ficar por varios anos sem fazer outro upgrade, atualmente 4gb de vRAM é mais que suficiente ao meu ver mas nunca se sabe se isso pode mudar no futuro, também nao sei se o ultrawide consome muito mais vRAM que FHD ou se o consumo é parecido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...