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misterjohn

Cobre ou alumínio, qual a diferença para a aplicação?

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Quando estudei elétrica não havia motores enrolados com fio de aluminio, só cobre, esse material era utilizado até onde eu sabia, para transmissão de energia em Alta Tensão; quero comprar um produto motorizado onde consta dois tipos, um enrolado com fios de cobre e outro com alumínio..qual a desvantagem do aluminio em relação ao cobre?

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Alumínio: barato. tem maior resistência>Sua bitola tem que ser maior>produto maior>vantagem pra quem fabrica pois te cobra o mesmo preço do de cobre

Cobre: Caríssimo. teorizo que atualmente boa parte é falsificada ou de má procedência ou contaminado ou o escambal, algo como a antiga técnica onde que ciganos vendem tacho de cobre que na verdade é só banhado ou pintado pode ter sido passada pros fios.  Já senti fio (cabo) de cobre que se parece com arame de aço.

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30 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Alumínio: barato. tem maior resistência>Sua bitola tem que ser maior>produto maior>vantagem pra quem fabrica pois te cobra o mesmo preço do de cobre

Cobre: Caríssimo. teorizo que atualmente boa parte é falsificada ou de má procedência ou contaminado ou o escambal, algo como a antiga técnica onde que ciganos vendem tacho de cobre que na verdade é só banhado ou pintado pode ter sido passada pros fios.  Já senti fio (cabo) de cobre que se parece com arame de aço.

Fiquei surpreso com um anúncio no ML onde o vendedor diz que o motor que equipa o produto da marca WEG é enrolado com fio de alumínio...você saberia indicar um moto esmeril que tivesse bobinado de cobre e rolamentos ao invés de mancais, até 1/2 cv no máximo? Pensei que só o preço dava para filtrar isso porque moto esmeril tem aos milhares desde menos de R$ 100,00 passando por R$ 120,00; R$ 150,00; R$ 180,00 e por ai vai, todos de 1/2 cv, com rebolo de 6" e 3.500 + ou - RPM.

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15 minutos atrás, misterjohn disse:

motor que equipa o produto da marca WEG é enrolado com fio de alumínio...você saberia indicar um moto esmeril que tivesse bobinado de cobre e rolamentos ao invés de mancais, até 1/2 cv no máximo?

Tenho um contato na weg. Perguntar-lhe-ei em momento (geralmente etílico) oportuno. Mas a weg é empresa nacional e claro é certificada por todas as normas de segurança. Se chines não falsificou a marca (é ... tem loco pra tudo), pode comprar com segurança.

Não posso indicar esmeril... sorry.

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3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Tenho um contato na weg. Perguntar-lhe-ei em momento (geralmente etílico) oportuno. Mas a weg é empresa nacional e claro é certificada por todas as normas de segurança. Se chines não falsificou a marca (é ... tem loco pra tudo), pode comprar com segurança.

Não posso indicar esmeril... sorry.

Veja no link abaixo, nas perguntas feitas feitas por compradores, onde o vendedor afirma que é de aluminio:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-757216929-moto-esmeril-industrial-profissional-12-cv-220-somar-schulz-_JM?quantity=1

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ok posso perguntar ao meu amigo sobre os fios. Mas... já ouviu falar em amnésia alcólica?

Pra garantir, contate diretamente a weg. Com um pouco de sorte e boa vontade, de repente aliviam sua inquietação. E compartilhe conosco sua resposta oficial (afinal a que eu obter vai ser oficiosa e "daquele jeito"). Esta informação é curiosa e pode ser importante pra outrem.

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Enquanto eu não contato a Weg, já tenho uma resposta indireta de um fabricante de moto esmeril, um dos mais caros do mercado, chegando a custar por volta de R$ 450,00 em alguns locais, ao passo que os demais chegam a custar 4 vezes menos:

 

Pesa 11kg.

Possui peças em ferro fundido e aço, não tem partes plásticas.

Tem rolamento rígidos de esferas modelo 6202 em ambos lados do eixo.

Fios de alumínio com enrolamento da bobina especial desenvolvido pela empresa WEG motores no qual garante alto desempenho e durabilidade para nosso equipamento e com isso não travar.

 

Para compra do mesmo, indico a Merito Comercial, fica em São Paulo, Capital.

 

https://www.meritocomercial.com.br/moto-esmeril-menegotti-monofasico-110-220v-p1021200

 

Atenciosamente

 

Rafael Deretti

Analista de Vendas

Menegotti Ind. Metal. Ltda.

Jaraguá do Sul - SC - Brasil

Fone: 47 3275-8026

 

Enquanto isso se encontra motor enrolado com cobre a R$ 99,90 ...não é contraditório?

Veja a especificação rolando a página da loja do mecânico, agora voltei a estaca zero, se o melhor é de cobre porque o de aluminio é tão caro?

 

https://www.lojadomecanico.com.br/produto/120856/21/225/moto-esmeril-de-bancada-6-pol-360w-12cv-bivolt-fortgpro-fg050?p=moto esmeril&ranking=1&typeclick=3&ac_pos=header

 

Olha a "cara" desse ai de baixo, parece um "tanque de guerra", mas não sei se é cobre ou aluminio, vou verificar.

Acabei de ligar para essa empresa, esse ai, que custa quase R$ 500,00 tambem é feito em alumínio....

moto-esmeril-12cv-110220v-cel-23000-D_NQ

 

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50 minutos atrás, misterjohn disse:

se encontra motor enrolado com cobre a R$ 99,90 ...não é contraditório?

Amigo, a composição do preço final não se baseia em apenas uma matéria prima. O fabricante incorpora muitos custos do trajeto como p.ex. custo com p&d, mão de obra, pós venda, e muitos etc indizíveis como o famigerado "custo brasil". Mas tudo isso é óbvio d+ e .. chovi no molhado...

Lembrando também que quando e esmola é boa, o santo desconfia. Por isso pode haver alguma "contaminação chinesa" em qualquer área. Vá saber. Mas (always have a but) registre-se que tem sim produtos de origem asiática bem bons e nacionais nem tanto.

Mas sugiro não se preocupar tanto com a qualidade do esmeril e aguardar algum comentário algo como p.ex. tenho visto  alguns esmeris há anos - décadas - que duram até hoje. Um meu p.ex. troquei apenas a chave ld.

Um teste minimamente curioso: ligue o seu, use normalmente e ponha a mão pra se não aquece muito: eis um bom indicativo da durabilidade.

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12 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo, a composição do preço final não se baseia em apenas uma matéria prima. O fabricante incorpora muitos custos do trajeto como p.ex. custo com p&d, mão de obra, pós venda, e muitos etc indizíveis como o famigerado "custo brasil". Mas tudo isso é óbvio d+ e .. chovi no molhado...

Lembrando também que quando e esmola é boa, o santo desconfia. Por isso pode haver alguma "contaminação chinesa" em qualquer área. Vá saber. Mas (always have a but) registre-se que tem sim produtos de origem asiática bem bons e nacionais nem tanto.

Mas sugiro não se preocupar tanto com a qualidade do esmeril e aguardar algum comentário algo como p.ex. tenho visto  alguns esmeris há anos - décadas - que duram até hoje. Um meu p.ex. troquei apenas a chave ld.

Um teste minimamente curioso: ligue o seu, use normalmente e ponha a mão pra se não aquece muito: eis um bom indicativo da durabilidade.

Você em um? Ótimo, então me diga o fabricante, nada como uma indicação....isso vale para todos que tiver um e quiser indicar...a propósito, o produto de R$ 99,90 não é de cobre, é erro de digitação, liguei para a loja do mecânico, segundo ele, só o Motomil de 1 CV que é de cobre ou então um tal de Thor ( imagem abaixo)...

Obs: O esmeril acima, o que eu chamei de "tanque de guerra" também é enrolado com aluminio, liguei para o fabricante, que por sinal também fabrica o "THOR"

 

moto-esmeril-thor-industrial-12cv-110220

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4 horas atrás, misterjohn disse:

Fios de alumínio com enrolamento da bobina especial desenvolvido pela empresa WEG motores no qual garante alto desempenho e durabilidade para nosso equipamento e com isso não travar.

 

 

 

Não tem essa de ser pior ou melhor.

Tanto o de alumínio quanto o de cobre, tem a mesma qualidade. 

O material do tipo de condutor só influencia no tamanho final do motor. 

 

Não sei se você assistiu o vídeo.

Do cobre para o alumínio só muda isso:

image.png.bae0ac5d1c298f9ad6c72b219b4b3983.png

 

Para o alumínio conduzir a mesma corrente elétrica que o cobre e liberar a mesma quantidade de calor, o de alumínio precisa ser 1,647 mais grosso que o de cobre. 

 

Ou seja: 

O fio de alumínio precisa ser 64.7% mais grosso para poder ter a mesma capacidade de corrente que o de cobre.

Logicamente quando o fabricante desenvolve o motor eles calculam muito bem a bitola dos cabos e a dissipação térmica.

Não se preocupe com isso. Vai funcionar igual aos de cobre. 

 

Mas uma coisa é verdade: 

Para o fabricante o alumínio sai mais barato.

Se você procurar o preço do fio de cobre e alumínio no mercado livre, verá que os preços do Kg é praticamente igual. 

Mas tem que observar que o alumínio pesa 3,29 vezes menos. Por isso 1Kg de alumínio vem 3,29 vezes mais fio. 

1Kg de alumínio R$49,00

1Kg de cobre R$56,00

 

Mesmo levando em conta a porcentagem a mais necessária para compensar o de cobre, ainda assim tem uma vantagem financeira muito boa.

 

 

 

adicionado 17 minutos depois

Pelas minhas contas usar alumínio dá na faixa de 50% de economia:

Pois você compra uma bobina de 1Kg e em volume funciona como se fossem 3.29 bobinas. 

Daí destas 3,29 bobinas você usa 64.7% para acrescentar na espessura para poder compensar uma bobina de cobre.

Ainda vai restar 1.16 bobinas.

 

Ou seja: Gastou R$49,00 que funcionou igual a uma bobina de cobre.

Só que ainda sobrou 50% do material necessário para funcionar igual a uma de cobre.

A economia é de 50% ou mais.  

 

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Albert muito boa a explicação, esclarecedora, mas dizem também que o alúminio é mais difícil de soldar, e tem muita reclamação de motores baratos por aquecer demais e travar, isso é atribuido as bobinas de aluminio, é o que dizem...você saberua me indicar um equipamento desses consultando o site abaixo que é um dos que mais tem à venda, tanto em marca quanto em modelos? É para uso doméstico, caseiro, coisa leve, nada de serviço pesado ou demorado.

 

https://busca.lojadomecanico.com.br/busca?q=moto-esmeril&p=moto-esmeril&ranking=1&typeclick=1&ac_pos=header

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Eu não tenho esmeril, mas os equipamentos da Schulz são de boa qualidade. A Somar é uma marca da Schulz também.

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1 hora atrás, misterjohn disse:

Albert muito boa a explicação, esclarecedora, mas dizem também que o alúminio é mais difícil de soldar, e tem muita reclamação de motores baratos por aquecer demais e travar, isso é atribuido as bobinas de aluminio, é o que dizem..

 

Travar não tem a ver com o material das bobinas.

Tem mais a ver com os rolamentos e buchas.

 

A questão de esquentar mais, tem a ver com o dimensionamento dos fios. E não o fato de ser alumínio.

 

Com o dimensionamento certo o de alumínio esquenta igual ao de cobre. 

 

 

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13 horas atrás, albert_emule disse:

 

Travar não tem a ver com o material das bobinas.

Tem mais a ver com os rolamentos e buchas.

 

A questão de esquentar mais, tem a ver com o dimensionamento dos fios. E não o fato de ser alumínio.

 

Com o dimensionamento certo o de alumínio esquenta igual ao de cobre. 

 

 

Amigo me refiro ao que dizem sobre travamento, apenas por ser enrolado em aluminio, evidente que por problemas de rolamento, buchas, mancais ou até deslocamento do induzido acarreta o travamento.

 

Em motores elétricos, o induzido roda quase que grudado ao estator, pensei em caso a caloria seja elevada, haveria a dilatação e com isso forçaria hipoteticamente falando, o isolador que é inserido na ranhura sob o enrolamento para imobilizar o mesmo ocasionando o contato e diminuindo a rpm...estou tentando entender porque ocorre isso.

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Esses equipamentos baratos são para serviço leve, hobby. Muitas oficinas usam, certamente não vão durar muito.

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45 minutos atrás, misterjohn disse:

Em motores elétricos, o induzido roda quase que grudado ao estator, pensei em caso a caloria seja elevada, haveria a dilatação e com isso forçaria hipoteticamente falando, o isolador que é inserido na ranhura sob o enrolamento para imobilizar o mesmo ocasionando o contato e diminuindo a rpm...estou tentando entender porque ocorre isso.

 

Isso deve ocorrer em fabricantes que usam menos alumínio para economizar mais ainda. 

Daí aquece muito mesmo. 

 

Mas quando se usa a espessura certa de fios, o aquecimento é igual aos fios de cobre 

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Para os motores fracionários alumínio leva a vantagem de menor peso além de menor custo. No caso dos fracionários o aumento da bitola para uso de alumínio não tem grande influência no volume das bobinas. Com o bobinamento do rotor mais leve há a expectativa de um arranque um pouco mais rápido. Sobre a durabilidade isso depende mais da qualidade de quem monta do que da escolha cobre/alumínio.

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Pior que 98 % dos moto esmeril encontrados no mercado brasileiro, são feitos na China, muitas marcas próprias de fabricantes locais e muitas de empresas conhecidas como Stanley, Black & Decker entre outras...pelas pesquisas só localizei duas marcas brasileiras, a CEL e a Menegotti, ambas do Sul do país, por isso são os mais caros.

 

moto-esmeril-12cv-110220v-cel-23000-D_NQ

 

40050835_1GG.jpg

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Essas imagens logo acima desse post, são produtos destinados a uso contínuo, como meu caso é hobby (pouco uso) não se justifica comprar e pagar mais de R$ 500,00 mas nem por isso também pagar R$ 90,00 em um ching ling, feito com plásticos.

Depois de muita pesquisa, adquiri esse abaixo, é nacional, todo em ferro, e o preço normal dele gira em torno de R$ 200,00 mas peguei essa oferta, é uma empresa nacional, e tive boas indicações sobre a mesma, portanto quem precisar de um tá ai a dica...

 

http://www.menegotti.ind.br/menmaq/etapa-da-obra/motoesmeril-plus-375-6.html

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@misterjohn Esse esmeril se parece muito com o da marca Ferrari, (R$130,00 aproximadamente), quanto você pagou por esse que comprou?

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4 horas atrás, misterjohn disse:

o Ferrari é xing ling e não presta

Tá certo que eu uso pouco, mas o meu tem quase 10 anos de uso e ainda não precisou de trocar nem o rebolo. 

Na época paguei algo próximo de 100 reais, acho que foi bom negócio. 

 

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Os produtos do "1,99" há 10 anos atrás tinham mais qualidade do que hoje, comprei chave allen, arredondou, comprei chaves de fenda "de precisão" arredondou, comprei broca de aço fui furar plástico ela entortou toda....talvez a Ferrari antes era melhor do que hoje como tudo nessa vida ou talvez seu uso seja tão light que não deu problema, é a questão do custo benefício, eu ia comprar um onde você pudesse forçar um ferro no rebolo e ainda assim não parava, mas para que eu quero isso não tenho oficina...para hobby talvez até o xing ling de R$ 90,00 atenda quem sabe, veja o problema do Ferrari dito pelo usuário que desmontou não por mim:

 

 

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