Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de arquivos influencia a performance de máquina virtual?


Keviny
Ir à solução Resolvido por VonNaturAustreVe,

Posts recomendados

Ah sim valeu a todos, vou testar a maquina virtual com o xfs tenho uma particao em raid 0 mdadm, e queria testar maquinas virtuais, so que antes a velocidade do windows 7 nao estava legal, e sobre o ssd ainda pretendo comprar, mas por enquanto so vou brincar um pouco com o hd em raid0

adicionado 6 minutos depois

@domingos87 nao entendi o que voce quis dizer 😐

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Keviny Quis dizer que na máquina host, mudar o sistema do normal (NTFS no Windows e EXT4 no Linux) costuma não trazer benefício nenhum em praticamente todos os cenários possíveis.

 

Agora, se formatar o arquivo da máquina virtual com outro sistema muda alguma coisa já não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com hardware de consumo não acho que haverá diferença entre XFS e EXT4. XFS tem vantagem quando o dispositivo de armazenamento consegue sustentar uma alta taxa de operações por segundo (imagine RAID com SSDs top de linha, por exemplo), daí pode mudar de figura. E o XFS suporta arquivos maiores que 16 TiB, algo que o EXT4 não suporta sem opções especiais de formatação. Enfim, teste e veja se faz alguma diferença... 🤔

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas em hardware normal e mesmo os topo de linha domésticos essas diferenças teóricas/de características não se manifestam na vida real. Isso em hardware de consumo, como você disse @Marcos FRM

 

De repente num RAID com 5, 10 discos/SSDs ou mais, coisa de servidor mesmo, aí comece a surgir diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/11/2018 às 20:52, Keviny disse:

@VonNaturAustreVe mas você poderia me explicar porque o xfs aumentaria performace da vm?

 

Não faça confusão entre o disco da máquina física e o disco da máquina virtual, o que recomendei foi usar o XFS pois ele é mais performático para arquivos grandes (que vai ser o caso do disco da maquina virtual).

Em 01/12/2018 às 14:58, Marcos FRM disse:

Com hardware de consumo não acho que haverá diferença entre XFS e EXT4. XFS tem vantagem quando o dispositivo de armazenamento consegue sustentar uma alta taxa de operações por segundo (imagine RAID com SSDs top de linha, por exemplo), daí pode mudar de figura. E o XFS suporta arquivos maiores que 16 TiB, algo que o EXT4 não suporta sem opções especiais de formatação. Enfim, teste e veja se faz alguma diferença... 🤔

 

XFS é muito bom nessas situações, principalmente para sustentar SGDB grandes tipo oracle :)

Em 30/11/2018 às 21:39, domingos87 disse:

@Keviny Certo. Porém os testes do Phoronix mostram que mesmo em caso de partições dedicadas, que não são de sistema, geralmente o EXT4 padrão vai melhor ainda assim. Mas vale testar e ver o que dá! Se encontrar alguma diferença, diga aqui! 

 

Poderia enviar o benchmark que você viu isso?

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VonNaturAustreVe Sim! Veja um mais resumido aqui: https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Linux-4.7-FS-5-Way

 

Se pesquisar dentro do phoronix por ext4 versus xfs ou qualquer outro sistema, terá um monte de artigos - alguns bem extensos.

 

O resumo da coisa é que tirando alguns benchmarks sintéticos o EXT4 costuma ganhar em quase tudo, mas esses testes são com máquinas comuns. Num servidor trabalhando no mundo real talvez a coisa mude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Obrigado a todos pela atenção, o meu ssd chegou no dia 24 então começei aproveitar dele , acabei criando duas partições no hd uma em xfs no começo e em ext4 na segunda essa é a minha partição /home, enquanto no ssd criei quatro partições, uma partição bios_boot, a segunda que é a /, a terceira que é só uma partição para guardar arquivos de jogos e a quarta que é para swap. 

adicionado 5 minutos depois

Incrivel que um arquivo vdi (uso virtualbox), enquanto movia do ssd para o hd a transferência batia 80mb/s em média na partição em xfs. Antes mal alcançava 50mb/s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...