Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Shmock

Overclock Ryzen 5 1600 com 1060 6gb. Compensa?

Recommended Posts

Estou com essa dúvida porque meu orçamento é apertado mas já planejo um upgrade futuro.

Nunca fiz overclock  e optei pelos Ryzen justamente por curiosidade e vontade de aprender sobre. Claro que não partiria pra algo muito extremo, até pelo orçamento limitado, estava pensando em algo como 3.7ghz, só pra ter uma noção básica na pratica. Mas compensa? Teria que investir em uma placa-mãe muito cara? Cooler?

Pretendo adquirir uma 1070ti daqui há uns 2 anos, seria melhor investir em uma config mais barata e trocar tudo depois?

Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Citação

Pretendo adquirir uma 1070ti daqui há uns 2 anos

Vai pagar uns R$700,00 provavelmente

@Shmock Pera....voce ja tem a configuração...Se sim, qual a configuração completa? Se nao, qual seu orcamento e o que esta vendo?

Compartilhar este post

Link para o post

@Shmock Boa noite!

Para poder realizar overclock com segurança em processadores como os Ryzen, é necessário no mínimo uma placa-mãe do tipo B350 ou X370, no seu caso (que também é o meu caso) uma B350 é uma ótima opção, pois é liberada pra overclock e os preços não estão absurdos (variam de 400 a 700 +-). Eu recomendaria uma Asus B350 Prime Plus.

Quanto ao cooler, o cooler box que vem junto com o processador é suficiente para um overclock de 3.7 GHz. Sobre a estabilidade do overclock, é difícil garantir que o seu processador irá aguentar clocks mais altos, visto que isso varia de processador pra processador, e o único jeito para ter certeza é testando-o.

Agora, compensa? 

Também possuo um Ryzen 5 1600 e consegui um overclock estável em 3.9 GHz (utilizando um water cooler), mas não encontrei uma diferença muito notável nos jogos que jogo com frequência (Call of Duty: Black Ops 4 e BF1), foi coisa de 5 FPS, então no meu caso, em que a placa de vídeo era o "gargalo" (é uma GTX 1050 2GB), não vi vantagem, mas talvez com uma placa de vídeo melhor, o ganho seja bem maior. 

E por fim, seu processador aguenta tranquilo essa placa de vídeo.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
40 minutos atrás, Atretador disse:

Vai pagar uns R$700,00 provavelmente

@Shmock Pera....voce ja tem a configuração...Se sim, qual a configuração completa? Se nao, qual seu orcamento e o que esta vendo?

Não tenho, pretendo montar até o Natal, aguardando promoções. Orçamento de até R$ 2.500 sem a VGA, porém quanto mais em conta, melhor.

R5 1600 + 1060 6gb + MOBO a definir + 8gb 2400mhz + 1 TB + CX 550

A questão é que tenho vontade de aprender a mexer com overclock, mas não sei se vale a pena, especialmente agora. Inicialmente pensei em montar uma configuração com margem pra upgrades futuros, excepcionalmente de VGA, mas não sei se é um bom momento, diante da situação do mercado de hardware e da minha situação financeira, penso que talvez fosse mais vantajoso montar algo mais em conta sem margem para upgrades e trocar tudo depois.

adicionado 27 minutos depois
37 minutos atrás, Victor Fernando Salles disse:

@Shmock Boa noite!

Para poder realizar overclock com segurança em processadores como os Ryzen, é necessário no mínimo uma placa-mãe do tipo B350 ou X370, no seu caso (que também é o meu caso) uma B350 é uma ótima opção, pois é liberada pra overclock e os preços não estão absurdos (variam de 400 a 700 +-). Eu recomendaria uma Asus B350 Prime Plus.

Quanto ao cooler, o cooler box que vem junto com o processador é suficiente para um overclock de 3.7 GHz. Sobre a estabilidade do overclock, é difícil garantir que o seu processador irá aguentar clocks mais altos, visto que isso varia de processador pra processador, e o único jeito para ter certeza é testando-o.

Agora, compensa? 

Também possuo um Ryzen 5 1600 e consegui um overclock estável em 3.9 GHz (utilizando um water cooler), mas não encontrei uma diferença muito notável nos jogos que jogo com frequência (Call of Duty: Black Ops 4 e BF1), foi coisa de 5 FPS, então no meu caso, em que a placa de vídeo era o "gargalo" (é uma GTX 1050 2GB), não vi vantagem, mas talvez com uma placa de vídeo melhor, o ganho seja bem maior. 

E por fim, seu processador aguenta tranquilo essa placa de vídeo.

Abraço!

Entendi.

Andei lendo muito sobre overclock e me interessou bastante, pedi algumas informações pra um usuário de outro fórum e ele me disse que overclock era praticamente essencial nos Ryzen, então fiquei com isso na cabeça.

Eu perderia muito desempenho usando uma A320 ou B350 mais barata sem overclock?

O orçamento é apertado e não quero arriscar em algo que talvez faça uma diferença maior no bolso do que no desempenho.

Muito obrigado pelos esclarecimentos, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
41 minutos atrás, Shmock disse:

Não tenho, pretendo montar até o Natal, aguardando promoções. Orçamento de até R$ 2.500 sem a VGA, porém quanto mais em conta, melhor.

R5 1600 + 1060 6gb + MOBO a definir + 8gb 2400mhz + 1 TB + CX 550

A questão é que tenho vontade de aprender a mexer com overclock, mas não sei se vale a pena, especialmente agora. Inicialmente pensei em montar uma configuração com margem pra upgrades futuros, excepcionalmente de VGA, mas não sei se é um bom momento, diante da situação do mercado de hardware e da minha situação financeira, penso que talvez fosse mais vantajoso montar algo mais em conta sem margem para upgrades e trocar tudo depois.

adicionado 27 minutos depois

Entendi.

Andei lendo muito sobre overclock e me interessou bastante, pedi algumas informações pra um usuário de outro fórum e ele me disse que overclock era praticamente essencial nos Ryzen, então fiquei com isso na cabeça.

Eu perderia muito desempenho usando uma A320 ou B350 mais barata sem overclock?

O orçamento é apertado e não quero arriscar em algo que talvez faça uma diferença maior no bolso do que no desempenho.

Muito obrigado pelos esclarecimentos, abraço!

Desempenho em jogos não vai perder não, é bem pouca coisa. Acredito que o aumento do desempenho com o overclock seja maior em tarefas como renderização.

Segue um vídeo exemplificando o pequeno aumento de desempenho na maioria dos jogos:

O Ryzen 5 1600 stock já é um processador fantástico, então, na minha opinião, overclock é interessante, mas não necessário.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais