Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Configuração de portas aleatórias (pic 16f887)


Posts recomendados

Boa tarde amigos.

 

Sou iniciante e estou começando  um projeto com o pic 16f887 e gostaria de saber se tem algum meio de agrupar portas aleatórias de conjuntos diferentes do microcontrolador.

 

Exemplo:

Vou acionar um display de 7 segmentos pelas seguintes portas do microcontrolador...

 

RD7 ,RD6 ,RB0 ,RB1 ,RB2 ,RB4 , RB3 (Nesta sequencia 6,5,4,3,2,1,0).

 

Queria saber se tem alguma função para agrupar estar portas nesta sequencia...Pra na programação chame esta funções que possa executar algo no display.

 

Obs:  Não consigo colocar o conjunto de porta A inteiro para um display, pois na montagem da placa fica impossível traçar as trilhas.

         Programa que estou utilizando para programação é o mikroC.

 

 

Desde já agradeço pela atenção.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Moleza amigo. Algo como:

43 minutos atrás, Furiaberg disse:

RD7 ,RD6 ,RB0 ,RB1 ,RB2 ,RB4 , RB3 (Nesta sequencia 6,5,4,3,2,1,0).

Crie uma função pra espalhar os bits

void espalhabits(unsigned char a)
{
PORTD.bit7=a>>6;
PORTD.bit6=a>>5;
PORTB.bit0=a>>4;
PORTB.bit1=a>>3;
PORTB.bit2=a>>2;
PORTB.bit4=a>>1;
PORTB.bit3=a>>0; //!?!
}
...
espalhabits(tabela[i]);
...

Pronto. O desenho da tabela está distribuído na sua "porta espalhada" ou agrupada, como preferir

 

Me lembro vagamente que o mikroc já tem como escolher a posição dos bits na função de display lcd. Mas o supramencionado te dá controle absoluto e consciente. Ah... no seu caso é pra display 7 segmentos... então pronto... é aquilo mesmo.

de nada...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Infelizmente nao sei. Não uso este compilador. Mas como estava antes? Quando nao dava este erro? Publique seu fonte e esquema pra ajuda mais efetiva.

 

E tudo bem se seu comentar sobre isso...?

2 horas atrás, Furiaberg disse: