Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler parando as vezes


Posts recomendados

Boa noite galera, estou com um "problema" que me apareceu recentemente... Possuo uma GTX 1060  6GB Zotac, que esta comigo a 2 anos, e recentemente ela veio a apresentar o seguinte comportamento: 

- As vezes acontece de somente um cooler ficar trabalhando normalmente, enquanto o outro gira um pouco e perde velocidade, chegando até a parar, isso até  até eu ir la e setar pelo MSI para que os fans fiquem a 100%, assim eles trabalham por igual. Fazendo com que a temperatura em jogo fique em 80 graus, sendo que, com as duas fans normalmente ficava entre 60 a 70 graus.

Eu já abri pra trocar a pasta térmica 2x dela, e somente fiz isso, não sei se há como ter poeira no mecanismo do fan, e se tem como limpar nessa área... Está ocorrendo isso neste exato momento em que digito o tópico, estou anexando um gif para que fique mais claro o problema.

Se alguem souber o que é, e o que fazer para resolver, agradeço.

Minha configuração completa:

-R5 1600

-B350 Tomahawk

-16GB Corsair

-GTX 1060

-CX550

Fan.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As duas estão bem desbalanceadas, a que fica parando ainda mais. Você pode tentar passar WD 40 na parte de dentro do "motor" delas com o tubinho ou se fosse para arriscar tudo, abrir elas, limpar e colocar algum óleo como óleo de máquina de costura.

 

Geralmente abrir a ventoinha em si = não vai mais funcionar/vai ficar pior ainda. Tente com o WD então, mas acho que elas já chegaram no fim da vida útil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Esse esbalanço, é pelo adesivo que era pra ser central. Vou testar essa do WD, há problemas de ficar excesso ? Abrir tendo essa possibilidade, eu nem arrisco kk, o estranho é que as vezes funciona de boa. Bom que achei no ML tanto a carcaça inteira (R$200,00), como somente os fans (R$190.00), um pouco salgado, mas se for isso mesmo, tem que valer a pena.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, é o adesivo mesmo. Nesse caso, isso eles não têm.

 

Não tem problema ficar em excesso, o WD não dá curto nem nada (só vai fazer alguma bagunça, mas dá para limpar também).

 

Ainda que você achou a carcaça! Apesar que daria para adaptar uns 2 de 80mm talvez, com abraçadeira de plástico ou alguma solução parecida.

 

Edit: cheque a fiação dela também, às vezes fica queimada por encostar no dissipador!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Amanha farei este primeiro teste, e torcer pra que seja só a poeira agarrando mesmo, porque em 100% ela fica constante e não oscila. 

A carcaça, é uma unidade só, porém está completa, dava até pra arriscar um mod nela hehe, mas não queria gastar mesmo kkk, somente os fans, o pessoal exagera no preço. Mas espero que só o WD resolva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, gustavoomt disse:

@domingos87 Desmontei tudo, limpei, passei WD, limpa contato, e mesmo assim continua. Não sei se pode ser algum bug do MSI Afterburn ou algo do tipo, pois se caso fosse os fans que estão estragando, se eu colocasse em 100%, eles iriam trabalhar normalmente ?

 

Chegou a esfregar um lápis borracha nos contatos dessa placa que encaixam no slot ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt Aí dá a entender que elas já estariam com rotação mais baixa a 100%, o que indica desgaste/fim de vida.

 

Porém, pode sim ser bug de software. De repente vale a pena desativar todo e qualquer programa de regulagem das ventoinhas e ver se elas param de desligar misteriosamente. Se você lembra qual era a rotação delas a 100%, seria útil ver se elas ainda atingem isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Chegou a esfregar um lápis borracha nos contatos

Sim, acho que virou costume fazer isso toda vez que tiro

 

14 minutos atrás, domingos87 disse:

Se você lembra qual era a rotação delas a 100%, seria útil ver se elas ainda atingem isso.

O estranho é que, mesmo com qualquer configuração de controle de fan desligada, ela não faz isso, elas ligam a 60 graus por conta do FanStop, depois mantem a rotação e temperatura a 70~73 graus. Eu fui testando, deixei em 100% e fui abaixando, percebi que, até 40%, elas param/perde força, acima disso funciona normalmente.

13 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Pode ser alguma solda fria ou capacitor estufado também na pv.

Por minha observação, não vi nada de anormal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Antes não, ficavam normais, sempre deixei elas girando mesmo em baixa temperatura. Atualizei somente o driver, e agora que você falou, isso começou apos a atualização. Eu fiz exatamente isso, deixei acima de 40%, vou fazer outros testes, como trocar o driver pra ver no que da. Obrigado pessoal

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, gustavoomt disse:

@domingos87 Antes não, ficavam normais, sempre deixei elas girando mesmo em baixa temperatura. Atualizei somente o driver, e agora que você falou, isso começou apos a atualização. Eu fiz exatamente isso, deixei acima de 40%, vou fazer outros testes, como trocar o driver pra ver no que da. Obrigado pessoal

 

Experimenta desinstalar esse MSI Afterburner e reinicia o PC pra ver como fica.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, gustavoomt disse:

@Henrique - RJ Como eu disse ali, com os fans em automático, ele não ocorre esse problema, somente com o MSI mesmo.

 

aahhhh ... então é software, driver ...

 

Você mesmo matou a charada ...

 

Tenta com drivers mais antigos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...