Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Matheus ZTH

Ventoinhas para o meu gabinete Wise Case e pasta térmica nova

Recommended Posts

Olá. Alguns meses atrás eu montei um PC novo, mas reutilizei o gabinete da máquina antiga (de 2007) pois o dinheiro tava curto. O gabinete é um Wise Case modelo RJAS-220D, como mostrado nessa antiga thread: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/598530-fans-no-gabinete-wisecase-rjas-220d/ (o esquema é literalmente igual ao meu PC atual).

Mas recentemente instalei o Rivatuner e fiz as verificações do hardware com os jogos que costumo jogar. Temperatura da CPU (Intel Pentium G4560 3,5 GHz) fica bem controlada em torno de 35ºC, mas rapidamente sobe para 50ºC quando abre o Retroarch e usa qualquer emulador (o que é compreensível, emuladores dependem muito de um bom processador, e eu uso emuladores que são bem precisos). Com jogos de PC mesmo ele esfria, como no Sonic Generations, que mesmo na fase mais pesada que tenho em mod (Jungle Joyride) dificilmente a CPU passa de 45ºC. De qualquer forma, os testes no A Hat in Time e Retroarch me preocuparam um pouco.

Quero instalar fans extras no gabinete, mas onde por? Meu gabinete tem duas saídas para Fans exaustores atrás (ar quente pra fora), mas não tem espaço pra botar um fan frontal (ar gelado pra dentro). E minha MoBo (Gigabyte H110M-S2PH) só tem um conector de Fan extra. Como botar mais de 1 fan no gabinete? Minha fonte é uma Corsair CX450.

Esse gabinete também tem duas saídas laterais, uma chamada "duto exaustor" que fica em cima da ventoinha da CPU, e outra maior abaixo, próximo à ventoinha da placa de vídeo (Nvidia GT 1030 2GB da Galax, modelo branco). Pelo Rivatuner, mesmo em estresse, o fan da GPU dificilmente passou de 45%, mesmo quando a placa atingia 98% de uso. De acordo com o site da Geforce, essa placa aguenta até 97ºC.

É melhor o que? Botar um ou dois fans exaustores na parte de trás pra jogar mais ar quente pra fora? Ou tentar botar um fan maior na saída de ar de baixo pra jogar ar gelado pra cima da GPU e botar um fan atrás como exaustor? 

E sobre pasta térmica? Qual a melhor pra Pentium G4560 (ventoinha stock) e o que devo olhar quando comprar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais