Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Core M x Intel Atom x ARM - Qual consegue emular um PS2?


Ir à solução Resolvido por BCP,

Posts recomendados

Pessoal, to com uma duvida, vamos supor que alguem construísse alguns raspberry pi da vida, e outra pessoa colocasse um emulador de PS2 rodando sobre um linux extremamente otimizado para isso, e as placas utilizassem essas 3 CPUs, qual delas conseguiria fazer a tarefa (uma CPU em cada placa)? um Intel Atom, um Core M ou um ARM equivalente?

 

Obs: também deve ser levado em conta que a placa teria a quantidade máxima da memória mais rápida suportada pela CPU, supondo que fosse usado um atom n280, a placa teria 2gb DDR2 667MHz de memória

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Me lembro de ter ouvido falar que o Pi 3 Model B emulava um Dreamcast mas não conseguia emular um PS2 a 30 FPS, a CPU dele é um ARM Cortex-A53 BCM2837 1.2GHz 64-bit quad-core e tem 1GB de RAM, então para conseguir emular, acho que seria necessario um Intel 64 bits que seja equivalente a uma CPU com quase o dobro da potencia desse ARM, lembro-me que a alguns anos atras (2012/2013) eu coseguia emular a uns 25 FPS (23/35 FPS, dependia do jogo, nas cutscenes chegada a 40 FPS) o PS2 em um notebook Core 2 Duo T7250 2x 2.0GHz, 2GB DDR2 667MHz, HD Sata 2 80GB, Nvidia Quadro 135M 128MB, para isso eu usava um linux 64 bits daqueles que vem só o basico e você vai instalando o necessario, pedi para um amigo instalar pra mim por que no tempo eu ainda não sabia fazer isso. o linux rodava em uma partição no HD e os jogos pelo leitor de DVD do note (o leitor era IDE), acho que um dos que mencionei no titulo (Atom, Core-M ou ARM) que seja bem superior a esse C2D, tenha uma memória maior e bem mais rapida (muitas vezes o uso da ram chegava o 94% no C2D) e (caso aceite) um HD SATA 3 ou um SSD consiga emular a pelo menos 30 FPS travado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Acho que acabei me enrolando um pouco na hora de explicar, desculpe, minha duvida é se algum dos chips mensionados, consegue ter potencia sulficiente para emular um PS2 a pelo menos 30 FPS, acho que me enrolei muito ao citar o PI, eu o coloquei como exemplo, tipo, se um desses chips em uma placa como o PI, com o maximo de memória por ele suportado, e com sistema operacional modificado para consumir o minimo possivel de recursos, consegue realizar a tarefa? Não quis dizer que estou atras de uma placa desse tipo (ainda), é uma pergunda meio doida, eu sei, mas algum deles conseguiria?, sei que tem varios modelos de ARM, Atom e Core-M, mas algum deles consegue? Se um PC fabricado em 2008 e com menos RAM que o recomendado pelo criador do emulador quase conseguiu, as versões mais recentes desses chips (que forem superiores ao C2D em termo de processamento) devem conseguir, correto? minha duvida é qual deles conseguem?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, domingos87 disse:

O problema aí é que acho que nenhum desses chips é melhor que um Core 2 Duo.

Na verdade, alguns Atoms de modelos mais recentes como os da linha X7 Z87xx superam o C2D, de acodo com o site userbenchmark.com, o Atom z8750 é aproximadamente 58% mais potente que o Core 2 Duo T7250, e o clock da memória também é maior, enquanto o T7250 usa DDR2 667MHz, o z8750 usa LPDDR3 1600MHz, enquando o Atom tem uma placa integrada HD Graphics 405 o note T7250 que eu tinha possuia uma Nvidia Quadro 135M 128MB soldada na placa, Ainda segundo o mesmo site, o Intel Core M3-6Y30 é 134% mais eficiente que o Core 2 Duo, superando o Atom, mesmo tendo um clock menor e menos núcleos, o M3 também tem uma HD Graphics 515 e suporta LPDDR3 1600/1866, já ARM, tem que ser um Snapdragon 630/650 para emular (quase) sem problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 19/11/2018 às 00:09, José Nildo de M. Pereira disse:

@BCP Acho que acabei me enrolando um pouco na hora de explicar, desculpe, minha duvida é se algum dos chips mensionados, consegue ter potencia sulficiente para emular um PS2 a pelo menos 30 FPS, acho que me enrolei muito ao citar o PI, eu o coloquei como exemplo, tipo, se um desses chips em uma placa como o PI, com o maximo de memória por ele suportado, e com sistema operacional modificado para consumir o minimo possivel de recursos, consegue realizar a tarefa? Não quis dizer que estou atras de uma placa desse tipo (ainda), é uma pergunda meio doida, eu sei, mas algum deles conseguiria?, sei que tem varios modelos de ARM, Atom e Core-M, mas algum deles consegue? Se um PC fabricado em 2008 e com menos RAM que o recomendado pelo criador do emulador quase conseguiu, as versões mais recentes desses chips (que forem superiores ao C2D em termo de processamento) devem conseguir, correto? minha duvida é qual deles conseguem?

Ok! @José Nildo de M. Pereira, entendi! porém não conheço praticamente nada desses processadores! Não tenho como te ajudar!....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Sim, são mais recentes, como disse antes, citei o PI apenas como exemplo, se não me engano o Atom x7 z8750 é o modelo mais potente que eu conheco, já o Core-M citado foi o 6y30, de 6ª geração

 

@BCP Apos algumas comparações tecnicas e pesquisas cheguei a conclusão de somente as versões mais recentes podem realizar a tarefa, como o Core M3 6Y30, Snapdragon 630 ou similar, Atom linha x5 ou superior

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...